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Temperatura com intercooler

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    Fabio Dela Marta
    escreveu em última edição por
    #8

    uso intercooler frontal no parachoque giii modelo spa…

    a temperatura não passa de 40 graus, mesmo segurando de final por um bom tempo....

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    • A Offline
      A Offline
      AVILA GTS
      escreveu em última edição por
      #9

      qual foi a explicação do xande a respeito dessa declaração?

      qto mais frio, mais denso. ou seja, até certo ponto, passa mais ar pelo mesmo vão. com menos esforço do compressor (entenda-se compressores grandes com rotores pesados , pressões altas e tal), o motor rende mais.

      isso alem do fato de se ter câmaras menos aquecidas e com menor tendência à detonação, o que permite trabalhar com uma curva de avanço mais agressiva, mais taxa (qdo necessário), mais pressão…até mesmo usar um combustivel com menor poder anti-detonante.

      a explicação foi baseado em dino, pois ele percebeu que a potencia vinha melhor com 45º de temperatura de ar, e abaixo disso e acima ele perdia potencia, só que não sei ate que ponto ele tem razão, pq concordo com vc plenamente, acredito que vale a pena vc sacrificar alguns pocotos e ter um motor mais confiavel.

      uso pirômetro uns 6 anos já (desde q turbinei)

      antes de instalar o ic a temperatura chegava nos 200º nos tdays

      hj não passa de 25º, mesmo a temperatura ambiente estando nos 35º.

      e p regular o carro tá fácil demais pois a temperatura se mantém constante.

      caraca gaucho 25º, eu com 33/40º achava que estava frio demais

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      • * Offline
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        * Caroline Stella *
        escreveu em última edição por
        #10

        a explicação foi baseado em dino, pois ele percebeu que a potencia vinha melhor com 45º de temperatura de ar, e abaixo disso e acima ele perdia potencia, só que não sei ate que ponto ele tem razão, pq concordo com vc plenamente, acredito que vale a pena vc sacrificar alguns pocotos e ter um motor mais confiavel.

        avila, medições em dino ajudam, mas não matam todas as charadas. É preciso uma dose de bom senso acima de tudo, para discernirmos sobre algumas coisas como essa.

        45º então é o valor padrão ?

        porque 45º?

        dino de rolo trabalha em condições irreais, bem diferente do que se tem no asfalto.

        na vida real : a carga muda…atrito muda...ventos laterais passam a existir...e o principal: o bolsão de ar frontal, que força ar entrando por toda a dianteira do carro.

        esses 45º podem ser resultado de uma determinada temperatura do ar no restante do motor sob o dino, até mesmo devido a xxº de temperatura do motor em si.

        temos que pensar, pensar e pensar em tudo o q escutamos, e talvez ai chegar a uma conclusão (ou não) do q nos foi dito.

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        • G Offline
          G Offline
          Gaucho
          escreveu em última edição por
          #11

          [quote name= avila gts date= 28 december 2009 - 12:30 pm

          caraca gaucho 25º, eu com 33/40º achava que estava frio demais

          meu pirômetro só marca temperatura positiva

          fui a sampa uns meses atrás e tava marcando 13º graus no termômetro de painel na dutra mantendo uns 140 km/h

          o pirômetro da admissão marcava 000º

          1 Resposta Última resposta
          • B Offline
            B Offline
            biohazard
            escreveu em última edição por
            #12

            uso pirômetro uns 6 anos já (desde q turbinei)

            antes de instalar o ic a temperatura chegava nos 200º nos tdays

            hj não passa de 25º, mesmo a temperatura ambiente estando nos 35º.

            e p regular o carro tá fácil demais pois a temperatura se mantém constante.

            gaucho, então tem alguma coisa errada com o seu pirômetro.. é impossível, sem uma intervenção ativa de um meio externo, a temperatura estar mais fria que a ambiente. levando em conta que o ic nada mais faz que uma troca de calor não tem como o resultado ser mais frio que o ambiente.

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            • G Offline
              G Offline
              Gaucho
              escreveu em última edição por
              #13

              é impossível, sem uma intervenção ativa de um meio externo, a temperatura estar mais fria que a ambiente.

              eu tb pensava assim.

              instale 1 bom ic e perceberá isso.

              1 Resposta Última resposta
              • A Offline
                A Offline
                AVILA GTS
                escreveu em última edição por
                #14

                avila, medições em dino ajudam, mas não matam todas as charadas. é preciso uma dose de bom senso acima de tudo, para discernirmos sobre algumas coisas como essa.

                45º então é o valor padrão ?

                porque 45º?

                dino de rolo trabalha em condições irreais, bem diferente do que se tem no asfalto.

                na vida real : a carga muda…atrito muda...ventos laterais passam a existir...e o principal: o bolsão de ar frontal, que força ar entrando por toda a dianteira do carro.

                esses 45º podem ser resultado de uma determinada temperatura do ar no restante do motor sob o dino, até mesmo devido a xxº de temperatura do motor em si.

                temos que pensar, pensar e pensar em tudo o q escutamos, e talvez ai chegar a uma conclusão (ou não) do q nos foi dito.

                concordo com vc plenamente carol, precisava de alguem com sua experiencia para me ajudar a entender essa colocação do xande, valeu.

                meu pirômetro só marca temperatura positiva

                fui a sampa uns meses atrás e tava marcando 13º graus no termômetro de painel na dutra mantendo uns 140 km/h

                o pirômetro da admissão marcava 000º

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                • 1 Offline
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                  16volts
                  escreveu em última edição por
                  #15

                  vc observa uma temperatura menor que a do meio pq o intercooler tem umidade na superfície. a água evaporando retira ainda mais calor.

                  1 Resposta Última resposta
                  • 1 Offline
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                    16volts
                    escreveu em última edição por
                    #16

                    vc observa uma temperatura menor que a do meio pq o intercooler tem umidade na superfície. a água evaporando retira ainda mais calor.

                    1 Resposta Última resposta
                    • T Offline
                      T Offline
                      Tucano
                      escreveu em última edição por
                      #17

                      esse é um item que certamente irei colocar no meu carro juntamente com o radiador de oleo.

                      1 Resposta Última resposta
                      • O Offline
                        O Offline
                        overspeed
                        escreveu em última edição por
                        #18

                        avila, medições em dino ajudam, mas não matam todas as charadas. é preciso uma dose de bom senso acima de tudo, para discernirmos sobre algumas coisas como essa.

                        45º então é o valor padrão ?

                        porque 45º?

                        dino de rolo trabalha em condições irreais, bem diferente do que se tem no asfalto.

                        na vida real : a carga muda…atrito muda...ventos laterais passam a existir...e o principal: o bolsão de ar frontal, que força ar entrando por toda a dianteira do carro.

                        esses 45º podem ser resultado de uma determinada temperatura do ar no restante do motor sob o dino, até mesmo devido a xxº de temperatura do motor em si.

                        temos que pensar, pensar e pensar em tudo o q escutamos, e talvez ai chegar a uma conclusão (ou não) do q nos foi dito.

                        sem a menor sombra de duvidas… a teoria e a pratica andam juntas, pois a teoria nada mais é do que a explicação do que acontece na pratica.

                        inclusive pode até ser que com 45°c renda melhor... um chute totalmente aleatório como exemplo, pode ser a temperatura em que o combustivel usado conseguia ser mais volátil e não condensava no coletor... não se sabe dizer... mas tbm não se pode aceitar como regra porque esses 45°c pode ser apenas uma questão de particularidade, ou seja pra aquela condição particular é onde mais rendeu.

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                        • G Offline
                          G Offline
                          Gaucho
                          escreveu em última edição por
                          #19

                          vc observa uma temperatura menor que a do meio pq o intercooler tem umidade na superfície. a água evaporando retira ainda mais calor.

                          umidade na superfície ?

                          dentro some na 1ª pressurizada….....e fora acho muito difícil pois aqui no rio não baixa de 30º

                          onde seria essa umidade ?

                          1 Resposta Última resposta
                          • * Offline
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                            * Caroline Stella *
                            escreveu em última edição por
                            #20

                            gaucho, aqui tb é beeem quente, e meu ic fica geladinho la no final da comeia. não tenho pirômetro na admissão pra saber ao certo a temperatura ali no momento.

                            a mufla algumas vzs ficou molhada por fora após acelerar de 4ª marcha.

                            1 Resposta Última resposta
                            • S Offline
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                              SemControle
                              escreveu em última edição por
                              #21

                              um radiador passivo q pelo jeito ta conseguindo temperaturas abaixo de 0ºc onde esta se observando condensação? :nnn:

                              como eu ja vi por aki mesmo akele sistema de pulverizar agua no intercooler pensei q estavam tratando disso qnt a umidade, sem ja é assim, imagino nakele sistema sovietico total

                              1 Resposta Última resposta
                              • M Offline
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                                menegotto
                                escreveu em última edição por
                                #22

                                uma simples troca térmica por convecção não teria tal rendimento…

                                duas explicações aceitaveis (na teoria):

                                • internamente o intercooler é projetado como um tubo venturi... tem uma pressão maior na entrada do que na saida, assim poderia ter temperatura abaixo do que a externa. (delta de pressão bem grande)

                                • internamente no intercooler, o vapor d água presente no ar condensa. com isso há uma troca de calor latente, o que consumiria uma energia térmica do ar imensa, gerando também a temperatura abaixo da externa.

                                1 Resposta Última resposta
                                • G Offline
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                                  Gaucho
                                  escreveu em última edição por
                                  #23

                                  esse é o meu pensamento

                                  …........... a lei dos gases afirma que a pressão exercida por um gás é proporcional a sua densidade e temperatura absoluta. assim, um acréscimo na temperatura ou na densidade causa um aumento na pressão, se a outra variável (densidade ou temperatura) permanece constante. por outro lado, se a pressão permanece constante, um decréscimo na temperatura resulta em aumento na densidade e vice versa.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • O Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #24

                                    vou falar uma besteira aqui. é um axometro

                                    talvez um fluxo de ar muito frio pode atrasar a detonação dentro do cilidnro e fazer perder rendimento.

                                    favor não considerar meu post, é apenas um supositório rs

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                                    • G Offline
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                                      #25

                                      vou falar uma besteira aqui. é um axometro

                                      talvez um fluxo de ar muito frio pode atrasar a detonação dentro do cilidnro e fazer perder rendimento.

                                      favor não considerar meu post, é apenas um supositório rs

                                      andre,

                                      nao considerando o post, mas, frio por frio, nitro é frio paca e nao atrasa a detonacao, nem tao pouco perde rendimento.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • S Offline
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                                        #26

                                        andre,

                                        nao considerando o post, mas, frio por frio, nitro é frio paca e nao atrasa a detonacao, nem tao pouco perde rendimento.

                                        e ai esta a derrubada do lance dos 45°c, o nitro congela as camaras e faz é render horrores

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • G Offline
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                                          #27

                                          e ai esta a derrubada do lance dos 45°c, o nitro congela as camaras e faz é render horrores

                                          isso que eu quis dizer de uma forma simples.

                                          nao tem nada de ruim em ar realmente frio na admissao.

                                          1 Resposta Última resposta

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