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Taxa de 7,5:1 no alcool

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    Fabio Lima
    escreveu em última edição por
    #43

    digo isso nao no sentido de contrariar e sim de que deve-se pensar no conjunto pro uso que você vai fazer.

    agora se fosse um carro de pista ou fim de semana, ai num dá nada, taxa mais baixa, peças resistentes e tora na pressao de turbo atá o limite da mecânica. mas pra um carro q roda todo dia…

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    • G Offline
      G Offline
      Gaucho
      escreveu em última edição por
      #44

      gaucho, como são configurações totalmente distintas, a unica forma de comparar seria vc pegar dois motores iguais, um com taxa baixa e outro com taxa mais elevada… turbine-os e leve-os até o limite da quebra... obviamente, pra conseguir isso, vc vai enfiar mto mais pressao no motor destaxado e pouca pressão no motor taxado... qd ambos chegarem nesse limite de quebra, qual estará rendendo maisó o destaxado

      na minha concepção essa é a unica forma de se comparar os dois motores, pois temos mais de um parametro variando (taxa e pressão)

      eu nunca duvidei de qual vai durar +

      volto a afirmar.

      2 motores iguais e turbos c mesma pressÃo

      o mais taxado vai render + e ponto final

      se vai quebrar não é problema meu

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      • M Offline
        M Offline
        Maxxx
        escreveu em última edição por
        #45

        remando contra a maré, acabei de montar meu motor com 11:1 de taxa e vou utilizar entre 1,1 e 1,2 de pressão.. na verdade o que a turbina der pois isolei a wastegate.. mas aqui vem a primeira questão. antes de você determinar qual taxa é melhor pra tua aplicação, procure estabelecer um objetivo. sem um ponto definido de onde se queira chegar dificilmente você saberá o que é melhor pra vc. no meu caso quero um carro de uso diário com uma potência próxima dos 220cv que eu possa fazer viagens e provas de endurance.

        por exemplo:

        pra um carro de uso diário, uma puxada ou outra em sinaleiro, usaria uma taxa maior e menor pressão. faria também com que a turbina entrasse antes trocando a caixa quente. você terá um carro mais gostoso de andar no dia a dia e terá um fôlego extra sempre que precisar, com uma certa economia também.

        pra um carro de uso esporádico do qual você queira um maior rendimento, mantenha a taxa mais baixa e aumente a pressão. você terá um carro mais forte (em função da pressão e não da taxa) mas não tão agradável ao dirigir no dia a dia sofrendo um pouco com falta de força em baixas rotações.

        agora a relação taxa x pressÃo tenho algumas considerações:

        1 - ao se comparar dois motores idênticos (deslocamento) com o mesmo sistema de alimentação, turbo e mesma pressÃo, vai render mais o que tiver mais taxa (independente de agüentar ou não, isto é uma outra questão) em função da maior taxa dinâmica.

        2 - ao se comparar dois motores idênticos (deslocamento) com o mesmo sistema de alimentação, turbo e mesma taxa dinÂmica vai render mais o que tiver mais pressÃo de turbo por conseguir um maior preenchimento da câmara (leia-se aqui dois motores de mesmo deslocamento em que um deles utiliza mais taxa e menos pressão e o outro mais pressão e menos taxa, ambos resultando em uma taxa dinâmica idêntica).

        era isso…

        abraxxx

        1 Resposta Última resposta
        • G Offline
          G Offline
          Gaucho
          escreveu em última edição por
          #46

          gaucho vc não está entendendo o que falei… isso não é uma disputa de carros...
          estou falando que independentemente da tecnologia, o mesmo carro vai gerar sempre mais potencia se trabalhar com taxa baixa e pressao alta comparado ao mesmo carro e consequentemente com a mesma tecnologia se ussasse taxa alta e pressao menor...

          É isso...

          respondido acima

          pressÕes iguais o taxado rende +

          durabilidade É outro papo

          disso entendo muito…..ando c 0,6 no meu mamÃo

          1 Resposta Última resposta
          • A Offline
            A Offline
            Anderson Torres
            escreveu em última edição por
            #47

            remando contra a maré, acabei de montar meu motor com 11:1 de taxa e vou utilizar entre 1,1 e 1,2 de pressão.. na verdade o que a turbina der pois isolei a wastegate.. mas aqui vem a primeira questão. antes de você determinar qual taxa é melhor pra tua aplicação, procure estabelecer um objetivo. sem um ponto definido de onde se queira chegar dificilmente você saberá o que é melhor pra vc. no meu caso quero um carro de uso diário com uma potência próxima dos 220cv que eu possa fazer viagens e provas de endurance.

            por exemplo:

            pra um carro de uso diário, uma puxada ou outra em sinaleiro, usaria uma taxa maior e menor pressão. faria também com que a turbina entrasse antes trocando a caixa quente. você terá um carro mais gostoso de andar no dia a dia e terá um fôlego extra sempre que precisar, com uma certa economia também.

            pra um carro de uso esporádico do qual você queira um maior rendimento, mantenha a taxa mais baixa e aumente a pressão. você terá um carro mais forte (em função da pressão e não da taxa) mas não tão agradável ao dirigir no dia a dia sofrendo um pouco com falta de força em baixas rotações.

            agora a relação taxa x pressÃo tenho algumas considerações:

            1 - ao se comparar dois motores idênticos (deslocamento) com o mesmo sistema de alimentação, turbo e mesma pressÃo, vai render mais o que tiver mais taxa (independente de agüentar ou não, isto é uma outra questão) em função da maior taxa dinâmica.

            2 - ao se comparar dois motores idênticos (deslocamento) com o mesmo sistema de alimentação, turbo e mesma taxa dinÂmica vai render mais o que tiver mais pressÃo de turbo por conseguir um maior preenchimento da câmara (leia-se aqui dois motores de mesmo deslocamento em que um deles utiliza mais taxa e menos pressão e o outro mais pressão e menos taxa, ambos resultando em uma taxa dinâmica idêntica).

            era isso…

            abraxxx

            acho que vc misturou tudo. taxa alta com pressão de 1 bar para correr endurance??? :aaf
            ai o certo seria justamente o contrario, taxa menor e pressão um pouco mais alta.

            para o dia a dia sim vc poderia usar taxa mais alta, mas com turbo continuo achando besteira, vc não pode sacrificar justamente a fase turbo de um carro turbo, só para que ele fique um pouco melhor na fase aspirada, que é uma fase q nem de performance é, já que até para arrancar forte vc já ta pressurizando o motor.

            esse seu motor com 11:1 de taxa e 1.2 bar de pressão já está montado? cuidado com isso em, eu tenho certeza de que vc vai se aborrecer cedo. vai ter q ficar atrasando ponto para não grilar e isso é frustrante.

            boa sorte.

            1 Resposta Última resposta
            • * Offline
              * Offline
              * Caroline Stella *
              escreveu em última edição por
              #48

              gaucho vc não está entendendo o que falei… isso não é uma disputa de carros...
              estou falando que independentemente da tecnologia, o mesmo carro vai gerar sempre mais potencia se trabalhar com taxa baixa e pressao alta comparado ao mesmo carro e consequentemente com a mesma tecnologia se ussasse taxa alta e pressao menor...

              É isso...

              andré, desista. esse assunto ja foi debatido e esclarecido no pp trocentas vzs, mas o pessoal tem preguiça de usar o mecanismo de busca e com isso continua sem saber o que está falando

              dando um colher de sopa aqui:

              http://www.preparados.com.br/forum/index.phposhowtopic=26337&view=findpost&p=523193

              e indo direto à resposta:

              vamos por partes pra vc entender o q estou querendo explicar aqui.

              veja o lance do enchimento:

              motor 2.0 com 12:1 de taxa e 1 bar de pressão: 4149,20 cc
              motor 2.0 com 8,5:1 de taxa e 1 bar de pressão: 4232,96 cc

              numa comparação entre dois motores aspirados preparados, essa diferença faz   uma diferença num mano-a-mano. mas ainda não é aí q quero chegar com esse meu post.
              veja o resultado da taxa dinâmica:

              motor 2.0 com 12:1 de taxa e 1 bar de pressão = 24:1
              motor 2.0 com 8,5:1 de taxa e 1 bar de pressão = 17:1

              isso ja mostra que o destaxado alem de render mais com a mesma pressão do taxado, ainda aguenta muito mais pressão q isso ai de cima, ao passo q o taxado ja esta no bico do urubu e andando atras
              agora vamos equilibrar as coisas pra não cometer injustiças hehehe. vamos deixar ambos com a mesma taxa dinâmica (24:1 nos dois) e assim podermos fazer a verdadeira comparação:

              motor 2.0 com 24:1 de taxa dinâmica =  1 bar de pressão e 4149,20 cc
              motor 2.0 com 24:1 de taxa dinâmica =  1,82 bar de pressão e 6084,87 cc

              entendeu a diferença? covardia pura, não tem nem comparação direta. destaxado rende mais e ainda aguenta mais.

              mais claro que isso, somente desenhando

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              • D Offline
                D Offline
                daniel_fabricio
                escreveu em última edição por
                #49

                p mim não existe taxa ideal

                se não quebrar …....qto mais alta melhor.

                2 motores turbinados idênticos .......o q tiver + taxa vai render +

                isso chama-se explosão em confinamento

                pelo contrário
                taxa mais baixa = câmara maior
                câmara maior = mais espaço para comprimir mistura = maior explosão

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                • M Offline
                  M Offline
                  Maxxx
                  escreveu em última edição por
                  #50

                  acho que vc misturou tudo. taxa alta com pressão de 1 bar para correr endurance???
                  ai o certo seria justamente o contrario, taxa menor e pressão um pouco mais alta.

                  para o dia a dia sim vc poderia usar taxa mais alta, mas com turbo continuo achando besteira, vc não pode sacrificar justamente a fase turbo de um carro turbo, só para que ele fique um pouco melhor na fase aspirada, que é uma fase q nem de performance é, já que até para arrancar forte vc já ta pressurizando o motor.

                  esse seu motor com 11:1 de taxa e 1.2 bar de pressão já está montado? cuidado com isso em, eu tenho certeza de que vc vai se aborrecer cedo. vai ter q ficar atrasando ponto para não grilar e isso é frustrante.

                  boa sorte.

                  então anderson, não misturei não.. já tive um ap 2000 que usava 13:1 no álcool empurrando 1,0bar.. quebrei canaleta n vezes com esta pressão. o carro só parou de quebrar quando baixei a pressão para 0,8.. mas era outra época (10 anos atrás), carburado, etc..
                  agora trabalho no limite da minha turbina, que é entre 1,1 e 1,2 (ihi pequena) mas agora injetado. com esta taxa de 11:1 (foi buretado tudo pra se chegar até ela) tenho algo entre 24 de taxa dinâmica. não acredito que eu tenha problemas. o motor está montado e rodei a primeira vez na sexta-feira agora. já comentei anteriormente.. assim que estiver amaciado e acertado postarei os vídeos.. e no próximo tuning day aqui em ctba serei presença garantida…

                  abraxxx

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                  • M Offline
                    M Offline
                    Maxxx
                    escreveu em última edição por
                    #51

                    ah .. outra coisa.. endurance pra mim não se limita a acelerar o carro na reta e passar o resto do circuito andando a 30km/h (como eu vi vários turbos aqui em ctba) esperando a temperatura baixar.. é pé no porão do início ao fim..

                    abraxxx

                    1 Resposta Última resposta
                    • G Offline
                      G Offline
                      Gaucho
                      escreveu em última edição por
                      #52

                      câmara maior = mais espaçoo para comprimir mistura = maior explosão

                      é assim?

                      então toda a engª tá errada.

                      1 Resposta Última resposta
                      • C Offline
                        C Offline
                        CesarV8
                        escreveu em última edição por
                        #53

                        vc está enganado a taxa original dele a gasolina é coisa de 9,5:1, eu usinei 2,5mm da cabeça do pistão (gasolina) para poder chegar nestes 8,6:1 que uso.
                        abraçpo,

                        acho q não
                        nem a do 1.6/s gasolina é essa taxa

                        olhe a ficha técnica de todos os motores de chevette

                        http://www.chevettemaniac.com/fichatecnica.html

                        o meu é o com bloco vermelho.

                        1 Resposta Última resposta
                        • C Offline
                          C Offline
                          CesarV8
                          escreveu em última edição por
                          #54

                          http://www2.uol.com.br/bestcars/classicos/chevette-4.htm

                          pode conferir, a taxa do 1.6 a gasolina é igual a do 1.4 gasolina…

                          mas nitidamente os cabeçotes tem câmaras de combustão de tamanhos diferentes.

                          1 Resposta Última resposta
                          • G Offline
                            G Offline
                            Gaucho
                            escreveu em última edição por
                            #55

                            esse assunto ja foi debatido e exclarecido no pp trocentas vzs, mas o pessoal tem preguiça de usar o mecanismo de busca e com isso continua sem saber o que está falando

                            …............ motor 2.0 com 12:1 de taxa e 1 bar de pressão: 4149,20 cc
                            motor 2.0 com 8,5:1 de taxa e 1 bar de pressão: 4232,96 cc ............

                            carol

                            repita essa conta acima c 5:1 de taxa e depois c 2:1 de taxa

                            meu motor tem 10,8:1….......vou destaxar se isso for verdade

                            1 Resposta Última resposta
                            • M Offline
                              M Offline
                              Maxxx
                              escreveu em última edição por
                              #56

                              http://www2.uol.com.br/bestcars/classicos/chevette-4.htm

                              pode conferir, a taxa do 1.6 a gasolina é igual a do 1.4 gasolina…

                              mas nitidamente os cabeçotes tem câmaras de combustão de tamanhos diferentes.

                              câmaras de tamanho diferente para volumes de deslocamento diferentes.. lembre que taxa de compressão é uma relação geométrica… já vi muito mexânico medindo taxa de compressão com um manômetro pra medir pressão de cilindro...

                              abraxxx

                              1 Resposta Última resposta
                              • M Offline
                                M Offline
                                Maxxx
                                escreveu em última edição por
                                #57

                                esse assunto ja foi debatido e exclarecido no pp trocentas vzs, mas o pessoal tem preguiça de usar o mecanismo de busca e com isso continua sem saber o que está falando

                                …............ motor 2.0 com 12:1 de taxa e 1 bar de pressão: 4149,20 cc
                                motor 2.0 com 8,5:1 de taxa e 1 bar de pressão: 4232,96 cc ............

                                carol

                                repita essa conta acima c 5:1 de taxa e depois c 2:1 de taxa

                                meu motor tem 10,8:1….......vou destaxar se isso for verdade

                                gaúcho..

                                pior que é real o que a carol falou… mas na minha opinião esta diferença é muito pequena para ser levada em consideração...

                                só mais um exemplo (do meu motor... hehe)... e prometo que é o último... heheh

                                motor 1850cc, 11:1 de taxa, 1.2 de pressão:
                                volume admitido sob pressão - 4470cc
                                taxa dinâmica - 24,2:1

                                motor 1850cc, 8:1 de taxa, 1.2 de pressão:
                                volume admitido sob pressão- 4645cc (maior que o caso anterior)
                                taxa dinâmica - 17,6:1 (bem menor que o caso anterior)

                                agora veja que o segundo caso com a mesma taxa dinâmica de 24:1

                                motor 1850cc, 8:1 de taxa, 2bar de pressão:
                                volume admitido sob pressão - 6545cc (e aqui sim, muito maior)

                                veja que este terceiro exemplo permite trabalhar com uma pressão de turbo muito superior pra atingir a mesma taxa dinâmica do primeiro exemplo, e com isso admitir muito mais mistura na câmara.

                                concordo com a carol, mas repito que o mesmo motor em deslocamento com a mesma pressão de trabalho em turbo, renderá mais o que tiver a maior taxa de compressão. ele admite um pouco (e muito pouco) menos de volume mas a taxa dinâmica compensa.

                                abraxxx

                                1 Resposta Última resposta
                                • A Offline
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                                  Anderson Torres
                                  escreveu em última edição por
                                  #58

                                  é assim?

                                  então toda a engª tá errada.

                                  não se a quantidade de pressão + combustivel for a mesma, aí com mais espaço (menos taxa), menos explosão. isso já é bem óbvio.

                                  porém, voltamos ao ponto que já foi explicado e vc já aceitou, que mostra q neste mesmo caso aí acima, vc teria mais espaço para comprimir ainda mais combustivel com maior pressão e com menor risco.

                                  não sei nem pq vcs ainda estão discutindo…

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • M Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #59

                                    ah.. e respondendo pela carol..

                                    motor 2.0, 1bar de pressão, 5:1 de taxa = 4960,74cc (taxa dinâmica 10:1)
                                    motor 2.0, 1bar de pressão, 2:1 de taxa = 7937,19cc (taxa dinâmica 4:1)
                                    meio litro por câmara

                                    abraxxx

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • G Offline
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                                      Gaucho
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                                      #60

                                      ah.. e respondendo pela carol..

                                      motor 2.0, 1bar de pressão, 5:1 de taxa = 4960,74cc (taxa dinâmica 10:1)
                                      motor 2.0, 1bar de pressão, 2:1 de taxa = 7937,19cc (taxa dinâmica 4:1)
                                      meio litro por câmara

                                      abraxxx

                                      agora sim

                                      se fica + forte turbinar c taxa baixa vamos fazer direito

                                      quem será o 1º a turbinar c 2:1 de taxa ?

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                                      • M Offline
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                                        #61

                                        agora sim

                                        se fica + forte turbinar c taxa baixa vamos fazer direito

                                        quem será o 1º a turbinar c 2:1 de taxa ?

                                        hahaha com esta taxa dá pra trabalhar com uns 50bar de pressão
                                        brincadeira… fiz as contas e dá pra encher 11 bar pra chegar nos 24 de taxa dinâmica e chegar a um volume admitido sob pressão de 47623,14cc monstro

                                        abraxxx

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • F Offline
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                                          #62

                                          isso me lembrou o motor do gol do véio pazzini que o pessoal dizia que até pra ligar tinha que dar no nitro de tao pouca taxa

                                          1 Resposta Última resposta

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