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galera acho q entendi o pq da confusão que é sobre o grau do 49g. acho q não existe um 49g, existem varios. acreditam que eu medi hj, na minha mão, com paquimetro da mitutoyo um 49g. pois bem, 10,3 de levante na admissão, 10,8 no escape. vai entender, eu ate travava o paquimetro e passa no outro came, existia mesmo a diferença e akele g era assimetrico. vai entender
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como assim diferenças, fabio ?
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mas f?bio, todos os cames são assim?tricos, em todos os comandos.
as variações são mínimas, mas existem.
? da? que existe a necessidade de enquadrar o comando. enquadrar não é posicionar, mas sim regular as válvulas pra eliminar as diferenças entre os cames.
muitos anos atrás, o tio do mazuco aqui de sbc tinha um opala ss6 com comando 250/s, tuchos mecânicos e uma carburação feita pelo isaac.
pois bem, o isaac tomou o cuidado de enquadrar o comando, regulando todas as folgas de válvulas de acordo com a diferença que havia entre um came e outro.
veja bem: estamos falando de um comando de produção em larga escala, mas que ao mesmo tempo precisa ter um mínimo de qualidade, com variação mínima. imagine a variação que existe em um desses comandos c?pia fabricados em fundo de quintal…
pois bem, o ss foi emprestado ao mazuco, que veio para o centro de sbc e andou nela com o tanque na reserva. não demorou muito tempo e os detritos entupiram os carburadores, parando o bendito seis em linha chevrolet.
o mazuco, desesperado por ter estragado o opal?o do tio dele, levou o carro na primeira oficina que viu pela frente. o cara colocou gasolina, checou as folgas de válvulas e muito espertamente concluiu: porra, não é de se estranhar que o carro esteja uma bosta, as válvulas estão todas desreguladas .
o coitado foi lá, pegou o manual gm e regulou todas as válvulas a quente, com a mesma medida. fez uma limpeza nos carburadores, mas o mazuco notou que o carro não andava mais a mesma coisa.
ligou pro isaac, que perguntou o que gavia acontecido. disse que tinha levado o carro numa boca de porco, a primeira coisa que o isaac perguntou: ele não mexeu na folga de válvulas né?
dito e feito. a sorte é que o isaac tinha anotado as folgas de válvulas para cada cilindro. levou o opalão pro velho de novo, acertou a regulagem de válvulas conforme havia anotado anteriormente e o motor voltou a ser o reloginho que era antes.
coisa mais besta do mundo, mas que muita gente esquece.
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estranho, devido a mudanças de regulamento comprei 3 comandos 49g (049109101g) na consession?ria, pra utilizar em circuito, e todos tem exatamente 10,75mm de levante tanto na admissão como no escape
o pior que comprei um e uma agencia pra testar e depois de aprovado comprei mais dois em outro
abraço,
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vc conferiu se o comando não passou por retífica , isto é se o diamentro da base do lábulo era a mesma?
obs.: outro comando que eu utilizava bastante era o 53.1 (053109101.1) ele tinha 10,25mm de lift.
abraço,
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mas f?bio, todos os cames são assim?tricos, em todos os comandos.
as variações são mínimas, mas existem.
? da? que existe a necessidade de enquadrar o comando. enquadrar não é posicionar, mas sim regular as válvulas pra eliminar as diferenças entre os cames.
muitos anos atrás, o tio do mazuco aqui de sbc tinha um opala ss6 com comando 250/s, tuchos mecânicos e uma carburação feita pelo isaac.
pois bem, o isaac tomou o cuidado de enquadrar o comando, regulando todas as folgas de válvulas de acordo com a diferença que havia entre um came e outro.
veja bem: estamos falando de um comando de produção em larga escala, mas que ao mesmo tempo precisa ter um mínimo de qualidade, com variação mínima. imagine a variação que existe em um desses comandos c?pia fabricados em fundo de quintal…
pois bem, o ss foi emprestado ao mazuco, que veio para o centro de sbc e andou nela com o tanque na reserva. não demorou muito tempo e os detritos entupiram os carburadores, parando o bendito seis em linha chevrolet.
o mazuco, desesperado por ter estragado o opal?o do tio dele, levou o carro na primeira oficina que viu pela frente. o cara colocou gasolina, checou as folgas de válvulas e muito espertamente concluiu: porra, não é de se estranhar que o carro esteja uma bosta, as válvulas estão todas desreguladas .
o coitado foi lá, pegou o manual gm e regulou todas as válvulas a quente, com a mesma medida. fez uma limpeza nos carburadores, mas o mazuco notou que o carro não andava mais a mesma coisa.
ligou pro isaac, que perguntou o que gavia acontecido. disse que tinha levado o carro numa boca de porco, a primeira coisa que o isaac perguntou: ele não mexeu na folga de válvulas né?
dito e feito. a sorte é que o isaac tinha anotado as folgas de válvulas para cada cilindro. levou o opalão pro velho de novo, acertou a regulagem de válvulas conforme havia anotado anteriormente e o motor voltou a ser o reloginho que era antes.
coisa mais besta do mundo, mas que muita gente esquece.
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pois é, regulagem de valvulas é algo tão importante quanto a troca do comando em si. apenas trocar o comando e não regular as valvulas é um grave erro com prejuizo direto no rendimento.
isso sem contar qdo se troca por um comando de outro fabricante, onde as vzs as 8 valvulas ficam abertas direto.
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entao o que fiz foi medir o circulo base e o lado mais alto em todos os lobulos. o comando é bem novo. medi em todos os cames e sempre o mesmo.
partindo da polia:
1? = 10,8
2? = 10,3
3? = 10,8
4? = 10,3
5? = 10,3
6? = 10,8
7? = 10,3
8? = 10,8
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estranho, devido a mudanças de regulamento comprei 3 comandos 49g (049109101g) na consession?ria, pra utilizar em circuito, e todos tem exatamente 10,75mm de levante tanto na admissão como no escape
o pior que comprei um e uma agencia pra testar e depois de aprovado comprei mais dois em outro
abraço,
[snapback]532487[/snapback]
caramba mais uma informação para os milhões de tópicos sobre o mitol?gico 049g
eu sempre soube que era assim?trico… mais levante no escape do que na admissão.
já li que a admissão era 10,2 ; 10,3 ; 10,5
escape 10,8 ; 10,9
lobe 108, 110
a duração então... tudo o possível entre 260? e 272?... mas em geral com mais graus na admissão do que no escape.
mas admissão com o mesmo lift que no escape pra mim é novidade...
mas é bom saber. se os novos que se compram em autorizada hoje em dia forem assim... melhor
alguém sabe dizer pq o 027.7 parou de fabricar enquanto o 049g que é muito mais velho e parou de fabricar é muito mais tempo ainda está em produção ?
[]?s
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entao o que fiz foi medir o circulo base e o lado mais alto em todos os lobulos. o comando é bem novo. medi em todos os cames e sempre o mesmo.
partindo da polia:
1? = 10,8
2? = 10,3
3? = 10,8
4? = 10,3
5? = 10,3
6? = 10,8
7? = 10,3
8? = 10,8
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a partir destas medidas você calcula a folga de válvulas e voil?, seu comando estará enquadrado.
alguém sabe dizer pq o 027.7 parou de fabricar enquanto o 049g que é muito mais velho e parou de fabricar é muito mais tempo ainda está em produção ?
[]?s
[snapback]532570[/snapback]
não parou. o problema é de log?stica mesmo.
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não é a 1? vez q ouão existirem varios modelos 49g
medi ontem pra tirar a duvida mesmo e akele era assimetrico.
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existe mais de um 049 , isso é certeza. agora, existir variações de uma peça q tem o mesmo numero no catélogo é um pouco demais pra ser realidade né…
tem q pegar um comando zero e medir, ai sim. pq medir comando usado não é a mesma coisa devido ao desgaste.
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quem mediu por aqui já me falou que era coisa de 10,5 de levante em escape e admissão.
já que falaram no 027, eu liguei pra todas as concession?rias vw e ford daqui de curitiba, passei o part number (o pn é o mesmo pré ford e vw, já que esse comando veio nos logus wolfstein, pointer gti e nos ex-corte xr3), na ford aparece como peça cancelada em estoque, na vw não tem e tem pedido na fábrica.
tentei achar nos desmanches mais conhecidos algum pointer gti, escort ou logus e não achei em lugar nenhum… eu quero fazer um cabe?otinho b?sico hidr?ulico pré rua e queria um comando desse... dormi pensando nele e sonhei que tinha achado um pointer batido e quando abri a tampa de válvulas e girei o motor na mão, o comando girou e na estampa dele estava 026 alguma coisa... pesadelo
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vc conferiu se o comando não passou por retífica , isto é se o diamentro da base do lábulo era a mesma?
obs.: outro comando que eu utilizava bastante era o 53.1 (053109101.1) ele tinha 10,25mm de lift.
abraço,
[snapback]532488[/snapback]
esse 053 é o que o pessoal usa em circuito com muita curva , pré ter mais torque ?
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a duração depende da folga de válvula, logo, o comando estará enquadrado sim.
[snapback]532628[/snapback]
se a duração fosse o mesmo q enquadramento sim, estaria. mas não ?.
ajustar a folga das valvulas é uma coisa, enquadrar é outra totalmente diferente.
enquadramento é por o comando em total sincronismo com o virabrequim de acordo com seu diagrama.
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se a duração fosse o mesmo q enquadramento sim, estaria. mas não ?.
ajustar a folga das valvulas é uma coisa, enquadrar é outra totalmente diferente.
enquadramento é por o comando em total sincronismo com o virabrequim de acordo com seu diagrama.
[snapback]532629[/snapback]
o qual de nada serve se as folgas de válvulas estiverem incorretas…
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deixa eu aproveita esse topico …
então alguem sabe qual eh o melhor enquadramento pro 49g?
valew
adriano nogueira