.: gol gt de juiz de fora
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a solex 40 é meio tinhosa de se mexer. só consegui fazer ela andar com as canetas do modelo mais novo(o modelo antigo tem na parte superior um furo bem maior que os demais, na moderna os furos são iguais).
com essas canetas, usando um venturi 32mm, ar 145, combustável 230, é pré alimentar bem.
andei com duas solex 40, com 1.6, 1.8 e 2.0, e todos tinham torque até o final da rotação.
o 2.0 virava 7500 rpm de 4?, e 6100rpm de 5?, num cambio px.(mais de 215km/h reais)
mesmo mudando o comando. eu usei um 314 e um 330 copia, um iske 310 e um engle 316, e tirando o 330 que perdia um pouco de torque, os outros tinham comportamento parecido.
? uma questão pura de acerto. não é cambio, pois sempre andei de px e andava bem.
volante aliviado não tira potência, pode tornar o carro mais ?spero, com a marcha lenta mais irregular, mais em alta o giro sobe rápido e mantém a força. e se o motor não estiver vibrando muito, também não é falta de balanceamento.
tenha calma que falta pouco.
até eu descobrir como fazer a solex alimentar direito, eu perdi pelo menos 1 mês, e só depois que troquei as canetas é que consegui.
mas o resultado vale a pena.
se precisar, tem um amigo meu que se especializou em solex, hoje ele sabe bem mais do que eu, faz mudanças de agulha, respiro e deixa o motor perfeito.
tanto que o carro que ele usa diariamente é um voyage 2.0 com comando 330 e 2 solex 40.
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tanto que o carro que ele usa diariamente é um voyage 2.0 com comando 330 e 2 solex 40.
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vc não sabe a alegria que sinto ao ler isso e ver gente assim. penso que nao serei o unico doido a andar com 4 borboletas no dia a dia
são essas coisas que nos dá motivação e força pra continuar
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zorlac entao fica trank
pq qd eu ainda estava no brasil o passat tava na rua todo dia, de 2100cc comando 312, 4x borboletas 45mm deitadas, 15 de taxa….bom praticamente o mesmo motors q o pessoal monta na std.
vim pro japao e meu pai ta usando o passat todo dia, inclusive na estrada.
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oq posso dizer? hummmmm, ateh minha mae dirige uahiahuah soh manerar o peh e jah era, pq se afundar tem q grudar as maos no volante pq sai do chao na hora.
tudo de bom mesmo
sobre a decepcao do dono do gt, dou o meu apoio aki, antes do motor atual do passat eu tinha exatamente a mesma receita dele, tirando o vira aliviado jah q o meu era original.
sofri mto pra acertar as solex, jah q eu n sabia como fazer neh mas depois de tudo acertado, turbinho mortadela jah n levava mais iuahiuahiuahaiuh
vlw
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eu não manjo nada de aspro talvez até essa minha dica seja isignificante ou até mesmo errada inclusive fico até preocupado em dar minha opinião mas vou postar assim mesmo
você disse que peder até mesmo p/ um 1.6 original em marchas mais altas e você por parte acredita que a carburação está ok
então lá vai a minha dica se vc realmente acha que sua carburação está ok e o carro não vai de geito nenhum poe um 3e ou 2e que você mata isso até porque um 2e e 3e é mais fácil para acertar (? grosso modo) e se o problema for carburação o 3e ou 2e vai fazer o carro pegar mais velocidade sim vai ser o suficiente para você ter certeza do problema ser carburação ou não, acho que não custa tentar porque 2e e 3e tem nas oficinas de amigos ou até emsmo de algum amigo seu p/ poder testar
eu quis falar isso porque o sei que é complicado fazer um investimento e depois de tudo gasto os resultado não ser bom
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e ah esplicando melhor disse para experimentar com 2e ou 3e só para evr se o carro desenvolve grandes velocidade normalmente para que depois você estude as sloex para acertar de acordo com a necessidade do seu motor ai você volta a andar com as solex 40
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e ah esplicando melhor disse para experimentar com 2e ou 3e só para evr se o carro desenvolve grandes velocidade normalmente para que depois você estude as sloex para acertar de acordo com a necessidade do seu motor ai você volta a andar com as solex 40
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com o comando que ele usa, se colocar um 2e, vai ficar muito ruim de andar abaixo de 4000 rpm. nem vai dar pra sentir o carro. com a configuração dele, se tiver que trocar de carburação, só se colocar 2 weber 40 ou 45.
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anderson, como o problema relatado pelo dono do carro, se mostra mas em alta rpm e em marchas mais pesadas, acho que a idéia do 3e eh valida sim.
alem do mas, n fica taooooo ruim de andar com o carro assim nao. pq pra ele achar um par de webers deitada pra testar vai demora e muito.
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um comando alto mas com venturis pequenos faz o motor apagar em alta. funciona bem de baixa, carbura fácil, fica liso, mas em alta amarra demais.
eu começaria experimentando outros venturis, e tb vendo pressão de combustivel. tive problemas parecidos com meu motor antigo e era isso, venturi pequeno pro motor e pressão de combustivel que caia em marchas altas.
meu motor atual de mais de 4kg aliviado e nem sinal de perda de força. os outros motores que tenho feito tb estão com mais de 3kg de alivio e giram bem em todas as marchas.
comece vendo isso e depois parte pro acerto. mede pressão de cilindro tb pra ver com qto ficou. é uma referencia importante.
abraço.
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? por isso que esse fórum é espetacular mesmo que muitos aqui não entendam aprofundamdamente de engenharia ou mecânica as sugestáes foram primordiais para elucidar minhas dúvidas
a carburação com certeza vai ser modificada. atualmente eu uso um par de solex 40 com venturis 35mm, ar 10 e comb 220. não sei se abrindo mais o difusor seria melhor, ou até mesmo fechando um pouco o ar ou abrindo o combustável.
um coisa que acontece é que os carburadores ficam cuspindo combustável quando acelero o carro parad… não sei se isso é normal
com relação ao enquadramento do comando, eu mesmo fui mexendo na polia até achar um ponto que me agradasse, mas isso está loooonge de ser o ideal. vou pegar o diagrama e levar para um amigo enquadrar de acordo com as especificações de fábrica.
sobre o ponto de ignição, a primeira coisa que vou fazer é tirar o hall e meter o distribuidor original de volta essa curva de avanço atual não está me agradando
agradeão de coração aos amigos que me deram dicas valiosas, mesmo que muito simples a boa vontade de vocês me deixa muito feliz
em breve eu posto outras not?cias
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? por isso que esse fórum é espetacular mesmo que muitos aqui não entendam aprofundamdamente de engenharia ou mecânica as sugestáes foram primordiais para elucidar minhas dúvidas
a carburação com certeza vai ser modificada. atualmente eu uso um par de solex 40 com venturis 35mm, ar 10 e comb 220. não sei se abrindo mais o difusor seria melhor, ou até mesmo fechando um pouco o ar ou abrindo o combustável.
um coisa que acontece é que os carburadores ficam cuspindo combustável quando acelero o carro parad… não sei se isso é normal
com relação ao enquadramento do comando, eu mesmo fui mexendo na polia até achar um ponto que me agradasse, mas isso está loooonge de ser o ideal. vou pegar o diagrama e levar para um amigo enquadrar de acordo com as especificações de fábrica.
sobre o ponto de ignição, a primeira coisa que vou fazer é tirar o hall e meter o distribuidor original de volta essa curva de avanço atual não está me agradando
agradeão de coração aos amigos que me deram dicas valiosas, mesmo que muito simples a boa vontade de vocês me deixa muito feliz
em breve eu posto outras not?cias
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um venturi com 35mm é muito grande para o seu motor.
simplesmente o motor não consegue admitir mistura.
para o seu motor vc deveria usar 30mm, ou no máximo 32mm. lembrando que o motor original do alfa que utiliza as solex, é 2.3 usa gasolina e usa 32mm de venturi. o sintoma do seu carro é tópico de venturi grande( atinge alta rotação , mas falta torque). experimente apenas diminuir o venturi e veja o resultado.
se tudo estiver correto, seu motor não vai mais chegar acima de 8000 rpm, mas vai chegar a 7500 com saúde e a uns 7700 começa a dar excesso (se fosse injetado daria para contornar isso, mas com carburador não tem jeito).
? normal o carburador cuspir um pouco de combustável pelas bocas, em virtude do elevado cruzamento de válvulas (as válvulas de admissão e escape ficam abertas juntas por um longo período), quanto maior a rotação, mais cospe.
o orif?cio do ar, que fica na parte superior das canetas, vem original com 180, é grande, o ideal é diminuir um pouco ficando entre 140~150. se diminuir muito acaba limitando a rotação final.
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um venturi com 35mm é muito grande para o seu motor.
simplesmente o motor não consegue admitir mistura.
para o seu motor vc deveria usar 30mm, ou no máximo 32mm. lembrando que o motor original do alfa que utiliza as solex, é 2.3 usa gasolina e usa 32mm de venturi. o sintoma do seu carro é tópico de venturi grande( atinge alta rotação , mas falta torque). experimente apenas diminuir o venturi e veja o resultado.
se tudo estiver correto, seu motor não vai mais chegar acima de 8000 rpm, mas vai chegar a 7500 com saúde e a uns 7700 começa a dar excesso (se fosse injetado daria para contornar isso, mas com carburador não tem jeito).
? normal o carburador cuspir um pouco de combustável pelas bocas, em virtude do elevado cruzamento de válvulas (as válvulas de admissão e escape ficam abertas juntas por um longo período), quanto maior a rotação, mais cospe.
o orif?cio do ar, que fica na parte superior das canetas, vem original com 180, é grande, o ideal é diminuir um pouco ficando entre 140~150. se diminuir muito acaba limitando a rotação final.
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escolinha de solex de gra?a hehe serve demais
pp familia
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uma dica valiosa pra esses tipo de carbura: o gicle de ar não deve ser maior que 70% do gicle de combustivel.
normalmente pode partir de marcha lenta 80 e injetores 70. nas solex, funciona bem assim, com o parafuso da mistura um pouco mais aberto que nas weber, em torno de 4 voltas (l?gico q depende de uma série de outras coisas, mas pra colocar elas de po e começar um acerto pode partir disso).
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um venturi com 35mm é muito grande para o seu motor.
simplesmente o motor não consegue admitir mistura.
para o seu motor vc deveria usar 30mm, ou no máximo 32mm. lembrando que o motor original do alfa que utiliza as solex, é 2.3 usa gasolina e usa 32mm de venturi. o sintoma do seu carro é tópico de venturi grande( atinge alta rotação , mas falta torque). experimente apenas diminuir o venturi e veja o resultado.
se tudo estiver correto, seu motor não vai mais chegar acima de 8000 rpm, mas vai chegar a 7500 com saúde e a uns 7700 começa a dar excesso (se fosse injetado daria para contornar isso, mas com carburador não tem jeito).
? normal o carburador cuspir um pouco de combustável pelas bocas, em virtude do elevado cruzamento de válvulas (as válvulas de admissão e escape ficam abertas juntas por um longo período), quanto maior a rotação, mais cospe.
o orif?cio do ar, que fica na parte superior das canetas, vem original com 180, é grande, o ideal é diminuir um pouco ficando entre 140~150. se diminuir muito acaba limitando a rotação final.
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bom anderson, você está dando uma grande ajuda. o meu pensamento era totalmente contrário no que se refere a difusores. mas de qualquer forma eu colocarei esse acerto no meu carro agora, com 32 mm.
os orif?cios das canetas - também conhecido como gigl? de ar ou corretor de ar - já foram diminuidos para 150. diminu? também aquelas bucinhas que ficam ao lado dos gigl?s de lenta, mas escondidas embaixo da tampa. passei para 0,80 e a lenta ficou muito boa.
agora vou acabar de conferir detalhes de ponto, avanço e comando pra colocar o gt canh?o vamos ver se funfa
meus agradecimentos ao guswrc, também, que mesmo antes de meu motor funcionar me passou par?metros para dar a partida
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opa, no aguardo.
ancioso para ver esse carro andando forte
abrazzz
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bom anderson, você está dando uma grande ajuda. o meu pensamento era totalmente contrário no que se refere a difusores. mas de qualquer forma eu colocarei esse acerto no meu carro agora, com 32 mm.
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por curiosidade, como vc diminuiu as venturis??? é pq minhas borboletas vieram com 47,5mm e era pra vir 40mm, então terei que encamisar as borboletas pra nova medida.
vc fez isso???
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bom anderson, você está dando uma grande ajuda. o meu pensamento era totalmente contrário no que se refere a difusores. mas de qualquer forma eu colocarei esse acerto no meu carro agora, com 32 mm.
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o tamanho dos difusores é calculado com base na cilindrada e regime de rpm que o motor vai operar. esse tamanho é inicial, e pode ser modificado conforme a necessidade.
32 é um tamanho bom pra motor ap, mas pode chegar a 38 dependendo da configuração.
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por curiosidade, como vc diminuiu as venturis??? é pq minhas borboletas vieram com 47,5mm e era pra vir 40mm, então terei que encamisar as borboletas pra nova medida.
vc fez isso???
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na realidade eu tenho 5 solex aqui em casa. mandei trabalhar 4 venturis para 35 mm, mas preservei os outros em 32. então eu apenas desmonto e monto de volta o que eu preciso. sacou?
com rel?ção ao tamanho das borboletas eu não sei como faz para encamisar , mas isso me pareceu bem sinistro hein heheh