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    [polemica] corte de molas

    Mecânica e Preparação
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    • P
      PrEsA última edição por

      pessoal, brincadeiras a parte não quero ver brigas mas sim discutir com o pessoal daqui o método de rebaixar cortando as molas

      eu, particularmente, gosto do método

      para não viesar o tópico colocarei meus pontos depois de ver o que vocês tem a dizer…

      ps. por favor é para discutir, não xingar, brigar, etc... coloquem o por que de cada opinião, ok?

      :^^: :d :)

      1 Resposta Última resposta Responder Citar
      • E
        el.rafar última edição por

        eu axo meio gambiarra jah que vc alterou um componente que assiste toda a suspenção… e toda a suspenção foi projetada pra uma mola de x tamanho...

        baixar o carro sim é bonito e pode ser feito de forma mais civilizada...

        supenção a ar (não concordo muito mas tb não conheão muito... logo alguem ae ki souber ...)

        sups especiais com amortecedor + mola baixos e preparados ( o melhor ao meu ver, apesar do preão proibitivo certas vezes lhe traz o real aproveitamento do carro mais baixo... estabilidade... nao so um carro bonito...)

        susp de rosca...

        aki em bsb oq ha por ai é carro com mola cortada kickando por ai... jah vi um acidente por causa disso... preiboi axando ki com carro no chao tem estabilidade de f1... passou em uma sobressalencia meio grande o carro kickou e foi... foi.. poste.. parou

        concordo que é bonito carro no chao e tudo mais... mas funcionalidade primeiro... minha saveiro é off-road praticamente ... mas é estavel e tenho confian?a no sistema.. uso amortecedores a gas com mais carga(monroe) e molas pra isso... é feio... mas é seguro... em estrada... não tenho a menor preocupação... é de bsb ate gyn com o po embaixo... sobe ladeira desce ladeira... irregularidades... curvas de alta e baixa... e o carro firme... ( nem de dh eu gosto mais... :polemicadetected: )

        1 Resposta Última resposta Responder Citar
        • J
          JESUS última edição por

          minhas molas são cortadas 1 elo, hahaha.

          1 Resposta Última resposta Responder Citar
          • M
            miozao última edição por

            eu acho que se bem feito, fica bom sim,

            na parati, eu tenho 2 elos a menos na frente e 2 atras. mais os amortecedores são mais curtos e com 30% a mais de carga.

            enquanto estavam inteiros, tava show… um bom chão e uma boa estabilidade :^^:

            1 Resposta Última resposta Responder Citar
            • P
              PrEsA última edição por

              bem, vamos lá:

              eu tenho -2elos na frente e original atrás (corsa hatch).

              alguem aqui sabe o que muda em uma mola helicoidal quando nés cortamos esta? el? terá menos comprimento (linear) para torcer e absorver força (molas helicoidais trabalham em tor?ao ). com isto para suportar o peso do veículo (função principal da mola) ela ir? trabalhar em um ponto onde sua força/grau é maior, logo para levantar ou baixar (por exemplo um milimetro) você terá que fazer mais força, por isto o carro fica duro.

              não vamos ainda entrar na suspensão, apenas na mola….

              assim cortar elos de uma mola não faz com que esta trabalhe errado ou deixe de funcionar, mas faz com que ela trabalhe em um ponto mais duro.

              1 Resposta Última resposta Responder Citar
              • R
                realz última edição por

                vou contar minha parte e minha opnião…

                logo que comprei meu carro, cortei 3 elos na frente e 3,5 atrás... o paralama ficou beirando o pneu, mas nao aguentei andar 1 mes, ficou duro, só pancada seca no carro, pulava, alem doque a mola caia sempre do prato...

                levei o carro dum amigo pra cortar a mola, foi tirado 1,5 elo na frente e 2 atras...

                melhorou consideravelmente o comportamento do carro, mas a susp. ficou com batidas secas tambem... mas para as molas nao cairem, foi feita garras no prato inferior, assim , as mesmas nao caem do prato....

                enfim, na minha opnião, a mola, original, tem x de altura, e o amortecedor, original, tem x de altura...

                se voce tira 2 da mola, ela tera x-2 e o amortecedor x, assim fica diferente o comportamento...

                por isso sou a favor de suspensao/amortecedor preparados, pois serão feitos para determinados fins exatamente...

                já uma susp. de rosca, onde a altura de trabalho do amortecedor varia, na minha opniao, se tem o mesmo efeito de andar de mola cortada, ou susp original, ou um meio termo...já que a altura em que ocorrer? o trabalho do amortecedor, implicara na sua eficiencia...

                ? apenas minha opniao...

                1 Resposta Última resposta Responder Citar
                • J
                  JF última edição por

                  eu ja tive molas cortadas no meu gol 1.8 aspro digo por experiencia, que cortar a mola p/ carro ficar bonito até da, mas a estabilidade fica uma droga, eu quase me ferrei pq acelerei legal e não tive estabilidade mas consegui segurar o carro.

                  eu tinha cortado 2,5 na frente e 3 atras sempre gostei do carro reto (sem deixar a traseira mais alta q a frente) visto que fiz mais por estilo do que p/ estabilidade mas depois fiz o motor e me arrependi de ter cortado e fiz a susp. como deveria ser, com buchas melhores, molas, amortecedor, batente etc.

                  agora com a susp. devidamente preparada a figura muda da agua pro vinho.

                  1 Resposta Última resposta Responder Citar
                  • P
                    PrEsA última edição por

                    ok, mas o que são molas preparadas ??

                    1 Resposta Última resposta Responder Citar
                    • J
                      JF última edição por

                      se não me engano não existe mola preparada.

                      elas são geralmente aquecida e encolhida, ou cortasse a mola mas prepara o amortecedor (não se deixa original)

                      daqui a pouco alguem confirma.

                      1 Resposta Última resposta Responder Citar
                      • C
                        coisa_triste última edição por

                        a grande cagada é corta a mola pra abaixar o carro (mola serve pra dar a altura por assim dizer) e manter os amortecedores originais..

                        a? amortecedor fica dando fim de curso toda hora…já que ele já está com menos curso pra ser usado, pois o carro está mais baixo..

                        então seria mais coerente, se for cortar as molas, usar amortecedores de maior carga e hastes menores...

                        mas o correto mesmo seria usar um conjunto de suspenção correto...

                        molas, amortecedores, trabalhar telescopio...

                        1 Resposta Última resposta Responder Citar
                        • J
                          JF última edição por

                          exatamente cassiano, se cortar a mola sem mexer no amortecedor é besteira, pois detonar? o amortecedor, e não tera o trabalho correto da susp.

                          1 Resposta Última resposta Responder Citar
                          • M
                            MicGTS última edição por

                            respondendo ao companheiro ai q perguntou o q é uma mola preparada .

                            eu uso molas preparadas da lobo, na verdade mesmo ela são cortadas de acordo com a altura q o carro vai andar, mas isso envolve o curso do amortecedor.

                            um exemplo: se vc for usar o carro bem baixo, o amortecedor vai ter q ter pouco curso e uma mola bem cortada, e como o outro companheiro acima citou, ela vai trabalhar na parte mais dura dela, fazendo com q o carro fique duro q nem um pau , dai ele quica.

                            pra amenizar essa quicação ai entra o retrabalho de amortecedor, mas ai é outra história.

                            pelo menos é o q me foi passado até hj.

                            não sou engenheiro e nunca parei pra estudar a fundo o assunto, tudo q sei foi na prática mesmo.

                            perdi um santana turbinado pq eu usava amortecedores originais com molas muito cortadas, dai um belo dia peguei um ressalto numa curva e decolei em um canteiro….. :^^:

                            por isso minha bronco com molas cortadas, mas infelizmente pro meu gol gts não existem molas tipo eibach, que já são feitas pra trabalhar mais macias.... :d

                            1 Resposta Última resposta Responder Citar
                            • P
                              PrEsA última edição por

                              ok, então molas preparadas são molas cortadas, certo

                              sei que existe quem aque?a a mola, comprima ela para alterar sua altura e depois dá um banho de óleo. mas como garantir que o tratamento térmico deixe as molas com condições iguais?? isto sim eu considero uma grande burrada.

                              qto a precisar mexer nos amortecedores, sem qq dúvida mas antes de entrar nesta parte, vamos discutir um pouco mais sobre molas, ok?

                              pq eu não vejo problemas em cortar molas.

                              • pq elas suportam trabalhar mais comprimidas (qdo vc corta vc comprime mais o pedaão restante)

                              • pq o carro não sabe se o que suporta seu peso é uma mola eibablabla ou uma cortada ele se importa na altura que o carro esta, devido a geometria da suspensão, e dureza da mola (ou coeficiente de torção angular) para que você saiba o quanto o carro vai subir e descer, e com que força para uma mesma perturbação.

                              1 Resposta Última resposta Responder Citar
                              • S
                                Steve McQueen última edição por

                                galera, isso tudo depende da altura que o cidadão vai rodar também, ou não?

                                tipo assim, pra rodar enterrado e seguro, um jogo de amortecedores preparados e molas menores é necessário… mas e se eu quiser diminuir só um pouco a altura de rodagem? tipo uns 50 mm menos na altura?

                                e a

                                1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                • J
                                  JF última edição por

                                  sei que li uma materia que esquentar a mola p/ encolher não é aconselhavel, pois destempera o aão alguem confirma?

                                  1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                  • S
                                    Steve McQueen última edição por

                                    sei que li uma materia que esquentar a mola p/ encolher não é aconselhavel, pois destempera o aão alguem confirma?

                                    [snapback]534988[/snapback]

                                    até onde sei jaime, esquentar a mola é a ultima coisa que você deve fazer. o esquentar/esfriar destempera o aío, e deixa ele suscetável a quebras.

                                    melhor cortar do que esquentar.

                                    1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                    • J
                                      JF última edição por

                                      até onde sei jaime, esquentar a mola é a ultima coisa que você deve fazer.  o esquentar/esfriar destempera o aío, e deixa ele suscetável a quebras.

                                      melhor cortar do que esquentar.

                                      [snapback]534997[/snapback]

                                      ? exatamente isso que pensei,…... eu particularmente prefiro cortar tb, trabalhando o restante da susp.

                                      1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                      • R
                                        realz última edição por

                                        meu carro da batida no chao, mas nao da fim de curso, nem pancada seca….

                                        1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                        • C
                                          coisa_triste última edição por

                                          ok, então molas preparadas são molas cortadas, certo

                                          sei que existe quem aque?a a mola, comprima ela para alterar sua altura e depois dá um banho de óleo. mas como garantir que o tratamento térmico deixe as molas com condições iguais?? isto sim eu considero uma grande burrada.

                                          qto a precisar mexer nos amortecedores, sem qq dúvida mas antes de entrar nesta parte, vamos discutir um pouco mais sobre molas, ok?

                                          pq eu não vejo problemas em cortar molas.

                                          • pq elas suportam trabalhar mais comprimidas (qdo vc corta vc comprime mais o pedaão restante)

                                          • pq o carro não sabe se o que suporta seu peso é uma mola eibablabla ou uma cortada ele se importa na altura que o carro esta, devido a geometria da suspensão, e dureza da mola (ou coeficiente de torção angular) para que você saiba o quanto o carro vai subir e descer, e com que força para uma mesma perturbação.

                                          [snapback]534955[/snapback]

                                          errado.

                                          1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                          • S
                                            Steve McQueen última edição por

                                            galera, isso tudo depende da altura que o cidadão vai rodar também, ou não?

                                            tipo assim, pra rodar enterrado e seguro, um jogo de amortecedores preparados e molas menores é necessário… mas e se eu quiser diminuir só um pouco a altura de rodagem? tipo uns 50 mm menos na altura?

                                            e aí?

                                            [snapback]534980[/snapback]

                                            :^^:

                                            1 Resposta Última resposta Responder Citar
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