Duvida sobre escape para turbo…
-
o melhor escapamento pra motor turbo é aquele que fica longe do carro
na prática não tem dessas de calcular di?metro de rotor ou ficar fezendo conta, o que vira mesmo é deixar o eixo o mais livre possivel. quanto mais livre de qualquer coisa pela frente, é mais facil ele girar.
e eixo que gira fácil se traduz em compressor que embala facil…
-
o melhor escapamento pra motor turbo é aquele que fica longe do carro
na prática não tem dessas de calcular di?metro de rotor ou ficar fezendo conta, o que vira mesmo é deixar o eixo o mais livre possivel. quanto mais livre de qualquer coisa pela frente, é mais facil ele girar.
e eixo que gira fácil se traduz em compressor que embala facil…
[snapback]574614[/snapback]
simples assim
-
tem umas mudanças cabreras q ocorrem com o gas ao passar no turbo no quisito pressão e temperatura. antes dele, alta energia: quente e sob pressao. se no outro lado vc tivesse as mesmas condições ele nao giraria, pois fluxo normalmente só existe qdo existe diferença de pressão. logo dá pra imaginar q qto mais proximo ao inverso do estado de alta energia estiver o outro lado, mais fluxo. mas acho q a dinamica ali é ainda mais complexa pois envolve tb pulsos etc…
-
o di?metro do escape tem um limite também né … se for muito grande atrapalha.
-
fun…
opala do takeda aki em pe eu vi de perto... a turbina fazia um desfunilamento logo logo na saida da turbina... de 2.5 pol pra 4.5 pol
vc ja viu os comerciais da mp, quando eles fazem uma turbina girar sem escapamento? acontece uma expansao na saido do rotor, parece um tiro de fusil, fica muito mais largo do que o simples diametro do rotor....
sobre o exemplo do canudo, peque um canudo de 1 centimetro (que eh a saida do rotor) e sopre... depois sopre um completo...
quando vc imaginar que os gases ali esta girando e se expandindo (que eh o segundo maior fator para se girar uma turbina) vc vai entender melhor...
-
ah já falaram tudo. se o tubo fosse de 2,5 desde a saida até o meio do carro, ai seria bobeira colocar or esto em 3 , mas só a saida de 2,5 e depois o resto em 3 , nao quer dizer que o escape teria 2,5 por causa de uma saida de poucos cm, pois dali em diante os gases irão sair, acumular, embolar e serem expulsos do escape.
essa teoria do canudinho é boa hehehe.
-
nao sei responder o porque.
porem na pratica te digo, meu carro tava com escape de 2 (tamanho da saida como vc disse), bastou passar pra 2.5 que eu ganhei pelo menos 0.3 bar de pressao final, ou seja, liberou o escape e consequentemente respirou (potencia) melhor.
ganho real de 0.3 soh por ter aumentado 0.5 , e nao mexi em absolutamente nada em regulagem e tal, foi o tao famoso (prug i prei)
-
não houve mudança nenhuma de volume de som entre o meu de 2,5 com 1 abafador de 2,5 e o de 3 com 1 abafador de 3
mudou o timbre , o tipo do som… mas o volume continua o mesmo... alto o suficiente pra numa viagem incomodar... mas no dia a dia, eu até gosto...
-
nao sei responder o porque.
porem na pratica te digo, meu carro tava com escape de 2 (tamanho da saida como vc disse), bastou passar pra 2.5 que eu ganhei pelo menos 0.3 bar de pressao final, ou seja, liberou o escape e consequentemente respirou (potencia) melhor.
ganho real de 0.3 soh por ter aumentado 0.5 , e nao mexi em absolutamente nada em regulagem e tal, foi o tao famoso (prug i prei)
[snapback]574659[/snapback]
vc facilitou a saida dos gases. parte deles ao inves de encontrarem o caminho de menos restrição pela wast gate, encontraram pelo turbo, girando mais ele.
-
o que vcs diriam da influencia de 2 abafadores num escape de 3 , sendo um jk da vida e um tambem direto mas dakeles ovais maiores…
perdas... som... como ficaria?
[snapback]574693[/snapback]
acho que isso nao influencia em nada ja que eles sao ocos…
o pessoal confunde muito abafador e silencioso.
abafador = oco
silencioso = galerias internas por onde passa os gases.
no meu projeto vou usar pelo menos 2 abafadores de 2,5 .
abracos
wagner luis
-
wagner, um escape do tipo flauta (com furinhos na tubulação interna), sem nenhuma restrição, porem com lá de vidro entre a tubulação interna e a carca?a dele, eh considerado entao um silencioso ou um abafador?
pergunto isso pq ele nao eh oco, apesar de nao oferecer restrição ao fluxo dos gases
-
não tem aquele esquema de vêcuo também?
ou eu viajei?
se vc tem um escape mais grosso indo pro final do carro, e h? gases passando por ali, tendencialmente, vai se criar um vêcuo nesta regi?o…
esse vêcuo não pode ajudar a limpar o resto do sistema de escape ?
-
fan esse q vc ta falando eh o abafador… mas os tipo jk não servem pra mt coisa não... ele praticamente so muda o timbre do som, pq não abafa mt coisa...
agora os abafadores tipo turbo são bons eles abafam bem e não restrigem nada o fluxo.
putz vitão tb esqueci o nome, mas isso q vc falou tb tem a ver, mas eh mais na parte do coletor... no final do scap os gases ja perderam a força e o calor, então so tão atrapalhando la... eh nessa hora q o abafador faz seu trabalho...
-
farelo, seu raciocinio nao me parece mto correto… o correto seria imaginar o seguinte: pegue um canudinho e sopre com força. depois, emende na ponta desse canudinho um outro, porem um pouco mais grosso e sopre com força novamente. vc sentira diferença entre elesó a resposta eh: não, pois o canudinho inicial está estrangulando o sistema...
entao, teoricamente, e seguindo o meu raciocinio (que pode estar errado), nao adianta colocar uma tubulação toda de 3 se a saida dos gases é de 2 ... o correto neste caso seria usinar a saida da caixa quente pra 3 e só entao fazer a tubagem toda de 3 , com o minimo de curvas possivel...
eh nesse ponto q eu quero chegar
[snapback]574530[/snapback]
errado
eu tinha escape de 2,5 inteiro no meu carro, com 1 abafador
ai refiz, de 3 . mas como meu carro é não tem espaço e a turbina fica em cima, não passava um cano de 3
então o downpipe ficou com 2,5 (mais ou menos uns 50 cm), e o resto tudo de 3 até o final, com 1 abafador.
resultado?
500 rpm a menos na pegada da turbina e +/- 0.3 bar a mais se pressão em final de marcha como 4? e 5?… tive que baixar a regulagem da valvula pra voltar pro 1 bar que eu uso.
então, eu senti e recomendo o que todo mundo aqui, e o cm já fala faz teeeeeeeeeeeeempo.
escape pra turbo? quanto mais livre melhor (claro, sempre considerando uma turbina bem dimensionada pro motor)
-
wagner, um escape do tipo flauta (com furinhos na tubulação interna), sem nenhuma restrição, porem com lá de vidro entre a tubulação interna e a carca?a dele, eh considerado entao um silencioso ou um abafador?
pergunto isso pq ele nao eh oco, apesar de nao oferecer restrição ao fluxo dos gases
[snapback]574837[/snapback]
esses furinhos se estiverem na lateral do tubo, entre a parede/la de vidro/furinhos, sao abafadores, vc olha dentro dele e ve o outro lado entende? sem nada impedindo a sua visao, como se fosse um pedaão de cano normal.
a gente diz oco pq da pra ver o outro lado.
-
então eh isso q o cara do raimundus fala naquela musica deles….
... eu quero ver o ocooooo...