Turbo e economia, isso é possível?
-
bem, o lan?e é o seguinte, depois que o projeto 147 estiver pronto, eu estava pensando em começar a turbinar carros em minha oficina, quero me especializar somente em fiat e nada mais, sou apaixonadado por essa marca e aqui em minas é o que h?.
bem, muita gente gosta de potência mas muita das vezes deixa isso de lado por causa do consumo elevado. pensando nisso eu gostaria de saber a opiniao da galera sobre um tipo de turbo que funcionasse apenas nos momentos em que o motorista desejasse.
tipo assim, seria possivel um turbo que funcionasse com uma pressao irris?ria de 0,2 bars e com o apertar de um bot?o( buster ) essa pressão subisse imediatamente?
com uma pressao bem mais baixa e no combustivel original isso seria possivel?
desculpe a ignorancia galera, mas o que eu nao sei , eu pergunto.
-
claro que sim, com um modulo auxiliar atrasador de ponto + controlador do auxiliar + o monitoramento dos sensores e sistemas da injeção ja é uma economia boa… o carro fica estavel na lenta, nao ha excesso na lenta nem falta na alta, sem contar os riscos de quebras que sao quase nulos... sabendo da o pau ne =d
eu nao entendo muito disso mas o meu mecanico me passou essas infos sobre o tal modulo...
abraço
-
a maneira mais economica que vai conseguir montar um turbinado é com
-
bico auxiliar p/ fase turbo
-
controle de ponto
o bico auxiliar só vai mandar mais combustivel quando realmente precisar (quando tiver pressão), do contrário, será um carro normal…
os bicos originais alimentam o carro na fase aspirada e a fase turbo entra o auxiliar.
meu carro faz a mesma coisa que fazia quando era só passado é alcool, e agora turbo.
claro, isso depende de como anda, pq com o po em baixo com o bicão xuxando alcool pra dentro deve fazer nem metade
-
-
a maneira mais economica que vai conseguir montar um turbinado é com
-
bico auxiliar p/ fase turbo
-
controle de ponto
o bico auxiliar só vai mandar mais combustivel quando realmente precisar (quando tiver pressão), do contrário, será um carro normal…
os bicos originais alimentam o carro na fase aspirada e a fase turbo entra o auxiliar.
meu carro faz a mesma coisa que fazia quando era só passado é alcool, e agora turbo.
claro, isso depende de como anda, pq com o po em baixo com o bicão xuxando alcool pra dentro deve fazer nem metade
[snapback]526759[/snapback]
isso que eu queria saber, o lance de usar um tipo de buster seria justamente para manter uma pressao tao baixa no inicio que o carro ficaria como se fosse original mesmo pisando até o talo, agora depois que acionasse o botaozinho do capeta a historia seria diferente, saca
-
-
isso que eu queria saber, o lance de usar um tipo de buster seria justamente para manter uma pressao tao baixa no inicio que o carro ficaria como se fosse original mesmo pisando até o talo, agora depois que acionasse o botaozinho do capeta a historia seria diferente, saca
[snapback]526768[/snapback]
mais não adianta nada você ter um booster, mantendo a pressao inicial em 0.2 e ter 4 bicos arrombados pra alimentar 1.5 bar
eles vão ficar mijando em baixa, não pulverizando corretamente, aumentando pra caramba o consumo
-
leva uma coisa em consideração, a não ser q vc faça um sistema no escape q deixe a turbina parada, ele vai ficar soprando pressão pra fora e pode rodar demais o eixo causando um desgaste prematuro
pessoal costuma fazer um sistema com borboleta de santana antigo, um pra gnv e outro pra turbo
[]s
-
veja bem… essa história do turbo + economia sempre é pol?mica por diferenças de interpretação...
? claro que o turbo em só aumenta absurdamente a efici?ncia de um motor, por reduzir ou mesmo eliminar qualquer problema de restrição ao enchimento volum?trico original do motor desde marcha lenta e multiplicar esse enchimento quando pressuriza..
o problema ?... se enche mais, entra mais ar... se o carro tem dispositivos de gerenciar a mistura para esse mais ar seja la ele qual for, rende mais potência... se rende mais potencia, gasta mais...
ou seja... se vc turbinar um carro original de 100cv e passar a utiliz?-lo com 200cv, vc vai gastar mais... se vc continuar utilizando no máximo 100cv, mesmo com o carro podendo render mais, então a teoria nos diz que vc vai gastar menos combustivel... pois esses mesmos 100cv estarão sendo gerados com vêrios fatores melhores que quando o carro estava aspirado, rpm mais baixa gerando o mesmo torque, mais velocidade de gases, melhor enchimento dos cilindros mesmo sem pressão positiva considerável, etc...
existem muitos fatores envolvidos, mas é mais ou menos isso da? que falei...
na minha humilde opinião, é impossível economizar na prática turbinando um motor.... em relação ao original... mas se for comparar com um aspirado de potencia equivalente ao turbo, o turbo será sempre mais eficiente, em teoria.
-
veja bem… essa história do turbo + economia sempre é pol?mica por diferenças de interpretação...
? claro que o turbo em só aumenta absurdamente a efici?ncia de um motor, por reduzir ou mesmo eliminar qualquer problema de restrição ao enchimento volum?trico original do motor desde marcha lenta e multiplicar esse enchimento quando pressuriza..
o problema ?... se enche mais, entra mais ar... se o carro tem dispositivos de gerenciar a mistura para esse mais ar seja la ele qual for, rende mais potência... se rende mais potencia, gasta mais...
ou seja... se vc turbinar um carro original de 100cv e passar a utiliz?-lo com 200cv, vc vai gastar mais... se vc continuar utilizando no máximo 100cv, mesmo com o carro podendo render mais, então a teoria nos diz que vc vai gastar menos combustivel... pois esses mesmos 100cv estarão sendo gerados com vêrios fatores melhores que quando o carro estava aspirado, rpm mais baixa gerando o mesmo torque, mais velocidade de gases, melhor enchimento dos cilindros mesmo sem pressão positiva considerável, etc...
existem muitos fatores envolvidos, mas é mais ou menos isso da? que falei...
na minha humilde opinião, é impossível economizar na prática turbinando um motor…. em relação ao original... mas se for comparar com um aspirado de potencia equivalente ao turbo, o turbo será sempre mais eficiente, em teoria.
[snapback]526785[/snapback]
só se o cara for muuuuuuuuuuuuito sussegado…. mais como a maioria turbina pra ver o osso mesmo... hehehehehe quase nunca economiza.
mais meu carro ficou bem econômico, pelo menos eu acho, pois praticamente não mudou em relação a antes de turbinar.
claro sempre falando, em andar de boa... se pisar e o monoponto de 2.0 é alcool tocha alcool pra dentro pra acompanhar a ventania da .50 ehehehhehe o tanque vai que vai
-
mais não adianta nada você ter um booster, mantendo a pressao inicial em 0.2 e ter 4 bicos arrombados pra alimentar 1.5 bar
eles vão ficar mijando em baixa, não pulverizando corretamente, aumentando pra caramba o consumo
[snapback]526778[/snapback]
mais se ele colocar 0.2 de pressao inicial os bicos originais ja alimentam por causa da inje?ao, e quando ele for usar o booster é so colocar bico extra acho que desse jeito o carro ficaria economico (quase igual original a alcool) … (falei alguma besteira ?)
-
mais se ele colocar 0.2 de pressao inicial os bicos originais ja alimentam por causa da inje?ao, e quando ele for usar o booster é so colocar bico extra acho que desse jeito o carro ficaria economico (quase igual original a alcool) … (falei alguma besteira ?)
[snapback]526795[/snapback]
pra você ter uma idéia de como a injeção não aguenta alimentar quase nada acima do original.
meu carro, original, passado é alcool, já dava falta em alta (passado com xip ), bicos originais. (chegou a deixar o coletor incandescente uma vez que segurei uns minutos de final.
com xip original, bicos abertos 40%, alcool e turbo, eles alimentam até 0.2 bar +/-, ai cai de 860mv a sonda, e entra o auxiliar. que segura as pontas até a pressão que tiver regulada.
-
nossa miozao, o coletor ficou incandescente?por falta?
nossa nao dilatou a ponto de travar nada? nao derreteu, ou essa falta aspirado nao da nada desses problemas?
o antigo corsa saiu fogo do catalizador rasgado devido a mistura rica
-
nossa miozao, o coletor ficou incandescente?por falta?
nossa nao dilatou a ponto de travar nada? nao derreteu, ou essa falta aspirado nao da nada desses problemas?
o antigo corsa saiu fogo do catalizador rasgado devido a mistura rica
[snapback]526808[/snapback]
acho que não… o carro ainda era aspirado, tava com xip é alcool e o 027.7... madrugadão eu indo pro sitio, pista deserta.. eu segurei um temão o po embaixo... qdo parei la na porteira parecia neon debaixo do carro
e aqueles estralos tópicos de ferro queimando ... deixei esfriar um pouco e já era.
depois turbinei e já to desde abril de 2004 turbo e nada de problema, nem deve ter dado nada
-
olha meu caso
meu carro eh carburado, deve fazer de boa….sem turbinar uns 4,5 km/l de alcool, ja qdo piso deve fazer uns 3 km/l, deve ta gordo pra caramba, mas deixei assim por 2 motivos....
01- nao tenho como saber da mistura, to sem sonda e hallmeter e pressao de comb.
02- tenho medo de dar falta e furar pistao
minha logica eh....
ta na chuva eh pra se molhar ......
-
nossa so consigo imaginar isso igual ao meu com mistura rica ou catalizador entupido
se os motores usam a mistura pra resfriar os pistoes e tava pobre imagina-se a dilatacao e todo problema conhecido dos turbos so q em aspirado leva-se mais tempo pra alcancar tal ponto triste
-
só se o cara for muuuuuuuuuuuuito sussegado…. mais como a maioria turbina pra ver o osso mesmo... hehehehehe quase nunca economiza.[snapback]526792[/snapback]
nestes casos a economia não é um fator que é levado em conta, pois como diria um ditado da época do meu pai: cavalo anda, cavalo bebe…
se o cara que um carro forte (turbo ou aspirado), a última coisa que ele tem que se importar é com consumo
-
nossa so consigo imaginar isso igual ao meu com mistura rica ou catalizador entupido
se os motores usam a mistura pra resfriar os pistoes e tava pobre imagina-se a dilatacao e todo problema conhecido dos turbos so q em aspirado leva-se mais tempo pra alcancar tal ponto triste
[snapback]526818[/snapback]
pra ver como uma injeção original não alimenta 0.2 bar sozinha nem a pau.
hj em dia, já turbo, acertadinho e tal, eu piso, escandalizo, e a temp fica de boa (ainda mais depois que limpei o radiador )
-
pior q o lance de consumo é de se levar em conta mesmo em carro original se eu andar igual veiao faz 12 e poko agora como eu to me soltando e mandando a bota quero ver descarbonizar caiu pra 10, so q sei la ainda nao mestiga a acelerar nesse carro, acredito q qnd andar como andava nao passa de 8km/l
-
pra ver como uma injeção original não alimenta 0.2 bar sozinha nem a pau.
hj em dia, já turbo, acertadinho e tal, eu piso, escandalizo, e a temp fica de boa (ainda mais depois que limpei o radiador )
[snapback]526821[/snapback]
? posso dizer q esse sonho de turbinar vou precisar realizar antes de morrer
ja acredito q sera o unico sonho q poderei realizar um dia
-
uma coisa importante, essa limitacao da central original nao alimentar fica por conta do q na realidade?
bicos, dosador, bomba, ponto?
qual o principal complicador na central original em conseguir alimentar qnd vem pressao positiva?