Construa um hallmeter em casa
-
no circuito do hallmeter abaixo, qual o positivo e o negativo para a ligação dos leds é nas bolotas vermelhas e os quadrados vermelhos para ligar os leds, quem é + e quem é - ?
só mais uma coisa, quem é o positivo no led é perna longa ou curta ?
no led a perna longa é o positivo agora no eskema aí eu nao sei…. alias essa semana to indo compra as peças pra no findi i la no meu tio me da uma ajuda a montar o hall só q vo fazer sem a caixinha pq quero tentar adaptar no painel pra tenta fica o mais original e discreto possivel
-
no led a perna longa é o positivo agora no eskema aí eu nao sei…. alias essa semana to indo compra as peças pra no findi i la no meu tio me da uma ajuda a montar o hall só q vo fazer sem a caixinha pq quero tentar adaptar no painel pra tenta fica o mais original e discreto possivel
tah vendo onde tah escrito 12vó eh dali eh positivo.. dae ele corre pelo lado e vai pros leds.. pronto eh soh vc ver isso e vai saber qual eh o lado positivo.. o chip trabalha com corte do negativo.. alias led eh um diodo, e c naum funcionar assim vc inverte eles q tah blz eles funcionam tranquilo, testa com 1 soh.. e dae vc jah sabe.. eh bem simples esse hallmeter pra fazer, e eh muito eficaz
-
ah tá,
então no esquema acima, nos 8 pares de bolas e quadrados onde devemos ligar os leds, as bolas são os positivos e os quadrados os negativos. então a perna longa da led (positivo) deve ser ligada na bola; certo ?
-
nesse hallmeter, quando o primeiro led acende quanto é o valor em mvolts ?
e quando o terceiro acende é e assim por diante até o décimo led.
na verdade quero saber o intervalo de mv entre cada led.
alguém pode dar uma luz é
-
outra coisa:
qual o potenci?metro que devo usar é no link do corsaclub tá 4k7s
vou usar leds normais; posso usar um resistor de 1 kohms 1/4 w ?
-
o potenciometro que regula o valor que acende cada led.
mechendo nele vai variar de 1 a 1,2 volts o fundo de escala.
entao cada led acende a cada 100mv a 120mv, dependendo da regulagem do potenciometro.
pra usar leds normais eu uso um resistor de 1,5k ohms.
o potenciometro é aquele mesmo indicado
-
valeu pelas informações ktulu.
comprei todos os componentes, só não achei o capacitor. serve outro capacitor é procurei pelo capacitor de 2,2 por 16v, mas não encontrei em lugar nenhum capacitor de 16v.
vou tentar montar no fim de semana; qualquer coisa vou te importunar mais um pouco aqui no fórum .
[]s
-
valeu pelas informações ktulu.
comprei todos os componentes, só não achei o capacitor. serve outro capacitor é procurei pelo capacitor de 2,2 por 16v, mas não encontrei em lugar nenhum capacitor de 16v.
vou tentar montar no fim de semana; qualquer coisa vou te importunar mais um pouco aqui no fórum .
[]s[/quote]
mantenha o 2,2 a voltagem pode ser maior, nunca menor
-
valeu pessoal,
vou comprar o capacitor hoje. vou buscar pelo de 2,2 pela menor voltagem acima de 16v que eu achar.
-
já estou quase acabando o hallmeter. até que p/ o meu primeiro projeto eletrúnico não estou me saindo mal
pra soldar no comeão é que foi meio difácil, pois os pinos do soquete do chip são muito próximos; mas depois de algumas soldadas comecei a pegar a manha da coisa e fazer uma solda legal.
falta só ligar os leds nos fios e soldar o potenci?metro. o pot?nciometro tem lado certo para soldar ou não é ele possui 3 pinos em linha; pode soldar em qualquer posição ?
-
geralmente nao sao os 3 em linha nao ele tem a fora de um triangulo…pelo desenho da placa é facil ligar se ele tiver na forma de triangulo, deve haver uma variacaozinha no pino central hein......
testei aki preciso q alguem confirme mas os pinos da extremidade mantem a resistencia maxima do potenciometro, onde varia sao das extremidades com o pino do centro......
-
os potenciometros são em linha. trimpots tem horizontal e vertical. os verticais tambem sao em linha. só os horizontais que tem forma de triangulo. mas em qualquer deles a pinagem é a mesma.
e ligando ele invertido não tem problema nenhum. só o do meio que não pode trocar de lugar.
-
ah tá,
fiquei meio confuso, pois pensei que havia comprado o potenci?metro errado.
então vou soldar logo ele na placa; o pino do meio é que não pode mudar de posição; agora entendi.
-
eu to terminanu o meu e vo aproveita o carro da minha mae pra eu testar… jah eh o segundo e naum eh q funciona mesmo acho q vo começar a vender o q vc acham???
-
jah terminei e deu td certo perfeito estou vendendo quem quiser mando por r$45,00 qlq coisa soh perguntar
-
comprei todos os componetes, mas fiquei com uma duvida, sobre a caixa e sobre a placa de circuito impresso.. achei aki umas placas para vender, sei q vou ter de comprar uma e cortar do tamanho q eu quero, mas dae como devo fazer pra colocar o impresso na placa? tipo ela vem toda cobreada, dae como eu tracejo as trilhasó tem algum jeito de eu imprimir do micro e dae passar pra placa? ou vou ter de usar akela caneta e ficar fazendo as trilhas?
e sobre a caixa onde eu acho ela? tem pra vender nas lojas de eletronica? ou vou ter de enjambrar uma? quero algo bem pequeno e discreto pois vou colocar logo acima do volante e dae naum seria legal c atrapalhasse a leitura do painel..
-
pra colocar as trilhas, vc usa a caneta e depois o percloreto…
a caixa, em lojka de eletronica, tem varios modelos
tah eu toh fazendo lah a placa.. mas demora muito pro percloreto dissolver o cobre? pq tah jah faz umas 4hs e soh tirou um pouco..
e akelas canetas de tinta permanente q a gente usa pra escerver em cd serve? c sim como eu faco pra tirar ela depois de cima do cobre?