Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Dosador em aspro

Dosador em aspro

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
71 Posts 14 Posters 4.9k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • F Offline
    F Offline
    Fabio Lima
    escreveu em última edição por

q sei hpi nao funciona antes da flauta nao hem

ele restringe o retorno da flauta pro tanque, não funciona como um de carburado

o esquema fica tanque>bomba>flauta>hpi>tanque ( retorno ).

eu sou a favor de fazer um esquema em que com o delta todo aberto o hpi nao influencie na pressão inicial, ai vc vai aumentando como quer.

1 Resposta Última resposta
    • R Offline
      R Offline
      Ricardo

mas ainda assim, o dosasor tem q ir ligado antes da flauta

nao obrigatoriamente. pode ser ligado depois, sem problema nenhum.

• A Offline
        A Offline
        arved

q sei hpi nao funciona antes da flauta nao hem

ele restringe o retorno da flauta pro tanque, não funciona como um de carburado

o esquema fica tanque>bomba>flauta>hpi>tanque ( retorno ).

eu sou a favor de fazer um esquema em que com o delta todo aberto o hpi nao influencie na pressão inicial, ai vc vai aumentando como quer.

[snapback]543539[/snapback]

fabio… acredito q seja assim mesmo...

pra mim eh o mais logico, pois em baixa e tal o carro ficaria normal e quando pisar o dosador faria o seu trabalho.... aumentand um pouco a pre?ao.....

assim o dosador soh faria o trabalho quando eu precisar.... :aaf:

nao acredito q seja muito absurdo isso... faz muiito sentido...

• D Offline
          D Offline
          daniel_fabricio

mas ainda assim, o dosasor tem q ir ligado antes da flauta….o combustável chega, passa pelo dosador, vai pra flauta com a pressão desejada e o resto retorna do dosador mesmo pro tanque...se fosse trocar o regulador de pressão de comb por outro, aí ele iria depois da flauta (posição original)

negativo.. como que vai instalar o dosador antes da flauta é vai restringir o fluxo antes.

tira o regulador de pressão original e coloca uma tampinha no lugar, na mangueira que vai pro tanque instala o hpi e acerta a pressão de combustável estancando o retorno, nunca estancando a linha (como nos carburados com dosadorzinho).

• A Offline
            A Offline
            arved

negativo.. como que vai instalar o dosador antes da flauta é vai restringir o fluxo antes.

tira o regulador de pressão original e coloca uma tampinha no lugar, na mangueira que vai pro tanque instala o hpi e acerta a pressão de combustável estancando o retorno, nunca estancando a linha (como nos carburados com dosadorzinho).

[snapback]543552[/snapback]

mas assim… se eu fizer o seguinte por o hpi no retorno, ligar ele num t na linha de combustivel normal... nao daria mais pre?ao na linha assim?

ou to falando besteira?

• P Offline
              P Offline
              PrEsA

pessoal, vou tentar dar minha contribuição.

1. o dosador vai entre a bomba e o tanque, certo? ?

r. sim, pois ele dosa a pressão da linha antes dele, segurando parte do fluxo (como uma torneira) e depois dele a pressão é (praticamente) igual é do tanque, ou seja, ambiente (=1bar).

2. então todo dosador tem que ser instalado depois da flauta??

r. sim. o dosador fica entre a bomba e a flauta, dosando a pressão que ir? para a flauta e os bicos.

3. e como ele funciona??

r. o dosador é uma torneira que está regulada para uma pressão inicial. ela tem um delta (delta=variação) que depende de um sinal externo. quanto maior o sinal externo, maior a variação logo maior a pressão final.

4. e qual este sinal?

r. a pressão em determinado ponto.

5. que ponto (este ponto é chamado de tomada de pressao do dosador)???

r. depende… eu prefiro sempre colocar depois da borboleta, ou seja, no vêcuo. é assim que as montadoras fazem, e o objetivo inicial é compensar a variação de pressão nos bicos injetores, de modo a manter um fluxo de combustivel correto.

6. mas meu preparador coloca na pressurização, e não no vacuo??

r. sim, é uma estratégia de alimentação, e serve somente para turbos, onde existe variação de pressao antes da borboleta. em aspros a pressao seria constante sempre, não fazendo sentido.

7. e no caso de nosso amigo arved??

r. se ele inutilizar o dosador original, colocar um hpi depois da flauta (como no original) e aumentar o delta ele terá maior combustivel qdo estiver com o po no fundo. se a alimentação realmente estiver correta em m?dios giros, e ele aumentar o delta, ele vai ter um carro com excesso em m?dios giros e mistura correta em alta. ou seja, se este for mesmo o problema ele vai trocar seis por meia dázia. o correto seria o remapeamento.

8. e se o arved estiver com falta em todas as faixas, mas só sente em alta??

r. ai o hpi resolveria

espero ter ajudado, e desculpe ter sido longo

• A Offline
                A Offline
                arved

7. e no caso de nosso amigo arved??

r. se ele inutilizar o dosador original, colocar um hpi depois da flauta (como no original) e aumentar o delta ele terá maior combustivel qdo estiver com o po no fundo. se a alimentação realmente estiver correta em m?dios giros, e ele aumentar o delta, ele vai ter um carro com excesso em m?dios giros e mistura correta em alta. ou seja, se este for mesmo o problema ele vai trocar seis por meia dázia. o correto seria o remapeamento.

8. e se o arved estiver com falta em todas as faixas, mas só sente em alta??

r. ai o hpi resolveria

espero ter ajudado, e desculpe ter sido longo

[snapback]543921[/snapback]

porra kra.. vc ajudo demais… vou ver de remapear o carro... ja tinha pensado nisso...

acho q completa minha prepara?ao... vou cmprar um hallmeter e tal instalar e se ver q

• A Offline
                  A Offline
                  arved

corto meu post deu pau no pc… seila

...acho q completa minha prepara?ao... vou cmprar um hallmeter e tal instalar e se ver qual a leitura... se pa faão chip... e ja era

• D Offline
                    D Offline
                    daniel_fabricio

2. então todo dosador tem que ser instalado depois da flauta??

r. sim. o dosador fica entre a bomba e a flauta, dosando a pressão que ir? para a flauta e os bicos.

você se contradiz na pergunta e na resposta…

o dosador fica depois da bomba e depois da flauta ou na flauta (quando é caso de regulador de pressão original ou dosador que vai no lugar do original, assim o combustável passa por dentro do regulador e já joga pro retorno que vai pro tanque).

em carros returnless o sistema é diferente, o regulador fica dentro do tanque e vai apenas uma linha pro motor.

• D Offline
                      D Offline
                      daniel_fabricio

corto meu post deu pau no pc… seila

...acho q completa minha prepara?ao... vou cmprar um hallmeter e tal instalar e se ver qual a leitura... se pa faão chip... e ja era

[snapback]543931[/snapback]

acho bobagem você mexer com hpi

enfim, instale o hallmeter e veja o quanto alimenta de alta… se for pouca coisa menos que seus 880~920mv você pode tirar fora o regulador de pressão original e instalar um regulável da spa, bota 3kg de inicial que vai subir pré 3,5bar sem vêcuo (com essa diferença a i.e. ajusta na boa a mistura de marcha lenta), talvez alimente... talvez não.

o ideal mesmo seria fazer o chip.

• A Offline
                        A Offline
                        arved

vou partir para o chip mesmo… :aaf:

acho q eh a melhor solu?a... :(

• P Offline
                          P Offline
                          PrEsA

você se contradiz na pergunta e na resposta…

o dosador fica depois da bomba e depois da flauta ou na flauta (quando é caso de regulador de pressão original ou dosador que vai no lugar do original, assim o combustável passa por dentro do regulador e já joga pro retorno que vai pro tanque).

em carros returnless o sistema é diferente, o regulador fica dentro do tanque e vai apenas uma linha pro motor.

[snapback]543935[/snapback]

e verdade… não deu tempo p reler o que havia escrito, pq estou enrolado com o trampo.

tem como algum moderador editar?

daniel valeu pelo toque

e eu sempre digo q fica depois da flauta, pq apesar de o dosador estar preso na flauta, ele fica entre a bomba e a flauta (mas discutir isto é besteira).

e sistemas returnless não funcionam bem. o melhor é fazer com rotorno mesmo. as montadoras fazem isto p economizar.

• A Offline
                            A Offline
                            arved

valeu pelas dicas galeraaaa….

agora a outra pergunta.. compro hallmeter e pirometro ou soh o hallmeter ja me serve?/?? pq tava vendo o hall +piro da odg por 320 a 390 conto.. eh meio salgado mas se valer mesmo a pena eu abraão logo um... :aaf:

ideal eh uma sonda labda somente pra ele para nao confundir a ijje?ao correto??

• D Offline
                              D Offline
                              daniel_fabricio

valeu pelas dicas galeraaaa….

agora a outra pergunta.. compro hallmeter e pirometro ou soh o hallmeter ja me serve?/??  pq tava vendo o hall +piro da odg por 320 a 390 conto.. eh meio salgado mas se valer mesmo a pena eu abraão logo um... :aaf:

ideal eh uma sonda labda somente pra ele para nao confundir a ijje?ao correto??

[snapback]544276[/snapback]

acho bobagem o pirometro num aspirado tão b?sico assim… compra um hallmeter beast racing e pronto, se puder colocar uma sonda só pro hallmeter é ideal, porém no meu carro eu uso uma sonda só para a injeção e pro hallmeter e nunca tive problema.

• F Offline
                                F Offline
                                Fernando_221

essa duvida pode parecer meio imbecil mas… aquela mangueirinha de vacuo que fica ligada no regulador de pressão serve pra aumentar a pressão de combustivel em alta rpm??

• D Offline
                                  D Offline
                                  daniel_fabricio

essa duvida pode parecer meio imbecil mas… aquela mangueirinha de vacuo que fica ligada no regulador de pressão serve pra aumentar a pressão de combustivel em alta rpm??

[snapback]544343[/snapback]

? pelo vêcuo, você pode estar com giro baixo e borboleta inteira aberta que vai ter menos vêcuo do que a 6000 rpm e borboleta quase fechada

normalmente é 3kg de linha sem vêcuo e 2,5kg de linha com vêcuo…e claro, depende do vêcuo a pressão de combustável varia entre 2,5 a 3

• F Offline
                                    F Offline
                                    Fernando_221

? pelo vêcuo, você pode estar com giro baixo e borboleta inteira aberta que vai ter menos vêcuo do que a 6000 rpm e borboleta quase fechada

normalmente é 3kg de linha sem vêcuo e 2,5kg de linha com vêcuo…e claro, depende do vêcuo a pressão de combustável varia entre 2,5 a 3

[snapback]544344[/snapback]

entao tirando a mangueira tem mais pressão, é isso?? tem problema em andar sem a mangueira??

• D Offline
                                      D Offline
                                      daniel_fabricio

entao tirando a mangueira tem mais pressão, é isso?? tem problema em andar sem a mangueira??

[snapback]544345[/snapback]

se teu dosador for de 300kpa o carro vai andar com 3kg de linha 100% do tempo, isto ?, em algumas faixas de giro que não precisa de 3kg de combustável o motor vai rodar com excesso de combustável (até certo ponto a i.e. consegue acertar…)

e se teu motor for turbo, a pressão de combustável não vai subir junto com a pressão da turbina.

• G Offline
                                        G Offline
                                        Gustavo Golf

aproveitando o topico…. :(

vcs tem alguma diga pra melhorar o desempenho dos ea 111 igual o meu?

1.6

eh bem fraco :cry:

• A Offline
                                          A Offline
                                          arved

aproveitando o topico….  :(

vcs tem alguma diga pra melhorar o desempenho dos ea 111 igual o meu?

1.6

eh bem fraco  :cry:

[snapback]545625[/snapback]

uma turbina bem acertada ou um aspro light.. se quer resultado bem visivel vai de turbo…. as vezes me arependo de ter aspirado hehehe

• Login

• Não tem uma conta? Cadastrar

• Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários