Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. [dúvida] - superquadrado, subquadrado…

[dúvida] - superquadrado, subquadrado…

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
21 Posts 8 Posters 5.4k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • D Offline
    D Offline
    Dudles
    escreveu em última edição por
    #1

    sei q quando o diãmetro é maior q o curso é superquadrado e quando o diâmetro é menor q o curso é subquadrado… mas e se forem os 2 bem perto... ou o motor for quadrado ( diãmetro = curso ), o q acontece é qual seria o melhor p´ra ter um turbo giradior é pouco curso é queria que alguém esclarecesse isso +-...

    1 Resposta Última resposta
    • S Offline
      S Offline
      sleep
      escreveu em última edição por
      #2

      esse subquadrado e superquadrado é o lance do r/l…

      motores com r/l abaixo de 0,300 são bons pra giro alto, os acima de 0,300 são ruins de giro.

      em se tratando de ap os 1.6 1.7 1.8, 1.9 e 2.0(bloco alto - golf) ficam com r/l abaixo ou exatamente nos 0,300...

      os 2.0 bloco baixo ficam com r/l um pouco acima.

      1 Resposta Última resposta
      • S Offline
        S Offline
        sleep
        escreveu em última edição por
        #3

        1.6 - 0,268

        1.7 - 0,259

        1.8 - 0,300

        1.9 - 0,300

        2.0(bloco alto) - 0,291

        2.0(bloco baixo) - 0,322

        o calculo é:

        (curso / 2) / pelo_tamanho_da_biela

        1 Resposta Última resposta
        • P Offline
          P Offline
          Pellegrino
          escreveu em última edição por
          #4

          r/l é uma coisa, super/sub/quadrado é outra.

          r/l é a relação entra curso e tamanho de biela.

          super/sub/quadrado é a relação entre diâmetro e curso

          dudles, turbo girador, vc podia tentar pegar um vira de 80mm dos motores 1.5 com pistão de 82mm. ou mesmo um 1.8 original, mas não vai girar tanto…

          1 Resposta Última resposta
          • D Offline
            D Offline
            Dudles
            escreveu em última edição por
            #5

            se usar um pistão 86mm no vira original do 1.8 vai ficar quase quadrado ( 86,2x86 ) mas a parede do bloco vai fcar muito fina, não é quando ao vira dos 1.5 é dos md é ele serve no ap ?

            1 Resposta Última resposta
            • X Offline
              X Offline
              Xev
              escreveu em última edição por
              #6

              girador mesmo é com r/l baixo.

              nada a ver diretamente com sub/super e quadrado.

              1 Resposta Última resposta
              • D Offline
                D Offline
                DuKa
                escreveu em última edição por
                #7

                na verdade, super / ou sub é so uma uma forma do desenho do motor…

                r/l é mais para vibrações, e nesse caso, nao esta diretamente ligada ao super / subquadrado... pois o motor pode ser subquadrado e ter bielas muito longas, assim mantendo poucas vibrações em alta rpm...

                mas outro fato é a cabacidade de bombeamento do cilindro, nao adianta vc ter um motor subquabrado com r/l boa pra girar, pois acima de um valor teorico (20m / segundo) a capacidade de bombemento do motor fica prejudicado.... ele vai girar, mas sem ganho expressivo...

                logo, um motor superquadrado, tem vantagem, alem de poder utilizar uma biela menor pra manter uma r/l otima e uma capacidade de bombeamento bem maior em altos rpm, precisando de mais rpm pra chegar nesses teoricos 20m/s

                1 Resposta Última resposta
                • N Offline
                  N Offline
                  Nick_Destroyer
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  meu conselho…. esquece turbo girador... girar alto é coisa para motor aspro.

                  turbo é já a vantagem de não ter as cargas inerciais dos aspro, pois gira bem menos.....

                  turbo girador é coisa de competição e não para a rua. se quiser turbo girador tem que forjar tudo, e com parafusos de biela top.

                  com peças originais, sem chance. não há r/l ou relação diâmetro / curso que faça mágica na resistência dos materiais.

                  relação r/l é uma coisa bem diferente de quadrado e superquadrado e afins. o 1° depende do comprimento da biela, o segundo não.

                  motor girador tem que ter virabrequim de pouco curso…. por exemplo os f-1 tem cerca de 34mm de curso do virabrequim.

                  abraço

                  1 Resposta Última resposta
                  • P Offline
                    P Offline
                    Pellegrino
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    se usar um pistão 86mm no vira original do 1.8 vai ficar quase quadrado ( 86,2x86 ) mas a parede do bloco vai fcar muito fina, não é quando ao vira dos 1.5 é dos md é ele serve no ap ?

                    o vira é do md mesmo, e que eu saiba serve sem adaptações no ap.

                    nessa config que vc falou fica mto fina mesmo… vira de 1.8 com pistão de monza 1.8 fica bão, o guswrc usa essa receita...

                    1 Resposta Última resposta
                    • D Offline
                      D Offline
                      Dudles
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      girador q eu falo é fazer um ap 1.8 bater nas 7500 rpm… pq eu li em algum lugar q ap flutua válvula acima de 7 mil, e uma vez dirigi um gol g3 2.0 com comando 272º que nas 1as marchas lambia a escala do conta girosa mto rápido mas nas marchas mais altas ( 4a e tals ) ele meio q morria acima de 5 mil e poucos rpm...

                      1 Resposta Última resposta
                      • P Offline
                        P Offline
                        Pellegrino
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        flutuação de válvula vc contorna com molas mais duras. molas de fiat.

                        1 Resposta Última resposta
                        • G Offline
                          G Offline
                          Gaucho
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          pq eu li em algum lugar

                          eu lí q tomei sufoco de vti q é + de 5 segundos + lento q meu vts….....e foi vc q escreveu. :coisatriste:

                          tem gente q escreve cada coisa :hauhau:

                          1 Resposta Última resposta
                          • I Offline
                            I Offline
                            Inssurection
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            flutuacao de valvulas se contorna utilizando molas de valvulas especiais, mais duras e feitas para aquele motor.

                            e nao molas de fiat que precisa cortar e ainda corre risco de encostar os elos.

                            muita gente usa, mas esta longe de ser o ideal.

                            1 Resposta Última resposta
                            • N Offline
                              N Offline
                              Nick_Destroyer
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              este negócio de flutuar válvulas a x rpm não tem como dizer…. depende do comando também.

                              depois que inventaram internet, todo mundo virou preparador com larga experiência. soluções milagrosas aparecem com peças originais...... a gambiatech nunca foi tão utilizada.

                              se quer 7500rpm com turbo, considerando um virabrequim de 1.8, lembre-se sempre que a velocidade média dos pistões está muito alta (21,5m/s), a lubrificação vai sofrer muito (e não é só usar óleo de motor diesel que fica bom ), as cargas inerciais aumentam ao quadrado da rpm ( a 7500 serão o dobro do que a 6500).

                              será que não seria mais produtivo usar maior pressão no turbo e girar 6000? será que vale a pena perder cilindrada usando virabrequim de 1.5 por 1000rpm a mais?

                              1 Resposta Última resposta
                              • D Offline
                                D Offline
                                Dudles
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                eu lí q tomei sufoco de vti q é + de 5 segundos + lento q meu vts….....e foi vc q escreveu. :coisatriste:

                                tem gente q escreve cada coisa :hauhau:

                                eu te conheço pessoalmente, sei q vc é brincalhão, falei brincando pq fotografei vc na grama quando o vti tava trás de vc, se vc não aceitou a brincadeira, me desculpe. e isso não foi nem aqui.

                                1 Resposta Última resposta
                                • G Offline
                                  G Offline
                                  Gaucho
                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  eu te conheço pessoalmente, sei q vc é brincalhão, falei brincando pq fotografei vc na grama quando o vti tava trás de vc, se vc não aceitou a brincadeira, me desculpe. e isso não foi nem aqui.

                                  ultrapassei ele na curva e perdí a tomada/entrada perfeita, espalhei jogando as rodas na grama….......coisa normal de td

                                  nem tudo q lemos é a realidade, não esquenta c isso.......percebí q houve psa x honda no seu comentário.

                                  o recordista fwd agora é vts.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • D Offline
                                    D Offline
                                    Dudles
                                    escreveu em última edição por
                                    #17

                                    ultrapassei ele na curva e perdí a tomada/entrada perfeita, espalhei jogando as rodas na grama….......coisa normal de td

                                    nem tudo q lemos é a realidade, não esquenta c isso.......percebí q houve psa x honda no seu comentário.

                                    o recordista fwd agora é vts.

                                    gaucho, não quero me estender pq não é o foco do tópico, mas o psa x honda foi justamente pra zuar, pq sei q vc é brincalhão… cansei de ir no encontro do psa em são francsco junto om o leandro e tu tava sempre lá brincando, não sou fanático, mto pelo contrário, um dos meus sonhos é um 106 quik com 1.6 16v de 206... ou então meu mais novo projeto é um go gt turbo, todos não-honda.. deixa isso pra lá e vamo acabar essa porra tomando uma breja gelada porra... e vai ter q me levar de carona próximo td... senão v potar zuando deovo :coisatriste:

                                    p.s. tava companhando seus tempos durante o td e conesso q iqei surpreso... tá virando mto bem pela cavalaria do carro ( que em um autódromo é difícil controlar num tração dianteira ) tu evoluiu uma imensidão em comparação ao 1o td de vts-t. tá de parabéns.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • G Offline
                                      G Offline
                                      Gaucho
                                      escreveu em última edição por
                                      #18

                                      gaucho,tava companhando seus tempos durante o td e conesso q iqei surpreso… tá virando mto bem pela cavalaria do carro ( que em um autódromo é difícil controlar num tração dianteira ) tu evoluiu uma imensidão em comparação ao 1o td de vts-t. tá de parabéns.

                                      meu 1º td de vts, a temperatura do escape chegava nos 800º (achei melhor não acelerar forte a estragar o motor) em casa descobrí q uma das bombas elétricas tinha queimado.

                                      no 2º ,o carro tava muito forte mas o freio não aguentou…...........c medo de bater na traseira dos evos :coisatriste: achei melhor não me aproximar/acelerar forte nas curvas.

                                      nesse último não tive problemas e acabei batendo o recorde fwd

                                      baixarei p 1:28 no próximo ............se chegar meu blocante vou cutucar os brabos :hauhau:

                                      gostaria q vc tirasse fotos do meu carro assim como tira dos outros :d

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • G Offline
                                        G Offline
                                        Gaucho
                                        escreveu em última edição por
                                        #19

                                        gaucho, tu evoluiu uma imensidão em comparação ao 1o td de vts-t. tá de parabéns.

                                        na realidade, os carros + rápidos do td são carros originais + algum tapinha (evos, wrxs, porsches)…......esses nunca dão problema

                                        o maverick do ruy tem + de 20 anos de experiência nesses carros.

                                        foda é alterar o carro todo, + q dobrar pot e tq, dar umas aceleradas na rua e achar q consegue correr na pista

                                        99% das vezes dá merda.........estou 5 anos melhorando meu carro, agora começou dar resultado.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • D Offline
                                          D Offline
                                          Dudles
                                          escreveu em última edição por
                                          #20

                                          meu 1º td de vts, a temperatura do escape chegava nos 800º (achei melhor não acelerar forte a estragar o motor) em casa descobrí q uma das bombas elétricas tinha queimado.

                                          no 2º ,o carro tava muito forte mas o freio não aguentou…...........c medo de bater na traseira dos evos :coisatriste: achei melhor não me aproximar/acelerar forte nas curvas.

                                          nesse último não tive problemas e acabei batendo o recorde fwd

                                          baixarei p 1:28 no próximo ............se chegar meu blocante vou cutucar os brabos :hauhau:

                                          **gostaria q vc tirasse fotos do meu carro assim como tira dos outros :d[][/quote]

                                          ´pura coincidência… na hora q eu tava fotografando vc já não tava na pista por alguma razão... no próximo vo ficar de olho.**

                                          1 Resposta Última resposta

                                          • Login

                                          • Não tem uma conta? Cadastrar

                                          • Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários