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Tamanho motor x cilindrada = potencia e consumo

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  • S Offline
    S Offline
    SemControle
    escreveu em última edição por
    #7

    assunto bacana, mesmo nao manjando muito, to de olho aprendendo….

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    • D Offline
      D Offline
      Danilo Alves
      escreveu em última edição por
      #8

      grosseiramente falando, motores com menos curso giram mais…..

      se vc tiver um v8 de 2.5l e um 4cc de 2,5l, o v8 vai girar muuuito mais....

      [snapback]450164[/snapback]

      entaum 2.5l num v8 eh pouco, o q permiti girar mais… em um 4cc eh muito?

      eh isso ou to errado?

      o q explica entaum aquele civic type r da amuse q gira 11,000 ? ? sem falar do s2000

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      • S Offline
        S Offline
        SemControle
        escreveu em última edição por
        #9

        pessoal acabo de lembrar q certa vez fiz uma leitura sobre motores de f1, e a relacao era a seguinte….

        baixo curso e grande diametro, girando muito, grande potencia, e pela relacao do cambio se conseguia algum torque em baixa

        nao sei se isso ajuda alguma coisa, ou so complica

        1 Resposta Última resposta
        • R Offline
          R Offline
          Rix
          escreveu em última edição por
          #10

          pra embolar mais ainda: na europa, existem alguns corsa que tem motor 1.0 (ou 1.1, num lembro com certeza) que usam 3 cilindros, são mais econômicos, mais potentes e com mais torque que os motores de 4 cilindros. disseram que é por causa da efici?ncia térmica…

          1 Resposta Última resposta
          • S Offline
            S Offline
            SemControle
            escreveu em última edição por
            #11

            eu queria entender de motor pra conseguir elaborar a pergunta q ta na cabeca…..

            a cc do motor é dada pelo volume das 4 camarasó (num 4 cil)

            logo a qnt de combustivel tem q ser proporcional a qnt de ar?

            1 Resposta Última resposta
            • S Offline
              S Offline
              SóGM
              escreveu em última edição por
              #12

              eu queria entender de motor pra conseguir elaborar a pergunta q ta na cabeca…..

              a cc do motor é dada pelo volume das 4 camarasó (num 4 cil)

              logo a qnt de combustivel tem q ser proporcional a qnt de ar?

              [snapback]450215[/snapback]

              a cilindrada e dada pelo deslocamento do pistão, somando-se todos os cilindros….a c?mara de combustão não entra na conta....

              a quantidade de combustável deve ser proporcional a de ar, de acordo com a razão estequiom?trica do combustável utilizado.......

              1 Resposta Última resposta
              • S Offline
                S Offline
                SóGM
                escreveu em última edição por
                #13

                por exemplo, um motor gm 2.0

                di?metro: 86mm

                curso: 86mm

                4 cilindros

                cálculo de cilindrada: pi (3,14) x di?metro? x curso x número de cilindros / 4

                convertendo pra centímetros, 3,14 x 73,96 x 8,6 x 4 / 4= 7988 / 4= 1997 cm?

                deslocamento, por cilindro, de 499,25 cm?

                1 Resposta Última resposta
                • S Offline
                  S Offline
                  SóGM
                  escreveu em última edição por
                  #14

                  entaum 2.5l num v8 eh pouco, o q permiti girar mais… em um 4cc eh muito?

                  eh isso ou to errado?

                  o q explica entaum aquele civic type r da amuse q gira 11,000 ? ? sem falar do s2000

                  [snapback]450201[/snapback]

                  num tem essa de muito ou pouco….a questão é pra qual finalidade o motor foi projetado...

                  1 Resposta Última resposta
                  • G Offline
                    G Offline
                    GUBH
                    escreveu em última edição por
                    #15

                    continuando com as dúvidas sempre me perguntei se os bicos injetores tem algum regulador do tipo que abre e fecha para saber o quanto de gasolina vai passar? e fico me perguntando também pelos carros flex afinal se o bico é o mesmo como saber qual a quantidade de combustivel mandar?

                    1 Resposta Última resposta
                    • C Offline
                      C Offline
                      Carbon
                      escreveu em última edição por
                      #16

                      continuando com as dúvidas sempre me perguntei se os bicos injetores tem algum regulador do tipo que abre e fecha para saber o quanto de gasolina vai passar? e fico me perguntando também pelos carros flex afinal se o bico é o mesmo como saber qual a quantidade de combustivel mandar?

                      [snapback]450329[/snapback]

                      mantendo a simplicidade:

                      tempo de abertura do bico.

                      quanto mais combustável é necessário, mais tempo o bico passa aberto.

                      1 Resposta Última resposta
                      • S Offline
                        S Offline
                        streit
                        escreveu em última edição por
                        #17

                        top, tudo vai depender da potência do motor. querer comparar o consumo sem levar em conta a potência é o mesmo que saber quantos quilos uma pessoa levanta sem querer saber a sua força.

                        essa coisa de rotação não tem nada a ver. se vc possui um motor pequeno que gira bastante, e um motor grande que gira pouco, ambos com a mesma efici?ncia e mesma potência, os dois terão o mesmo consumo de combustável.

                        a coisa muda de figura quando melhoramos a efici?ncia de um motor. por exemplo, um motor com cilindros grandes são notoriamente menos eficientes. então, se vc pegar um motor de 2,0 litros e ao invós de fazer com 4 cilindros grandes, fazer com 8 cilindros menores, a sua efici?ncia tende a aumentar. diminuindo assim o seu consumo de combustável.

                        o fato de um motor girar mais que outro, os dois com a mesma cilindrada, significa que o que gira mais gasta mais, pq gera mais potência. mais queimas por intervalo de tempo significa mais potência.

                        a melhor maneira de medir isso é o bsfc, algo como consumo específico de combustável, que lhe diz claramente quanto de combustável é necessário para produzir determinada potência.

                        1 Resposta Última resposta
                        • S Offline
                          S Offline
                          SemControle
                          escreveu em última edição por
                          #18

                          poxa ai sim….so o pessoal q comanda.....

                          gostei desse ultimo exemplo do 2.0 de 4 cil grandes, se virar um 2.0 de 8 cil menores a eficiencia aumenta e consumo diminui

                          1 Resposta Última resposta
                          • S Offline
                            S Offline
                            SóGM
                            escreveu em última edição por
                            #19

                            o fato de um motor girar mais que outro, os dois com a mesma cilindrada, significa que o que gira mais gasta mais, pq gera mais potência. mais queimas por intervalo de tempo significa mais potência.

                            [snapback]450345[/snapback]

                            por isso que eu disse que potência é proporcional é rotação :humpft:

                            no post do top, como ele desprezou a potência, eu levei em conta apenas volume e rotação…..e usei racioc?nio de quem compra carro 1000 pra num complicar...

                            quanto ao consumo específico, vc tem raz?o....realmente é o melhor método, pois leva em conta a potência obtida....

                            se alguém quiser calcular, aí vai..

                            sendo o consumo específico dado por ce = mc / potência efetiva

                            onde:

                            ce em g/kwh, g/cvh

                            mc (consumo ou fluxo em massa de combustável) em kg/h, kg/s

                            potência em cv ou kw

                            1 Resposta Última resposta
                            • T Offline
                              T Offline
                              TopFuel
                              escreveu em última edição por
                              #20

                              a coisa muda de figura quando melhoramos a efici?ncia de um motor. por exemplo, um motor com cilindros grandes são notoriamente menos eficientes. então, se vc pegar um motor de 2,0 litros e ao invós de fazer com 4 cilindros grandes, fazer com 8 cilindros menores, a sua efici?ncia tende a aumentar. diminuindo assim o seu consumo de combustável.[snapback]450345[/snapback]

                              era mais ou menos isso mesmo que eu queria saber :humpft:

                              porque eu penso assim, o que seria melhor para um carro (em termos de potencia, consumo e agilidade) um motor de 1.0l de 4cil. ou um mini-block v8 com a mesma cilindrada (creio que o mini-block v8 seria melhor, despresando custo)

                              1 Resposta Última resposta
                              • T Offline
                                T Offline
                                TopFuel
                                escreveu em última edição por
                                #21

                                ahhhh sim, sei que mini block não existe, mais suponhamos sua existencia…

                                1 Resposta Última resposta
                                • C Offline
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                                  Cleber T.
                                  escreveu em última edição por
                                  #22

                                  tem um limite tb de peças moveis…

                                  o melhor que existe esta ai no mercado

                                  ninguem vai fazer um v8 com 1000cm?

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • T Offline
                                    T Offline
                                    TopFuel
                                    escreveu em última edição por
                                    #23

                                    tem um limite tb de peças moveis…

                                    o melhor que existe esta ai no mercado

                                    ninguem vai fazer um v8 com 1000cm?

                                    [snapback]450655[/snapback]

                                    sei disso… então refazendo a pergunta, imagina num santana, um v8 smal block de 2.2l (sei que é heresia tirar o ap 2.0 :humpft:) não seria bem mais divertido ????

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • C Offline
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                                      #24

                                      dizem que os v6 1.8l dos mazda mx3 bebem bastante…

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • T Offline
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                                        escreveu em última edição por
                                        #25

                                        dizem que os v6 1.8l dos mazda mx3 bebem bastante…

                                        [snapback]450802[/snapback]

                                        o padula (ex- mazdav6) conhece bem esse motor

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • S Offline
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                                          #26

                                          tem um limite tb de peças moveis…

                                          o melhor que existe esta ai no mercado

                                          ninguem vai fazer um v8 com 1000cm?

                                          [snapback]450655[/snapback]

                                          sim, mais peças m?veis são mais pontos em potencial pra dar problema.

                                          ? por isso que, mesmo sabendo que um motor de baixa cilindrada unit?ria (pouco volume por cilindro), seja mais eficiente, não é muito usual devido ao custo proibitivo para uso em rua. imagine ter de trocar o dobro de peças num motor de mesmo tamanho? a perca de tempo na regulagem, etc.

                                          mas não se esque?a que os compromissos para rua são bem diferentes dos para pista.

                                          1 Resposta Última resposta

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