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    Junta de cabeçote… oval?

    Mecânica e Preparação
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    • S
      sergiobernardinetti última edição por

      tive que mandar fazer uma junta especial pro meu motor (c20xe), já que com os pistoes wiseco ficamos com muita taxa e é o jeito menos-porco de destaxar.

      a surpresa foi quando mandei a junta original gm de aão (das s-10 2.4) pro cara do cnc usar de medida. ocorre que, ao ser medida no paquimetro digital, os buracos para os quatros cilindros não são c?rculos perfeitos, e sim, elipses de 88.85 horizontal x 88,12 vertical porra, como isso? a junta é zero bala

      será defeito de fabricação da junta (muita coincid?ncia, pois a anomalia é nos 4 buracos)? será que a junta deformou nas 2 ou 3 vezes que o cabeçote foi montado e torqueado pra medir a taxa? será que é assim mesmo?

      e agora? mando fazer c?rculos perfeitos ou mando fazer exatamente igual a essa original?

      minha vontade era fazer c?rculos perfeitos de 87mm (sendo que os pistoes sao de 86,5mm e 87mm é pouquinha coisa mais que o diametro dos cilindros).

      e aí? é assim mesmo? o que fazer?

      1 Resposta Última resposta Responder Citar
      • ?
        Visitante última edição por

        tem como vc conseguir uma outra junta (nova) pra conferir isso? não rola de ir numa concession?ria e pedir só pra olhar e medir no balc?o?

        1 Resposta Última resposta Responder Citar
        • N
          Nuvo última edição por

          qto custa uma junta nova no balcão da ccvó

          :hauhau:

          1 Resposta Última resposta Responder Citar
          • S
            sergiobernardinetti última edição por

            tem como vc conseguir uma outra junta (nova) pra conferir isso? não rola de ir numa concession?ria e pedir só pra olhar e medir no balc?o?

            [snapback]420687[/snapback]

            qto custa uma junta nova no balcão da ccvó

            :cry:

            [snapback]420693[/snapback]

            pois é. isso eu não fiz. acho até que teria como conseguir uma emprestada sim, mas o meu mecanico teima e bate o po que é assim mesmo :hauhau:

            vou ver se consigo medir uma original. alguém já ouviu falar disso de as juntas serem ligeiramente el?pticas?

            1 Resposta Última resposta Responder Citar
            • M
              Marcelo última edição por

              ja li num livro uma vez que é assim mesmo. se nao me engano nem os pistoes sao um circulo e sim uma elipse (pela definicao)

              acho que nao tem nada de errado ai nao.

              1 Resposta Última resposta Responder Citar
              • S
                sergiobernardinetti última edição por

                ja li num livro uma vez que é assim mesmo. se nao me engano nem os pistoes sao um circulo e sim uma elipse (pela definicao)

                acho que nao tem nada de errado ai nao.

                [snapback]420711[/snapback]

                pois é, o meu mecanico tb bate o po que é assim

                liguei agora numa auto-peças de um amigo, ele diz q mediu que que é perfeitamente redondo sim… mas vê saber se ele mediu milimetricamente... afinal estamos falando de meio mil?metro... e agora?

                1 Resposta Última resposta Responder Citar
                • N
                  Nuvo última edição por

                  pois é, o meu mecanico tb bate o po que é assim

                  liguei agora numa auto-peças de um amigo, ele diz q mediu que que é perfeitamente redondo sim… mas vê saber se ele mediu milimetricamente... afinal estamos falando de meio mil?metro... e agora?

                  [snapback]420727[/snapback]

                  sess?…

                  qto vc já gastou na brincadeira do cocorsa? qto custa essa junta no balcão da concession?ria?

                  tá com medo de arriscar todo o investimento compra uma junta nova na concessionaria e era isso...

                  :hauhau:

                  1 Resposta Última resposta Responder Citar
                  • S
                    sergiobernardinetti última edição por

                    sess?…

                    qto vc já gastou na brincadeira do cocorsa? qto custa essa junta no balcão da concession?ria?

                    tá com medo de arriscar todo o investimento compra uma junta nova na concessionaria e era isso...

                    :hauhau:

                    [snapback]420729[/snapback]

                    já gastei muito mais do que queria e mais ainda do que devia…

                    custa uns 250 reais. mas vou pegar uma emprestada e levar la pro cara medir com o paquimetro digital pronto

                    1 Resposta Última resposta Responder Citar
                    • N
                      Nuvo última edição por

                      já gastei muito mais do que queria e mais ainda do que devia…

                      custa uns 250 reais. mas vou pegar uma emprestada e levar la pro cara medir com o paquimetro digital pronto

                      [snapback]420740[/snapback]

                      caralho… não achei que era tão cara...

                      arranja uma emprestada que é melhor mesmo...

                      :hauhau:

                      1 Resposta Última resposta Responder Citar
                      • V
                        Vinicius L última edição por

                        nossa… confirma esse preão ai hein ?

                        aki em brasilia eu pago 82 em cada junta.

                        e as minhas 2 viream com o mesmo defeito da tua.

                        1 Resposta Última resposta Responder Citar
                        • M
                          Martin última edição por

                          ? assim mesmo cara

                          nao vai inventar de mandar fazer redondo pq vai dar problema.

                          pistoes nao sao um circulo perfeito, assim como cilindros tbm nao.

                          motivo: dilatação térmica.

                          aten?ao: pistoes e motores novos e originais sao assim.

                          retificados nao. ai é feito redondo mesmo, e pistao de sobremedida tbm eh 100% redondo.

                          pode pegar otra junta e conferir, é isso ai mesmo.

                          abs..

                          martin

                          1 Resposta Última resposta Responder Citar
                          • N
                            Nuvo última edição por

                            ele não usa pistões originais…

                            1 Resposta Última resposta Responder Citar
                            • M
                              Martin última edição por

                              mas nao existe junta pra motor retificado e junta pra motor zero km.

                              o padrao usado eh o de motor zero km.

                              ? tudo a mesma coisa e nao faz a menor diferença.

                              1 Resposta Última resposta Responder Citar
                              • A
                                Anderson Torres última edição por

                                gente, isso da ate medo de ler se pistões não são circulos perfeitos acho q devemos informar isso para as retificas em…

                                serio, fiquei encaga?ado :-(

                                1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                • M
                                  Martin última edição por

                                  gente, isso da ate medo de ler   se pistões não são circulos perfeitos acho q devemos informar isso para as retificas em…

                                  serio, fiquei encaga?ado   :-(

                                  [snapback]421034[/snapback]

                                  querido, a diferença é milesimal…

                                  beeeeeemmm menor que no caso da junta.

                                  e eu falei ai em cima q na retifica eh feito um circulo perfeito e que os pistoes de sobremedida sao circulos perfeitos tbm. tanto é que a folga indicada pra sobremedida (retifica) é maior que a usada qdo o motor é montado na fabrica.

                                  pow, vamo ler o topico e todas as respostas antes de postar neh...

                                  abraçoo

                                  martin

                                  1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                  • S
                                    streit última edição por

                                    gente, isso da ate medo de ler   se pistões não são circulos perfeitos acho q devemos informar isso para as retificas em…

                                    serio, fiquei encaga?ado   :-(

                                    [snapback]421034[/snapback]

                                    as vezes eu me pergunto o que essa juventude anda bebendo… :hauhau:

                                    1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                    • A
                                      Anderson Torres última edição por

                                      as vezes eu me pergunto o que essa juventude anda bebendo…  :hauhau:

                                      [snapback]421128[/snapback]

                                      u?, mas se a junta vai ficar ruim caso o cara deixe tudo redondo por igual, pq os pistões tambem não sofreriam caso a retifica fizesse a usinagem por igual nos cilindros tambem???

                                      1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                      • P
                                        PrEsA última edição por

                                        kct

                                        o pessoal do pp manja pra kct, mas de vez em qdo vcs me surpreendem…

                                        o pistao é oval, e nao redondo. isto é pq temos uma diferença de dilatação entre partes diferentes do pistão, devido ao formato deste p termos o pino.

                                        alem disto temos mais dois efeitos importantes: a flexao da cabeca do pistao é diferente qdo pegamos perpendicular ao pino, e paralelamente a este, pois os pinos segurando o pistao sao modelados como uma viga biapoiada....

                                        o bloco dilata de forma não uniforme, pois a resistencia de longitudinal deste é maior q a perpendicular....

                                        falando em bloco o pessoal de pista qdo faz o brunimento deixa a parte superior do cilindro um pouco mais fechado (coisa de 5-10 microns) pois como a parte superior dilata mais, pois a temp é maior, acaba ficando uniforme qdo em condicoes de trabalho... na rua nao vi pessoas fazendo isto ainda...

                                        qto a pistao de sobremedida ser redondo, eu acho dificil, pois a sobremedida é adicionada ao projeto original do pistao, mantendo a maior parte das outras medidas. mas não tenho certeza desta informacao. seria interessante alguem q ja projetou dizer....

                                        1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                        • S
                                          sergiobernardinetti última edição por

                                          caramba… ainda nao me convenci. to indo agora na concession?ria de paquémetro em mãos pra tirar a duvida de uma vez por todas

                                          1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                          • B
                                            barata_cefet última edição por

                                            kct

                                            o pessoal do pp manja pra kct, mas de vez em qdo vcs me surpreendem…

                                            o pistao é oval, e nao redondo. isto é pq temos uma diferença de dilatação entre partes diferentes do pistão, devido ao formato deste p termos o pino.

                                            alem disto temos mais dois efeitos importantes: a flexao da cabeca do pistao é diferente qdo pegamos perpendicular ao pino, e paralelamente a este, pois os pinos segurando o pistao sao modelados como uma viga biapoiada....

                                            o bloco dilata de forma não uniforme, pois a resistencia de longitudinal deste é maior q a perpendicular....

                                            falando em bloco o pessoal de pista qdo faz o brunimento deixa a parte superior do cilindro um pouco mais fechado (coisa de 5-10 microns) pois como a parte superior dilata mais, pois a temp é maior, acaba ficando uniforme qdo em condicoes de trabalho...  na rua nao vi pessoas fazendo isto ainda...

                                            qto a pistao de sobremedida ser redondo, eu acho dificil, pois a sobremedida é adicionada ao projeto original do pistao, mantendo a maior parte das outras medidas. mas não tenho certeza desta informacao. seria interessante alguem q ja projetou dizer....

                                            [snapback]421479[/snapback]

                                            vc esta cert?ssimo e completando: os pistão de sobre medida tambem são ovais e conicos

                                            abraço,

                                            1 Resposta Última resposta Responder Citar
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