Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Tamanho motor x cilindrada = potencia e consumo

Tamanho motor x cilindrada = potencia e consumo

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
43 Posts 11 Posters 4.3k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • S Offline
    S Offline
    SóGM
    escreveu em última edição por
    #6

    entaum motores com menor cilindrada giram mais ? ? ?

    [snapback]450159[/snapback]

    grosseiramente falando, motores com menos curso giram mais…..

    se vc tiver um v8 de 2.5l e um 4cc de 2,5l, o v8 vai girar muuuito mais....

    1 Resposta Última resposta
    • S Offline
      S Offline
      SemControle
      escreveu em última edição por
      #7

      assunto bacana, mesmo nao manjando muito, to de olho aprendendo….

      1 Resposta Última resposta
      • D Offline
        D Offline
        Danilo Alves
        escreveu em última edição por
        #8

        grosseiramente falando, motores com menos curso giram mais…..

        se vc tiver um v8 de 2.5l e um 4cc de 2,5l, o v8 vai girar muuuito mais....

        [snapback]450164[/snapback]

        entaum 2.5l num v8 eh pouco, o q permiti girar mais… em um 4cc eh muito?

        eh isso ou to errado?

        o q explica entaum aquele civic type r da amuse q gira 11,000 ? ? sem falar do s2000

        1 Resposta Última resposta
        • S Offline
          S Offline
          SemControle
          escreveu em última edição por
          #9

          pessoal acabo de lembrar q certa vez fiz uma leitura sobre motores de f1, e a relacao era a seguinte….

          baixo curso e grande diametro, girando muito, grande potencia, e pela relacao do cambio se conseguia algum torque em baixa

          nao sei se isso ajuda alguma coisa, ou so complica

          1 Resposta Última resposta
          • R Offline
            R Offline
            Rix
            escreveu em última edição por
            #10

            pra embolar mais ainda: na europa, existem alguns corsa que tem motor 1.0 (ou 1.1, num lembro com certeza) que usam 3 cilindros, são mais econômicos, mais potentes e com mais torque que os motores de 4 cilindros. disseram que é por causa da efici?ncia térmica…

            1 Resposta Última resposta
            • S Offline
              S Offline
              SemControle
              escreveu em última edição por
              #11

              eu queria entender de motor pra conseguir elaborar a pergunta q ta na cabeca…..

              a cc do motor é dada pelo volume das 4 camarasó (num 4 cil)

              logo a qnt de combustivel tem q ser proporcional a qnt de ar?

              1 Resposta Última resposta
              • S Offline
                S Offline
                SóGM
                escreveu em última edição por
                #12

                eu queria entender de motor pra conseguir elaborar a pergunta q ta na cabeca…..

                a cc do motor é dada pelo volume das 4 camarasó (num 4 cil)

                logo a qnt de combustivel tem q ser proporcional a qnt de ar?

                [snapback]450215[/snapback]

                a cilindrada e dada pelo deslocamento do pistão, somando-se todos os cilindros….a c?mara de combustão não entra na conta....

                a quantidade de combustável deve ser proporcional a de ar, de acordo com a razão estequiom?trica do combustável utilizado.......

                1 Resposta Última resposta
                • S Offline
                  S Offline
                  SóGM
                  escreveu em última edição por
                  #13

                  por exemplo, um motor gm 2.0

                  di?metro: 86mm

                  curso: 86mm

                  4 cilindros

                  cálculo de cilindrada: pi (3,14) x di?metro? x curso x número de cilindros / 4

                  convertendo pra centímetros, 3,14 x 73,96 x 8,6 x 4 / 4= 7988 / 4= 1997 cm?

                  deslocamento, por cilindro, de 499,25 cm?

                  1 Resposta Última resposta
                  • S Offline
                    S Offline
                    SóGM
                    escreveu em última edição por
                    #14

                    entaum 2.5l num v8 eh pouco, o q permiti girar mais… em um 4cc eh muito?

                    eh isso ou to errado?

                    o q explica entaum aquele civic type r da amuse q gira 11,000 ? ? sem falar do s2000

                    [snapback]450201[/snapback]

                    num tem essa de muito ou pouco….a questão é pra qual finalidade o motor foi projetado...

                    1 Resposta Última resposta
                    • G Offline
                      G Offline
                      GUBH
                      escreveu em última edição por
                      #15

                      continuando com as dúvidas sempre me perguntei se os bicos injetores tem algum regulador do tipo que abre e fecha para saber o quanto de gasolina vai passar? e fico me perguntando também pelos carros flex afinal se o bico é o mesmo como saber qual a quantidade de combustivel mandar?

                      1 Resposta Última resposta
                      • C Offline
                        C Offline
                        Carbon
                        escreveu em última edição por
                        #16

                        continuando com as dúvidas sempre me perguntei se os bicos injetores tem algum regulador do tipo que abre e fecha para saber o quanto de gasolina vai passar? e fico me perguntando também pelos carros flex afinal se o bico é o mesmo como saber qual a quantidade de combustivel mandar?

                        [snapback]450329[/snapback]

                        mantendo a simplicidade:

                        tempo de abertura do bico.

                        quanto mais combustável é necessário, mais tempo o bico passa aberto.

                        1 Resposta Última resposta
                        • S Offline
                          S Offline
                          streit
                          escreveu em última edição por
                          #17

                          top, tudo vai depender da potência do motor. querer comparar o consumo sem levar em conta a potência é o mesmo que saber quantos quilos uma pessoa levanta sem querer saber a sua força.

                          essa coisa de rotação não tem nada a ver. se vc possui um motor pequeno que gira bastante, e um motor grande que gira pouco, ambos com a mesma efici?ncia e mesma potência, os dois terão o mesmo consumo de combustável.

                          a coisa muda de figura quando melhoramos a efici?ncia de um motor. por exemplo, um motor com cilindros grandes são notoriamente menos eficientes. então, se vc pegar um motor de 2,0 litros e ao invós de fazer com 4 cilindros grandes, fazer com 8 cilindros menores, a sua efici?ncia tende a aumentar. diminuindo assim o seu consumo de combustável.

                          o fato de um motor girar mais que outro, os dois com a mesma cilindrada, significa que o que gira mais gasta mais, pq gera mais potência. mais queimas por intervalo de tempo significa mais potência.

                          a melhor maneira de medir isso é o bsfc, algo como consumo específico de combustável, que lhe diz claramente quanto de combustável é necessário para produzir determinada potência.

                          1 Resposta Última resposta
                          • S Offline
                            S Offline
                            SemControle
                            escreveu em última edição por
                            #18

                            poxa ai sim….so o pessoal q comanda.....

                            gostei desse ultimo exemplo do 2.0 de 4 cil grandes, se virar um 2.0 de 8 cil menores a eficiencia aumenta e consumo diminui

                            1 Resposta Última resposta
                            • S Offline
                              S Offline
                              SóGM
                              escreveu em última edição por
                              #19

                              o fato de um motor girar mais que outro, os dois com a mesma cilindrada, significa que o que gira mais gasta mais, pq gera mais potência. mais queimas por intervalo de tempo significa mais potência.

                              [snapback]450345[/snapback]

                              por isso que eu disse que potência é proporcional é rotação :humpft:

                              no post do top, como ele desprezou a potência, eu levei em conta apenas volume e rotação…..e usei racioc?nio de quem compra carro 1000 pra num complicar...

                              quanto ao consumo específico, vc tem raz?o....realmente é o melhor método, pois leva em conta a potência obtida....

                              se alguém quiser calcular, aí vai..

                              sendo o consumo específico dado por ce = mc / potência efetiva

                              onde:

                              ce em g/kwh, g/cvh

                              mc (consumo ou fluxo em massa de combustável) em kg/h, kg/s

                              potência em cv ou kw

                              1 Resposta Última resposta
                              • T Offline
                                T Offline
                                TopFuel
                                escreveu em última edição por
                                #20

                                a coisa muda de figura quando melhoramos a efici?ncia de um motor. por exemplo, um motor com cilindros grandes são notoriamente menos eficientes. então, se vc pegar um motor de 2,0 litros e ao invós de fazer com 4 cilindros grandes, fazer com 8 cilindros menores, a sua efici?ncia tende a aumentar. diminuindo assim o seu consumo de combustável.[snapback]450345[/snapback]

                                era mais ou menos isso mesmo que eu queria saber :humpft:

                                porque eu penso assim, o que seria melhor para um carro (em termos de potencia, consumo e agilidade) um motor de 1.0l de 4cil. ou um mini-block v8 com a mesma cilindrada (creio que o mini-block v8 seria melhor, despresando custo)

                                1 Resposta Última resposta
                                • T Offline
                                  T Offline
                                  TopFuel
                                  escreveu em última edição por
                                  #21

                                  ahhhh sim, sei que mini block não existe, mais suponhamos sua existencia…

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • C Offline
                                    C Offline
                                    Cleber T.
                                    escreveu em última edição por
                                    #22

                                    tem um limite tb de peças moveis…

                                    o melhor que existe esta ai no mercado

                                    ninguem vai fazer um v8 com 1000cm?

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • T Offline
                                      T Offline
                                      TopFuel
                                      escreveu em última edição por
                                      #23

                                      tem um limite tb de peças moveis…

                                      o melhor que existe esta ai no mercado

                                      ninguem vai fazer um v8 com 1000cm?

                                      [snapback]450655[/snapback]

                                      sei disso… então refazendo a pergunta, imagina num santana, um v8 smal block de 2.2l (sei que é heresia tirar o ap 2.0 :humpft:) não seria bem mais divertido ????

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • C Offline
                                        C Offline
                                        Carbon
                                        escreveu em última edição por
                                        #24

                                        dizem que os v6 1.8l dos mazda mx3 bebem bastante…

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • T Offline
                                          T Offline
                                          TopFuel
                                          escreveu em última edição por
                                          #25

                                          dizem que os v6 1.8l dos mazda mx3 bebem bastante…

                                          [snapback]450802[/snapback]

                                          o padula (ex- mazdav6) conhece bem esse motor

                                          1 Resposta Última resposta

                                          • Login

                                          • Não tem uma conta? Cadastrar

                                          • Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários