Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. [dúvida] - superquadrado, subquadrado…

[dúvida] - superquadrado, subquadrado…

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
21 Posts 8 Posters 5.4k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • D Offline
    D Offline
    Dudles
    escreveu em última edição por

sei q quando o diãmetro é maior q o curso é superquadrado e quando o diâmetro é menor q o curso é subquadrado… mas e se forem os 2 bem perto... ou o motor for quadrado ( diãmetro = curso ), o q acontece é qual seria o melhor p´ra ter um turbo giradior é pouco curso é queria que alguém esclarecesse isso +-...

1 Resposta Última resposta
    • S Offline
      S Offline
      sleep

esse subquadrado e superquadrado é o lance do r/l…

motores com r/l abaixo de 0,300 são bons pra giro alto, os acima de 0,300 são ruins de giro.

em se tratando de ap os 1.6 1.7 1.8, 1.9 e 2.0(bloco alto - golf) ficam com r/l abaixo ou exatamente nos 0,300...

os 2.0 bloco baixo ficam com r/l um pouco acima.

• S Offline
        S Offline
        sleep

1.6 - 0,268

1.7 - 0,259

1.8 - 0,300

1.9 - 0,300

2.0(bloco alto) - 0,291

2.0(bloco baixo) - 0,322

o calculo é:

(curso / 2) / pelo_tamanho_da_biela

• P Offline
          P Offline
          Pellegrino

r/l é uma coisa, super/sub/quadrado é outra.

r/l é a relação entra curso e tamanho de biela.

super/sub/quadrado é a relação entre diâmetro e curso

dudles, turbo girador, vc podia tentar pegar um vira de 80mm dos motores 1.5 com pistão de 82mm. ou mesmo um 1.8 original, mas não vai girar tanto…

• D Offline
            D Offline
            Dudles

se usar um pistão 86mm no vira original do 1.8 vai ficar quase quadrado ( 86,2x86 ) mas a parede do bloco vai fcar muito fina, não é quando ao vira dos 1.5 é dos md é ele serve no ap ?

• X Offline
              X Offline
              Xev

girador mesmo é com r/l baixo.

nada a ver diretamente com sub/super e quadrado.

• D Offline
                D Offline
                DuKa

na verdade, super / ou sub é so uma uma forma do desenho do motor…

r/l é mais para vibrações, e nesse caso, nao esta diretamente ligada ao super / subquadrado... pois o motor pode ser subquadrado e ter bielas muito longas, assim mantendo poucas vibrações em alta rpm...

mas outro fato é a cabacidade de bombeamento do cilindro, nao adianta vc ter um motor subquabrado com r/l boa pra girar, pois acima de um valor teorico (20m / segundo) a capacidade de bombemento do motor fica prejudicado.... ele vai girar, mas sem ganho expressivo...

logo, um motor superquadrado, tem vantagem, alem de poder utilizar uma biela menor pra manter uma r/l otima e uma capacidade de bombeamento bem maior em altos rpm, precisando de mais rpm pra chegar nesses teoricos 20m/s

• N Offline
                  N Offline
                  Nick_Destroyer

meu conselho…. esquece turbo girador... girar alto é coisa para motor aspro.

turbo é já a vantagem de não ter as cargas inerciais dos aspro, pois gira bem menos.....

turbo girador é coisa de competição e não para a rua. se quiser turbo girador tem que forjar tudo, e com parafusos de biela top.

com peças originais, sem chance. não há r/l ou relação diâmetro / curso que faça mágica na resistência dos materiais.

relação r/l é uma coisa bem diferente de quadrado e superquadrado e afins. o 1° depende do comprimento da biela, o segundo não.

motor girador tem que ter virabrequim de pouco curso…. por exemplo os f-1 tem cerca de 34mm de curso do virabrequim.

abraço

• P Offline
                    P Offline
                    Pellegrino

se usar um pistão 86mm no vira original do 1.8 vai ficar quase quadrado ( 86,2x86 ) mas a parede do bloco vai fcar muito fina, não é quando ao vira dos 1.5 é dos md é ele serve no ap ?

o vira é do md mesmo, e que eu saiba serve sem adaptações no ap.

nessa config que vc falou fica mto fina mesmo… vira de 1.8 com pistão de monza 1.8 fica bão, o guswrc usa essa receita...

• D Offline
                      D Offline
                      Dudles

girador q eu falo é fazer um ap 1.8 bater nas 7500 rpm… pq eu li em algum lugar q ap flutua válvula acima de 7 mil, e uma vez dirigi um gol g3 2.0 com comando 272º que nas 1as marchas lambia a escala do conta girosa mto rápido mas nas marchas mais altas ( 4a e tals ) ele meio q morria acima de 5 mil e poucos rpm...

• P Offline
                        P Offline
                        Pellegrino

flutuação de válvula vc contorna com molas mais duras. molas de fiat.

• G Offline
                          G Offline
                          Gaucho

pq eu li em algum lugar

eu lí q tomei sufoco de vti q é + de 5 segundos + lento q meu vts….....e foi vc q escreveu. :coisatriste:

tem gente q escreve cada coisa :hauhau:

• I Offline
                            I Offline
                            Inssurection

flutuacao de valvulas se contorna utilizando molas de valvulas especiais, mais duras e feitas para aquele motor.

e nao molas de fiat que precisa cortar e ainda corre risco de encostar os elos.

muita gente usa, mas esta longe de ser o ideal.

• N Offline
                              N Offline
                              Nick_Destroyer

este negócio de flutuar válvulas a x rpm não tem como dizer…. depende do comando também.

depois que inventaram internet, todo mundo virou preparador com larga experiência. soluções milagrosas aparecem com peças originais...... a gambiatech nunca foi tão utilizada.

se quer 7500rpm com turbo, considerando um virabrequim de 1.8, lembre-se sempre que a velocidade média dos pistões está muito alta (21,5m/s), a lubrificação vai sofrer muito (e não é só usar óleo de motor diesel que fica bom ), as cargas inerciais aumentam ao quadrado da rpm ( a 7500 serão o dobro do que a 6500).

será que não seria mais produtivo usar maior pressão no turbo e girar 6000? será que vale a pena perder cilindrada usando virabrequim de 1.5 por 1000rpm a mais?

• D Offline
                                D Offline
                                Dudles

eu lí q tomei sufoco de vti q é + de 5 segundos + lento q meu vts….....e foi vc q escreveu. :coisatriste:

tem gente q escreve cada coisa :hauhau:

eu te conheço pessoalmente, sei q vc é brincalhão, falei brincando pq fotografei vc na grama quando o vti tava trás de vc, se vc não aceitou a brincadeira, me desculpe. e isso não foi nem aqui.

• G Offline
                                  G Offline
                                  Gaucho

eu te conheço pessoalmente, sei q vc é brincalhão, falei brincando pq fotografei vc na grama quando o vti tava trás de vc, se vc não aceitou a brincadeira, me desculpe. e isso não foi nem aqui.

ultrapassei ele na curva e perdí a tomada/entrada perfeita, espalhei jogando as rodas na grama….......coisa normal de td

nem tudo q lemos é a realidade, não esquenta c isso.......percebí q houve psa x honda no seu comentário.

o recordista fwd agora é vts.

• D Offline
                                    D Offline
                                    Dudles

ultrapassei ele na curva e perdí a tomada/entrada perfeita, espalhei jogando as rodas na grama….......coisa normal de td

nem tudo q lemos é a realidade, não esquenta c isso.......percebí q houve psa x honda no seu comentário.

o recordista fwd agora é vts.

gaucho, não quero me estender pq não é o foco do tópico, mas o psa x honda foi justamente pra zuar, pq sei q vc é brincalhão… cansei de ir no encontro do psa em são francsco junto om o leandro e tu tava sempre lá brincando, não sou fanático, mto pelo contrário, um dos meus sonhos é um 106 quik com 1.6 16v de 206... ou então meu mais novo projeto é um go gt turbo, todos não-honda.. deixa isso pra lá e vamo acabar essa porra tomando uma breja gelada porra... e vai ter q me levar de carona próximo td... senão v potar zuando deovo :coisatriste:

p.s. tava companhando seus tempos durante o td e conesso q iqei surpreso... tá virando mto bem pela cavalaria do carro ( que em um autódromo é difícil controlar num tração dianteira ) tu evoluiu uma imensidão em comparação ao 1o td de vts-t. tá de parabéns.

• G Offline
                                      G Offline
                                      Gaucho

gaucho,tava companhando seus tempos durante o td e conesso q iqei surpreso… tá virando mto bem pela cavalaria do carro ( que em um autódromo é difícil controlar num tração dianteira ) tu evoluiu uma imensidão em comparação ao 1o td de vts-t. tá de parabéns.

meu 1º td de vts, a temperatura do escape chegava nos 800º (achei melhor não acelerar forte a estragar o motor) em casa descobrí q uma das bombas elétricas tinha queimado.

no 2º ,o carro tava muito forte mas o freio não aguentou…...........c medo de bater na traseira dos evos :coisatriste: achei melhor não me aproximar/acelerar forte nas curvas.

nesse último não tive problemas e acabei batendo o recorde fwd

baixarei p 1:28 no próximo ............se chegar meu blocante vou cutucar os brabos :hauhau:

gostaria q vc tirasse fotos do meu carro assim como tira dos outros :d

• G Offline
                                        G Offline
                                        Gaucho

gaucho, tu evoluiu uma imensidão em comparação ao 1o td de vts-t. tá de parabéns.

na realidade, os carros + rápidos do td são carros originais + algum tapinha (evos, wrxs, porsches)…......esses nunca dão problema

o maverick do ruy tem + de 20 anos de experiência nesses carros.

foda é alterar o carro todo, + q dobrar pot e tq, dar umas aceleradas na rua e achar q consegue correr na pista

99% das vezes dá merda.........estou 5 anos melhorando meu carro, agora começou dar resultado.

• D Offline
                                          D Offline
                                          Dudles

meu 1º td de vts, a temperatura do escape chegava nos 800º (achei melhor não acelerar forte a estragar o motor) em casa descobrí q uma das bombas elétricas tinha queimado.

no 2º ,o carro tava muito forte mas o freio não aguentou…...........c medo de bater na traseira dos evos :coisatriste: achei melhor não me aproximar/acelerar forte nas curvas.

nesse último não tive problemas e acabei batendo o recorde fwd

baixarei p 1:28 no próximo ............se chegar meu blocante vou cutucar os brabos :hauhau:

**gostaria q vc tirasse fotos do meu carro assim como tira dos outros :d[][/quote]

´pura coincidência… na hora q eu tava fotografando vc já não tava na pista por alguma razão... no próximo vo ficar de olho.**

• Login

• Não tem uma conta? Cadastrar

• Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários