Coletores para carros turbo
-
? amplamente sabido que coletores de admissão com dutos curtos privilegiam potência e os compridos privilegiam torque, nos de escape se inverte, coletor curto privilegia torque (pode ver a pegada antes até 4.750rpm) e coletor comprido privilegia potência (até certo ponto )[snapback]267367[/snapback]
-
[snapback]267370[/snapback]
com dutos curtos como o primeiro coletor em regimes baixos os gases rapidamente empurram a turbina, mas em regimes altos acaba sendo uma confusão como uma sa?da do estádio após seu time ganhar o tátulo brasileiro… todo mundo quer sair e num tem escoamento pra todos ao mesmo tempo
já no coletor cumprido demora pra vc empurrar a turbina qdo muda de fluxo (o que acontece normalmente em motores não estacion?rios), mas em regimes altos vem tudo divididinho e tem tempo suficiente pra formar um regime de escoamento mais linear... e com isso gera menos confusão na hora de passar pela catraca chamada turbina
-
só 1.8t 20v. é só o que pesquisei nos últimos meses.
[snapback]267394[/snapback]
rapaz…me passe a sua fonte então pq essa eu realmente quero ler...
nego monta por aí aspro multivólvulas pra correr de endurance com 300 cv e não quebra pq somente esse motor quebraria???
-
com dutos curtos como o primeiro coletor em regimes baixos os gases rapidamente empurram a turbina, mas em regimes altos acaba sendo uma confusão como uma sa?da do estádio após seu time ganhar o tátulo brasileiro… todo mundo quer sair e num tem escoamento pra todos ao mesmo tempo
já no coletor cumprido demora pra vc empurrar a turbina qdo muda de fluxo (o que acontece normalmente em motores não estacion?rios), mas em regimes altos vem tudo divididinho e tem tempo suficiente pra formar um regime de escoamento mais linear... e com isso gera menos confusão na hora de passar pela catraca chamada turbina
[snapback]267397[/snapback]
meio que oposto ao coletor 4x1 de aspirado, onde mais comprido= mais torque e mais curto= mais potência.
-
lapa de turbina
-
[snapback]268326[/snapback]
aeaeuaeuaeuauhaeuaeuaeuaeuhaeuaeuhaeuhaeuhaeuhaeaeuuhaeeau
não fica assim hehehehehe turbo engana muuuito.
logo de cara me liguei q o tubo de escape era muito grande, o que sugere um rotor fermentado
-
equalização não é a diferença principal do coletor da fullrace sobre o coletor pente da foto. a diferença absurda de hp (que nem é tão absurda assim no pico pois corresponde é cerca de 5-6%, em um carro de alt?ssima potência) vem dos dutos separados desembocando em um coletor.
em turbo, a equalização tem papel secund?rio.
abraço
-
equalização não é a diferença principal do coletor da fullrace sobre o coletor pente da foto. a diferença absurda de hp (que nem é tão absurda assim no pico pois corresponde é cerca de 5-6%, em um carro de alt?ssima potência) vem dos dutos separados desembocando em um coletor.
abraço
[snapback]268520[/snapback]
agora me explique como vc faria essa separa?ao de tubos, em um coletor feito em série ???
-
agora me explique como vc faria essa separa?ao de tubos, em um coletor feito em série ???
[snapback]268534[/snapback]
basta olhar pro famigerado coletor da apr…
-
basta olhar pro famigerado coletor da apr…
[snapback]268543[/snapback]
briga do outro topico, pq tem solda nao é bom, ali nas fotos a unica foto q da pra ver o coletor de verdade, nao da pra ver ele inteiro. posso estar 110% errado, mas no fim daquele coletor, onde se prende a turbina, h? uma solda.
-
? um coletor fundido… não tem solda...
mas uma boa solda é bastante resistente... algo não deixa de ser bom por ser soldado... apenas coletores fundidos são mais dur?veis...
ab?
-
abraço
[snapback]268520[/snapback]
explica melhor dutos separados …..........