senhores,
para esclarecer melhor:
blow of valve - serve pra aliviar pressão do sistema durante troca de marchas. funciona no vêcuo ou pressão negativa (vólvula abre ao pressentir vêcuo). o motivo de se utilizar uma blow-off é que, durante a troca de marcha, existe o fechamento do corpo do acelerador. neste curto periodo de tempo ainda existe ar passando no sistema indo em direção do corpo de acelerador que já esta fechado. o ar pode bater no corpo de acelerador (que esta fechado pois ouve um alivio no acelerador) e voltar para o compressor do turbo forçando a girar no sentido contrário da turbina. consequentemente danificando-a. com a blow off esta carga e lançada pra atmosfera. blow-off é instalada na parte fria do motor (antes do corpo de acelerador)
wastegate - serve pra controlar pressão do turbo aliviando a pressão extra para atmosfera ou escape. funciona com pressão positiva. wastegate é instalada na parte quente do motor (no coletor de escape ou apos a turbina). wastegate podem ser internas ou externas. lembrem-se que é preciso utilizar uma wastegate adequada para o turbo utilizado. se a wastegate for de abertura pequena instalada num turbo de alto fluxo, os gases podem não conseguir sair do sistema e consequentemente a wg não conseguir? controlar a pressão. esta mesma regra funciona pra blow-off. é por isso que existe carros que precisam de 2 vêvulas. eu prefiro utilizar uma de di?metro maior.
pop-off - serve pra eliminar o excesso de ar no sistema em pressão positiva. pode identificar a ineficiencia da wastegate. utilizada somente na maioria das vezes para segurança. pode ser instalada na parte fria ou quente dependendo do tipo de pop-off…
no meu carro utilizo uma blow off greddy type-r (admissão) e uma wastegate externa hks standard de 40mm com uma mola roxa de 20psi (escape) ventilada pra atmosfera.
minha pop-off é meu po ... se ver uma pressão maior que a desejada alivio o po .... :)
resumo:
vólvula de prioridade = blow-off
vólvula de al?vio = wastegate ou pop-off
[] s
-hau
623whp no nitrous