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Temperatura com intercooler

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    AVILA GTS
    escreveu em última edição por
    #1

    antes de montar o carro com intercooler, com 1,5 kg de pressão numa puxada a temperatura passava dos 100 graus mole, agora com intercooler não passa de 43 graus com 2,0kg ficou nos 45 graus, andando normal pressurizando bem leve, fica com uns 33 graus.

    já li uma materia do xande da espaço motor falando que a temperatura do ar não deve ficar nem acimna de 45 graus e nem abaixo disso pois estaria perdendo potencia, então vem a pergunta, pois não consegui encontrar nada tecnico a respeito, isso procede? não é quanto mais frio melhor?

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      * Caroline Stella *
      escreveu em última edição por
      #2

      qual foi a explicação do xande a respeito dessa declaração?

      qto mais frio, mais denso. ou seja, até certo ponto, passa mais ar pelo mesmo vão. com menos esforço do compressor (entenda-se compressores grandes com rotores pesados , pressões altas e tal), o motor rende mais.

      isso alem do fato de se ter câmaras menos aquecidas e com menor tendência à detonação, o que permite trabalhar com uma curva de avanço mais agressiva, mais taxa (qdo necessário), mais pressão…até mesmo usar um combustivel com menor poder anti-detonante.

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      • S Offline
        S Offline
        SemControle
        escreveu em última edição por
        #3

        calma la

        mas com ar frio se gera mais potencia, e vc ainda elevou a pressao?

        o certo nao seria baixar a pressao buscando proximo a potencia gerada anteriormente? sempre pensei assim, é q nao tenho pensamento sovietico :)

        1 Resposta Última resposta
        • G Offline
          G Offline
          Gaucho
          escreveu em última edição por
          #4

          uso pirômetro uns 6 anos já (desde q turbinei)

          antes de instalar o ic a temperatura chegava nos 200º nos tdays

          hj não passa de 25º, mesmo a temperatura ambiente estando nos 35º.

          e p regular o carro tá fácil demais pois a temperatura se mantém constante.

          1 Resposta Última resposta
          • * Offline
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            * Caroline Stella *
            escreveu em última edição por
            #5

            calma la

            mas com ar frio se gera mais potencia, e vc ainda elevou a pressao?

            vc não conhece o avila? :)

            :hauhau:

            1 Resposta Última resposta
            • S Offline
              S Offline
              Schucht
              escreveu em última edição por
              #6

              esse é meu próximo investimento. um intercooler. :)

              meus pistões agradecem.

              1 Resposta Última resposta
              • S Offline
                S Offline
                SemControle
                escreveu em última edição por
                #7

                vc não conhece o avila? :)

                :hauhau:

                realmente eu jogo em outro time dos civis heheheh

                é tanto q encontrei um intercooler do golf gti 180 a venda, valor interessante, ja liguei na hora pro preparador pra questionar os beneficios que teria, ele disse q da forma como estava preparando nao seria tao fundamental o ic, jogo no time dos civis mesmo….

                1 Resposta Última resposta
                • F Offline
                  F Offline
                  Fabio Dela Marta
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  uso intercooler frontal no parachoque giii modelo spa…

                  a temperatura não passa de 40 graus, mesmo segurando de final por um bom tempo....

                  1 Resposta Última resposta
                  • A Offline
                    A Offline
                    AVILA GTS
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    qual foi a explicação do xande a respeito dessa declaração?

                    qto mais frio, mais denso. ou seja, até certo ponto, passa mais ar pelo mesmo vão. com menos esforço do compressor (entenda-se compressores grandes com rotores pesados , pressões altas e tal), o motor rende mais.

                    isso alem do fato de se ter câmaras menos aquecidas e com menor tendência à detonação, o que permite trabalhar com uma curva de avanço mais agressiva, mais taxa (qdo necessário), mais pressão…até mesmo usar um combustivel com menor poder anti-detonante.

                    a explicação foi baseado em dino, pois ele percebeu que a potencia vinha melhor com 45º de temperatura de ar, e abaixo disso e acima ele perdia potencia, só que não sei ate que ponto ele tem razão, pq concordo com vc plenamente, acredito que vale a pena vc sacrificar alguns pocotos e ter um motor mais confiavel.

                    uso pirômetro uns 6 anos já (desde q turbinei)

                    antes de instalar o ic a temperatura chegava nos 200º nos tdays

                    hj não passa de 25º, mesmo a temperatura ambiente estando nos 35º.

                    e p regular o carro tá fácil demais pois a temperatura se mantém constante.

                    caraca gaucho 25º, eu com 33/40º achava que estava frio demais

                    1 Resposta Última resposta
                    • * Offline
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                      * Caroline Stella *
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      a explicação foi baseado em dino, pois ele percebeu que a potencia vinha melhor com 45º de temperatura de ar, e abaixo disso e acima ele perdia potencia, só que não sei ate que ponto ele tem razão, pq concordo com vc plenamente, acredito que vale a pena vc sacrificar alguns pocotos e ter um motor mais confiavel.

                      avila, medições em dino ajudam, mas não matam todas as charadas. É preciso uma dose de bom senso acima de tudo, para discernirmos sobre algumas coisas como essa.

                      45º então é o valor padrão ?

                      porque 45º?

                      dino de rolo trabalha em condições irreais, bem diferente do que se tem no asfalto.

                      na vida real : a carga muda…atrito muda...ventos laterais passam a existir...e o principal: o bolsão de ar frontal, que força ar entrando por toda a dianteira do carro.

                      esses 45º podem ser resultado de uma determinada temperatura do ar no restante do motor sob o dino, até mesmo devido a xxº de temperatura do motor em si.

                      temos que pensar, pensar e pensar em tudo o q escutamos, e talvez ai chegar a uma conclusão (ou não) do q nos foi dito.

                      1 Resposta Última resposta
                      • G Offline
                        G Offline
                        Gaucho
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        [quote name= avila gts date= 28 december 2009 - 12:30 pm

                        caraca gaucho 25º, eu com 33/40º achava que estava frio demais

                        meu pirômetro só marca temperatura positiva

                        fui a sampa uns meses atrás e tava marcando 13º graus no termômetro de painel na dutra mantendo uns 140 km/h

                        o pirômetro da admissão marcava 000º

                        1 Resposta Última resposta
                        • B Offline
                          B Offline
                          biohazard
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          uso pirômetro uns 6 anos já (desde q turbinei)

                          antes de instalar o ic a temperatura chegava nos 200º nos tdays

                          hj não passa de 25º, mesmo a temperatura ambiente estando nos 35º.

                          e p regular o carro tá fácil demais pois a temperatura se mantém constante.

                          gaucho, então tem alguma coisa errada com o seu pirômetro.. é impossível, sem uma intervenção ativa de um meio externo, a temperatura estar mais fria que a ambiente. levando em conta que o ic nada mais faz que uma troca de calor não tem como o resultado ser mais frio que o ambiente.

                          1 Resposta Última resposta
                          • G Offline
                            G Offline
                            Gaucho
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            é impossível, sem uma intervenção ativa de um meio externo, a temperatura estar mais fria que a ambiente.

                            eu tb pensava assim.

                            instale 1 bom ic e perceberá isso.

                            1 Resposta Última resposta
                            • A Offline
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                              AVILA GTS
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              avila, medições em dino ajudam, mas não matam todas as charadas. é preciso uma dose de bom senso acima de tudo, para discernirmos sobre algumas coisas como essa.

                              45º então é o valor padrão ?

                              porque 45º?

                              dino de rolo trabalha em condições irreais, bem diferente do que se tem no asfalto.

                              na vida real : a carga muda…atrito muda...ventos laterais passam a existir...e o principal: o bolsão de ar frontal, que força ar entrando por toda a dianteira do carro.

                              esses 45º podem ser resultado de uma determinada temperatura do ar no restante do motor sob o dino, até mesmo devido a xxº de temperatura do motor em si.

                              temos que pensar, pensar e pensar em tudo o q escutamos, e talvez ai chegar a uma conclusão (ou não) do q nos foi dito.

                              concordo com vc plenamente carol, precisava de alguem com sua experiencia para me ajudar a entender essa colocação do xande, valeu.

                              meu pirômetro só marca temperatura positiva

                              fui a sampa uns meses atrás e tava marcando 13º graus no termômetro de painel na dutra mantendo uns 140 km/h

                              o pirômetro da admissão marcava 000º

                              1 Resposta Última resposta
                              • 1 Offline
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                                16volts
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                vc observa uma temperatura menor que a do meio pq o intercooler tem umidade na superfície. a água evaporando retira ainda mais calor.

                                1 Resposta Última resposta
                                • 1 Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  vc observa uma temperatura menor que a do meio pq o intercooler tem umidade na superfície. a água evaporando retira ainda mais calor.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • T Offline
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                                    #17

                                    esse é um item que certamente irei colocar no meu carro juntamente com o radiador de oleo.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • O Offline
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                                      #18

                                      avila, medições em dino ajudam, mas não matam todas as charadas. é preciso uma dose de bom senso acima de tudo, para discernirmos sobre algumas coisas como essa.

                                      45º então é o valor padrão ?

                                      porque 45º?

                                      dino de rolo trabalha em condições irreais, bem diferente do que se tem no asfalto.

                                      na vida real : a carga muda…atrito muda...ventos laterais passam a existir...e o principal: o bolsão de ar frontal, que força ar entrando por toda a dianteira do carro.

                                      esses 45º podem ser resultado de uma determinada temperatura do ar no restante do motor sob o dino, até mesmo devido a xxº de temperatura do motor em si.

                                      temos que pensar, pensar e pensar em tudo o q escutamos, e talvez ai chegar a uma conclusão (ou não) do q nos foi dito.

                                      sem a menor sombra de duvidas… a teoria e a pratica andam juntas, pois a teoria nada mais é do que a explicação do que acontece na pratica.

                                      inclusive pode até ser que com 45°c renda melhor... um chute totalmente aleatório como exemplo, pode ser a temperatura em que o combustivel usado conseguia ser mais volátil e não condensava no coletor... não se sabe dizer... mas tbm não se pode aceitar como regra porque esses 45°c pode ser apenas uma questão de particularidade, ou seja pra aquela condição particular é onde mais rendeu.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • G Offline
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                                        Gaucho
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                                        #19

                                        vc observa uma temperatura menor que a do meio pq o intercooler tem umidade na superfície. a água evaporando retira ainda mais calor.

                                        umidade na superfície ?

                                        dentro some na 1ª pressurizada….....e fora acho muito difícil pois aqui no rio não baixa de 30º

                                        onde seria essa umidade ?

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • * Offline
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                                          * Caroline Stella *
                                          escreveu em última edição por
                                          #20

                                          gaucho, aqui tb é beeem quente, e meu ic fica geladinho la no final da comeia. não tenho pirômetro na admissão pra saber ao certo a temperatura ali no momento.

                                          a mufla algumas vzs ficou molhada por fora após acelerar de 4ª marcha.

                                          1 Resposta Última resposta

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