[polemica] corte de molas
-
a grande cagada é corta a mola pra abaixar o carro (mola serve pra dar a altura por assim dizer) e manter os amortecedores originais..
a? amortecedor fica dando fim de curso toda hora…já que ele já está com menos curso pra ser usado, pois o carro está mais baixo..
então seria mais coerente, se for cortar as molas, usar amortecedores de maior carga e hastes menores...
mas o correto mesmo seria usar um conjunto de suspenção correto...
molas, amortecedores, trabalhar telescopio...
-
respondendo ao companheiro ai q perguntou o q é uma mola preparada .
eu uso molas preparadas da lobo, na verdade mesmo ela são cortadas de acordo com a altura q o carro vai andar, mas isso envolve o curso do amortecedor.
um exemplo: se vc for usar o carro bem baixo, o amortecedor vai ter q ter pouco curso e uma mola bem cortada, e como o outro companheiro acima citou, ela vai trabalhar na parte mais dura dela, fazendo com q o carro fique duro q nem um pau , dai ele quica.
pra amenizar essa quicação ai entra o retrabalho de amortecedor, mas ai é outra história.
pelo menos é o q me foi passado até hj.
não sou engenheiro e nunca parei pra estudar a fundo o assunto, tudo q sei foi na prática mesmo.
perdi um santana turbinado pq eu usava amortecedores originais com molas muito cortadas, dai um belo dia peguei um ressalto numa curva e decolei em um canteiro…..
por isso minha bronco com molas cortadas, mas infelizmente pro meu gol gts não existem molas tipo eibach, que já são feitas pra trabalhar mais macias....
-
ok, então molas preparadas são molas cortadas, certo
sei que existe quem aque?a a mola, comprima ela para alterar sua altura e depois dá um banho de óleo. mas como garantir que o tratamento térmico deixe as molas com condições iguais?? isto sim eu considero uma grande burrada.
qto a precisar mexer nos amortecedores, sem qq dúvida mas antes de entrar nesta parte, vamos discutir um pouco mais sobre molas, ok?
pq eu não vejo problemas em cortar molas.
-
pq elas suportam trabalhar mais comprimidas (qdo vc corta vc comprime mais o pedaão restante)
-
pq o carro não sabe se o que suporta seu peso é uma mola eibablabla ou uma cortada ele se importa na altura que o carro esta, devido a geometria da suspensão, e dureza da mola (ou coeficiente de torção angular) para que você saiba o quanto o carro vai subir e descer, e com que força para uma mesma perturbação.
-
-
galera, isso tudo depende da altura que o cidadão vai rodar também, ou não?
tipo assim, pra rodar enterrado e seguro, um jogo de amortecedores preparados e molas menores é necessário… mas e se eu quiser diminuir só um pouco a altura de rodagem? tipo uns 50 mm menos na altura?
e a
-
sei que li uma materia que esquentar a mola p/ encolher não é aconselhavel, pois destempera o aão alguem confirma?
[snapback]534988[/snapback]
até onde sei jaime, esquentar a mola é a ultima coisa que você deve fazer. o esquentar/esfriar destempera o aío, e deixa ele suscetável a quebras.
melhor cortar do que esquentar.
-
até onde sei jaime, esquentar a mola é a ultima coisa que você deve fazer. o esquentar/esfriar destempera o aío, e deixa ele suscetável a quebras.
melhor cortar do que esquentar.
[snapback]534997[/snapback]
? exatamente isso que pensei,…... eu particularmente prefiro cortar tb, trabalhando o restante da susp.
-
ok, então molas preparadas são molas cortadas, certo
sei que existe quem aque?a a mola, comprima ela para alterar sua altura e depois dá um banho de óleo. mas como garantir que o tratamento térmico deixe as molas com condições iguais?? isto sim eu considero uma grande burrada.
qto a precisar mexer nos amortecedores, sem qq dúvida mas antes de entrar nesta parte, vamos discutir um pouco mais sobre molas, ok?
pq eu não vejo problemas em cortar molas.
-
pq elas suportam trabalhar mais comprimidas (qdo vc corta vc comprime mais o pedaão restante)
-
pq o carro não sabe se o que suporta seu peso é uma mola eibablabla ou uma cortada ele se importa na altura que o carro esta, devido a geometria da suspensão, e dureza da mola (ou coeficiente de torção angular) para que você saiba o quanto o carro vai subir e descer, e com que força para uma mesma perturbação.
[snapback]534955[/snapback]
errado.
-
-
galera, isso tudo depende da altura que o cidadão vai rodar também, ou não?
tipo assim, pra rodar enterrado e seguro, um jogo de amortecedores preparados e molas menores é necessário… mas e se eu quiser diminuir só um pouco a altura de rodagem? tipo uns 50 mm menos na altura?
e aí?
[snapback]534980[/snapback]
-
bom, experiencia minha:
amortecedores + duros
30 a 40% mais de carga.
eu andava assim, com 2 elos a menos na frente e atras, e não ficavam aquelas famosas pancadas secas que parece que vai quebrar o carro no meio.
em compensação agora, que já se foram meus 4 amortecedores (já estouraram e eu ainda não fiz denovo)… tá batendo seco denovo
-
por isso minha bronco com molas cortadas, mas infelizmente pro meu gol gts não existem molas tipo eibach, que já são feitas pra trabalhar mais macias….
[snapback]534914[/snapback]
teeemmm siiimmm … nos eua tem molas eibach e koni pro scirocco e pro fox ( nosso voyage) e la nao sao caras... pois sao pra carros fora de moda...
-
teeemmm siiimmm … nos eua tem molas eibach e koni pro scirocco e pro fox ( nosso voyage) e la nao sao caras... pois sao pra carros fora de moda...
[snapback]535124[/snapback]
poooodes crer
tem o fox, vulgo voyage… hehehhehe
mas sera q a suspencao e igual?
se for correrei atras....
-
errado.
[snapback]535091[/snapback]
pq?
mola preparada é a mola cortada.
mas alem da mola cortada se faz uma preparação no amortecedor, para acompanhar a nova altura/geometria da suspensão.
logo quem é preparada é a suspensão, e não a mola que ao contrário do amortecedor continua a mesma.
ps. não adianta cortar 3 a 5 elos e achar que trabalhar o amortecedor vai resolver, pois a geometria que as bandejas, semi-eixo, etc irão trabalhar são muito diferentes da original, e vc não conseguir? dar regulagem para fazer um veículo estável.
-
teeemmm siiimmm … nos eua tem molas eibach e koni pro scirocco e pro fox ( nosso voyage) e la nao sao caras… pois sao pra carros fora de moda...
[snapback]535124[/snapback]
r$ 800 só pra refazer o revalvulamento dos meus amortecedores.
perguntei o preão de um jogo igual ao meu hoje, instalado, praticamente r$ 3000,00.
abri mão e a próxima vou fazer com o cara que fez o santana do coxa, aquilo sim ficou maravilhoso, altura boa, tração boa, conforto bom.