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Multimetro na sonda lambda

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  • 1 Offline
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    16volts
    escreveu em última edição por
    #6

    considere o terra da sonda.

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    • F Offline
      F Offline
      Fabio Dela Marta
      escreveu em última edição por
      #7

      16 volts, sabe o que me deixa curioso? se eu tenho que considerar o terra da sonda, ou seja, o multimetro indicando mistura de 870 a 880mv com pé fincado, porque até agora meu motor nao explodiu? ja dei final muitas vezes e de segurar ela tb… meu carro nao esquenta nem nada... tudo perfeito.

      config do motor: ap 1.6 totalflex com 1 kg com taxa/pistão original e intercooler

      não era pra pelo menos furar pistao dando final com mistura de 870 a 880mvó

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      • 1 Offline
        1 Offline
        16volts
        escreveu em última edição por
        #8

        16 volts, sabe o que me deixa curioso? se eu tenho que considerar o terra da sonda, ou seja, o multimetro indicando mistura de 870 a 880mv com pé fincado, porque até agora meu motor nao explodiu? ja dei final muitas vezes e de segurar ela tb… meu carro nao esquenta nem nada... tudo perfeito.

        config do motor: ap 1.6 totalflex com 1 kg com taxa/pistão original e intercooler

        não era pra pelo menos furar pistao dando final com mistura de 870 a 880mvó

        as sondas convencionais servem como uma idéia de como tá a mistura, mas estão longe de dizerem exatamente o q está se passando com seu motor.

        pra vc ter noção, quando tava acertando o carro da assinatura e tava com muito excesso a sonda normal estava marcando pobre (300mv), mas mesmo com mais combustível o carro não ia. espetei a wide e tudo clareou, estava com 0.7 de fator lambda (absurdamente gordo ).

        se tiver como arranjar um lambda-meter é o melhor caminho pra vc acertar.

        a diferença na leitura é pq o terra da lambda e o negativo da bateria não possuem o mesmo potencial elétrico. o aterramento do ap sai do negativo da bateria, encosta na carcaça ali na corta fogo e de lá (pelo menos no bola é assim) vai até um dos parafusos que prendem o câmbio ao bloco. com o tempo aquilo ali acaba isolando . como o terra da sonda deve ser no motor (que dizem ser o melhor lugar pra se aterrar equipamentos eletrônicos no carro), e o terra não está perfeito, vc nota a diferença.

        por fim, com 880mv talvez seu motor esteja bem alimentado, vc não sabe exatamente o quanto. dá pra ir dando mais comida até vc notar que perde potência, já vai tar bastante gordo e não vai quebrar.

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        • O Offline
          O Offline
          O Esmerilhador
          escreveu em última edição por
          #9

          o emu tb ta gordo absurdo e dá 880mv na sonda e o negativo do multimetro ta ligado no negativo da sonda

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          • E Offline
            E Offline
            edney
            escreveu em última edição por
            #10

            eu tinha um problema parecido quando eu usava 1 sonda lambda só, não conseguia fazer a leitura certa. a partir do momento que começei a usar 2 sondas, mudou completamente de figura o acerto.

            1 Resposta Última resposta
            • * Offline
              * Offline
              * Caroline Stella *
              escreveu em última edição por
              #11

              o emu tb ta gordo absurdo e dá 880mv na sonda e o negativo do multimetro ta ligado no negativo da sonda

              ja liguei a minha (bosch novinha, de 4 fios, cabeamento com malha aterrada, tudo soldado e isolado) de tudo o q foi jeito. em wot ela acusa 700 milivolts uhauhauahuahuah lixando 2ª, 3ª e perdendo a frente de 4ª e ela diz q a mistura está pobre de derreter e ainda não render huahuahuahuahauhauha

              jaja pintarei tudo ali de verde…

              sonda confiável, pra mim, só uma wide o resto é só ilusão.

              1 Resposta Última resposta
              • F Offline
                F Offline
                Fabio Dela Marta
                escreveu em última edição por
                #12

                por ser uma sonda do totalflex, eu depositei um pouco mais de confianca nela, visto que a central é totalmente dependente dela para saber que combustivel está sendo utilizado. nao é a mesma sonda dos ap mi…

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                • O Offline
                  O Offline
                  overspeed
                  escreveu em última edição por
                  #13

                  sim fabio, só que sonda narrow é situacional apenas… serve pra saber se está no fator lambda desejado ( =1)...se estiver muito fora ele aciona a adaptação de longo prazo (ou seja mudança de combustivel a grosso modo).

                  as injeções mais antigas só queriam saber se ela tá acima ou abaixo do valor médio (380 a 450mv dependendo da injeção)...se tá acima ta rico...se ta abaixo ta pobre..aí junta um monte de estratégia no caso dos flex... mas basicamente é isso... se estiver acima de um certo valor por mais do que um certo tempo pode iniciar a estratégia de adaptação de longo prazo (a grosso modo mudança de combustivel, dependendo de outrosd gatilhos)

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                  • N Offline
                    N Offline
                    Niex
                    escreveu em última edição por
                    #14

                    eu estou usando uma mte thomsom de 4 fios (universal)

                    estou tendo 880mv, no meu caso é ap 2.0 com bicos furados para alcool, alguns momentos dá 910mv.

                    ligado num multimetro minipa, wide é wide, mais o preço tb é wide para mim :dance:

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                    • F Offline
                      F Offline
                      Fabio Dela Marta
                      escreveu em última edição por
                      #15

                      entendi over valew

                      por enquanto vou me virando com a narrow e assim que der, vou comprar uma wide, mesmo que seja em parceria com uns amigos :dance:

                      1 Resposta Última resposta
                      • A Offline
                        A Offline
                        ANDER*SOM
                        escreveu em última edição por
                        #16

                        fabio isso de elitura diferente é diferenca de potencial eletrico escuta que to te falando ….ai vc testa ....pois usa o terra da sonda mesmo...

                        1 Resposta Última resposta
                        • K Offline
                          K Offline
                          Ktulu
                          escreveu em última edição por
                          #17

                          na real em carros originais a sonda só serve pra saber se está rico ou pobre. o quanto rico ou o quanto pobre não é levado em consideração, até porque sonda narrow não tem condição de medir isso.

                          por isso, se estiver dando 700 ou 1000mv quando rico é irrelevante. o que conta é a transicao por lambda 1 (~450mv)

                          isso pode ser observado ligando halmeter em carro original. o sinal fica ciclando entre rico e pobre, pois se ela tá ciclando é porque está praticamente em lambda 1.

                          ou seja, se quer medir algo compre uma wideband.

                          1 Resposta Última resposta
                          • D Offline
                            D Offline
                            DuKa
                            escreveu em última edição por
                            #18

                            acho que o modo que vc liga e em cutt of na desaceleração ficar marcando valor negativo no multimetro é o modo errado… se vc tem valores negativos, mas proximos de 000 ai sim...

                            uso de 1 fio so.... ende encosta marca certo... foda é esperar esquentar...

                            1 Resposta Última resposta
                            • N Offline
                              N Offline
                              Niex
                              escreveu em última edição por
                              #19

                              meu carro esta andando com a sonda original pendurada do lado de fora e esta igual para andar.

                              1 Resposta Última resposta
                              • A Offline
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                                Adriano Sushi
                                escreveu em última edição por
                                #20

                                quem quiser sonda wide, a odg ta com preço bom…

                                1 Resposta Última resposta
                                • * Offline
                                  * Offline
                                  * Caroline Stella *
                                  escreveu em última edição por
                                  #21

                                  na real em carros originais a sonda só serve pra saber se está rico ou pobre. o quanto rico ou o quanto pobre não é levado em consideração, até porque sonda narrow não tem condição de medir isso.

                                  por isso, se estiver dando 700 ou 1000mv quando rico é irrelevante. o que conta é a transicao por lambda 1 (~450mv)

                                  isso pode ser observado ligando halmeter em carro original. o sinal fica ciclando entre rico e pobre, pois se ela tá ciclando é porque está praticamente em lambda 1.

                                  ou seja, se quer medir algo compre uma wideband.

                                  .

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • O Offline
                                    O Offline
                                    overspeed
                                    escreveu em última edição por
                                    #22

                                    ah, acabei esquecendo de dizer…

                                    apesar da sonda narrow num ser precisa fora de lambda 1, o fato de ter um erro meio generoso entre o terra do sinal dela e o terra da carroceria (onde vai o terra da injeção) indica falta de aterramento adequado... procura melhorar isso da seguinte forma, pegue um fio e ligue o terra da bateria ao terra do sinal da sonda... o valor que sair disto é o que deve ser considerado.

                                    muitas vezes existe um mau contato no plug da sonda ou de algum dos aterramentos da injeção e que podem no futuro causar um defeito que ninguem descobre o que é...

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