Alegria de pobre…
-
srs… lamento informar que o motor do meu rec?m adquirido marea 2.4, morreu...
pra quem não sabe da história eu troquei recentemente o gol mil da patroa por um marea 2.4 2002 aparentemente novinho e liso...
pois é... estou eu todo prosa, feliz da vida com o danado, troco oleo, lubrax sintetico, filtro de oleo fram, filtro de ar novo, pego a estrada pra ir assistir a arrancada em caruaru e depois de uns 70 km nos seus 140 km/h com uma ou outra eventual esticada pra 190, com rar?ssimas excessoes deixando o rpm passar dos 6000... noto uma perda de rendimento nétida, e após mais uns minutos um som de quebras metálicas...e rangido fino espor?dico...
encosto o carro, aciono o guincho do seguro e penso c? com os meus botoes...
tempra é que é e sempre foi o carro... cansei de fazer o mesmêssimo percurso, turbina cheia, topado nos 240km/h, chegava no autódromo, dava minhas 3 puxadas usando o máximo do carro, dava o pau b?sico na maioria dos aps turbo pelados lá... e voltava pra recife, com um pouco menos de po dentro pq já estava de noite e não gosto de correr a noite...
e tá aqui na garagem o mesmo tempra, me esperando pra ir amanhã pro trabalho... e rápido...
enquanto o marea tá lá na porta da oficina esperando eu cair na real pra saber o que fazer... do tempra sei como proceder, que coisas e macetes fazer na retifica, como desmontar e montar o motor, quais detalhes pra prestar atenção, quais locais as peças estão mais baratas, quais peças que prestam etc...
do marea, sei nada... niente... necas...
desculpem o desabafo... mas tá feia a coisa por aqui...
p.s. fraavio presenciou o fato... tive que aguentar o resto do dia de ladainha sobre: motor é ap... ta vendo ?? até ele lembrar que o tempra tb guenta cassete e não quebra... com o dobro da potencia do marea...
-
putz, uma pena, mas o melhor é fazer e depois pelo menos vc usa um bom tempo o carro e sabe o motor que tem
se eu puder ajudar em alguma coisa é só falar:
http://www.preparados.com.br/forum/index.phposhowtopic=23834
ve pelas fotos, eu otimista achando que talvez fosse só uma junta queimada rs
o cliente acionou o guincho do seguro que levou o carro pra consessionaria, quando começaram a passar pré-or?amentos ele mandou o guincho lá pra trazer o carro pra tirar o carro rsrs
por sinal se vc estiver interesse vendo as ferramentas especiais que comprei pra montar o motor
abraço,
-
vórios amigos meus já tiveram tempras turbo
e posso te dizer que o carro é um tanque de guerra
-
putz, será que não foi aquele tipo de coisa quando o mecanico diz:
-mecanico: tem que trocar a peça de 1 milh?o de reais…
-dono: ah, faz um remendo aí que vou passar o carro pra frente.
[snapback]524560[/snapback]
acho que vc matou a charada…..
quem faz o carro ser bom é o dono....
-
putz, uma pena, mas o melhor é fazer e depois pelo menos vc usa um bom tempo o carro e sabe o motor que tem
se eu puder ajudar em alguma coisa é só falar:
http://www.preparados.com.br/forum/index.phposhowtopic=23834
ve pelas fotos, eu otimista achando que talvez fosse só uma junta queimada rs
o cliente acionou o guincho do seguro que levou o carro pra consessionaria, quando começaram a passar pré-or?amentos ele mandou o guincho lá pra trazer o carro pra tirar o carro rsrs
por sinal se vc estiver interesse vendo as ferramentas especiais que comprei pra montar o motor
abraço,
[snapback]524567[/snapback]
putz… vai sim ajudar... mas não sei nem o que perguntar... conforme for, a medida que forem surgindo as duvidas eu pergunto...
faz ai a relacao das ferramentas, utilização e preco que a gente pode precisar...
qquer coisa... [email protected] ou msn: [email protected]
fora alternativas de peças e locais com peças é preços realistas
o que mais me interessa são os macetes de retifica, retrabalho das galerias e furos de lubrificacao, tolerancias e folgas... isso fiz no tempra ( o livro do guy croft ajudou muito) mas no marea, nem sei se o cara da retifica vai pegar o serviço... soube de um cara aqui que resolve o problema de bateção de motor de marea... faz nao-sei-o-que na retifica e na lubrificação que ajeita o carro... a fiat devia contratar esse cara e demitir a equipe bosta que o projetou...
bom... semana que vem... la pra 4.a feira eu já sei o que fazer... se for ajeitar esse motor, agradeão imensamente suas dicas...
valeu
-
bom agora não tem muita dica, primeiro vc tem que desmontar e avaliar o estado das coisas pra decidir o que fazer
na desmontagem não tem muito segredo, apenas aquela coisa chata de ter deslocar motor/cambio/suspenção nem que seja pra trocar uma correia dentada, no teu caso que provavelmente vai desmontar o motor inteiro o melhor é já tirar tudo fora do carro, o único lugar realmente chupeta é um dos bra?os que acionam o câmbio, quase não tem espaço
se chegar a tirar os pistões do bloco raspe bem o carvão da borda do bloco e tenha muito cuidado pra não danifica-los, no meu caso, em vista do preão mais alto que forjados, eu medi os pistões que o micrometro, fiz ensaio de láquidos penetrantes nas canaletas e assumi o risco com o cliente de montar todas as outras peças novas e os pistões usados
o problema de bateção fui muito avisado por colegas, que me assustaram um monte rs a principio a única coisa especial que fiz foi montar as bronzinas e medir pra usinar o vira de acordo com a medida de cada bronzina, que por incrivel que pareça é necessário já que elas não vieram todas com a mesma medida ??
preão de peça eu rodei, rodei e comprei na consession?ria, fiz o cadastro do cgc lá e ganhei o desconto para oficinas não lembro quanto é agora, mas era grande, não chegava o absurdo dos 40% da gm, depois a galera não entende por que peça gm é cara rs, nem os minguados 10% da vw, algo em torno de 20% a 30% o melhor desconto-> fiat barig?i de curitiba, que por sinal me atendeu muito bem
quanto as ferramentas pra montar:
relogio comparador + extensor -> não tenho interesse em vender já que uso em outros motores
padrão de ponto pros comando -> vou procurar, comprei da raven, e vendo por uma fração da nova já que não pretendo mais usa-la
padrão de ponto pra bomba de óleo+2? eixo -> mesmo esquema do anterior.
obs.: uma boa dica é conversar com o pessoal da sua retífica de confian?a vc vai se assustar quando descobrir a frequência com que eles costumam fazer este motor, eles vão te passar as melhores dicas rs
e boa sorte, quem sabe vc não é o sortudo que só vai trocar a junta rs
abra
-
farelo ainda ta sem palavras…
eu to decepcionado...
ele comprou um bixo desses ano 2001 com 59000 km rodados... tem 33 dias apenas a compra...
estavamos indo hoje para etapa pernambucana...
nos seus 170/180/190/200 km/h mais nunca passando dos 5.5k rpm
apos seus 15min nesse passe a porra lá tem uma perda de rendimento, dai eu pensei, é falta de combust... aliviamos e ficamos em 160km/h
quando do nada... tr?r?r?r?r?r?... depois para.... pensei que era alguma correia... ponto morto a 140km/h e o carro calado... taca marcha denovo.. e ... tr?r?r?r?r?r? denovo
encostamos e o que acontece? um pistao ou biela ou algo que atinja um cilindro apenas batendo...
o carro ficava da lenta keimando bem nos 4/5 do tempo, ml original, mais num contratempo uma xiadeira da porra, barulho de metal sem oleo raspando (parece rato xiando kiiiiiiiiiii kiiiiiiiiiiiiii e um toc toc toc no motor...)
disolados, catamos um buzao e fomos pra etapa, show de bola, com direito a bugre ap-t forjado + nos + pneus mt nemn preciso dizer o resto
bom, isso que aconteceu é normal para marea? ou o carro tava com algum problema????
deixamos o carro na porta da oficina mais nao sabemos direito o que faremos amanha pela manha
-
o fdp, tudo bem que demorei.. mais abri um mesmo topico…
algum moderador poderia mesclar os topicosó dai as informa?oes ficam juntas...
grato...
-
fivetech dá um bom trampo na troca de correia…o que dizer do sincronismo....só nessa vc corre o risco de entra no mesmo problema que vêrios tempras 16v e paliso 16v até hoje tem q é trocar correia e voltar um verdadeiro lixo pq mecânico fez caca no sincronismo...
fivetech já tem de cara uma certa frescura com especificação de óleo
115mkms num fivetech t e p. nennhuma de dor de cabeça com problemas mecânicos...não é possível q tenha sido sorte
não adianta ter motor desenvolvido se vai fazer manutenção no z?zinho das pirambolas...
não querendo ser profeta do apocalipse....mas o q vai ter de jetta 2.5 dando problema no futuro
-
opa….o pessoal do clube do marea uma vez tava discutindo não só a possibilidade como a prática de se usar pistão forjado de ap nuns fivetechs t mais fortinhos...e parece q n final das contas rolou....
no caso deste motor, só o q se economiza na compra dos pistões vale o risco
-
-
pqp velho… mas ja sabe o que ferrou? se pa eh soh bronzina...
teve um camarada meu que tinha um marea sx (1.8 16v do brava hgt). tava batendo biela. eu desmontei e vi 1 bronzina gastona... troquei o jogo e ficou a pampa.
por que sera que da tanto problema nesse motor? sera que eh soh a questao da borra? mas porque o motor suja tanto se outros com o mesmo intervalo de trocas nao tem problemasó trabalha com folgas muito grandes?
qqr coisa da um toque ae que eu pego peças com 35% de desconto tb.
-
ele comprou um bixo desses ano 2001 com 59000 km rodados… tem 33 dias apenas a compra…
posso estar enganado…
não tem aquele negocio que o carro tem garantia de 3 mesesó
tenta cobrar o motor do cara... se nao der.. entra na justi?a, eu acho que vc ganha facil...
vamos deixa algum adevogado falar ai...
-
deve ter sido borra….quando comprei o meu a primeira coisa que fiz foi abrir a tampa de válvula para ver como tava....ainda bem que tava limpinho...o problema é trocar a junta que custa 350 pila.
depois disso foi só acelerar...já faz 70.000km...
o que posso te dar de dica é se cadastrar no clube do marea, lá tem algumas oficinas parceiras que fazem servião e peça com um ?timo desconto, fora o pessoal que tem peças de motor lá.....
-
deve ter sido borra….quando comprei o meu a primeira coisa que fiz foi abrir a tampa de válvula para ver como tava....ainda bem que tava limpinho...o problema é trocar a junta que custa 350 pila.
depois disso foi só acelerar...já faz 70.000km...
o que posso te dar de dica é se cadastrar no clube do marea, lá tem algumas oficinas parceiras que fazem servião e peça com um ?timo desconto, fora o pessoal que tem peças de motor lá.....
[snapback]524665[/snapback]
ow…350 conto a junta??? eita
junta de cobre será que naum rola pra este motor?
-
q oleo vc colocou?
amigo meu quebrou 3 motores do marea 2.0 dele, ate finalmente descobrir que não se pode usar oleo mineral (15 - 50) nesse motor. tem q ser oleo fino.
esse meu amigo corria track days aqui no rio e nunca foi de poupar motor, era po colado sempre e nunca deu merda, quando deu merda foi justamente depois de uma troca de oleo, andando na boa. abriu, arrumou a merda troda e quebrou logo no mesmo dia… oficina pagou tudo, arrumou novamente, entregou o carro e adivinha? quebra novamente
no final das contas ele meteu a cara para ver oq tava rolando e viu q os caras tavam usando oleo mineral 15 - 50. ele nem achou q pudesse ser essa a zica, mas foi na auto-peças e comprou o oleo correto, colocou no carro e pronto, nunca mais deu zica...
- não estou afirmando nada em, não entendo nada sobre esse motor, é somente um relato.