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Qual o problema em se usar rodas com off-set

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • M Offline
    M Offline
    maurício
    escreveu em última edição por
    #6

    na autopower, o evandro escreveu algo sobre correção de off-set em veiculos rebaixados…

    tem umas formulas lá tbm...

    vou procurar..

    1 Resposta Última resposta
    • ? Offline
      ? Offline
      Visitante
      escreveu em última edição por
      #7

      quem faz suspensão de corrida deve saber mecher nisso….......

      1 Resposta Última resposta
      • M Offline
        M Offline
        Magoo
        escreveu em última edição por
        #8

        no meu ex-escort de offset 38 eu usava rodas offset 49,5. kualker desnivel na pista o carro puxava pro lado. tinha ke dirigir com as 2 mãos no volante.

        1 Resposta Última resposta
        • ? Offline
          ? Offline
          Visitante
          escreveu em última edição por
          #9

          no meu ex-escort de offset 38 eu usava rodas offset 49,5. kualker desnivel na pista o carro puxava pro lado. tinha ke dirigir com as 2 mãos no volante.

          [snapback]517610[/snapback]

          rodas de mondeo no escort, né ? ?

          1 Resposta Última resposta
          • J Offline
            J Offline
            JESUS
            escreveu em última edição por
            #10

            alguém sabe?

            [snapback]515801[/snapback]

            1 imagem vale por 1000 palavras.

            2 imagens…

            1 Resposta Última resposta
            • ? Offline
              ? Offline
              Visitante
              escreveu em última edição por
              #11

              jesus,

              traduz pra eu que sou burro e não falo alemão…....... :)

              1 Resposta Última resposta
              • R Offline
                R Offline
                realz
                escreveu em última edição por
                #12

                jesus,

                traduz pra eu que sou burro e não falo alemão…....... :)

                [snapback]521307[/snapback]

                2

                pelo que entendi, ao se usar off set errado, muda a angulação da roda quando o volante é virado…

                assim, o carro tem menos atrito e mais angulo de viragem ...acho que isso

                1 Resposta Última resposta
                • J Offline
                  J Offline
                  JESUS
                  escreveu em última edição por
                  #13

                  fahrtrichtung: trajet?ria da roda.

                  bremskraft: força de frenagem.

                  imagina que no lugar do ponto do raio de rolagem tem a sua mão segurando a roda e o seu braão vai atravessar a roda atravṍs do offset dela. aí fica fácil pra visualizar como funciona o raio negativo de rolagem.

                  a força de atrito dos pneus com o solo aplica um esforão de toe out , eunquanto que o raio negativo aplica um esforão toe in , auto-estabilizando o veículo sem que o motorista precise intervir no volante.

                  se vc colocar uma roda muito larga o raio de rolagem vai passar a ser positivo, a força de toe out vai ser maior do que o novo valor de toe in e a direção do seu carro vai ficar aquela porcaria.

                  1 Resposta Última resposta
                  • M Offline
                    M Offline
                    marcioap
                    escreveu em última edição por
                    #14

                    fahrtrichtung: trajet?ria da roda.

                    bremskraft: força de frenagem.

                    imagina que no lugar do ponto do raio de rolagem tem a sua mão segurando a roda e o seu braão vai atravessar a roda atravṍs do offset dela. aí fica fácil pra visualizar como funciona o raio negativo de rolagem.

                    a força de atrito dos pneus com o solo aplica um esforão de toe out , eunquanto que o raio negativo aplica um esforão toe in , auto-estabilizando o veículo sem que o motorista precise intervir no volante.

                    se vc colocar uma roda muito larga o raio de rolagem vai passar a ser positivo, a força de toe out vai ser maior do que o novo valor de toe in e a direção do seu carro vai ficar aquela porcaria.

                    [snapback]521559[/snapback]

                    e tipo, si o carro originalmente tem uma roda tala 6.5pol e o cara quer trocar por uma por ej 7.5 o que ele faz? si manter o off-set da roda original vai ficar uma porcaria né? como definir o novo off-set?

                    1 Resposta Última resposta
                    • F Offline
                      F Offline
                      Flavio Cruz
                      escreveu em última edição por
                      #15

                      se eu for aumentar a tala de 6.5 pra 7.5 tme que ser 0.5 pol pra dentro e 0.5 pol pra fora ???

                      ? isso?

                      ? assim que nao se altera o offet?

                      1 Resposta Última resposta
                      • J Offline
                        J Offline
                        JESUS
                        escreveu em última edição por
                        #16

                        e tipo, si o carro originalmente tem uma roda tala 6.5pol e o cara quer trocar por uma por ej 7.5 o que ele faz? si manter o off-set da roda original vai ficar uma porcaria né? como definir o novo off-set?

                        [snapback]522436[/snapback]

                        se eu for aumentar a tala de 6.5 pra 7.5 tme que ser 0.5 pol pra dentro e 0.5 pol pra fora ???

                        ? isso?

                        ? assim que nao se altera o offet?

                        [snapback]522491[/snapback]

                        vejam o desenho…

                        1 Resposta Última resposta
                        • E Offline
                          E Offline
                          Edu4rdoBR
                          escreveu em última edição por
                          #17

                          fiquei uns 20 minutos analisando o desenho, e conclu? que se aumentar a tala, em nada vai interferir, pois o que determina o controle do carro é o ponto de sustentação da roda (offset correto)

                          ? isso? :^^:

                          1 Resposta Última resposta
                          • N Offline
                            N Offline
                            Nuvo
                            escreveu em última edição por
                            #18

                            fiquei uns 20 minutos analisando o desenho, e conclu? que se aumentar a tala, em nada vai interferir, pois o que determina o controle do carro é o ponto de sustentação da roda (offset correto)

                            ? isso?  :olhos:

                            [snapback]528185[/snapback]

                            foi o que eu entendi também…

                            1 Resposta Última resposta
                            • F Offline
                              F Offline
                              Flavio Cruz
                              escreveu em última edição por
                              #19

                              foi o que eu entendi também…

                              [snapback]528342[/snapback]

                              em nada vai mudar eh muito radical…

                              vai mudar sim, em aceleração (se o carro tiver força), curvas e frenagem de modo positivo...

                              aquaplanagem com maior facilidade de maneira negativa...

                              agora sobre comportamento dinamico do carro, nada vai mudar se vc mantar a centralização da roda, tipo, nao vai ficar dom desvios e puxadas inesperadas.

                              uma coisa bem simples de entender:

                              vc está andando em linha reta e de repente vc atropela um c?co (fruta :olhos: ), se o offset da roda estiver correto, a suspenção so far? o movimento vertical, ou seja vc passar? por cima do objeto mais com a roda apontada para frente...

                              caro o offset esteja, digamos, pra fora do carro, ao bater no c?co vc terá um movimento na horizontal e na vertical (trazendo a roda pra fora) e ai corre serios riscos de perder o controle...

                              bom, acho que eh isso...

                              1 Resposta Última resposta
                              • E Offline
                                E Offline
                                Edu4rdoBR
                                escreveu em última edição por
                                #20

                                agora sobre comportamento dinamico do carro, nada vai mudar se vc mantar a centralização da roda, tipo, nao vai ficar dom desvios e puxadas inesperadas.

                                sobre isso que quis dizer

                                1 Resposta Última resposta
                                • A Offline
                                  A Offline
                                  amarchetti
                                  escreveu em última edição por
                                  #21

                                  já rasguei o pneu dianteiro direito do vectra na bandeirantes…não tava de boa, mas também não tava chutando o pau...devia estar a uns 130-140

                                  era um f570 14 perfil 70, original..passe em cima de alguma coisa na estrada q na mesma hora o pneu baixou....ele rasgou a lateral pelo lado de fora...fez uma espocie de corte

                                  também não dá pra dizer q não puxa pro lado.....vc sente o volante puxar, mas segura numa boa .....e o carro vai quase q reto..não dá aquela puxada que era de se esperar

                                  a josta é vc pisar forte no freio nesta hora (o imbecil aqui fez isso)...o carro parece estar desmontando e aí ele puxa com mais força pro lado..mas vc segura traquilo...

                                  agora..imagina se fosse o traseiro indo pro saco :)

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • A Offline
                                    A Offline
                                    amarchetti
                                    escreveu em última edição por
                                    #22

                                    no chepalla eu troquei as rodas de ferro origes do chevette por umas borlem aro 15 (e ainda usava recapado 195/50 :0 )

                                    com certeza não tinha preocupação nenhuma de off-set..ali?s nem imaginava q existisse tal tralha…

                                    acreditem ou não, a direção ficou mais leve pra manobrar...com certeza o off-set passou a kms de dist?ncia..

                                    detalhe: eu tinha um chevette junior 4m na mesma época do chepala...os 2 ao memso tempo...

                                    o jánior com roda de ferro 13, pneu 165/70r13 (gp900 na frente e um recapado com desenho de gps na traseiro) era melhor (mas melhor mesmo) nas curvas q o chepalla ...pra ajudar a ferrar a vida ainda tinha mola cortada e o 151 fazendo peso na frente :)

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • J Offline
                                      J Offline
                                      JESUS
                                      escreveu em última edição por
                                      #23

                                      fiquei uns 20 minutos analisando o desenho, e conclu? que se aumentar a tala, em nada vai interferir, pois o que determina o controle do carro é o ponto de sustentação da roda (offset correto)

                                      ? isso?  :)

                                      [snapback]528185[/snapback]

                                      foi o que eu entendi também…

                                      [snapback]528342[/snapback]

                                      vocês estão é loucos.

                                      até mesmo a altura da suspensão vai influir aí, prestem bem atenção no segundo desenho e não apenas no primeiro.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • H Offline
                                        H Offline
                                        HaUcK33
                                        escreveu em última edição por
                                        #24

                                        meu palio eh 6,5… to com rodas 7,0

                                        me prejudica muito?

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • J Offline
                                          J Offline
                                          JESUS
                                          escreveu em última edição por
                                          #25

                                          meu palio eh 6,5… to com rodas 7,0

                                          me prejudica muito?

                                          [snapback]530321[/snapback]

                                          depende das reações que vc sente.

                                          eu usava aro 14 com tala 6,5 pol, off-set 37.

                                          hoje eu uso aro 15 com tala 7 pol, off set 35.

                                          a diferença é dram?tica, principalmente em pisos ondulados.

                                          1 Resposta Última resposta

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