Aumentando o coletor de admissão a pressão cai ?
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gaucho, vc está errado… vc estudou fisica então raciocine um pouco mais sobre o assunto que vc deve saber...
vc está generalizando uma formula b?sica a um sistema dinamico, controlado por uma valvula de escape e com ar sendo forçado por um gerador de ar...
pense...
? a mesma coisa que achar que impedancia, resistencia, reatancia indutiva e capacitiva são a mesma coisa... é querer resumir por exemplo em eletricidade tudo a lei de ohm basica... o que não é verdade...
ah... não adianta nada vc me falar que eu uso e sei na pratica ... ninguem duvida que seu carro ande com pouca pressao... mas não passa disso... é pouca pressão... e o tamanho do coletor não tem nada a ver com isso... a nao ser que o menor estivesse restringindo absurdamente o fluxo do ar, o que eu duvido...
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bom,
se tá difácil vamos tentar exemplificar.
pegue 1 pneu 165/70 r13 q está cheio e c 30 psi.
passe o volume de ar q está nesse pneu p outro na medida 235/70 r15
será q esse pneu maior ficará cheio e c os mesmo 30 psi ?
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o seu exemplo está cert?ssimo… mas não se aplica ao caso... vc está confundindo as aplicações práticas... num motor temos algo consumindo o ar continuamente numa ponta e um compressor continuamente empurrando na outra... e no meio uma valvula que regula a pressão de trabalho... o volume total da turbina até a entrada das valvulas atua como um grande capacitor de ar... se é que é possivel a comparação....
ps. se vc já tem uma opinião enraizada a ponto de defender com unhas e dentes a mesma, pra que postou dessa forma inicialmente é pra pegar quem se manifestasse contra é ? o que parece hein ...
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leia o tópico todo…......isso não é teoria
o motor é o mesmo..........só mudamos o coletor (outro c maior volume)
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ah… antes que vc fale que eu estou pegando no seu po e duvidando do que vc falou... eu não estou...
acredito no que vc está vivenciando aí... só insisto que o motivo não tem nada a ver com o volume do coletor...
são mil e uma vari?veis... vazamento, manometro, alguem esbarrou em algo na montagem, turbina, valvula, etc....
por exemplo... ao mudar meu escape e turbina por outros maiores usando a mesmissima alimentacao... vindo menos pressao no mesmo manometro, o carro ainda nao conseguia alimentar direito essa pressao menor... as vari?veis são imensas
edit* a valvula wg era outra... esqueci///
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pelo que eu sei, a pressão vem a mesma, o que poode acontecer é aumentar insignificamente o lag, é o mesmo caso que acontece quando colocamos um intercooler muito grande por exemplo.
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a unica coisa que pode mudar é o enchimento do motor.
mas lembre-se, nem sempre maior = melhor.
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vc está errado
se pressão é força sobre área…................. p=f/a
pressão e área são grandezas inversamente proporcionais
eu nao vo nem ler o resto do tópico… até pq quem manda na pressao do sistema é a alivio...
agora, se esses 1k vai render melhor nesse coletor ou em outro... ja sao outrops 500
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como no exemplo do pneu, se pegar o ar q coube no aro 13 e por no 15 nao vai encher completo, so q no caso da turbina esta enchendo e nao é akilo fixo….
? a mesma coisa de encher cilindro de suspensao a ar no posto, depende da forca dos enchedores , vc enche ou nao o cilindro, pode demorar mais ou menos pela mesma forca do enchedor so q vai encher em 30min ou 2 horas.....
agora nesse caso da troca do coletor, se a turbina ja trabalha em overspeed e ja nao conseguia mais empurrar ar no coletor pequeno e limitava por isso em 0,6, ai vai continuar limitada no coletor grande e por ja nao encher 0,6 no pequeno nao chegara a tanto no grande pq precisaria de um pouco mais de volume pra alcancar essa pressao
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o debate tá bom.
vamos montar uma pressurização saindo da turbina com 1 tubo de 2 polegadas a cada meio metro vamos aumentando o di?metro do tubo p 2,25 depois p 2,5 , 3 e 3,5 pol
em cada di?metro teremos uma pressão,velocidade e temperaturas diferentes do ar pressurizados.
concordam ?
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so não concordo q a pressão vai ser diferente, ja q o ar ocupa todo o volume… mas o resto concordo.
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eu acredito q a pressão vai ser a mesma.
vc não pode comparar pneu com turbina, dentro do pneu aro 13 que vc sitou, existe uma quantia x de ar pressurizado a 30psi, e pra encher o pneu 17 vc precisa mais vezes o valor de ar pra dai atingir os 30psi.
no turbo, si vc aumenta o coletor, pressurização e tal, como a turbina ta pegando ar de fora e mandando pra dentro, o q pode acontecer é demorar mais pra vir pressão, mais a pressão que vai vir vai ser a mesma, por que apos ela encher o coletor e tal de ar vai começar a pressurizar e quando chegar na pressão onde a wg abre, ela vai estabilizar e pronto, nao importa si tem 15cm de pressurização ou 2mts de pressurização a não ser que essa pressurização longa esteja restringindo.
e sobre a pressurização que começa en 2pol e vai aumentando, acredito q en toda a extenção, a pressão vai ser a mesma, o q vai mudar é volumen de ar, onde cada vez que o cano fica mais grosso, fica un volumen maior.
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o debate tá bom.
vamos montar uma pressurização saindo da turbina com 1 tubo de 2 polegadas a cada meio metro vamos aumentando o di?metro do tubo p 2,25 depois p 2,5 , 3 e 3,5 pol
em cada di?metro teremos uma pressão,velocidade e temperaturas diferentes do ar pressurizados.
concordam ?
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não tinha visto essa discussão, e lendo agora, chegou bem onde eu queria.
mau carro era assim:
2 e alguma coisa, com uns 50 cm…
agora ta assim:
da turbina até a tbi, em 2,5 , além de mais comprido (bem mais)
ai eu te pergunto: não mexi mais em nada em regulagem de pressão.
eu andava com 1 bar, agora está com quanto?
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teoriacamente é pra ter perda de garga…
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não baixou absolutamente nada.
continua dando o mesmo 1 bar
só mudou o tom do espirro, pq agora tem praticamente o dobro de ar pressurizado (em volume) ali no cano, então, antes era: tssss
agora ?: tssssssssssssssssssssssssss
eheheheh
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eu acredito q a pressão vai ser a mesma.
nao importa si tem 15cm de pressurização ou 2mts de pressurização
se pegarmos 2 motores iguais
1 c 15 de taxa (c?mara pequena) outro c 7,5 de taxa (c?mara grande)
a pressão interna vai ser a mesma ?…......se medir a compressão vai dar igual ?
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gaucho, acho que vc ta confundindo mano, tipo
pressão no sistema (da boca da turbina até o cilindro), quem regula é a valvula de al?vio, ou waste gate, ou pop-off, ou qq coisa que use pra regular a pressão… e a turbina enche o trem de ar...
não importa o tamanho ou a largura.
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o debate tá bom.
vamos montar uma pressurização saindo da turbina com 1 tubo de 2 polegadas a cada meio metro vamos aumentando o di?metro do tubo p 2,25 depois p 2,5 , 3 e 3,5 pol
em cada di?metro teremos uma pressão,velocidade e temperaturas diferentes do ar pressurizados.
concordam ?
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se vc mede a pressão dentro do coletor não mudou nada
mas se medir na pressurização c certeza abaixou.
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gaucho, vc está mesmo misturando as bolas, aplicando teorias b?sicas num sistema que não admitem as mesmas…
primeiro, num sistema aberto, com diferentes diametros, onde o menor diametro oferece resistencia ao fluxo suficiente para gerar uma contrapressao, sim, no tubo de menor diametro teria pressao, e nos outros não... mas os valores não tem nada a ver com o que vc postou, nem com a aplicacao (motor, circuito fechado com atividade em ambas as pontas )
seria mais ou menos assim... um compressor soprando num canudinho de 2mm de diametro, depois esse canudinho aumenta para 10mm e depois pra 2 polegadas... te garanto que só teria pressao na ponta desse canudinho de 2mm e a partir dai nao teria nada...
num motor é diferente... já falei... tem algo comendo o ar numa ponta e algo empurrando na outra ponta do circuito... e tudo regulado por algo no meio... e a variação do volume ou seção transversal da tubulação não justifica uma diferença mensurável... a não ser que se coloque sei lá um tubo de meia polegada em alguma parte da tubulacao... aí já é restritor, o que é outra coisa... completamente diferente, mas que causa parte dos efeitos que vc está falando aqui...