Chavinha pra desligar o alternador
-
thiago, entao esse lance de maior voltagem, chega na bobina e se resulta em mair voltagem na saida dela e nas velas…..
eu tenho duvidas sobre isso e nao sei se é o certo expor aki q desanda o topico
mas o q seria mais negocio, uma bobina de mi por cil ou um amplificador de faisca mantida a bobina original do carro, levando em conta q esse amplificador de faisca é somente um amplificador de tensao antes da bobina
[snapback]537597[/snapback]
vó se ajuda seus pensamenos:
- a bobina precisa de um tempo de recarga, ou seja: de um tempo pra ela armar e desarmar. quando vc pega uma bobina de gol mi (por exemplo) e usa em qualquer motor 4 cilindros, fica relativamente tranquilo pra ela armar, desarmar e distribuir a corrente para os 4 cilindros.
se vc coloca essa mesma bobina num motor 6 cilindros, já diminui o tempo que ela tem para recarregar e se testar num motor v8 então…...........a? vc vê que é muito cilindro pra uma bobina só dar conta de armar, desarmar e distribuir a faisca pra todo mundo....................além do que esse efeito vai piorando é medida que que o rpm vai aumentando.
por isso que nos motores modernos já se vê uma bobina para cada cilindro............trabalhando assim com folga na sua capacidade.
- já o amp. de faisca, como vc falou, vai fazer é que a vela produza uma faisca maior e mais forte, ajudando assim naquelas misturas de dificil combust?o, como em motore com alta taxa de compressão e/ou alta pressão de turbo e/ou excesso de combustivel.
tendeu ?????
bem, eu nunca fiquei medindo um alternador, por isso disse supondo 90a constantes… mas como a potência fornecida pelo motor, como a consumida pelos seus perifericos (como o alternador), são dinamicas, teriamos esse pico de potência roubada pelo alternador. isso desconsiderando escorregamentos internos do alternador e da correia dele(portando potência láquida gerada pelo alternador, não a requerida).
semcontrole:
já tive essa ideia, queriamos fazer num formula lá na faculdade numa halltec e6x. mas o maior problema de se fazer um cop foi um maldito senso (home sensor) q ela pedia para fazer o direct fire. com isso vc não tem o fading da bobina (ou o tempo para ela recarregar ).
esse sensor deveria contar as voltas do comando. com isso vc não tem o fading da bobina (ou o tempo para ela recarregar )
agora deixo o topico fluir
[snapback]537641[/snapback]
vc quer me dizer que nesse caso o alternador estaria roubando 2cv do motor ???????????????
tem certeza ???????????????
nada a ver, a carga imposta ao motor pelo alternador independe do quanto a bateria está consumindo no momento. digamos assim, quem manda na bateria é o alternador, e nao o contrário.
[snapback]537642[/snapback]
e o regulador de voltagem, não altera a exigencia imposta no auternador ???
vc já fez testes práticos nessa situação ???
por acaso vc já pegou uma estrada é uma velocidade ( e carga) constantes e notou que, se vc ligr alguns eletrúnicos como som, farois e etc. o motor dá uma pesada legal ???????????
já viu isso ??????????
abraço.****
-
vc quer me dizer que nesse caso o alternador estaria roubando 2cv do motor ???????????????
tem certeza ???????????????
absoluta, msm q esses dados não constantes, se em algum montento vc tem o alternador gerando 90a em 16v vc tem 1440 w ou +- 2cv. mas como em motores/geradores existe escorregamento essa potencia roubada do motor é maior. e como vc citou o regulador de voltagem esse consumo é variavel. mas o pico de consumo são esses 1440w.
-
absoluta, msm q esses dados não constantes, se em algum montento vc tem o alternador gerando 90a em 16v vc tem 1440 w ou +- 2cv. mas como em motores/geradores existe escorregamento essa potencia roubada do motor é maior. e como vc citou o regulador de voltagem esse consumo é variavel. mas o pico de consumo são esses 1440w.
[snapback]537699[/snapback]
cara…........não tá entendendo:
o que tem a ver a potencia gerada em watts pelo alternador (em torno de 2cv) com a potencia roubada por ele do motor devido ao peso exercido..............assim como uma direção hidr. ou um ar condicionado ???????????
será que tá me confundindo todo ou é vc ???????
algum engenheiro pra ajudar nés ????????????
abraço.
-
vc acha q o motor entrega a potencia de gra?a? ou me explique como ele gera essa corrente aplique a lei de ohm e pronto. essa é a potencia entregue pelo alternador.
não preciso te dizer q a energia química é transformada em mecânica e o alternador aproveita pela polia para tranforma-la em elétrica. não tem segredo
não existe isso de potencia roubada pelo peso exercido (seja lá o q vc quer dizer com isso).
ps. sou quase engenheiro
não sei tb se estou explicando claramente a idéia, peão uma forcinha pra me entender
-
o regulador de voltagem, não altera a exigencia imposta no auternador ???
nao, o regulador, como o próprio nome diz, apenas regula (limita) a tensao (snme em 14,4 volts) enviada pelo alternador é bateria. ele também nao tem nada a ver com o peso do alternador. a bateria é apenas um acumulador, nao tem como ela exigir mais carga do alternador
vc já fez testes práticos nessa situação ???
por acaso vc já pegou uma estrada é uma velocidade ( e carga) constantes e notou que, se vc ligr alguns eletrúnicos como som, farois e etc. o motor dá uma pesada legal ???????????
já viu isso ??????????
correto, entao vc consegue entender que, nessa condicao, quem está sentido o peso é o alternador?
-
algum engenheiro pra ajudar nés ????????????
abraço.
[snapback]537713[/snapback]
o italo esta certo. se o alternador esta empurrando 90a com tensao de 16a, isso significa que ele fornece os 1440w ao sistema eletrico do carro, ou quase 2 cvs que o motor entrega ao eixo do alternador.
mas essa é a potencia liquida que sai pelos fios. voce ainda tem que considerar perdas mecanicas no eixo do alternador (atrito de rolamentos e correntes de focault que surgem no nucleo do mesmo) alem de perdas por ventilacao, pois os alternadores tem uma especie de ventilador para ajudar na refrigeracao dos enrolamentos.
[]s
-
o que tem a ver a potencia gerada em watts pelo alternador (em torno de 2cv) com a potencia roubada por ele do motor devido ao peso exercido…...........assim como uma direção hidr. ou um ar condicionado ???????????
[snapback]537713[/snapback]
tem tudo a ver… ehehhehehehe
qualquer coisa que se movimenta ao custo de uma força consome potência...
ali?s, lembram que é a potência que vai determinar o desempenho do veículo automotor, neh??
-
mas o que quero fazer é isso mesmo, colocar uma chave pra desligar o alternador, quer dizer então que se ele girar desligado queima?? entao posso esquecer a ideia.
[snapback]537687[/snapback]
vou confirmar com un eletrecista hoje a noite si tem alguma forma. talvez desligando o s dios fios, tanto o sinal como o que vai do alternador na bateria pode ser q role.
-
sim.
[snapback]537854[/snapback]
tá começando a entender:
seria como um gerador de energia (tipo um de trio eletrico, por exemplo) que dependendo do tamanho e potencia que ele consiga produzir vai precisar de um motor de x cavalos para empurrar ….........? isso ???
será que eu me confundi com uma coisa tão simples assim ???
ps: depois vamos refazer as contas.............
-
uma coisa eu sei, qnt mais energia vc consumir no carro, mais energia o alternador rouba do motor
eu sei e tenho como exemplo o ex corsa q em lenta se mandasse bala no botao da maritma, quase q morria, acredito q se nao soltasse morreria o motor, isso qnd a bateria tava no bico do corvo e era de 42ah
vejo outros carros de bateria pequena q qnd liga a ventilacao do radiador vc sente o carro dar akela balancada na rotacao
-
como pra que??? quero saber como faz.
[snapback]537402[/snapback]
desculpa perguntei por curiosidade somente…
-
? fato q a energia na natureza nunca se cria, sempre se transforma…
exemplos: energia eletrica da sua casa, é a energia q tem a agua de um curso de rio caindo de um grande desnivel, q é transformanda na energia q giram os rotores das turbinas das hidreletricas, q se transforma em energia eletrica,q chega na sua casa, e se transforma em energia de calor e luminosidade, qdo vc acende a sua lampada...
no carro eh a mesma coisa, se vc tem 2 cv sendo gerados em energia eletrica, eles sairam de algum outro tipo de energia... nesse caso mecanica, sendo roubada do eixo do seu virabrequim...
detalhe: até o som do seu motor, é uma forma de dissipação de energia... ou seja, perda de potencia...
-
? fato q a energia na natureza nunca se cria, sempre se transforma…
exemplos: energia eletrica da sua casa, é a energia q tem a agua de um curso de rio caindo de um grande desnivel, q é transformanda na energia q giram os rotores das turbinas das hidreletricas, q se transforma em energia eletrica,q chega na sua casa, e se transforma em energia de calor e luminosidade, qdo vc acende a sua lampada...
no carro eh a mesma coisa, se vc tem 2 cv sendo gerados em energia eletrica, eles sairam de algum outro tipo de energia... nesse caso mecanica, sendo roubada do eixo do seu virabrequim...
detalhe: até o som do seu motor, é uma forma de dissipação de energia... ou seja, perda de potencia...
[snapback]538112[/snapback]
agora sim
-
agora sim
vc acha q o motor entrega a potencia de gra?a? ou me explique como ele gera essa corrente aplique a lei de ohm e pronto. essa é a potencia entregue pelo alternador.
não preciso te dizer q a energia química é transformada em mecânica e o alternador aproveita pela polia para tranforma-la em elétrica. não tem segredo
?????
o q importa é q entendeu.
-
não precisa desligar o alternador nao… tem um lance de colocar uma polia menor nele...
[snapback]537817[/snapback]
mais pra ele ficar mais leve .. noa deveria ser uma polia maior?
-
bom, na minha época de mlk (muito antes da grande maioria daki), os carros de rua era muito limitados, não era qquer um q tinha motorzão galo, muito menos turbo.
o q era dominante na época eram os carros 1.6 e 1.8, com cabeçote, comando baixo e carburação de linha (as mini, 2e, 3e, h34 e as weber dmtb), e qquer recurso era vêlido pra se tirar água de pedra.
eu cansei de desligar alternador, e nunca tive problemas de queima ou qquer outro tipo, a não ser algumas vezes q esquecia de religar, ia pro trecho duas ou tr?s vezes na noite e no fim ficava sem bateria
chegamos ao extremo de tirar tapetes, estepe, alguns usavam baterias menores, tiravam revestimentos anti ruido e tudo mais, era o recurso que tinha na época.
quem tinha um motor como tenho hj, era o patr?o na rua, não tinha pra ninguém… como diz o thayde, q tempo bom, q não volta nunca mais ...
eu desligava direto o cabo, mas muita gente tinha chavinhas, dentro do cofre ou do carro.