Astra gsi
-
então… estava eu com um jogo de bicos iwp largados aqui e ninguém queria comprar, fiz uma proposta despretensiosa pro prado pelo msn e ele aceitou. troquei os bicos mais uma graninha por um chip custom dele pro meu carro, feito em cima do dinam?metro.
fizemos no total 10 passagens no dino (o prado não estava aqui em curitiba e então quem fez foi o carlos e o marquinhos).
1? passagem com motor original sem catalizador:
potência máxima no motor: 127,83cv @ 5700 rpm
potência máxima nas rodas: 109,3cv @ 5600 rpm
torque máximo: 18, alguma coisa kgm
da? fizemos algumas passagens e eles foram alterando o programa, verificando o que vinha de potência e também vendo ponto de ignição pelo scanner e sonda lambda.
passagens depois da melhor programação que conseguiram:
motor chipado sem catalizador e com filtro de ar original:
potência máxima no motor: 142,89cv @ 5400 rpm
potência nas rodas: 126,29cv @ 5300 rpm
torque máximo: 20,70kgm @ 4100 rpm
motor chipado sem catalizador e sem filtro de ar:
potência máxima no motor: 145,20 cv @ 5500 rpm
potência nas rodas: 128,67cv @ 5500 rpm
torque máximo: 20,78kgm @ 4100 rpm
as curvas mais altas, a vermelha é sem filtro e a amarela com filtro mas por 2cv não vou mexer em filtro não...
o carro pré andar com po leve e m?dio ficou muito melhor... pisando pré valer ainda não pude testar direito, mas aparentemente tá mais rapidinho
sim.
acho que valeu a pena, me livrei de peça parada e o resultado até agora está
aprovado.
segue gr?fico de potência do dino.
-
se nao me engano o gsi vem com 136cv no documento. sera que o seu veio mais fraco ou a gm superfaturou a cavalaria nos documentos?
mas o que importa é que foi medido antes e depois e veio 15cv, otimo para um chip.
[snapback]618286[/snapback]
eu também achei essa potência original baixa, mas o que o prado me disse foi o seguinte: que a fábrica mede o motor sem escapamento, sem filtro de ar, sem um monte de peça de arrasto e em ótimas condições de temperatura e pressão pro motor. ele me disse que se medisse e desse os 136cv que a fábrica indica, aí sim a medição estaria errada…não sei se essa informação procede 100%, porém eu vi um gr?fico de potência de um gsi original na pogina da nascar power chips e no dino deles deu próximo dos 136cv originais e o motor chipado deu resultado muito parecido com o do meu carro.
além disso, aqui em curitiba estamos a quase 1000m em relação ao nível do mar, talvez isso já seja o suficiente pré tirar um pouco de potência.
de qualquer maneira não me apeguei demais ao resultado do motor original, mas sim comparando a diferença em % do motor original pro chipado pelos resultados do dino, já que as vari?veis do dino não foram alteradas.
a dirigibilidade do carro ficou muito melhor.
-
eu também achei essa potência original baixa, mas o que o prado me disse foi o seguinte: que a fábrica mede o motor sem escapamento, sem filtro de ar, sem um monte de peça de arrasto e em ótimas condições de temperatura e pressão pro motor.
[snapback]618295[/snapback]
discordo.
esse método citado é o conhecido sae, ja o padrão brasileiro é um nbr q praticamente copia o din (europeu) onde se mede os motores com todos os componentes que serão usados normalmente no carro.
-
o interessane foi q sem contar os números vc sentiu no po q o carro melhorou, daniel…sinal q algo mudou mesmo e não foram só números nas medições
-
discordo.
esse método citado é o conhecido sae, ja o padrão brasileiro é um nbr q praticamente copia o din (europeu) onde se mede os motores com todos os componentes que serão usados normalmente no carro.
[snapback]618312[/snapback]
eu também ja tinha lido sobre isso .
e o consumo como ficou?
-
não consegui editar, mas, interessante como algumas modificações, mesmo que pequenas, dão resultados satisfatérios…
[snapback]618404[/snapback]
não, acerto e medição foi em cima do dino do prado mesmo, pelo que me consta é um dino argentino, ele tem dois rolos e fica em cima de uma estrutura metálica, bem bacana.
chuto que o catalizador restringe bastante nesse carro e que por algum motivo (talvez emissão de poluentes) o carro tenha sido capado no ponto de ignição.
segue foto, tirada de celular.
-
eu também ja tinha lido sobre isso .
e o consumo como ficou?
[snapback]618405[/snapback]
bom, sobre o valor da medição original eu nem estou me apegando muito, também não concordo que hoje em dia os carros sejam medidos em bancada sem alguns componentes que causam arrasto e perda de potência do motor, porém deixei quieto.
uma coisa que me ocorreu é que os astra gls 2.0 16v tem exatos 127cv, contra os 136cv dos gsi que tem mesmo motor e somente programa de injeção diferente. talvez eu tenha sido sorteado com uma injeção de gls, vai saber do que as nossas montadoras são capazes…
de qualquer maneira, o overspeed e outro amigo meu que mexem com chip me falaram que é nessa média de torque e potência que um bom chip tira essa potência e também no site da nascar powerchips tem a medição de um astra gsi que ficou com potência similar ao meu depois de chipar
o consumo do carro, pelo computador de bordo está melhor cerca de 0,6 a 0,8 km/l, vou conseguir fazer a média certinha depois que reabastecer, pois perdi o hod?metro parcial quando tiramos a central fora. imagino que o consumo melhore por causa de mais ponto que foi colocado, nitidamente com menos acelerador o carro tá andando melhor.
-
chuto que o catalizador restringe bastante nesse carro e que por algum motivo (talvez emissão de poluentes) o carro tenha sido capado no ponto de ignição.
no meu focus, a remoção do catalizador+troca do abafador por turbão+filtro ar in box, também melhorou a média em 0,8 km/l além de deixar o carro bem mais espertinho.
-
lembrei de uma coisa… os astras com m1.5.5 (nacionais, sem ser flex)tem uma opção de abaixar a curva toda de ponto em algo perto de 3 e 6? via scanner... na opção com atraso de 6? chega a vir 12? de ponto a plena carga...
talvez o teu tenha em alguma ocasião grilado, o dono anterior reclamou e a concession?ria abaixou o máximo possível... isso explicaria ter menos potência do que deveria ter...
antes que alguem se empolgue achando que dá pra aproveitar isso pra turbo, eu adianto que abaixa a curva toda de ponto em ml, meia carga e wot...e em todas as rotações... num preciso dizer que o consumo aumenta consideravelmente e o carro fica bem mais lerdo de baixa (ainda mais do que é pelo peso e falta de torque abaixo dos 3.000rpm).
-
lembrei de uma coisa… os astras com m1.5.5 (nacionais, sem ser flex)tem uma opção de abaixar a curva toda de ponto em algo perto de 3 e 6? via scanner... na opção com atraso de 6? chega a vir 12? de ponto a plena carga...
talvez o teu tenha em alguma ocasião grilado, o dono anterior reclamou e a concession?ria abaixou o máximo possível... isso explicaria ter menos potência do que deveria ter...
antes que alguem se empolgue achando que dá pra aproveitar isso pra turbo, eu adianto que abaixa a curva toda de ponto em ml, meia carga e wot...e em todas as rotações... num preciso dizer que o consumo aumenta consideravelmente e o carro fica bem mais lerdo de baixa (ainda mais do que é pelo peso e falta de torque abaixo dos 3.000rpm).
[snapback]618450[/snapback]
]
eita é a primeira vez que ouão fala que da pra abaixa o ponto via scanner,mais diz ai pra que serve essa função de atrasa o ponto numa injeção origi?fiquei sem sabe.