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Suspensão para circuito

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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    036ullivan
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    #1

    ae :ohoh: blza?

    ? o seguinte, logo em breve o carro estara com nova mecânica 2.0 forjada com turbina hx35 eixo 58 rotor 56 .70.58 ou kkk27 eixo 58 rotor 52 .70.58, 3e de opala + i.c. (a grana pra injetar vai ficar mais pra frente).

    e como eu uso o carro para viajar e pego bastante curva, e vou começar a participar de track days, e queria saber o que fazer para deixar o carro com um comportamente arisco e na mão em curvas, alem de estar com as barras anti-torção inferior e superior, o carro está com buchas de pu no agregado e bandejas, assim como no suporte do motor(coxins) e o coxim frontal.

    estarei encomendando tbm pneus slick pirreli pzero para correr especialmente nos track days.

    os freios estou verificando a adaptação de discos de golf gti turbo de 284mm ou os powerbrakes, ou algo relativo.

    agora na parte de suspensão, o carro anda com suspensão fixa, e eu estava andando com os amortecedores da noop car com 40%+ carga e pressão, porém só está é a modificação, atualmente estou pensando em mandar fazer os amortecedores na impacto especiais com corpo e haste com -3cm além de uma regulagem mais rígida, e partir para molas especias pq as originais ja não serão mais seguras para a atual mecânica.

    gostaria de saber da galera entendida aqui do fórum para me dar uma luz, pq não queria fazer feio nos td s

    obrigado.

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    Gili
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    #2

    ficarei de olho no topico hein

    abs cara

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    036ullivan
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    #3

    opa, é um projeto que to fazendo, parte mecânica ja está em casa (pistões e bielas forjados, vira 2.0) agora falta dar uma atenção especial para uma suspensão voltada para circuito.

    só estou esperando um al? do pessoal mais entendido.

    obrigado

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  • Q Offline
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    quarteto
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    #4

    ae  :olhos:  blza?

    ? o seguinte, logo em breve o carro estara com nova mecânica 2.0 forjada com turbina hx35 eixo 58 rotor 56 .70.58 ou kkk27 eixo 58 rotor 52 .70.58, 3e de opala + i.c. (a grana pra injetar vai ficar mais pra frente).

    e como eu uso o carro para viajar e pego bastante curva, e vou começar a participar de track days, e queria saber o que fazer para deixar o carro com um comportamente arisco e na mão em curvas, alem de estar com as barras anti-torção inferior e superior, o carro está com buchas de pu no agregado e bandejas, assim como no suporte do motor(coxins) e o coxim frontal.

    estarei encomendando tbm pneus slick pirreli pzero para correr especialmente nos track days.

    os freios estou verificando a adaptação de discos de golf gti turbo de 284mm ou os powerbrakes, ou algo relativo.

    agora na parte de suspensão, o carro anda com suspensão fixa, e eu estava andando com os amortecedores da noop car com 40%+ carga e pressão, porém só está é a modificação, atualmente estou pensando em mandar fazer os amortecedores na impacto especiais com corpo e haste com -3cm além de uma regulagem mais rígida, e partir para molas especias pq as originais ja não serão mais seguras para a atual mecânica.

    gostaria de saber da galera entendida aqui do fórum para me dar uma luz, pq não queria fazer feio nos td s

    obrigado.

    [snapback]678919[/snapback]

    você está no caminho certo, mas vou salientar algumas coisas q me chamaram a atenção, junto com algumas dicas:

    1. vc vai usar o carro em pista, na rua e em estrada, o que já vai tornar impossível achar a configuração ideal pras 3…o que vc vai ter q fazer é pensar bem como vc quer priorizar o comportamento em cada situação, já q se vc priorizar demais a pista, o carro vai ficar extremamente desconfortável, os pneus comerão mto rápido e irregularmente na rua; e se priorizar demais a rua o carro ficará aquém do que realmente poderia fazer na pista; na estrada, carro muito arisco é risco maior de perda de controle e acidente...

    2. arisco e na mão não são comportamentos complementares, pelo contrário, são excludentes....carro arisco vai te dar um trabalhão danado pra segurar na pista, e a probabilidade de rodar vai ser bem alta...carro não mão vai ser muito mais tranquilo de segurar...imagina um carro arisco em uma estrada cheia de curvas e chovendo? pois é....não deve ser nada legal, né?

    3. eu não sei qual a medida das suas rodas, mas freio em pista é mais fundamental do q motor....portanto, se suas rodas comportarem freios ainda maiores do q esses q vc planeja, vale a pena pegar....disco nas 4 tb ajudam, já q em pista os freios são muito exigidos e dissipar calor rápido é altamente desejável...pense tb em fluido de freio de carro de corrida...o pessoal se prende muito é norma dot, mas as ferraris q andam na gt3 aqui usam fluido de freio dot 4 que tám temperatura de desnaturação/fervura muito mais alta que qualquer fluido de carro de rua dot 5 ou 5.1 (pense em 150+ graus a mais do q o melhor fluido de rua q vc encontrar) ...esse fluido tb é usado nos sistemas hidr?ulicos do carro pra troca de marchas...fora isso, vale a pena trocar todo o mangueiramento que seja de borracha por aeroquip...freio borrachudo sux total

    4. pelo q vc escreveu, os amortecedores atuais estão com boa carga...antes de pensar em troc?-los, pq vc não experimenta eles em pista e, se não gostar, parte pra troca? pq se vc gostar, é coisa a menos pra vc mexer....por falar nisso, demorou pra trocar as molas vc vai ver como o carro vai mudar de comportamento com molas preparadas troque as molas do carro e teste, depois, se achar q os amortecedores estão com pouca carga pras molas novas (acho pouco provóvel), vc parte pra troca.

    5. na suspensão, além do q vc já fez, cairia bem uma barra estabilizadora traseira...? uma sugestáo, apesar da dificuldade de achar um eixo traseiro de gol/parati gti 16v (q eu acho q foi o único vw dessa linha q saiu com esse equipamento), ou tentar adaptar/fabricar uma barra no eixo original...também vale aumentar um pouco a rigidez da barra dianteira tb, trocando por outra (tem uma s10, acho q é a 4 cilindros a gasolina, que a barra dá sem maiores dificuldades no gol e é um pouco mais grossa q a original)...fora, isso, capriche no alinhamento....se puder fazer algo mais agressivo pra andar na pista (principalmente cambagem) e depois reverter pra andar na rua, melhor ainda...

    6. vc tá vendendo um turbo igual o q vc pretende usar? não entendi isso

    foi mal pelo post gigante, mas acho q com essas dicas fica mais fácil de achar um caminho

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    barata_cefet
    wrote on última edição por
    #5

    o set up de pista realmente deixa o carro mais arrisco e mais na mão ao mesmo tempo rs

    carro pra pista, falando de gol, se deixa a traseira bem solta, para melhorar a saida de curva e para ajudar o piloto a apontar o carro na entrada de curva, o carro fica ?timo para virar tempo mas perigoso para andar na rua.

    set up de pista não é utilizavel na rua para você ter uma idéia das modificações de suspenção vai só as medidas de alinhamento:

    cambagem dianteira: de +3,75? a +6? -> para chegar nisso é preciso entortar as torres e te garanto que teus pneus vão comer muito rápido

    cambagem traseira: de -1? a +0,5? -> para vc ter idéia de como atraseira fica solta

    alinhamento diant.: +0 a +2? divergente -> e dalhe pneu

    alinhamento traseiro: -0? a +2? divertente -> olha a traseira apontando na freada rs

    etc…

    para se chegar a altura de regulagem é preciso cortar os bra?os de direção e soldar mais baixos.

    molas de formula ajudam infinitamente, alem de muitos cal?os.

    como vc pode ver é 8 ou 80 o que se usa na pista não é utilizavel na rua.

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    036ullivan
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    #6

    opa, aí sim.

    obrigado pelas respostas, me ajudaram muito.

    1?) onde conseguir as molas?

    2?) ando com rodas 15 , é possível colocar discos maiores que 284mm com essas rodas?

    3?) quando for andar na pista, vou andar com um jogo de pneus slick, e estarei fazendo um trabalho de cambagem e alinhamento antes de andar, e quando for andar na rua faão um set up mais manso para não destruir meus pneus de rua.

    4?) teteto estarei sim, modificando todas as mangueiras dos freios por aeroquip .

    estarei procurando sim essa barra estabilizadora da s10, e a barra trazeira que você quarteto comentou é aquela que a imohr vende? que prende nas torres trazeiras?

    vou procurar um eixo de gol glx/gti para adaptar os freios a disco na trazeira.

    realmente é bem 8 ou 80 mas como track day não rola sempre aqui em sp, será um coisa que não farei sempre, o custo para tal brincadeira espor?dica não será muit baixo, mas vai valer cada centavo…

    sobre o turbo, estarei andando com uma holset hx35 .70 .82bi eixo 58mm e rotor 56mm :olhos:

    agradeão muito a opnião de vocês amigos

    abrazzz

    continuem dando suas opniões.

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  • Q Offline
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    quarteto
    wrote on última edição por
    #7

    eu falei barra estabilizadora traseira, e não barra de amarração…uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa :olhos:

    essa barra de amarração traseira também é útil pra evitar torsão de chassis, e vale a pena ter....mas dá pra usar ela mantendo o step na posição original?

    a barra estabilizadora traseira ajuda a conseguir esse efeito de soltar a traseira q o barata cefet comentou, além de evitar q a carroceria se incline demais nas curvas...

    e qto aos freios: essa medida q vc vai usar é bem perto do limite...vc não usa orbital, n

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    036ullivan
    wrote on última edição por
    #8

    eu falei barra estabilizadora traseira, e não barra de amarração…uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa :olhos:

    essa barra de amarração traseira também é útil pra evitar torsão de chassis, e vale a pena ter....mas dá pra usar ela mantendo o step na posição original?

    a barra estabilizadora traseira ajuda a conseguir esse efeito de soltar a traseira q o barata cefet comentou, além de evitar q a carroceria se incline demais nas curvas...

    e qto aos freios: essa medida q vc vai usar é bem perto do limite...vc não usa orbital, né?

    [snapback]681476[/snapback]

    só pra deixar frisado odeio orbital :olhos: :olhos: :hauhau: :hauhau:

    ando com as rodas do passat vr6 15 4 furos, bem provavel de comprar um jogo das 15 da parati turbo 2003 (aquela de 6 palitos) pra andar na pista com os slicks

    stepo?? pra que stepo?? hauhauhauhauahuahuh deixa atrás do banco

    entendi, e como faria essa barra hein? tem alguma idéia? :ban:

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    036ullivan
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    #9

    mas e aí galera, onde comprar molas especiais?

    fico com o po atrás de comprar de qualquer empresa, pq muitos simplesmente pintam as molas originais e vendem como especiais …

    e aí, alguma luz?

    abrazzz

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    quarteto
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    #10

    procure uma marca dessas de molas esportivas tipo agkit …elas funcionam mto bem pro q vc quer e não tem erro de comprar mola cortada pintada de azul

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    quarteto
    wrote on última edição por
    #11

    o set up de pista realmente deixa o carro mais arrisco e mais na mão ao mesmo tempo rs

    carro pra pista, falando de gol, se deixa a traseira bem solta, para melhorar a saida de curva e para ajudar o piloto a apontar o carro na entrada de curva, o carro fica ?timo para virar tempo mas perigoso para andar na rua.

    set up de pista não é utilizavel na rua para você ter uma idéia das modificações de suspenção vai só as medidas de alinhamento:

    cambagem dianteira: de +3,75? a +6? -> para chegar nisso é preciso entortar as torres e te garanto que teus pneus vão comer muito rápido

    cambagem traseira: de  -1? a +0,5?  -> para vc ter idéia de como atraseira fica solta

    alinhamento diant.: +0 a +2? divergente -> e dalhe pneu

    alinhamento traseiro: -0? a +2? divertente -> olha a traseira apontando na freada rs

    etc…

    para se chegar a altura de regulagem é preciso cortar os bra?os de direção e soldar mais baixos.

    molas de formula ajudam infinitamente, alem de muitos cal?os.

    como vc pode ver é 8 ou 80 o que se usa na pista não é utilizavel na rua.

    [snapback]681460[/snapback]

    com esse setup o carro fica melhor de curva, mas na mão não fica mesmo…fica nervoso pra caraio pra segurar ele na pista....se o cara não tiver a manha roda na reta, freando pra entrar na curva...

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    Marcelo
    wrote on última edição por
    #12

    mas tambem nao é nada do outro mundo. uso -3,10? na dianteira, -0,20 na traseira, 1,3mm divergente na dianteira e 0,2 divergente na traseira.

    o carro é completamente na mao. o unico porem é que so faz curva forte se jogar um pouco o carro..

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    036ullivan
    wrote on última edição por
    #13

    procure uma marca dessas de molas esportivas tipo agkit …elas funcionam mto bem pro q vc quer e não tem erro de comprar mola cortada pintada de azul

    [snapback]681544[/snapback]

    ok.

    alem das agkit, tem as da cangoorun, prestam?

    abrazzz

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    036ullivan
    wrote on última edição por
    #14

    onde comprar molas ag kit /:???

    pra gol caixa 1987~1990

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    036ullivan
    wrote on última edição por
    #15

    encontrei esse modelo no site da agkit:

    merc externo agkit236 volkswagen golf ii 87-92 ag kit performance

    será que serve no gol??? =/

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    danielparati
    wrote on última edição por
    #16

    o set up de pista realmente deixa o carro mais arrisco e mais na mão ao mesmo tempo rs

    carro pra pista, falando de gol, se deixa a traseira bem solta, para melhorar a saida de curva e para ajudar o piloto a apontar o carro na entrada de curva, o carro fica ?timo para virar tempo mas perigoso para andar na rua.

    set up de pista não é utilizavel na rua para você ter uma idéia das modificações de suspenção vai só as medidas de alinhamento:

    cambagem dianteira: de +3,75? a +6? -> para chegar nisso é preciso entortar as torres e te garanto que teus pneus vão comer muito rápido

    cambagem traseira: de  -1? a +0,5?  -> para vc ter idéia de como atraseira fica solta

    alinhamento diant.: +0 a +2? divergente -> e dalhe pneu

    alinhamento traseiro: -0? a +2? divertente -> olha a traseira apontando na freada rs

    etc…

    para se chegar a altura de regulagem é preciso cortar os bra?os de direção e soldar mais baixos.

    molas de formula ajudam infinitamente, alem de muitos cal?os.

    como vc pode ver é 8 ou 80 o que se usa na pista não é utilizavel na rua.

    [snapback]681460[/snapback]

    isso por que vc falou somente de cambagem e alinhamento ne sem fala no caster que vc tem que jogas nas rodas dianteiras para ai sim o carro apontar nas curvas.

    cabagem atraz era pra la de 3?

    e pau na maquina

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    danielparati
    wrote on última edição por
    #17

    sulivan as parte de seusp. eu aconselharia vc a da uma ligada na fenix amortecedores

    e ela que fornece a parte de susp para os carros aqui da oficina tanto mola quanto amortecedor

    vouy te falar que praticamente travadoooooooooo

    outra coisa e que pra vc deixar seu motor com menos risco de qeubras seria vc colocar um cooler no seu carro para resfriar seu motor.

    como vc ja tem o radiadorde eleo hehehe :olhos:

    essa barrinha na parte de traz do seu carro ficaria bem legallll hehehhe

    http://img374.imageshack.us/img374/3980/barratraseirabh8.jpg

    abraçosss

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    Gili
    wrote on última edição por
    #18

    sulivan as parte de seusp. eu aconselharia vc a da uma ligada na fenix amortecedores

    e ela que fornece a parte de susp para os carros aqui da oficina tanto mola quanto amortecedor

    vouy te falar que praticamente travadoooooooooo

    outra coisa e que pra vc deixar seu motor com menos risco de qeubras seria vc colocar um cooler no seu carro para resfriar seu motor.

    como vc ja tem o radiadorde eleo hehehe  :olhos:

    essa barrinha na parte de traz do seu carro ficaria bem legallll hehehhe

    http://img374.imageshack.us/img374/3980/barratraseirabh8.jpg

    abraçosss

    [snapback]681660[/snapback]

    tu por acaso sabe se com essa barra ( que estou querendo fazer tbm no gts ) cabe o estepe entre a barra e o banco traseiro ( obvio que qdo o carro estiver com o banco hauah )

    abs

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    036ullivan
    wrote on última edição por
    #19

    i.c. e barra anti-torção trazeira serão colocados no carro sim.

    essa da foto é muito grande (que por sinal está instalada no carro do gabrace aqui do pp proprietario de um gol gt), a imohr tem uma bem interessante, que prende em cima, assim, acho que será possível usar o step de boa.

    também serão instaladas barras estabilizadoras dianteira (da s10 conforme sugerido pelo quarteto :olhos: ) e a trazeira tbm sugerida pelo quarteto

    sobre a suspensão, vou 1o correr atrás das molas da ag kit, não confio na fenix, e não quero um carro travado com os atuais amortecedores o carro ja é duro, mais que isso vou matar o carro.

    **onde encontrar essa malditas molas hein?

    acho que vou ter que importar la dos nossos hermanos argentinos…

    www.agkit.com (confiram, o site é bem interessante)**

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    danielparati
    wrote on última edição por
    #20

    tu por acaso sabe se com essa barra ( que estou querendo fazer tbm no gts ) cabe o estepe entre a barra e o banco traseiro ( obvio que qdo o carro estiver com o banco hauah )

    abs

    [snapback]681669[/snapback]

    eh o estepe não fica no lugar não rsrsrs

    e como o sulivan disse essa foto e do carro do gab race aqui do pp

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