Desafio: problema turbinando gol 1.0 16v power
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dei uma pesquisada e parece que a power train e a funari já conseguiram resolver esse problema com o e-gas.
vou ligar amanha. o telefone da furani eu consegui. alguem sabe o da powertrain?
uma outra coisa… vi um cara comentando que quando acelera e a borboleta fecha de uma vez, o motor corre risco de quebrar. isso é verdade? eu vim da oficina pra casa rodando sempre abaixo de 3mil rpm. mas as vezes passava um pouquinho e o carro tava moh cabeçada ...
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tirar o acelerador eletronico em vag 1.8 20v é até bem comum… não conheão nenhum a3 com preparação sória com acelerador eletronico...
? o mesmo sistema do e-gas?
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não é tão comum assim não….mesmo no exterior é uma ou outra empresa q faz isso, e acaba saindo por um preão q não vale a pena...
http://www.c3cars.com/parts.cfm?m=1&pmode=i&viid=509
até pq pra passar de acelerador eletrúnico pra mecânico a central é trocada por outra, pq a central original com e-gas fica doida se vc tirar ele ou mesmo deixar ele conectado, mas fora do coletor e com uma borboleta normal por cabo funcionando…pq ela vai falar pra borboleta ficar em um ?ngulo x e a por cabo vai estar em outro ?ngulo....fora q deve ter outros sensores acoplados na borboleta eletrúnica q serão complicados de serem religados com o acelerador por cabo...
o que o pessoal faz é pegar o gti ou a3 de 150 cv, q é acelerador por cabo, pra mexer
eu nunca ouvi falar aqui no brasil de alguém q tenha feito essa conversão eletrúnico/mecânico, pelo menos nos vw/audi
dei uma pesquisada e parece que a power train e a funari já conseguiram resolver esse problema com o e-gas.
vou ligar amanha. o telefone da furani eu consegui. alguem sabe o da powertrain?
uma outra coisa… vi um cara comentando que quando acelera e a borboleta fecha de uma vez, o motor corre risco de quebrar. isso é verdade? eu vim da oficina pra casa rodando sempre abaixo de 3mil rpm. mas as vezes passava um pouquinho e o carro tava moh cabeçada ...
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não tem pq quebrar…a borboleta fecha e pronto...? como se vc tirasse o po do acelerador, só que quem faz isso por vc é a central pq ela acha q tem algo de errado, já que tem um fluxo e pressão de ar muito maiores do q o máximo q ele achava q teria...
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não é tão comum assim não….mesmo no exterior é uma ou outra empresa q faz isso, e acaba saindo por um preão q não vale a pena...
http://www.c3cars.com/parts.cfm?m=1&pmode=i&viid=509
até pq pra passar de acelerador eletrúnico pra mecânico a central é trocada por outra, pq a central original com e-gas fica doida se vc tirar ele ou mesmo deixar ele conectado, mas fora do coletor e com uma borboleta normal por cabo funcionando…pq ela vai falar pra borboleta ficar em um ?ngulo x e a por cabo vai estar em outro ?ngulo....fora q deve ter outros sensores acoplados na borboleta eletrúnica q serão complicados de serem religados com o acelerador por cabo...
o que o pessoal faz é pegar o gti ou a3 de 150 cv, q é acelerador por cabo, pra mexer
eu nunca ouvi falar aqui no brasil de alguém q tenha feito essa conversão eletrúnico/mecânico, pelo menos nos vw/audi
não tem pq quebrar...a borboleta fecha e pronto...? como se vc tirasse o po do acelerador, só que quem faz isso por vc é a central pq ela acha q tem algo de errado, já que tem um fluxo e pressão de ar muito maiores do q o máximo q ele achava q teria...
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uhm… essas informações foram muito úteis
muito obrigado
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eu ligaria pra nascar tb, eles ja devem ter uma solução e eu aprovo
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estou meio com receio de colocar clamper ou diodo… tem alguem aqui que já tenha colocado isso no carro? já ouviram falar de algum problema?
tentei ligar na furani, powertrain e nascar.... não consegui falar em nenhum deles.
eu tentei nos telefone:
furari –> 11- 6591-3966 / 11-6591-1795 (ninguem atende)
powertrain –> 11- 4339-4700 / 6805-2457 (sinal de fax)
nascar –> 11 - 4367-1837 / 4362-1173 (ninguem atende)
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estou meio com receio de colocar clamper ou diodo… tem alguem aqui que já tenha colocado isso no carro? já ouviram falar de algum problema?
tentei ligar na furani, powertrain e nascar.... não consegui falar em nenhum deles.
eu tentei nos telefone:
furari –> 11- 6591-3966 / 11-6591-1795 (ninguem atende)
powertrain –> 11- 4339-4700 / 6805-2457 (sinal de fax)
nascar –> 11 - 4367-1837 / 4362-1173 (ninguem atende)
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tentei no overspeed 11 - 6188 - 1711. alguem sabe o nome dele? ehhe…
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tentei no overspeed 11 - 6188 - 1711. alguem sabe o nome dele? ehhe…
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jr. entendeu
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olha, pelo que sei, na teoria, pois sou rato de forum e não de oficina, o clamper nada mais é que um limitador de tensão.
imagine que um certo pino da central do carro receba um sinal que varia de 0 a 5 volts, ou melhor, de 0,8 a 4,8 volts… muito bem, o maf alimenta esse pino com uma tensão de acordo com a pressão admitida.
quando o compressor começa a socar pressão na admissão, esse sensor deve trancar nos 5volts ou coisa que o valha... e a central do carro vai achar que o sensor pifou e entrar? em modo go home ou erro , ligando um led no painel, ou limitando o giro em x rpm... sei lá... isso depende de central pra central...
então a gente coloca um zener de x volts (pesquisar no google e neste forum por clamper zener esquema) que limitar? o sinal em no máximo, digamos, para esse meu exemplo em 4,5 volts... da? o nome clamper que é grampo .. ele grampeia o sinal no máximo até x volts...
quando ao acelerador eletrúnico, ou egas no caso da vw o furo é mais embaixo...
a coisa começa por um potenci?metro no pedal e um motor de passo na borboleta... até aí tudo bem.
mas a coisa complica no caso da vw, pois a forma que a central interpreta e faz com que a borboleta abra ou feche é bem complexa.
ela leva em conta vêrios outros dados do motor e analisa a posição do pedal e imagina que torque o motorista está querendo tirar do motor naquele momento e faz a borboleta abrir pra isso... ela é preditiva ao invós de reativa.
olha, eu se turbinasse meu gol com egas, inicialmente, instalaria esse circuitinho com o zener mesmo... e tentaria entender como o motor está reagindo junto com um bom preparador e um dispositivo que mantivesse o bico injetor sempre regulado, garantindo alimentação correta dos bicos na fase pressurizada.
eu sei que na nascar ele reprogramam essa nossa central atravṍs do plugue de dados (acho que é odbii) e conseguem deixar ela com um programa que passa a tratar o acelerador eletrúnico ao modo dos fire da fiat, ou seja, apenas um drive-by-wire, reativo, e não essa m?e din? que fica adivinhando o que a gente quer do carro... hehehe...
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jr. entendeu
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liguei de novo… ninguem atende
msn da nascar
direto ele ta on.
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quando chegar em casa, eu adiciono. não tenho msn aqui.
sabe quanto cobraram para resolver esse problema na powertrain? chuta ehhe
somente r$ 2000,00
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liguei de novo… ninguem atende
quando chegar em casa, eu adiciono. não tenho msn aqui.
sabe quanto cobraram para resolver esse problema na powertrain? chuta ehhe
somente r$ 2000,00
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com esse $$$ dah pra comprar uma ft e ainda sobra $$$..
algumas pessoas nao tem no?ao das coisas…
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olha, pelo que sei, na teoria, pois sou rato de forum e não de oficina, o clamper nada mais é que um limitador de tensão.
imagine que um certo pino da central do carro receba um sinal que varia de 0 a 5 volts, ou melhor, de 0,8 a 4,8 volts… muito bem, o maf alimenta esse pino com uma tensão de acordo com a pressão admitida.
quando o compressor começa a socar pressão na admissão, esse sensor deve trancar nos 5volts ou coisa que o valha... e a central do carro vai achar que o sensor pifou e entrar? em modo go home ou erro , ligando um led no painel, ou limitando o giro em x rpm... sei lá... isso depende de central pra central...
então a gente coloca um zener de x volts (pesquisar no google e neste forum por clamper zener esquema) que limitar? o sinal em no máximo, digamos, para esse meu exemplo em 4,5 volts... da? o nome clamper que é grampo .. ele grampeia o sinal no máximo até x volts...
quando ao acelerador eletrúnico, ou egas no caso da vw o furo é mais embaixo...
a coisa começa por um potenci?metro no pedal e um motor de passo na borboleta... até aí tudo bem.
mas a coisa complica no caso da vw, pois a forma que a central interpreta e faz com que a borboleta abra ou feche é bem complexa.
ela leva em conta vêrios outros dados do motor e analisa a posição do pedal e imagina que torque o motorista está querendo tirar do motor naquele momento e faz a borboleta abrir pra isso... ela é preditiva ao invós de reativa.
olha, eu se turbinasse meu gol com egas, inicialmente, instalaria esse circuitinho com o zener mesmo... e tentaria entender como o motor está reagindo junto com um bom preparador e um dispositivo que mantivesse o bico injetor sempre regulado, garantindo alimentação correta dos bicos na fase pressurizada.
eu sei que na nascar ele reprogramam essa nossa central atravṍs do plugue de dados (acho que é odbii) e conseguem deixar ela com um programa que passa a tratar o acelerador eletrúnico ao modo dos fire da fiat, ou seja, apenas um drive-by-wire, reativo, e não essa m?e din? que fica adivinhando o que a gente quer do carro... hehehe...
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hahahaha.. m?e din? foi ?timo
pois é cara… esse treco é uma %$#&**#. eu estava na dúvida se trocava para um gol 1.6 ou turbinava o meu. se eu soubesse que teria essa dor de cabeça com o e-gas, com certeza eu teria comprado um 1.6. mas agora não adianta mais lamentar. meu carro está todo montado.
essa parte ai do bom preparador que eu não sei viu... o cara é bom, muito caprichoso, mas depois que ele deu essa mancada, eu fiquei meio inseguro.
aquele atraso (delay) entre pisar e o carro responder seria resolvido com essa reprogramação da nascar? isso também me encomoda. se meu carro beber mais, pra mim não faz diferença. eu rodo pouco mais de 2 mil km/ano.
eu procurei no google o esquema pra ligar esse clamper (zener) e não achei.
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coloca um diodo e resolve o problema cara…roda com o carro no scanner e vc encontra o valor ideal que vc precisa...
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pois é cara… acho que estou disposto em testar essa solução antes de chipar ou colocar um clamper.
mas a questão ?: onde colocará qual colocará como? alguem tem um esqueminha? eu coloco a injeção em risco?
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precisa ver o manual da central ou testar no multimetro
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tenho um marea com acelerador eletronico… e não tem nenhum lag ao pisar não... é imediato em quzlquer situação...
até o final do ano pretendo turbinar ele (se o $$$$ permitir)... vai ser coletor original de plastico e acelerador eletronico mesmo... vou mexer em nada....
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achei ums goleta com e-gas turbo la da esther… liga la com certeza eles camplaram essa maledeto...
esther turbo em sampa
[11] 6942-9441
ou
entre aqui e vê em galerias e veja um 1.0 g3 novo la turbinado…
http://www.estherturbo.com.br/principal.htm
ai com certeza tem sua solu?ao… abraço
edit* goleta 0,8 bar + aux -> http://www.estherturbo.com.br/galerias/gol_16v_10_99.htm
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tenho um marea com acelerador eletronico… e não tem nenhum lag ao pisar não... é imediato em quzlquer situação...
até o final do ano pretendo turbinar ele (se o $$$$ permitir)... vai ser coletor original de plastico e acelerador eletronico mesmo... vou mexer em nada....
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parece esse sistema e-gas retarda um pouco a resposta. pelo menos foi o que eu entendi.
achei ums goleta com e-gas turbo la da esther… liga la com certeza eles camplaram essa maledeto...
? é ? esther turbo em sampa
? é ? [11] 6942-9441
? é ? é ? é ? ? ou
? é ? é [email protected]
entre aqui e vê em galerias e veja um 1.0 g3 novo la turbinado…
? é ? http://www.estherturbo.com.br/principal.htm
? é ? ai com certeza tem sua solu?ao… abraço
edit* goleta 0,8 bar + aux -> http://www.estherturbo.com.br/galerias/gol_16v_10_99.htm
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pois é cara.. inclusive o kit que comprei é de lá. me recomendaram muito essa loja, mas parece que eles só voltam ao trabalho no dia 9.
sobre a preparação do gol g3, o ano dele é 99. pelo o que pesquisei, somente os após 2002 vieram com essa $))$#)*($(# de e-gas… parece que o motor mudou um pouco tbm.
muuito obrigado