Motores fiasa
-
os sevel são fabricados na argentina, duma união da foat com a gm…. os de 1500cc são bons giradores.
na argentina os caras fazem os diabos com eles.
os fiasa, desenvolvidos por aurelio lampredi, originalmente equipavam os lancia... são de baixa cilindrada e giradores (teve versão de 996 cc, 1049cc se não me engano (arredondando dah 1050) 1300cc e 1500cc. esse último, tem muito curso de pistões, e num é um girador em potencial.
na it?lia, esses fiasa 1050cc vinham turbinados de fábrica em alguns modelos, e faziam coisa de oitenta e poucos cv...
resumidamente é isso.
[]s
-
fiasa é o motor q vai de 1,0 até 1,5 na linha uno e palio (exceto os uno r e turbo q eram sevel)…teve sevel 2.0 nos tempra, com o bloco mais alto
o 1,0 tem quase nada de curso e uma r/l maravilhosa...gira q é uma blza..mas..? 1,0 e por causa do curso não rende muito em baixa rpm..
por isso q o fiasinha turbinado se torna beeem divertido...o bichinho não chia pra girar e vem pressão em cima dele...
já o 1,5 é curso bem longo..tratorz?o..r/l próxima do ap 2,0 e depois de 4000 rpms chora q é uja desgra?a pra ganhar giro...
assim como nos sevel, tem diferença na alura do bloco (1,3 e 1,5 são mais altos)
o sevel é o motor q equipou os palios 1,6 8v, tipos (esque?a o sedici) e acabou originando o step a dos palios 1,6 16v...uma melhoria do sevel...
teve sevel 2.0 nos tempra, com o bloco mais alto
como todo bom fiat, também entra na questão de curso curto, bem girador..pod ever q origes os fiat sempre tem pico de potência aciam dos gms e vws, por exmeplo..
como são motorzinhos giradores, despertaram uma legião de f?s..
o únic q saia dessa condição de girador era o fiasa 1,5...
mas..se vc pegar a fiat brasil hoje...tirando o fire 1,0, só tem motor de curso longo e trator...
o powertrain (gm f1 1,8)..tratorzão master..o fire com cilindradas aumentada pra 1,4...mesmo o 1,6 16v q tá nos marea o chamado corsa lunga q entrou no lugar dos step a..
o corsa lunga não é propriamente ummotor de curso longo...mas teve curso e diamentro dos cilindros modificado pra responder melhor em baixa rpm pros utilit?riso fiat-europa...tá nos mareas sx atuais..
memso o fivetech q era o sonho de consumo de todo fiatista, q eu amava no mt, se tornou um curso longo qdo a fiat brasil o transformou em 2,4...
coisas q só fazem por vc aqui no brasil
-
não sei se alguem ja falou por aqui , mas o curso dos fiasa 1050 e de 57,8 mm contra 54 mm dos 1000 …
abracos ...
-
ah , e mesmo com curso aumentado em relacao ao step a , o corsa lunga ainda é um motor bem sub-quadrado …
mas que a fiat anda fazendo uns tratores (maldito powertrain ) isso esta fazendo mesmo ... saudades do fiasa ...
abracos ...
-
interessante, eu viajei com um fire 1.0 16v essa semana, não gostei do motor não, ele tem bastante torque em baixa, mas é bem fraco em alta e nem parece ser 16v.
[snapback]400990[/snapback]
o meu é fiasa e acho ele ruim de baixa mas bom de alta, em alta ele vai bem
então esse fds olhamos um monte de coisas e não conseguimos achar o motivo dos estouros no coletor alguma outra sugestão do que fazer ou volto a falar com o moão que me fez o chip p/ ver se da p/ reprogramar
outra opção seria alterar o avanço de marcha (acho que era isso que foi falado )
mais uma coisa que percebi:
percebi que onde se da mais estouros, é de marcha lenta até os 2.000 rpm, eu saindo de primeira se pisar fundo da um estouro, ai qdo troco p/ segunda ainda da o estouro voltando a pisar, ai qdo passo p/ terceira como o rpm fica acima de 2.000 se der o estouro não consegui perceber dentro do carro.
-
ahh lembrei de uma coisa que faz pipocar pra caramba tb…
se a borboleta tá suja o carro fica manco..beber?o... e pipoca no coletor e escape direto....
e outra coisa que tive que fazer no siena aqui de casa foi abaixar 10? no sensor de ar via resistor pra tirar a falta que a caixinha tava dando...
agora tá suave pkz...pipocos quase zero...
a não ser quando liga o carro errado...tpw ligar e sair com o giro abaixo de 3000rpm...
-
ahh lembrei de uma coisa que faz pipocar pra caramba tb…
se a borboleta tá suja o carro fica manco..beber?o... e pipoca no coletor e escape direto....
e outra coisa que tive que fazer no siena aqui de casa foi abaixar 10? no sensor de ar via resistor pra tirar a falta que a caixinha tava dando...
agora tá suave pkz...pipocos quase zero...
a não ser quando liga o carro errado...tpw ligar e sair com o giro abaixo de 3000rpm...
[snapback]401377[/snapback]
meu colega me falou p/ comprar um tal de car 80 p/ limpeza do corpo de borboleta alguem conhece realmente é bom??
ele falou que é só ir jogando aos poucos ali na borboleta e acelerando o carro p/ não morrer….
? assim mesmo??
-
eu costumo jogar o car 80 não só na borboleta, mas tambem pela entrada de vêcuo do regulador de pressão…..
daúltima vez eu desmontei a borboleta do corpo, usei gasolina mesmo e com uma flanela eu fui limpando toda a meleca... onde deu pra fazer o mesmo no coletor (onde os dedos alcançavam) eu fiz tambem...
o car 80 eu taquei pela enrada de vêcuo usando uma magueirinha..
faz uma snehora água pelo escape...até me assustei com a qtdade de água q saiu....mas
-
no meu caso a limpeza foi feita pelo mecanico…
ele tirou a borboleta fora...deixou mergulhada em um produto dele lá..
depois tirou e limpou tds os cantos dutos e etc...
fico show de bola....e eu nem paguei nda..hehehe..tudo na amizade..hehehe...
quem for de sto andré avisa que eu indico e ele faz uns descontos..
-
conta ae o que vc montou mano
[]s
[snapback]479598[/snapback]
tem um topico mais detalhado, com a montagem aqui mesmo, foi um fiasa 1300, carburador weber tldf, kit basico com t2, 0,8 de pressão na gasolina. ponto original gasolina limitado, só q não lembro em quanto de cabeça.
-
interessante … já vi 1000 e 1500 , mas justamente o 1300 que eu acho ser o mais adequado eu nunca vi ...
abraços ...