Tudo sobre pneus - parte vi
-
gus quanto a calibragem, eu costumo usar um pouco menos, pq isso deixa o carro mais macio … como minha suspenção eh mt dura, os pneus acabam tendo q fazer o trabalho dela...
-
gus quanto a calibragem, eu costumo usar um pouco menos, pq isso deixa o carro mais macio … como minha suspenção eh mt dura, os pneus acabam tendo q fazer o trabalho dela...
exatamente. só que isso além de ser prejudicial pra estrutura do pneu, também faz vc perder tração e piora o consumo de combustível pelo aumento da resistência ao rolamento, e em casos extremos pode causar instabilidade em altas velocidades.
não tem jeito, o melhor é manter a pressão original recomendada pelo fabricante
-
exatamente. só que isso além de ser prejudicial pra estrutura do pneu, também faz vc perder tração e piora o consumo de combustível pelo aumento da resistência ao rolamento, e em casos extremos pode causar instabilidade em altas velocidades.
não tem jeito, o melhor é manter a pressão original recomendada pelo fabricante
até outro dia, quando troquei os pneus do ka da minha esposa, eu comprovava o que disse acima. os pneus traseiros estavam perdendo pressão, provavelmente pelas válvulas nas rodas (através do encaixe delas com as rodas), e sempre que ficavam uns 5 libras abaixo do recomendado era um saco andar com o carro, sobretudo nas estradas vicinais daqui, o carro não andava reto nem com reza, precisava de correção de trajetória o tempo todo, parecia que estava andando sobre gêlo
acredito que o entre-eixos curtíssimo do ka colabore pra aumentar essa tendência chata.
-
acredito que o entre-eixos curtíssimo do ka colabore pra aumentar essa tendência chata.
exato. muita gente não sabe, mas o eixo traseiro tem uma grande influência na estabilidade direcional de um carro. um eixo traseiro desalinhado faz o carro ter tendência direcional, mesmo com a dianteira totalmente dentro dos padrões.
-
exato. muita gente não sabe, mas o eixo traseiro tem uma grande influência na estabilidade direcional de um carro. um eixo traseiro desalinhado faz o carro ter tendência direcional, mesmo com a dianteira totalmente dentro dos padrões.
sabe o que eu reparei nas fotos do cacá na pista? em nenhuma das fotos os pneus estão com baixa pressão, talvez apenas algumas libras mais baixo, pouca coisa.
mas tb quem seria retardado de andar a 200 km/h (ou mais) com pressão baixa? não só a resistência ao rolamento, como até as temperaturas atingidas, seriam prejudiciais ao desempenho do carro e dos pneus.
mas serve realmente de luz pra ver que pressão baixa como me recomendaram usar não deve ser o melhor dos mundos, sempre imaginei um arrasto por conta disso, mas não parei nunca pra pensar que isso deve cobrar em dobro, no tempo final, o que se ganha na saída, mesmo numa pista curta de 201 m
mais uma vez o gus tem razão
-
um outro ponto que eu reparo no carro do cacá, que acredito que ninguém tenha obervado: ele usa os pneus com pouca profundidade. isso é melhor para uma menor movimentação dos blocos do desenho e consequentemente melhorar a tração.
no caso dele, usa pressão mais alta, com uma profundidade menor de sulcos. isso normalmente se faz torneando um pneu novo para aproveitar o melhor do composto novo, e baixando a profundidade para algo entre 3,5 e 5mm, que é a faixa onde a estrutura dos blocos tem menor movimentação.
acabei antecipando o assunto, mas vou detalhar mais daqui a dois capítulos, quando falarmos de comportamento dinâmico e desenhos.
-
um outro ponto que eu reparo no carro do cacá, que acredito que ninguém tenha obervado: ele usa os pneus com pouca profundidade. isso é melhor para uma menor movimentação dos blocos do desenho e consequentemente melhorar a tração.
no caso dele, usa pressão mais alta, com uma profundidade menor de sulcos. isso normalmente se faz torneando um pneu novo para aproveitar o melhor do composto novo, e baixando a profundidade para algo entre 3,5 e 5mm, que é a faixa onde a estrutura dos blocos tem menor movimentação.
acabei antecipando o assunto, mas vou detalhar mais daqui a dois capítulos, quando falarmos de comportamento dinâmico e desenhos.
lembro de ter visto faz muito tempo, não lembro onde, que lixavam os pneus da stock-car, se não me engano, pra conseguir uma melhor qualificação. e lembro tb que fazem isso nos pneus da formula-truck, parece que esses deixavam praticamente slick, quase sem sulcos.
-
justamente por causa da altura dos blocos. a grosso modo, quando um pneu atinge a meia vida sua estrutura nesse ponto oferece uma maior tração e força em curvas (piso seco), porém nesse estágio os compostos não estão no seu melhor pelo envelhecimento natural da borracha.
por isso um pneu novo lixado quando usado em pista ou condução esportiva é mais eficiente.
na stock car lixavam somente pra tirar o desmoldante e preparar os pneus pra corrida.
eu faço isso nos pneus do porsche pra classificação, só que de uma outra forma. montamos no carro, dá uma volta e quando para eu raspo manualmente a sujeira que vem grudada pra que ele fique como novo e pronto pro uso. com isso a primeira volta de limpeza do pneu não é necessária, e o carro já pode virar rápido na primeira volta do pneu. no caso de slicks o objetivo de lixar é esse.
-
195/55 r15 pra 205/50 r16 mantém o diâmetro? procurei a fórmula pro cálculo mas não encontrei
-
195/55 r15 pra 205/50 r16 mantém o diâmetro? procurei a fórmula pro cálculo mas não encontrei
-
muito útil a ferramenta, valeu joel
descobri que pro meu caso, a única medida que se aplica no aro 16 sem desrespeitar o índice de carga seria 195/50 r16, com uma diferença de 0,99% a mais no diâmetro total do conjunto.
-
se eu entendi certo:
15 -> 381,00mm
16 -> 406,40mm
195/55 -> 195mm x 55% -> 107,25mm
205/50 -> 205mm x 50% -> 102,50mm
381,00mm + 107,25mm = 488,25mm
406,40mm + 102,50mm = 508,90mm
tem uma diferença de 20mm. pouco, mas tem. não sei quanto influencia no velocimetro e hodometro.
se fosse 205/45 seria melhor.
-
o site indicou uma diferença de 2,67% a mais no diâmetro total do conjunto, se usar 205/50 r16. se usar 195/50 r16, o aumento é de só 18,33 mm, o que dá 0.99% a mais, dentro do tolerável. se usar 205/45 r16, há uma diminuição no diâmetro total, - 14,45 mm. pelo que entendi, a diminuição no diâmetro total tem que ser evitada sempre. então sobra o 195/50.
-
eu usei a ferramenta do bestcars pra fazer as contas…
mas não tem problema o diametro aumentar, desde que não aumente mais de 2%...
-
-
por isso que ando de 15 195/50 intermediário entre conforto e performance para agarrar o asfalto…
gus, realmente as lendas urbanas existem e estão aí para serem quebradas...
tenho um conjunto de suspensão muito eficiente no meu carro, suspensão com telescópios trabalhados, amortecedores com haste e corpo encurtados em 30mm e molas cortadas, pneus com 28 lbs, tracionam muito bem ainda mais agora que criei vergonha na cara e mandei fazer uma cambagem decente está com -1° em cada lado, o carro ficou maravilhoso para tracionar.
-
uma ferramenta de fácil acesso é nosso site. nele tem a opção encontre seu pneu onde vc escolhe seu carro e o site mostra todas as opções de modelos em todas as dimensões que cabem no carro respeitando tolerâncias.
pix, no teu cálculo do diâmetro faltou multiplicar o perfil por 2, já que vc soma o diâmetro da roda em mm com 2x o perfil.
ex. 195/55r15 = 195x55% = 107,25mm x 2 = 214,50 + 381 (roda 15) = 595,50mm
205/50r16 = 205x50% = 102,5 x 2 = 205 + 406,4 (roda 16) = 611,4mm
diferença = 2,6%
a diferença no velocimetro vai ser a mesma do diametro, 2,6% a menos.
abraço
-
complementando sobre o velocimetro.
os paineis já marcam em torno de 3 a 5% a mais que a velocidade real.
qdo se aumenta o diâmetro a tendencia é marcar menos que o real. em diferenças de até 2%, a velocidade tende a ficar mais próxima do real. em pickups onde o diametro aumenta fácil de 6 a 8%, isso gera problemas pois marca menos que o real, e a chance de tomar multas é grande e real….
abraço
-
complementando sobre o velocimetro.
os paineis já marcam em torno de 3 a 5% a mais que a velocidade real.
qdo se aumenta o diâmetro a tendencia é marcar menos que o real. em diferenças de até 2%, a velocidade tende a ficar mais próxima do real. em pickups onde o diametro aumenta fácil de 6 a 8%, isso gera problemas pois marca menos que o real, e a chance de tomar multas é grande e real….
abraço
já saiu a parte vii ??