Projeto celta 1.8t 16volts
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salve galera,
em busca de novas dores de cabeça vou iniciar o projeto celta 1.8t 16v (familia 1) partindo da preparação atual 1.6t 8v).
o objetivo é fazer este upgrade tentando salvar o máximo de investimento já realizado.
aqui no preparados vou tentar organizar de uma maneira melhor o que já estou postando no forum celta clube.
vamos lá
tudo iniciou quando o celtinha era 1.0 vhc. logo coloquei um kit básico, depois intercooler e his.
cansado de apenas dar umas espirradinhas decidi montar um motor 1.6 e parti para uma turbina apl .42.48, intercooler, fueltech e um cabeçote 1.8 8v com o comando do corsa 1.6.empurrando 1.5kg, esta configuração rendeu 305cv no motor e muitas alegrias.
mas… como esse negócio de carro turbo parece doença... decidi preparar um cabeçote roletado e jogar neste motor 1.6. claro que com isso tive outros gastos como trocar turbina, refazer intercooler... e outras coisinhas.
aí chegou o grande dia em que desceu uma válvula e acabou com os meus pistões. dai surgiu a vontade de colocar um cabeçote 16v sem o acionamento por balanceiros atritantes ou roletados.
pra começar a brincadeira fui atrás das especificações do motor que equipa a meriva / stilo 1.8 16v:
depois fui tentar entender…..
o que queria dizer o tal do c18sel:
quais as diferenças nos blocos de um 1.8 f1 8v e 16v:
bloco 1.8 8vaqui já notei que teria que substituir o tubo de ventilação do motor e o a mangueira de água do bloco do motor ao tubo.
obs: as marcas nos pistões do bloco 16v não são cavas. acredito que o dono desse carra tenha atropelado as válvulas.aqui é bastante interessante se tiver uma foto do cabeçote do corsa 1.6 16v. daria para notar a diferença de angulação das válvulas entre estes cabeçotes.
acredito que esse seja o fator do motor 1.8 16v não ter cavas nos pistões.como era o sistema de distribuição do motor:
aqui comecei a ficar bastante preocupado…. caraca... quanta coisa pra fazer....
tensionadores, polias reguláveis, bomba de água, engrenagem do virabrequim, suporte alternador, suporte motor, etco que iria fazer com os coletores de admissão e escape:
não ia ter como… usar este coletor de admissão variável e o coletor que eu tinha de escape tubular...
mais preocupado ainda... ia ter que fazer todos os coletores novamente.para este post gostaria de agradecer o rbsmontemor e o tatin pelas imagens que utilizei deles.
no próximo post vou fazer a lista de peças que preciso ir atrás....
abçs
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melhor nao tentar fazer 1.9, esta trabalhando num bloco f1, q chegou nesse 1.8 no limite extremo já, levando em conta ainda q é t e nao é pressao pouca
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nao sei se no motor gm da, mas ja penso um milinove gm 16v
o motor gm familia 1 seria alguma coisa parecida com os vw bielinha. pistão no máximo 81mm, vira de 88,2 e biela de 129,75mm. o motor ap 1.9 é bom porque não tem o r/l escroto dos 2.0 bloco baixo (144mm)…então troca-se o vira para o do 1.8 para ter um r/l melhor.
não tem nada a ver com ser 1.8, 1.9, 2.0, 2.1...
o motor gm familia 1 1.8 também tem r/l escrotão...e fazendo uma analogia com o que se faz em ap, deveria ser feito um gm familia 1 1.7 com pistão de 1.8 e virabrequim de 1.6.
nos gm familia 2 dá para fazer 1.9 também...exatamente da mesma forma dos ap. assim como gm também tem os bloco alto dos 2.2 e 2.4...que montados com virabrequim de 2.0 ficam com um r/l maravilhoso...
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edit: (não deu tempo de editar)
gm f1 = bloco pequeno, entre-cilindros pequeno e cilindrada maxima de 1800cc. usado em corsa, montana, meriva, celta..
gm f2 = bloco maior, entre cilindros maior, cilindrada entre 1.8 e 2.4. usado em astra, vectra, monza, zafira, kadett….
ps: posta o resto das fotos yuri
[] s
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não compensa comprar logo o motor completo 1.8 16v ou 2.0 16vó do que ter que fazer todas essas adaptações pra encaixar o cabeçote 16v.
ultimamante ando grilado com adaptações, é dor de cabeça na certa alem de muitas horas sem sono e quebra de banca $ rsrs
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não compensa comprar logo o motor completo 1.8 16v ou 2.0 16vó do que ter que fazer todas essas adaptações pra encaixar o cabeçote 16v.
ultimamante ando grilado com adaptações, é dor de cabeça na certa alem de muitas horas sem sono e quebra de banca $ rsrs
zorlac,
acredito que se alguém fosse começar um projeto do zero o interessante seria realmente fazer um swap. mas como disse a minha intenção seria aproveitar ao máximo o investimento que já tinha realizado.
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continuando… vamos a lista de peças que vou precisar considerando a troca de alguns parafusos antigos que tenho desde a mecânica 1.0 vhc.
desta relação os maiores custos são do cabeçote, jogo de pistões, tampa do cabeçote e coletores.
não fiquem assustados…. pq depois de tudo comprado garanto que as peças caibam em um única caixa de papelão... 60% da lista são parafusos.
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continuando…
peças arrefecimento do motor
conjunto termostato
junta do conjunto do termostato
parafuso grande do termostato ao cabecote
junta do conector da mangueiraps: no conjunto do termostato vao dois parafusos (um grande e outro pequeno). o grande achei sem problemas, agora o pequeno foi preciso abrir um processo de bo na gm para que eles achem um para fornecer.
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utilizando o que voce ja tem, eu partiria para o uso do seu vira mesmo do 1,6 e montaria com bielas especias usando os pistões que voce ja comprou
mudaria drasticamente o r/l,teria um carro mais livre para o giroeu tenho um 2.2/2.4 no bloco, com vira de 2.0 e bielas de 6polegas,sem contar o peso fora da arvore de balanceamento
ainda girar muito melhorse tivesse um fi nas mão com certeza faria isso, aliado de ja ter o vira
faça os calculos e mande fazer as bielasescolha a faixa de potencia que voce quer
e se não tiver onde comprar as bielas fala com esse cara
gabriel ricce
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um detalhe, pra gerenciar isso tudo eu recomendaria uma megasquirt uma v3 com processador msii
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engraçado que quando não é ap ninguém posta..
inspiração pra você
http://www.youtube.c…h?v=cn5y6jbut9k
-gm familia 1 1.8 16v, cabeçote de meriva trabalho top, mpi, iskanderian, etc..
-garret gt40
-haltechabraço
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engraçado que quando não é ap ninguém posta..
fzr o que se vw ap é o motor mais popular aqui no brasil?
as pessoas conhecem muito mais sobre esse motor do que sobre os outros. normal que tópicos de ap tenham maior número de pessoas colaborando. -
utilizando o que voce ja tem, eu partiria para o uso do seu vira mesmo do 1,6 e montaria com bielas especias usando os pistões que voce ja comprou
mudaria drasticamente o r/l,teria um carro mais livre para o giroeu tenho um 2.2/2.4 no bloco, com vira de 2.0 e bielas de 6polegas,sem contar o peso fora da arvore de balanceamento
ainda girar muito melhorse tivesse um fi nas mão com certeza faria isso, aliado de ja ter o vira
faça os calculos e mande fazer as bielasescolha a faixa de potencia que voce quer
e se não tiver onde comprar as bielas fala com esse cara
gabriel ricce
já ouvi inúmeras vezes sobre este assunto de montar com o vira do 1.6. agora, será que seria tanta diferença?
de qualquer forma vou montar com vira de 1.8. ai vou ter um parâmetro para caso venha fazer essa alteração. -
dando uma acelerada no processo….
peças sistema de ventilação do motor
tubo de ventiliação do motorobs: o tubo dos cabecotes 8v ficam na vertical. este acompanha o bloco horizontalmente e chega no cabecote de lado.
junta do tubo de ventilacao do motor
mangueira do tubo de ventilacao ao cabecote.um pouquinho de perfumaria… (tampa de válvulas da cor do celtinha)