Multimetro na sonda lambda
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tem que ligar na sonda, o terra o negativo do multimetro só vai na lata quando a sonda é de 1 fio
flw
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pessoal,
percebi que tem diferenca de valores dependendo o terra do multimetro que voce usa. percebi que se usar o terra para o multimetro da propria sonda lambda, os valores que aparecem sao menores do que quando ligado o terra na bateria.
se o terra da sonda está ligado corretamente ao negativo da bateria, não deveria ter variação de leitura.
de uma revisada nele, veja se não tem alguma emenda mal feita.
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nao tem nenhuma emenda… a sonda em questao é de um ap 1.6 totalflex de 4 fios.
meu receio é: se eu ligar o terra do multimetro na sonda, o multimetro mostra 880mv de pé fincado.
se eu ligar o terra do multimetro na bateria, o sinal demonstrado pelo multimetro pula pra cerca de 980 a 1050mv.
qual terra que eu tenho que considerar?
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16 volts, sabe o que me deixa curioso? se eu tenho que considerar o terra da sonda, ou seja, o multimetro indicando mistura de 870 a 880mv com pé fincado, porque até agora meu motor nao explodiu? ja dei final muitas vezes e de segurar ela tb… meu carro nao esquenta nem nada... tudo perfeito.
config do motor: ap 1.6 totalflex com 1 kg com taxa/pistão original e intercooler
não era pra pelo menos furar pistao dando final com mistura de 870 a 880mvó
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16 volts, sabe o que me deixa curioso? se eu tenho que considerar o terra da sonda, ou seja, o multimetro indicando mistura de 870 a 880mv com pé fincado, porque até agora meu motor nao explodiu? ja dei final muitas vezes e de segurar ela tb… meu carro nao esquenta nem nada... tudo perfeito.
config do motor: ap 1.6 totalflex com 1 kg com taxa/pistão original e intercooler
não era pra pelo menos furar pistao dando final com mistura de 870 a 880mvó
as sondas convencionais servem como uma idéia de como tá a mistura, mas estão longe de dizerem exatamente o q está se passando com seu motor.
pra vc ter noção, quando tava acertando o carro da assinatura e tava com muito excesso a sonda normal estava marcando pobre (300mv), mas mesmo com mais combustível o carro não ia. espetei a wide e tudo clareou, estava com 0.7 de fator lambda (absurdamente gordo ).
se tiver como arranjar um lambda-meter é o melhor caminho pra vc acertar.
a diferença na leitura é pq o terra da lambda e o negativo da bateria não possuem o mesmo potencial elétrico. o aterramento do ap sai do negativo da bateria, encosta na carcaça ali na corta fogo e de lá (pelo menos no bola é assim) vai até um dos parafusos que prendem o câmbio ao bloco. com o tempo aquilo ali acaba isolando . como o terra da sonda deve ser no motor (que dizem ser o melhor lugar pra se aterrar equipamentos eletrônicos no carro), e o terra não está perfeito, vc nota a diferença.
por fim, com 880mv talvez seu motor esteja bem alimentado, vc não sabe exatamente o quanto. dá pra ir dando mais comida até vc notar que perde potência, já vai tar bastante gordo e não vai quebrar.
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o emu tb ta gordo absurdo e dá 880mv na sonda e o negativo do multimetro ta ligado no negativo da sonda
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o emu tb ta gordo absurdo e dá 880mv na sonda e o negativo do multimetro ta ligado no negativo da sonda
ja liguei a minha (bosch novinha, de 4 fios, cabeamento com malha aterrada, tudo soldado e isolado) de tudo o q foi jeito. em wot ela acusa 700 milivolts uhauhauahuahuah lixando 2ª, 3ª e perdendo a frente de 4ª e ela diz q a mistura está pobre de derreter e ainda não render huahuahuahuahauhauha
jaja pintarei tudo ali de verde…
sonda confiável, pra mim, só uma wide o resto é só ilusão.
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por ser uma sonda do totalflex, eu depositei um pouco mais de confianca nela, visto que a central é totalmente dependente dela para saber que combustivel está sendo utilizado. nao é a mesma sonda dos ap mi…
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sim fabio, só que sonda narrow é situacional apenas… serve pra saber se está no fator lambda desejado ( =1)...se estiver muito fora ele aciona a adaptação de longo prazo (ou seja mudança de combustivel a grosso modo).
as injeções mais antigas só queriam saber se ela tá acima ou abaixo do valor médio (380 a 450mv dependendo da injeção)...se tá acima ta rico...se ta abaixo ta pobre..aí junta um monte de estratégia no caso dos flex... mas basicamente é isso... se estiver acima de um certo valor por mais do que um certo tempo pode iniciar a estratégia de adaptação de longo prazo (a grosso modo mudança de combustivel, dependendo de outrosd gatilhos)
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entendi over valew
por enquanto vou me virando com a narrow e assim que der, vou comprar uma wide, mesmo que seja em parceria com uns amigos
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na real em carros originais a sonda só serve pra saber se está rico ou pobre. o quanto rico ou o quanto pobre não é levado em consideração, até porque sonda narrow não tem condição de medir isso.
por isso, se estiver dando 700 ou 1000mv quando rico é irrelevante. o que conta é a transicao por lambda 1 (~450mv)
isso pode ser observado ligando halmeter em carro original. o sinal fica ciclando entre rico e pobre, pois se ela tá ciclando é porque está praticamente em lambda 1.
ou seja, se quer medir algo compre uma wideband.
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acho que o modo que vc liga e em cutt of na desaceleração ficar marcando valor negativo no multimetro é o modo errado… se vc tem valores negativos, mas proximos de 000 ai sim...
uso de 1 fio so.... ende encosta marca certo... foda é esperar esquentar...
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quem quiser sonda wide, a odg ta com preço bom…
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na real em carros originais a sonda só serve pra saber se está rico ou pobre. o quanto rico ou o quanto pobre não é levado em consideração, até porque sonda narrow não tem condição de medir isso.
por isso, se estiver dando 700 ou 1000mv quando rico é irrelevante. o que conta é a transicao por lambda 1 (~450mv)
isso pode ser observado ligando halmeter em carro original. o sinal fica ciclando entre rico e pobre, pois se ela tá ciclando é porque está praticamente em lambda 1.
ou seja, se quer medir algo compre uma wideband.
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