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Tamanho motor x cilindrada = potencia e consumo

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  • R Offline
    R Offline
    Rix
    escreveu em última edição por
    #10

    pra embolar mais ainda: na europa, existem alguns corsa que tem motor 1.0 (ou 1.1, num lembro com certeza) que usam 3 cilindros, são mais econômicos, mais potentes e com mais torque que os motores de 4 cilindros. disseram que é por causa da efici?ncia térmica…

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    • S Offline
      S Offline
      SemControle
      escreveu em última edição por
      #11

      eu queria entender de motor pra conseguir elaborar a pergunta q ta na cabeca…..

      a cc do motor é dada pelo volume das 4 camarasó (num 4 cil)

      logo a qnt de combustivel tem q ser proporcional a qnt de ar?

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      • S Offline
        S Offline
        SóGM
        escreveu em última edição por
        #12

        eu queria entender de motor pra conseguir elaborar a pergunta q ta na cabeca…..

        a cc do motor é dada pelo volume das 4 camarasó (num 4 cil)

        logo a qnt de combustivel tem q ser proporcional a qnt de ar?

        [snapback]450215[/snapback]

        a cilindrada e dada pelo deslocamento do pistão, somando-se todos os cilindros….a c?mara de combustão não entra na conta....

        a quantidade de combustável deve ser proporcional a de ar, de acordo com a razão estequiom?trica do combustável utilizado.......

        1 Resposta Última resposta
        • S Offline
          S Offline
          SóGM
          escreveu em última edição por
          #13

          por exemplo, um motor gm 2.0

          di?metro: 86mm

          curso: 86mm

          4 cilindros

          cálculo de cilindrada: pi (3,14) x di?metro? x curso x número de cilindros / 4

          convertendo pra centímetros, 3,14 x 73,96 x 8,6 x 4 / 4= 7988 / 4= 1997 cm?

          deslocamento, por cilindro, de 499,25 cm?

          1 Resposta Última resposta
          • S Offline
            S Offline
            SóGM
            escreveu em última edição por
            #14

            entaum 2.5l num v8 eh pouco, o q permiti girar mais… em um 4cc eh muito?

            eh isso ou to errado?

            o q explica entaum aquele civic type r da amuse q gira 11,000 ? ? sem falar do s2000

            [snapback]450201[/snapback]

            num tem essa de muito ou pouco….a questão é pra qual finalidade o motor foi projetado...

            1 Resposta Última resposta
            • G Offline
              G Offline
              GUBH
              escreveu em última edição por
              #15

              continuando com as dúvidas sempre me perguntei se os bicos injetores tem algum regulador do tipo que abre e fecha para saber o quanto de gasolina vai passar? e fico me perguntando também pelos carros flex afinal se o bico é o mesmo como saber qual a quantidade de combustivel mandar?

              1 Resposta Última resposta
              • C Offline
                C Offline
                Carbon
                escreveu em última edição por
                #16

                continuando com as dúvidas sempre me perguntei se os bicos injetores tem algum regulador do tipo que abre e fecha para saber o quanto de gasolina vai passar? e fico me perguntando também pelos carros flex afinal se o bico é o mesmo como saber qual a quantidade de combustivel mandar?

                [snapback]450329[/snapback]

                mantendo a simplicidade:

                tempo de abertura do bico.

                quanto mais combustável é necessário, mais tempo o bico passa aberto.

                1 Resposta Última resposta
                • S Offline
                  S Offline
                  streit
                  escreveu em última edição por
                  #17

                  top, tudo vai depender da potência do motor. querer comparar o consumo sem levar em conta a potência é o mesmo que saber quantos quilos uma pessoa levanta sem querer saber a sua força.

                  essa coisa de rotação não tem nada a ver. se vc possui um motor pequeno que gira bastante, e um motor grande que gira pouco, ambos com a mesma efici?ncia e mesma potência, os dois terão o mesmo consumo de combustável.

                  a coisa muda de figura quando melhoramos a efici?ncia de um motor. por exemplo, um motor com cilindros grandes são notoriamente menos eficientes. então, se vc pegar um motor de 2,0 litros e ao invós de fazer com 4 cilindros grandes, fazer com 8 cilindros menores, a sua efici?ncia tende a aumentar. diminuindo assim o seu consumo de combustável.

                  o fato de um motor girar mais que outro, os dois com a mesma cilindrada, significa que o que gira mais gasta mais, pq gera mais potência. mais queimas por intervalo de tempo significa mais potência.

                  a melhor maneira de medir isso é o bsfc, algo como consumo específico de combustável, que lhe diz claramente quanto de combustável é necessário para produzir determinada potência.

                  1 Resposta Última resposta
                  • S Offline
                    S Offline
                    SemControle
                    escreveu em última edição por
                    #18

                    poxa ai sim….so o pessoal q comanda.....

                    gostei desse ultimo exemplo do 2.0 de 4 cil grandes, se virar um 2.0 de 8 cil menores a eficiencia aumenta e consumo diminui

                    1 Resposta Última resposta
                    • S Offline
                      S Offline
                      SóGM
                      escreveu em última edição por
                      #19

                      o fato de um motor girar mais que outro, os dois com a mesma cilindrada, significa que o que gira mais gasta mais, pq gera mais potência. mais queimas por intervalo de tempo significa mais potência.

                      [snapback]450345[/snapback]

                      por isso que eu disse que potência é proporcional é rotação :humpft:

                      no post do top, como ele desprezou a potência, eu levei em conta apenas volume e rotação…..e usei racioc?nio de quem compra carro 1000 pra num complicar...

                      quanto ao consumo específico, vc tem raz?o....realmente é o melhor método, pois leva em conta a potência obtida....

                      se alguém quiser calcular, aí vai..

                      sendo o consumo específico dado por ce = mc / potência efetiva

                      onde:

                      ce em g/kwh, g/cvh

                      mc (consumo ou fluxo em massa de combustável) em kg/h, kg/s

                      potência em cv ou kw

                      1 Resposta Última resposta
                      • T Offline
                        T Offline
                        TopFuel
                        escreveu em última edição por
                        #20

                        a coisa muda de figura quando melhoramos a efici?ncia de um motor. por exemplo, um motor com cilindros grandes são notoriamente menos eficientes. então, se vc pegar um motor de 2,0 litros e ao invós de fazer com 4 cilindros grandes, fazer com 8 cilindros menores, a sua efici?ncia tende a aumentar. diminuindo assim o seu consumo de combustável.[snapback]450345[/snapback]

                        era mais ou menos isso mesmo que eu queria saber :humpft:

                        porque eu penso assim, o que seria melhor para um carro (em termos de potencia, consumo e agilidade) um motor de 1.0l de 4cil. ou um mini-block v8 com a mesma cilindrada (creio que o mini-block v8 seria melhor, despresando custo)

                        1 Resposta Última resposta
                        • T Offline
                          T Offline
                          TopFuel
                          escreveu em última edição por
                          #21

                          ahhhh sim, sei que mini block não existe, mais suponhamos sua existencia…

                          1 Resposta Última resposta
                          • C Offline
                            C Offline
                            Cleber T.
                            escreveu em última edição por
                            #22

                            tem um limite tb de peças moveis…

                            o melhor que existe esta ai no mercado

                            ninguem vai fazer um v8 com 1000cm?

                            1 Resposta Última resposta
                            • T Offline
                              T Offline
                              TopFuel
                              escreveu em última edição por
                              #23

                              tem um limite tb de peças moveis…

                              o melhor que existe esta ai no mercado

                              ninguem vai fazer um v8 com 1000cm?

                              [snapback]450655[/snapback]

                              sei disso… então refazendo a pergunta, imagina num santana, um v8 smal block de 2.2l (sei que é heresia tirar o ap 2.0 :humpft:) não seria bem mais divertido ????

                              1 Resposta Última resposta
                              • C Offline
                                C Offline
                                Carbon
                                escreveu em última edição por
                                #24

                                dizem que os v6 1.8l dos mazda mx3 bebem bastante…

                                1 Resposta Última resposta
                                • T Offline
                                  T Offline
                                  TopFuel
                                  escreveu em última edição por
                                  #25

                                  dizem que os v6 1.8l dos mazda mx3 bebem bastante…

                                  [snapback]450802[/snapback]

                                  o padula (ex- mazdav6) conhece bem esse motor

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • S Offline
                                    S Offline
                                    streit
                                    escreveu em última edição por
                                    #26

                                    tem um limite tb de peças moveis…

                                    o melhor que existe esta ai no mercado

                                    ninguem vai fazer um v8 com 1000cm?

                                    [snapback]450655[/snapback]

                                    sim, mais peças m?veis são mais pontos em potencial pra dar problema.

                                    ? por isso que, mesmo sabendo que um motor de baixa cilindrada unit?ria (pouco volume por cilindro), seja mais eficiente, não é muito usual devido ao custo proibitivo para uso em rua. imagine ter de trocar o dobro de peças num motor de mesmo tamanho? a perca de tempo na regulagem, etc.

                                    mas não se esque?a que os compromissos para rua são bem diferentes dos para pista.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • G Offline
                                      G Offline
                                      GUBH
                                      escreveu em última edição por
                                      #27

                                      mantendo a simplicidade:

                                      tempo de abertura do bico.

                                      quanto mais combustável é necessário, mais tempo o bico passa aberto.

                                      [snapback]450342[/snapback]

                                      então seria uma relação consumo = tempoxvazao? agora pense nos carros bi-combustivel, como ele sabe o tempo de abertura, sem saber se o combustivel é alcool ou gasolina?

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • E Offline
                                        E Offline
                                        epinheirojr
                                        escreveu em última edição por
                                        #28

                                        então seria uma relação  consumo = tempoxvazao? agora pense nos carros bi-combustivel, como ele sabe o tempo de abertura, sem saber se o combustivel é alcool ou gasolina?

                                        [snapback]451651[/snapback]

                                        ops

                                        um pequeno erro ele sabe sim qual é o combustivel. tem um sensor de octanagem.

                                        t+

                                        eduardo pinheiro

                                        manaus-am

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • R Offline
                                          R Offline
                                          Ricardo
                                          escreveu em última edição por
                                          #29

                                          agora pense nos carros bi-combustivel, como ele sabe o tempo de abertura, sem saber se o combustivel é alcool ou gasolina?

                                          o indicador de nível de combustável tem ligação com a central da injeção; cada vez que se abastece o carro, a central faz uma rotina de checagem na mistura cheirando o g?s do escape com a sonda e efetuando as devidas correções de mistura (tempo de injeção).

                                          1 Resposta Última resposta

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