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Multimetro na sonda lambda

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  • G Offline
    G Offline
    Gui_Jpa
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    #3

    cara,

    o melhor terra sem duvida seria o da bateria (minha opiniao).

    abraco

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    • K Offline
      K Offline
      Ktulu
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      #4

      pessoal,

      percebi que tem diferenca de valores dependendo o terra do multimetro que voce usa. percebi que se usar o terra para o multimetro da propria sonda lambda, os valores que aparecem sao menores do que quando ligado o terra na bateria.

      se o terra da sonda está ligado corretamente ao negativo da bateria, não deveria ter variação de leitura.

      de uma revisada nele, veja se não tem alguma emenda mal feita.

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      • F Offline
        F Offline
        Fabio Dela Marta
        escreveu em última edição por
        #5

        nao tem nenhuma emenda… a sonda em questao é de um ap 1.6 totalflex de 4 fios.

        meu receio é: se eu ligar o terra do multimetro na sonda, o multimetro mostra 880mv de pé fincado.

        se eu ligar o terra do multimetro na bateria, o sinal demonstrado pelo multimetro pula pra cerca de 980 a 1050mv.

        qual terra que eu tenho que considerar?

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        • 1 Offline
          1 Offline
          16volts
          escreveu em última edição por
          #6

          considere o terra da sonda.

          1 Resposta Última resposta
          • F Offline
            F Offline
            Fabio Dela Marta
            escreveu em última edição por
            #7

            16 volts, sabe o que me deixa curioso? se eu tenho que considerar o terra da sonda, ou seja, o multimetro indicando mistura de 870 a 880mv com pé fincado, porque até agora meu motor nao explodiu? ja dei final muitas vezes e de segurar ela tb… meu carro nao esquenta nem nada... tudo perfeito.

            config do motor: ap 1.6 totalflex com 1 kg com taxa/pistão original e intercooler

            não era pra pelo menos furar pistao dando final com mistura de 870 a 880mvó

            1 Resposta Última resposta
            • 1 Offline
              1 Offline
              16volts
              escreveu em última edição por
              #8

              16 volts, sabe o que me deixa curioso? se eu tenho que considerar o terra da sonda, ou seja, o multimetro indicando mistura de 870 a 880mv com pé fincado, porque até agora meu motor nao explodiu? ja dei final muitas vezes e de segurar ela tb… meu carro nao esquenta nem nada... tudo perfeito.

              config do motor: ap 1.6 totalflex com 1 kg com taxa/pistão original e intercooler

              não era pra pelo menos furar pistao dando final com mistura de 870 a 880mvó

              as sondas convencionais servem como uma idéia de como tá a mistura, mas estão longe de dizerem exatamente o q está se passando com seu motor.

              pra vc ter noção, quando tava acertando o carro da assinatura e tava com muito excesso a sonda normal estava marcando pobre (300mv), mas mesmo com mais combustível o carro não ia. espetei a wide e tudo clareou, estava com 0.7 de fator lambda (absurdamente gordo ).

              se tiver como arranjar um lambda-meter é o melhor caminho pra vc acertar.

              a diferença na leitura é pq o terra da lambda e o negativo da bateria não possuem o mesmo potencial elétrico. o aterramento do ap sai do negativo da bateria, encosta na carcaça ali na corta fogo e de lá (pelo menos no bola é assim) vai até um dos parafusos que prendem o câmbio ao bloco. com o tempo aquilo ali acaba isolando . como o terra da sonda deve ser no motor (que dizem ser o melhor lugar pra se aterrar equipamentos eletrônicos no carro), e o terra não está perfeito, vc nota a diferença.

              por fim, com 880mv talvez seu motor esteja bem alimentado, vc não sabe exatamente o quanto. dá pra ir dando mais comida até vc notar que perde potência, já vai tar bastante gordo e não vai quebrar.

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              • O Offline
                O Offline
                O Esmerilhador
                escreveu em última edição por
                #9

                o emu tb ta gordo absurdo e dá 880mv na sonda e o negativo do multimetro ta ligado no negativo da sonda

                1 Resposta Última resposta
                • E Offline
                  E Offline
                  edney
                  escreveu em última edição por
                  #10

                  eu tinha um problema parecido quando eu usava 1 sonda lambda só, não conseguia fazer a leitura certa. a partir do momento que começei a usar 2 sondas, mudou completamente de figura o acerto.

                  1 Resposta Última resposta
                  • * Offline
                    * Offline
                    * Caroline Stella *
                    escreveu em última edição por
                    #11

                    o emu tb ta gordo absurdo e dá 880mv na sonda e o negativo do multimetro ta ligado no negativo da sonda

                    ja liguei a minha (bosch novinha, de 4 fios, cabeamento com malha aterrada, tudo soldado e isolado) de tudo o q foi jeito. em wot ela acusa 700 milivolts uhauhauahuahuah lixando 2ª, 3ª e perdendo a frente de 4ª e ela diz q a mistura está pobre de derreter e ainda não render huahuahuahuahauhauha

                    jaja pintarei tudo ali de verde…

                    sonda confiável, pra mim, só uma wide o resto é só ilusão.

                    1 Resposta Última resposta
                    • F Offline
                      F Offline
                      Fabio Dela Marta
                      escreveu em última edição por
                      #12

                      por ser uma sonda do totalflex, eu depositei um pouco mais de confianca nela, visto que a central é totalmente dependente dela para saber que combustivel está sendo utilizado. nao é a mesma sonda dos ap mi…

                      1 Resposta Última resposta
                      • O Offline
                        O Offline
                        overspeed
                        escreveu em última edição por
                        #13

                        sim fabio, só que sonda narrow é situacional apenas… serve pra saber se está no fator lambda desejado ( =1)...se estiver muito fora ele aciona a adaptação de longo prazo (ou seja mudança de combustivel a grosso modo).

                        as injeções mais antigas só queriam saber se ela tá acima ou abaixo do valor médio (380 a 450mv dependendo da injeção)...se tá acima ta rico...se ta abaixo ta pobre..aí junta um monte de estratégia no caso dos flex... mas basicamente é isso... se estiver acima de um certo valor por mais do que um certo tempo pode iniciar a estratégia de adaptação de longo prazo (a grosso modo mudança de combustivel, dependendo de outrosd gatilhos)

                        1 Resposta Última resposta
                        • N Offline
                          N Offline
                          Niex
                          escreveu em última edição por
                          #14

                          eu estou usando uma mte thomsom de 4 fios (universal)

                          estou tendo 880mv, no meu caso é ap 2.0 com bicos furados para alcool, alguns momentos dá 910mv.

                          ligado num multimetro minipa, wide é wide, mais o preço tb é wide para mim :dance:

                          1 Resposta Última resposta
                          • F Offline
                            F Offline
                            Fabio Dela Marta
                            escreveu em última edição por
                            #15

                            entendi over valew

                            por enquanto vou me virando com a narrow e assim que der, vou comprar uma wide, mesmo que seja em parceria com uns amigos :dance:

                            1 Resposta Última resposta
                            • A Offline
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                              ANDER*SOM
                              escreveu em última edição por
                              #16

                              fabio isso de elitura diferente é diferenca de potencial eletrico escuta que to te falando ….ai vc testa ....pois usa o terra da sonda mesmo...

                              1 Resposta Última resposta
                              • K Offline
                                K Offline
                                Ktulu
                                escreveu em última edição por
                                #17

                                na real em carros originais a sonda só serve pra saber se está rico ou pobre. o quanto rico ou o quanto pobre não é levado em consideração, até porque sonda narrow não tem condição de medir isso.

                                por isso, se estiver dando 700 ou 1000mv quando rico é irrelevante. o que conta é a transicao por lambda 1 (~450mv)

                                isso pode ser observado ligando halmeter em carro original. o sinal fica ciclando entre rico e pobre, pois se ela tá ciclando é porque está praticamente em lambda 1.

                                ou seja, se quer medir algo compre uma wideband.

                                1 Resposta Última resposta
                                • D Offline
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                                  DuKa
                                  escreveu em última edição por
                                  #18

                                  acho que o modo que vc liga e em cutt of na desaceleração ficar marcando valor negativo no multimetro é o modo errado… se vc tem valores negativos, mas proximos de 000 ai sim...

                                  uso de 1 fio so.... ende encosta marca certo... foda é esperar esquentar...

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • N Offline
                                    N Offline
                                    Niex
                                    escreveu em última edição por
                                    #19

                                    meu carro esta andando com a sonda original pendurada do lado de fora e esta igual para andar.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • A Offline
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                                      Adriano Sushi
                                      escreveu em última edição por
                                      #20

                                      quem quiser sonda wide, a odg ta com preço bom…

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • * Offline
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                                        * Caroline Stella *
                                        escreveu em última edição por
                                        #21

                                        na real em carros originais a sonda só serve pra saber se está rico ou pobre. o quanto rico ou o quanto pobre não é levado em consideração, até porque sonda narrow não tem condição de medir isso.

                                        por isso, se estiver dando 700 ou 1000mv quando rico é irrelevante. o que conta é a transicao por lambda 1 (~450mv)

                                        isso pode ser observado ligando halmeter em carro original. o sinal fica ciclando entre rico e pobre, pois se ela tá ciclando é porque está praticamente em lambda 1.

                                        ou seja, se quer medir algo compre uma wideband.

                                        .

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • O Offline
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                                          #22

                                          ah, acabei esquecendo de dizer…

                                          apesar da sonda narrow num ser precisa fora de lambda 1, o fato de ter um erro meio generoso entre o terra do sinal dela e o terra da carroceria (onde vai o terra da injeção) indica falta de aterramento adequado... procura melhorar isso da seguinte forma, pegue um fio e ligue o terra da bateria ao terra do sinal da sonda... o valor que sair disto é o que deve ser considerado.

                                          muitas vezes existe um mau contato no plug da sonda ou de algum dos aterramentos da injeção e que podem no futuro causar um defeito que ninguem descobre o que é...

                                          1 Resposta Última resposta

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