Chassi homemade
-
daonde?
ele é todo em alumínio e possui curso bem menor que o zetec.
muito mais motor.
o 2.0 tem curso bem baixo pra cilindrada, e o 2.3, apesar do curso maior, pode girar bem alto tb, fora o cabeçote com fluxo original excelente
realmente é um motor violento pra preparar, e pra um projeto desse, vai bem a calhar por causa do baixo peso por ter bloco de alumínio…
agora, se o bonamigo quiser um carro pra curvar, a primeira coisa q ele tem q riscar da lista é motor traseiro...motor tem q ficar entre os eixos, antes ou depois dos assentos
outra coisa é deixar mcpherson pra lá e pensar em duplo braço em a, a não ser que ele queira fazer um projeto de baixo custo...aí é só pegar 4 suspensões de gol caixa e tá valendo
-
o 2.0 tem curso bem baixo pra cilindrada, e o 2.3, apesar do curso maior, pode girar bem alto tb, fora o cabeçote com fluxo original excelente
realmente é um motor violento pra preparar, e pra um projeto desse, vai bem a calhar por causa do baixo peso por ter bloco de alumínio…
agora, se o bonamigo quiser um carro pra curvar, a primeira coisa q ele tem q riscar da lista é motor traseiro...motor tem q ficar entre os eixos, antes ou depois dos assentos
outra coisa é deixar mcpherson pra lá e pensar em duplo braço em a, a não ser que ele queira fazer um projeto de baixo custo...aí é só pegar 4 suspensões de gol caixa e tá valendo
motor traseiro pode ser central tb. fica até mais correto.
já que vai fazer tudo do zero, melhor partir logo para uma suspensão duplo a sim. o problema vai ser fazer todo o cálculo para essa suspensão trabalhar corretamente. tarefa nada corriqueira.
-
to no aguardo dos projetos…
quero um desses pra mim, no meu proximo projeto...
obs. ow bona vc deve estar morando perto, ou no, predio que eu tenho apartamento... mar del plata, faz muro com o festval deves conhecer...
vamo toma umas mais alem
abrasss
não, véio. tô morando no edifício beethoven, é bem perto. hoje vou fzr uma fejuca. aparece lá q tem umas geladas
acho q me expressei mal. tem duas opções central traseiro longitudinal ou transversal. se bem q o transversal fica mais traseiro q central, né.
e referente a susp., por termos de ser o 1º projeto acho q dá pra encarar as mcpherson na primeira fase, ou partir pra ignorância e montar o duplo a.
motor traseiro pode ser central tb. fica até mais correto.
já que vai fazer tudo do zero, melhor partir logo para uma suspensão duplo a sim. o problema vai ser fazer todo o cálculo para essa suspensão trabalhar corretamente. tarefa nada corriqueira.
com certeza. vamos ver se o inventor me ajuda a montar isso.
com relação aos motores, vou de apssauro mesmo, sonhando em encontrar um cabeção 16 volts, e montar um milesete, com itb de 40mm. foi comentado do 2.3 no projeto do hot_62, q é um t-bucket, concepção um pouco diferente da minha idéia. já montei um lakester só q com v8 283 chevy, mas é coisa pra andar só na reta. a propósito, sempre em busca de idéias… olha o q eu encontrei:
interessante, ah se fosse fácil arranjar um motor de busa e principalmente um câmbio sequencial na esquina de casa
fonte: http://www.powerskiportugal.com/fisher/apr…acao_fisher.htm
abraço
-
http://www.youtube.com/watch?v=pl_r2bdahvq
motor de moto comanda muito ein….
eh fodah de achar, porem o baixo peso e a tecnologia eh altissimo nivel
http://produto.mercadolivre.com.br/mlb-783…x-750-honda-_jm
e o barulho…??
abraço
-
-
rolaria de usar o câmbio da própria moto, ainda mais com o motor na longitudinal…
vc teria q correr atrás é de um diferencial adequado
cara, a idéia é deveras interessante… mas eu nunca vi um câmbio de moto desmontado, nem para ter noção de como adaptar flanges e tals. levando em consideração o peso de um conjunto de moto pode aliviar bastante em termos de espessura de material, distribuindo mais travessas, acho q reduz bem o peso.conjunto central-traseiro na longitudinal com motor de moto, 4itbs e com ronco de 7 galo, será q vai ficar bom?? ²
se alguém achar esse esquema do câmbio eu fico muito agradecido, agora o negócio é pesquisar um diferencial.
abraço
-
cara, a idéia é deveras interessante… mas eu nunca vi um câmbio de moto desmontado, nem para ter noção de como adaptar flanges e tals. levando em consideração o peso de um conjunto de moto pode aliviar bastante em termos de espessura de material, distribuindo mais travessas, acho q reduz bem o peso.conjunto central-traseiro na longitudinal com motor de moto, 4itbs e com ronco de 7 galo, será q vai ficar bom?? ²
se alguém achar esse esquema do câmbio eu fico muito agradecido, agora o negócio é pesquisar um diferencial.
abraço
indo apenas pela lógica, pra adaptar uma flange seria o caso de pegar a saída do pinhão, trabalhar em cima e construir ali a ligação com o eixo cardã que vai pro diferencial…pela direção e sentido que essa parte da moto gira, era só espetar o diferencial, fazer as ligações e andar...
o problema aí é q vc não teria a ré...isso ia ter q ver uma adaptação
qdo vc puder, repare bem no q esses caras q usam câmbio de moto fazem, acho q vc vai ter boas idéias...
tem gente q usa naqueles fiat 500 antigos motor de moto na transversal e transmissão secundária por corrente, num esquema bem parecido com os karts (já vi vídeos disso no youtube)...o foda é a dirigibilidade com isso...o cara tem q ser bom pra segurar o carro, já q as rodas ficam bloqueadas 100%
-
idéia de jerico q me bateu agora: alguém tem uma foto da parte do volante de um motor de moto? da parte onde vai a embreagem, será q tem a possbilidade de adaptar um câmbio automotivo? o problema q eu vejo é montar um sistema bom de embreagem (leia-se garfo, encaixe do eixo piloto e afins). se houver essa possibilidade, pode ser montado um câmbio e diferencial de ap mesmo, montado central-traseiro. fica mais fácil q trabalhar com câmbio de moto, se for possível, claro…
-
só se for motor de harley, que o cambio é separado do bloco do motor.
pois é… acho q é mais fácil (em termos de custo de projeto) usar o velho apssauro mesmo. monta o motor e câmbio e boa. prefiro estudar uma suspensão e usar um conj. existente no mercado, com custo acessível de preparação e elevado nível de conhecimento. é a solução mais fácil, creio eu. e pode ficar interessante, basta fazer um bom chassi.
-
apssauro, cambio chevette 5m, diferencial de omega…
de chevette eu não uso nem um parafuso apssauro no motor e no câmbio, montado no centro para a traseira. estou fazendo uns rabiscos aqui, em 2d mesmo, no autocad. provavelmente vou fazer um modelo com 2 longarinas, e ver os pontos de fixação para a suspensão.
edit: a propósito, alguém tem a medida da polia dentada até o centro da roda do motor ap em posição longitudinal?
-
nesse esquema q vc vai fazer, rola de usar o subchassi completo do ap, incluindo agregado e suspensão dianteira…uma baita redução de custos
sim, e é exatamente o q eu estou estudando. jogar o agregado inteiro no meio do chassi. estava pensando em substituir o agregado por peças presas diretamente ao chassi (prender o agregado no chassi e o motor no agregado, não sei se é a melhor solução - nos hots nós prendemos direto no chassi, obviamente com coxins). em termos de custo facilita um bocado, visto q já vou ter suporte para freios e afins, e é só fazer os suportes para os amortecedores no próprio chassi tbm. e quer queira, quer não, ainda fica com suspensão independente… acho q não vai ficar tão ruim assim de curva. seria como montar um gol caixinha com motor central-traseiro.
-
sim, e é exatamente o q eu estou estudando. jogar o agregado inteiro no meio do chassi. estava pensando em substituir o agregado por peças presas diretamente ao chassi (prender o agregado no chassi e o motor no agregado, não sei se é a melhor solução - nos hots nós prendemos direto no chassi, obviamente com coxins). em termos de custo facilita um bocado, visto q já vou ter suporte para freios e afins, e é só fazer os suportes para os amortecedores no próprio chassi tbm. e quer queira, quer não, ainda fica com suspensão independente… acho q não vai ficar tão ruim assim de curva. seria como montar um gol caixinha com motor central-traseiro.
com certeza não fica ruim…acertando a geometria certinho tem tudo pra devorar curvas
muito melhor q qqer gol caixote
-
eu não manjo quase nada de mecânica, mas…
vocês já viram no youtube aqueles smart s com motor de hayabusa?
talvez nos fóruns gringos por ai a fora, vocês encontrem como eles fazem as devidas adaptações.
-
eu não manjo quase nada de mecânica, mas…
vocês já viram no youtube aqueles smart s com motor de hayabusa?
talvez nos fóruns gringos por ai a fora, vocês encontrem como eles fazem as devidas adaptações.
o difícil é conseguir um motor de hayabusa por estas bandas. mas essa idéia de montar o conjunto motor+câmbio ap long. na traseira me acompanha já faz algum tempo. achava q o empecílio seria trocar marchas, mas depois q vi o 1º drag do beleza (belquip) e o esquema meio tosco q ele fez, minha mente clareou bastante.
o limitante principal numa brincadeira dessas é, obviamente, o custo. então tenho q partir para adaptações com o q tenho por aqui (suspensão de gol caixa, motor ap e tals), claro q tentando melhorar. por exemplo, estou estudando muito a suspensão para montar com coil-over, e vendo muito a parte estrutural (pontos de apoio e rigidez do chassi). nas minhas buscas, encontrei fontes inspiradoras para esse projeto… seguem mais algumas
uma bolha inspirada nos carros de le mans não ia cair mal, né… e será azul
valeu pela contribuição ao tpc, velhinho