Tamanho motor x cilindrada = potencia e consumo
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depende mais da rotação de trabalho do que da cilindrada…..
um v8 de 2.5l deve girar muito, enquanto um 3.0 de 4 cil deve girar bem menos.....
supondo que os dois motores tem a mesma efici?ncia volum?trica e que o primeiro, o v8, trabalhe numa média de 15000 rpm....
em um minuto nessa média, ele teria executado 7500 ciclos, e em cada ciclo admitiria a cilindrada vezes a efici?ncia (90%), por ex....
2,25 litros de ar por ciclo vezes 7500 = 16875 litros de ar por minuto....
no segundo motor, que não deve trabalhar a mais de 8000 rpm, temos:
3 litros x 90% x 4000 ciclos = 10800 litros de ar por minuto nessas condições
nessas condições, primeiro gastaria bem mais do que o segundo....
[snapback]450151[/snapback]
entendi, mais e no caso de potencia ???? analiso pelo fato de ver alguns motores relativamente grandes com cilindrada pequena (parecido com de motores menores) mais com potencia bem superior (caso do v6 da mazda que se não me engano tem 1.8l e ate mesmo os motores v10 da f1 que tinham uns 3l eu acho)
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entaum motores com menor cilindrada giram mais ? ? ?
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assunto bacana, mesmo nao manjando muito, to de olho aprendendo….
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grosseiramente falando, motores com menos curso giram mais…..
se vc tiver um v8 de 2.5l e um 4cc de 2,5l, o v8 vai girar muuuito mais....
[snapback]450164[/snapback]
entaum 2.5l num v8 eh pouco, o q permiti girar mais… em um 4cc eh muito?
eh isso ou to errado?
o q explica entaum aquele civic type r da amuse q gira 11,000 ? ? sem falar do s2000
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pessoal acabo de lembrar q certa vez fiz uma leitura sobre motores de f1, e a relacao era a seguinte….
baixo curso e grande diametro, girando muito, grande potencia, e pela relacao do cambio se conseguia algum torque em baixa
nao sei se isso ajuda alguma coisa, ou so complica
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pra embolar mais ainda: na europa, existem alguns corsa que tem motor 1.0 (ou 1.1, num lembro com certeza) que usam 3 cilindros, são mais econômicos, mais potentes e com mais torque que os motores de 4 cilindros. disseram que é por causa da efici?ncia térmica…
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eu queria entender de motor pra conseguir elaborar a pergunta q ta na cabeca…..
a cc do motor é dada pelo volume das 4 camarasó (num 4 cil)
logo a qnt de combustivel tem q ser proporcional a qnt de ar?
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eu queria entender de motor pra conseguir elaborar a pergunta q ta na cabeca…..
a cc do motor é dada pelo volume das 4 camarasó (num 4 cil)
logo a qnt de combustivel tem q ser proporcional a qnt de ar?
[snapback]450215[/snapback]
a cilindrada e dada pelo deslocamento do pistão, somando-se todos os cilindros….a c?mara de combustão não entra na conta....
a quantidade de combustável deve ser proporcional a de ar, de acordo com a razão estequiom?trica do combustável utilizado.......
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por exemplo, um motor gm 2.0
di?metro: 86mm
curso: 86mm
4 cilindros
cálculo de cilindrada: pi (3,14) x di?metro? x curso x número de cilindros / 4
convertendo pra centímetros, 3,14 x 73,96 x 8,6 x 4 / 4= 7988 / 4= 1997 cm?
deslocamento, por cilindro, de 499,25 cm?
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entaum 2.5l num v8 eh pouco, o q permiti girar mais… em um 4cc eh muito?
eh isso ou to errado?
o q explica entaum aquele civic type r da amuse q gira 11,000 ? ? sem falar do s2000
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num tem essa de muito ou pouco….a questão é pra qual finalidade o motor foi projetado...
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continuando com as dúvidas sempre me perguntei se os bicos injetores tem algum regulador do tipo que abre e fecha para saber o quanto de gasolina vai passar? e fico me perguntando também pelos carros flex afinal se o bico é o mesmo como saber qual a quantidade de combustivel mandar?
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continuando com as dúvidas sempre me perguntei se os bicos injetores tem algum regulador do tipo que abre e fecha para saber o quanto de gasolina vai passar? e fico me perguntando também pelos carros flex afinal se o bico é o mesmo como saber qual a quantidade de combustivel mandar?
[snapback]450329[/snapback]
mantendo a simplicidade:
tempo de abertura do bico.
quanto mais combustável é necessário, mais tempo o bico passa aberto.
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top, tudo vai depender da potência do motor. querer comparar o consumo sem levar em conta a potência é o mesmo que saber quantos quilos uma pessoa levanta sem querer saber a sua força.
essa coisa de rotação não tem nada a ver. se vc possui um motor pequeno que gira bastante, e um motor grande que gira pouco, ambos com a mesma efici?ncia e mesma potência, os dois terão o mesmo consumo de combustável.
a coisa muda de figura quando melhoramos a efici?ncia de um motor. por exemplo, um motor com cilindros grandes são notoriamente menos eficientes. então, se vc pegar um motor de 2,0 litros e ao invós de fazer com 4 cilindros grandes, fazer com 8 cilindros menores, a sua efici?ncia tende a aumentar. diminuindo assim o seu consumo de combustável.
o fato de um motor girar mais que outro, os dois com a mesma cilindrada, significa que o que gira mais gasta mais, pq gera mais potência. mais queimas por intervalo de tempo significa mais potência.
a melhor maneira de medir isso é o bsfc, algo como consumo específico de combustável, que lhe diz claramente quanto de combustável é necessário para produzir determinada potência.
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poxa ai sim….so o pessoal q comanda.....
gostei desse ultimo exemplo do 2.0 de 4 cil grandes, se virar um 2.0 de 8 cil menores a eficiencia aumenta e consumo diminui
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o fato de um motor girar mais que outro, os dois com a mesma cilindrada, significa que o que gira mais gasta mais, pq gera mais potência. mais queimas por intervalo de tempo significa mais potência.
[snapback]450345[/snapback]
por isso que eu disse que potência é proporcional é rotação
no post do top, como ele desprezou a potência, eu levei em conta apenas volume e rotação…..e usei racioc?nio de quem compra carro 1000 pra num complicar...
quanto ao consumo específico, vc tem raz?o....realmente é o melhor método, pois leva em conta a potência obtida....
se alguém quiser calcular, aí vai..
sendo o consumo específico dado por ce = mc / potência efetiva
onde:
ce em g/kwh, g/cvh
mc (consumo ou fluxo em massa de combustável) em kg/h, kg/s
potência em cv ou kw
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a coisa muda de figura quando melhoramos a efici?ncia de um motor. por exemplo, um motor com cilindros grandes são notoriamente menos eficientes. então, se vc pegar um motor de 2,0 litros e ao invós de fazer com 4 cilindros grandes, fazer com 8 cilindros menores, a sua efici?ncia tende a aumentar. diminuindo assim o seu consumo de combustável.[snapback]450345[/snapback]
era mais ou menos isso mesmo que eu queria saber
porque eu penso assim, o que seria melhor para um carro (em termos de potencia, consumo e agilidade) um motor de 1.0l de 4cil. ou um mini-block v8 com a mesma cilindrada (creio que o mini-block v8 seria melhor, despresando custo)