[polemica] corte de molas
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a grande cagada é corta a mola pra abaixar o carro (mola serve pra dar a altura por assim dizer) e manter os amortecedores originais..
a? amortecedor fica dando fim de curso toda hora…já que ele já está com menos curso pra ser usado, pois o carro está mais baixo..
então seria mais coerente, se for cortar as molas, usar amortecedores de maior carga e hastes menores...
mas o correto mesmo seria usar um conjunto de suspenção correto...
molas, amortecedores, trabalhar telescopio...
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respondendo ao companheiro ai q perguntou o q é uma mola preparada .
eu uso molas preparadas da lobo, na verdade mesmo ela são cortadas de acordo com a altura q o carro vai andar, mas isso envolve o curso do amortecedor.
um exemplo: se vc for usar o carro bem baixo, o amortecedor vai ter q ter pouco curso e uma mola bem cortada, e como o outro companheiro acima citou, ela vai trabalhar na parte mais dura dela, fazendo com q o carro fique duro q nem um pau , dai ele quica.
pra amenizar essa quicação ai entra o retrabalho de amortecedor, mas ai é outra história.
pelo menos é o q me foi passado até hj.
não sou engenheiro e nunca parei pra estudar a fundo o assunto, tudo q sei foi na prática mesmo.
perdi um santana turbinado pq eu usava amortecedores originais com molas muito cortadas, dai um belo dia peguei um ressalto numa curva e decolei em um canteiro…..
por isso minha bronco com molas cortadas, mas infelizmente pro meu gol gts não existem molas tipo eibach, que já são feitas pra trabalhar mais macias....
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ok, então molas preparadas são molas cortadas, certo
sei que existe quem aque?a a mola, comprima ela para alterar sua altura e depois dá um banho de óleo. mas como garantir que o tratamento térmico deixe as molas com condições iguais?? isto sim eu considero uma grande burrada.
qto a precisar mexer nos amortecedores, sem qq dúvida mas antes de entrar nesta parte, vamos discutir um pouco mais sobre molas, ok?
pq eu não vejo problemas em cortar molas.
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pq elas suportam trabalhar mais comprimidas (qdo vc corta vc comprime mais o pedaão restante)
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pq o carro não sabe se o que suporta seu peso é uma mola eibablabla ou uma cortada ele se importa na altura que o carro esta, devido a geometria da suspensão, e dureza da mola (ou coeficiente de torção angular) para que você saiba o quanto o carro vai subir e descer, e com que força para uma mesma perturbação.
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galera, isso tudo depende da altura que o cidadão vai rodar também, ou não?
tipo assim, pra rodar enterrado e seguro, um jogo de amortecedores preparados e molas menores é necessário… mas e se eu quiser diminuir só um pouco a altura de rodagem? tipo uns 50 mm menos na altura?
e a
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sei que li uma materia que esquentar a mola p/ encolher não é aconselhavel, pois destempera o aão alguem confirma?
[snapback]534988[/snapback]
até onde sei jaime, esquentar a mola é a ultima coisa que você deve fazer. o esquentar/esfriar destempera o aío, e deixa ele suscetável a quebras.
melhor cortar do que esquentar.
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até onde sei jaime, esquentar a mola é a ultima coisa que você deve fazer. o esquentar/esfriar destempera o aío, e deixa ele suscetável a quebras.
melhor cortar do que esquentar.
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? exatamente isso que pensei,…... eu particularmente prefiro cortar tb, trabalhando o restante da susp.
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ok, então molas preparadas são molas cortadas, certo
sei que existe quem aque?a a mola, comprima ela para alterar sua altura e depois dá um banho de óleo. mas como garantir que o tratamento térmico deixe as molas com condições iguais?? isto sim eu considero uma grande burrada.
qto a precisar mexer nos amortecedores, sem qq dúvida mas antes de entrar nesta parte, vamos discutir um pouco mais sobre molas, ok?
pq eu não vejo problemas em cortar molas.
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pq elas suportam trabalhar mais comprimidas (qdo vc corta vc comprime mais o pedaão restante)
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pq o carro não sabe se o que suporta seu peso é uma mola eibablabla ou uma cortada ele se importa na altura que o carro esta, devido a geometria da suspensão, e dureza da mola (ou coeficiente de torção angular) para que você saiba o quanto o carro vai subir e descer, e com que força para uma mesma perturbação.
[snapback]534955[/snapback]
errado.
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galera, isso tudo depende da altura que o cidadão vai rodar também, ou não?
tipo assim, pra rodar enterrado e seguro, um jogo de amortecedores preparados e molas menores é necessário… mas e se eu quiser diminuir só um pouco a altura de rodagem? tipo uns 50 mm menos na altura?
e aí?
[snapback]534980[/snapback]
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bom, experiencia minha:
amortecedores + duros
30 a 40% mais de carga.
eu andava assim, com 2 elos a menos na frente e atras, e não ficavam aquelas famosas pancadas secas que parece que vai quebrar o carro no meio.
em compensação agora, que já se foram meus 4 amortecedores (já estouraram e eu ainda não fiz denovo)… tá batendo seco denovo
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por isso minha bronco com molas cortadas, mas infelizmente pro meu gol gts não existem molas tipo eibach, que já são feitas pra trabalhar mais macias….
[snapback]534914[/snapback]
teeemmm siiimmm … nos eua tem molas eibach e koni pro scirocco e pro fox ( nosso voyage) e la nao sao caras... pois sao pra carros fora de moda...
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teeemmm siiimmm … nos eua tem molas eibach e koni pro scirocco e pro fox ( nosso voyage) e la nao sao caras... pois sao pra carros fora de moda...
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poooodes crer
tem o fox, vulgo voyage… hehehhehe
mas sera q a suspencao e igual?
se for correrei atras....
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errado.
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pq?
mola preparada é a mola cortada.
mas alem da mola cortada se faz uma preparação no amortecedor, para acompanhar a nova altura/geometria da suspensão.
logo quem é preparada é a suspensão, e não a mola que ao contrário do amortecedor continua a mesma.
ps. não adianta cortar 3 a 5 elos e achar que trabalhar o amortecedor vai resolver, pois a geometria que as bandejas, semi-eixo, etc irão trabalhar são muito diferentes da original, e vc não conseguir? dar regulagem para fazer um veículo estável.
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teeemmm siiimmm … nos eua tem molas eibach e koni pro scirocco e pro fox ( nosso voyage) e la nao sao caras… pois sao pra carros fora de moda...
[snapback]535124[/snapback]
r$ 800 só pra refazer o revalvulamento dos meus amortecedores.
perguntei o preão de um jogo igual ao meu hoje, instalado, praticamente r$ 3000,00.
abri mão e a próxima vou fazer com o cara que fez o santana do coxa, aquilo sim ficou maravilhoso, altura boa, tração boa, conforto bom.
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r$ 800 só pra refazer o revalvulamento dos meus amortecedores.
perguntei o preão de um jogo igual ao meu hoje, instalado, praticamente r$ 3000,00.
abri mão e a próxima vou fazer com o cara que fez o santana do coxa, aquilo sim ficou maravilhoso, altura boa, tração boa, conforto bom.
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mas vcs vão colocar as molas de um modelo de carro que tem distribuição de peso diferente do seu só pq ela tem uma marca?? isto sim me parece burrada, se o que você busca é funcionalidade.
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entendo que a quase totalidade dos veículos fabricados no pa?s tem molas e suspensão projetadas para atender um misto de conforto x estabilidade x curso para o comprador padr?o , que circula em um trajeto padr?o . mudar esta configuração para ter mais estabilidade ou estática quase sempre comprometer? o conforto ou o curso.
molas mais baixas com a mesma firmeza apenas reduzem o curso, embora muitas molas tenham passo variável , ou seja, as extremidades tem resist?ncia a compressão diferente do meio da mola. cortando a ponta , altera-se a resist?ncia do conjunto como um todo.
e os amortecedores (e as molas) são projetados para um determinado curso entre a posição inicial de apenas apoio do peso do carro e a posição exigida sobre cada roda pelo deslocamento do centro de gravidade em curvas, acelerações e frenagens, assim como lombadas e elevações. a inclinação do veículo em curvas também é considerada no desempenho e na exig?ncia dos componentes de suspensão e frenagem. suspensões mais firmes tendem a avisar menos ao motorista que estão sendo exigidas próximo ao limite.
se a mola é menor, o amortecedor original já inicia numa posição mais comprimida do que foi projetada inicialmente, tendo menor curso e consequentemente, menor efici?ncia.
baixar um carro, portanto, mantendo estabilidade, sacrificará conforto e/ou curso. se for para faz?-lo, que seja com molas de maior carga e amortecedores adequados ao novo curso e dureza da suspensão.