Temperatura com intercooler
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antes de montar o carro com intercooler, com 1,5 kg de pressão numa puxada a temperatura passava dos 100 graus mole, agora com intercooler não passa de 43 graus com 2,0kg ficou nos 45 graus, andando normal pressurizando bem leve, fica com uns 33 graus.
já li uma materia do xande da espaço motor falando que a temperatura do ar não deve ficar nem acimna de 45 graus e nem abaixo disso pois estaria perdendo potencia, então vem a pergunta, pois não consegui encontrar nada tecnico a respeito, isso procede? não é quanto mais frio melhor?
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qual foi a explicação do xande a respeito dessa declaração?
qto mais frio, mais denso. ou seja, até certo ponto, passa mais ar pelo mesmo vão. com menos esforço do compressor (entenda-se compressores grandes com rotores pesados , pressões altas e tal), o motor rende mais.
isso alem do fato de se ter câmaras menos aquecidas e com menor tendência à detonação, o que permite trabalhar com uma curva de avanço mais agressiva, mais taxa (qdo necessário), mais pressão…até mesmo usar um combustivel com menor poder anti-detonante.
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calma la
mas com ar frio se gera mais potencia, e vc ainda elevou a pressao?
o certo nao seria baixar a pressao buscando proximo a potencia gerada anteriormente? sempre pensei assim, é q nao tenho pensamento sovietico
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uso pirômetro uns 6 anos já (desde q turbinei)
antes de instalar o ic a temperatura chegava nos 200º nos tdays
hj não passa de 25º, mesmo a temperatura ambiente estando nos 35º.
e p regular o carro tá fácil demais pois a temperatura se mantém constante.
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calma la
mas com ar frio se gera mais potencia, e vc ainda elevou a pressao?
vc não conhece o avila?
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vc não conhece o avila?
realmente eu jogo em outro time dos civis heheheh
é tanto q encontrei um intercooler do golf gti 180 a venda, valor interessante, ja liguei na hora pro preparador pra questionar os beneficios que teria, ele disse q da forma como estava preparando nao seria tao fundamental o ic, jogo no time dos civis mesmo….
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uso intercooler frontal no parachoque giii modelo spa…
a temperatura não passa de 40 graus, mesmo segurando de final por um bom tempo....
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qual foi a explicação do xande a respeito dessa declaração?
qto mais frio, mais denso. ou seja, até certo ponto, passa mais ar pelo mesmo vão. com menos esforço do compressor (entenda-se compressores grandes com rotores pesados , pressões altas e tal), o motor rende mais.
isso alem do fato de se ter câmaras menos aquecidas e com menor tendência à detonação, o que permite trabalhar com uma curva de avanço mais agressiva, mais taxa (qdo necessário), mais pressão…até mesmo usar um combustivel com menor poder anti-detonante.
a explicação foi baseado em dino, pois ele percebeu que a potencia vinha melhor com 45º de temperatura de ar, e abaixo disso e acima ele perdia potencia, só que não sei ate que ponto ele tem razão, pq concordo com vc plenamente, acredito que vale a pena vc sacrificar alguns pocotos e ter um motor mais confiavel.
uso pirômetro uns 6 anos já (desde q turbinei)
antes de instalar o ic a temperatura chegava nos 200º nos tdays
hj não passa de 25º, mesmo a temperatura ambiente estando nos 35º.
e p regular o carro tá fácil demais pois a temperatura se mantém constante.
caraca gaucho 25º, eu com 33/40º achava que estava frio demais
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a explicação foi baseado em dino, pois ele percebeu que a potencia vinha melhor com 45º de temperatura de ar, e abaixo disso e acima ele perdia potencia, só que não sei ate que ponto ele tem razão, pq concordo com vc plenamente, acredito que vale a pena vc sacrificar alguns pocotos e ter um motor mais confiavel.
avila, medições em dino ajudam, mas não matam todas as charadas. É preciso uma dose de bom senso acima de tudo, para discernirmos sobre algumas coisas como essa.
45º então é o valor padrão ?
porque 45º?
dino de rolo trabalha em condições irreais, bem diferente do que se tem no asfalto.
na vida real : a carga muda…atrito muda...ventos laterais passam a existir...e o principal: o bolsão de ar frontal, que força ar entrando por toda a dianteira do carro.
esses 45º podem ser resultado de uma determinada temperatura do ar no restante do motor sob o dino, até mesmo devido a xxº de temperatura do motor em si.
temos que pensar, pensar e pensar em tudo o q escutamos, e talvez ai chegar a uma conclusão (ou não) do q nos foi dito.
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[quote name= avila gts date= 28 december 2009 - 12:30 pm
caraca gaucho 25º, eu com 33/40º achava que estava frio demais
meu pirômetro só marca temperatura positiva
fui a sampa uns meses atrás e tava marcando 13º graus no termômetro de painel na dutra mantendo uns 140 km/h
o pirômetro da admissão marcava 000º
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uso pirômetro uns 6 anos já (desde q turbinei)
antes de instalar o ic a temperatura chegava nos 200º nos tdays
hj não passa de 25º, mesmo a temperatura ambiente estando nos 35º.
e p regular o carro tá fácil demais pois a temperatura se mantém constante.
gaucho, então tem alguma coisa errada com o seu pirômetro.. é impossível, sem uma intervenção ativa de um meio externo, a temperatura estar mais fria que a ambiente. levando em conta que o ic nada mais faz que uma troca de calor não tem como o resultado ser mais frio que o ambiente.
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avila, medições em dino ajudam, mas não matam todas as charadas. é preciso uma dose de bom senso acima de tudo, para discernirmos sobre algumas coisas como essa.
45º então é o valor padrão ?
porque 45º?
dino de rolo trabalha em condições irreais, bem diferente do que se tem no asfalto.
na vida real : a carga muda…atrito muda...ventos laterais passam a existir...e o principal: o bolsão de ar frontal, que força ar entrando por toda a dianteira do carro.
esses 45º podem ser resultado de uma determinada temperatura do ar no restante do motor sob o dino, até mesmo devido a xxº de temperatura do motor em si.
temos que pensar, pensar e pensar em tudo o q escutamos, e talvez ai chegar a uma conclusão (ou não) do q nos foi dito.
concordo com vc plenamente carol, precisava de alguem com sua experiencia para me ajudar a entender essa colocação do xande, valeu.
meu pirômetro só marca temperatura positiva
fui a sampa uns meses atrás e tava marcando 13º graus no termômetro de painel na dutra mantendo uns 140 km/h
o pirômetro da admissão marcava 000º
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avila, medições em dino ajudam, mas não matam todas as charadas. é preciso uma dose de bom senso acima de tudo, para discernirmos sobre algumas coisas como essa.
45º então é o valor padrão ?
porque 45º?
dino de rolo trabalha em condições irreais, bem diferente do que se tem no asfalto.
na vida real : a carga muda…atrito muda...ventos laterais passam a existir...e o principal: o bolsão de ar frontal, que força ar entrando por toda a dianteira do carro.
esses 45º podem ser resultado de uma determinada temperatura do ar no restante do motor sob o dino, até mesmo devido a xxº de temperatura do motor em si.
temos que pensar, pensar e pensar em tudo o q escutamos, e talvez ai chegar a uma conclusão (ou não) do q nos foi dito.
sem a menor sombra de duvidas… a teoria e a pratica andam juntas, pois a teoria nada mais é do que a explicação do que acontece na pratica.
inclusive pode até ser que com 45°c renda melhor... um chute totalmente aleatório como exemplo, pode ser a temperatura em que o combustivel usado conseguia ser mais volátil e não condensava no coletor... não se sabe dizer... mas tbm não se pode aceitar como regra porque esses 45°c pode ser apenas uma questão de particularidade, ou seja pra aquela condição particular é onde mais rendeu.
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vc observa uma temperatura menor que a do meio pq o intercooler tem umidade na superfície. a água evaporando retira ainda mais calor.
umidade na superfície ?
dentro some na 1ª pressurizada….....e fora acho muito difícil pois aqui no rio não baixa de 30º
onde seria essa umidade ?
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gaucho, aqui tb é beeem quente, e meu ic fica geladinho la no final da comeia. não tenho pirômetro na admissão pra saber ao certo a temperatura ali no momento.
a mufla algumas vzs ficou molhada por fora após acelerar de 4ª marcha.