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Aumentando o coletor de admissão a pressão cai ?

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  • G Offline
    G Offline
    Gaucho
    escreveu em última edição por
    #22

    usando a mesma valvula wastegate e a mesmissima alimentacao… alem de vir menos pressao no mesmo manometro,

    vc acabou de confirmar o q escrevó em post anterior.

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    • O Offline
      O Offline
      O Esmerilhador
      escreveu em última edição por
      #23

      pelo que eu sei, a pressão vem a mesma, o que poode acontecer é aumentar insignificamente o lag, é o mesmo caso que acontece quando colocamos um intercooler muito grande por exemplo.

      1 Resposta Última resposta
      • F Offline
        F Offline
        Fahrell
        escreveu em última edição por
        #24

        vc acabou de confirmar o q escrevó em post anterior.

        [snapback]633597[/snapback]

        não, são coisas diferentes… estava apenas ilustrando que são muitas vari?veis...

        além disso, editei... esqueci que era outra wg...

        1 Resposta Última resposta
        • F Offline
          F Offline
          Fabio Lima
          escreveu em última edição por
          #25

          a unica coisa que pode mudar é o enchimento do motor.

          mas lembre-se, nem sempre maior = melhor.

          1 Resposta Última resposta
          • F Offline
            F Offline
            Flavio Cruz
            escreveu em última edição por
            #26

            vc está errado

            se pressão é força sobre área…................. p=f/a

            pressão e área são grandezas inversamente proporcionais

            eu nao vo nem ler o resto do tópico… até pq quem manda na pressao do sistema é a alivio...

            agora, se esses 1k vai render melhor nesse coletor ou em outro... ja sao outrops 500

            1 Resposta Última resposta
            • S Offline
              S Offline
              SemControle
              escreveu em última edição por
              #27

              como no exemplo do pneu, se pegar o ar q coube no aro 13 e por no 15 nao vai encher completo, so q no caso da turbina esta enchendo e nao é akilo fixo….

              ? a mesma coisa de encher cilindro de suspensao a ar no posto, depende da forca dos enchedores , vc enche ou nao o cilindro, pode demorar mais ou menos pela mesma forca do enchedor so q vai encher em 30min ou 2 horas.....

              agora nesse caso da troca do coletor, se a turbina ja trabalha em overspeed e ja nao conseguia mais empurrar ar no coletor pequeno e limitava por isso em 0,6, ai vai continuar limitada no coletor grande e por ja nao encher 0,6 no pequeno nao chegara a tanto no grande pq precisaria de um pouco mais de volume pra alcancar essa pressao

              1 Resposta Última resposta
              • G Offline
                G Offline
                Gaucho
                escreveu em última edição por
                #28

                o debate tá bom. :ohoh:

                vamos montar uma pressurização saindo da turbina com 1 tubo de 2 polegadas a cada meio metro vamos aumentando o di?metro do tubo p 2,25 depois p 2,5 , 3 e 3,5 pol

                em cada di?metro teremos uma pressão,velocidade e temperaturas diferentes do ar pressurizados.

                concordam ?

                1 Resposta Última resposta
                • A Offline
                  A Offline
                  Adriano Sushi
                  escreveu em última edição por
                  #29

                  so não concordo q a pressão vai ser diferente, ja q o ar ocupa todo o volume… mas o resto concordo.

                  1 Resposta Última resposta
                  • M Offline
                    M Offline
                    marcioap
                    escreveu em última edição por
                    #30

                    eu acredito q a pressão vai ser a mesma.

                    vc não pode comparar pneu com turbina, dentro do pneu aro 13 que vc sitou, existe uma quantia x de ar pressurizado a 30psi, e pra encher o pneu 17 vc precisa mais vezes o valor de ar pra dai atingir os 30psi.

                    no turbo, si vc aumenta o coletor, pressurização e tal, como a turbina ta pegando ar de fora e mandando pra dentro, o q pode acontecer é demorar mais pra vir pressão, mais a pressão que vai vir vai ser a mesma, por que apos ela encher o coletor e tal de ar vai começar a pressurizar e quando chegar na pressão onde a wg abre, ela vai estabilizar e pronto, nao importa si tem 15cm de pressurização ou 2mts de pressurização a não ser que essa pressurização longa esteja restringindo.

                    e sobre a pressurização que começa en 2pol e vai aumentando, acredito q en toda a extenção, a pressão vai ser a mesma, o q vai mudar é volumen de ar, onde cada vez que o cano fica mais grosso, fica un volumen maior.

                    1 Resposta Última resposta
                    • M Offline
                      M Offline
                      miozao
                      escreveu em última edição por
                      #31

                      o debate tá bom. :)

                      vamos montar uma pressurização saindo da turbina com 1 tubo de 2 polegadas a cada meio metro vamos aumentando o di?metro do tubo p 2,25 depois p 2,5 , 3 e 3,5 pol

                      em cada di?metro teremos uma pressão,velocidade e temperaturas diferentes do ar pressurizados.

                      concordam ?

                      [snapback]633646[/snapback]

                      não tinha visto essa discussão, e lendo agora, chegou bem onde eu queria.

                      mau carro era assim:

                      2 e alguma coisa, com uns 50 cm…

                      agora ta assim:

                      da turbina até a tbi, em 2,5 , além de mais comprido (bem mais)

                      ai eu te pergunto: não mexi mais em nada em regulagem de pressão.

                      eu andava com 1 bar, agora está com quanto?

                      :ohoh:

                      1 Resposta Última resposta
                      • G Offline
                        G Offline
                        gordinho
                        escreveu em última edição por
                        #32

                        teoriacamente é pra ter perda de garga…

                        1 Resposta Última resposta
                        • M Offline
                          M Offline
                          miozao
                          escreveu em última edição por
                          #33

                          teoriacamente é pra ter perda de garga…

                          [snapback]633659[/snapback]

                          não baixou absolutamente nada.

                          continua dando o mesmo 1 bar :ohoh:

                          só mudou o tom do espirro, pq agora tem praticamente o dobro de ar pressurizado (em volume) ali no cano, então, antes era: tssss

                          agora ?: tssssssssssssssssssssssssss

                          eheheheh

                          1 Resposta Última resposta
                          • G Offline
                            G Offline
                            Gaucho
                            escreveu em última edição por
                            #34

                            ai eu te pergunto:  não mexi mais em nada em regulagem de pressão.

                            eu andava com 1 bar, agora está com quanto?

                            :ohoh:

                            [snapback]633657[/snapback]

                            se vc mede a pressão dentro do coletor não mudou nada

                            mas se medir na pressurização c certeza abaixou.

                            1 Resposta Última resposta
                            • G Offline
                              G Offline
                              Gaucho
                              escreveu em última edição por
                              #35

                              eu acredito q a pressão vai ser a mesma.

                              nao importa si tem 15cm de pressurização ou 2mts de pressurização

                              se pegarmos 2 motores iguais

                              1 c 15 de taxa (c?mara pequena) outro c 7,5 de taxa (c?mara grande)

                              a pressão interna vai ser a mesma ?…......se medir a compressão vai dar igual ?

                              1 Resposta Última resposta
                              • M Offline
                                M Offline
                                miozao
                                escreveu em última edição por
                                #36

                                gaucho, acho que vc ta confundindo mano, tipo

                                pressão no sistema (da boca da turbina até o cilindro), quem regula é a valvula de al?vio, ou waste gate, ou pop-off, ou qq coisa que use pra regular a pressão… e a turbina enche o trem de ar...

                                não importa o tamanho ou a largura.

                                1 Resposta Última resposta
                                • F Offline
                                  F Offline
                                  Fahrell
                                  escreveu em última edição por
                                  #37

                                  o debate tá bom. :ohoh:

                                  vamos montar uma pressurização saindo da turbina com 1 tubo de 2 polegadas a cada meio metro vamos aumentando o di?metro do tubo p 2,25 depois p 2,5 , 3 e 3,5 pol

                                  em cada di?metro teremos uma pressão,velocidade e temperaturas diferentes do ar pressurizados.

                                  concordam ?

                                  [snapback]633646[/snapback]

                                  se vc mede a pressão dentro do coletor não mudou nada

                                  mas se medir na pressurização c certeza abaixou.

                                  [snapback]633662[/snapback]

                                  gaucho, vc está mesmo misturando as bolas, aplicando teorias b?sicas num sistema que não admitem as mesmas…

                                  primeiro, num sistema aberto, com diferentes diametros, onde o menor diametro oferece resistencia ao fluxo suficiente para gerar uma contrapressao, sim, no tubo de menor diametro teria pressao, e nos outros não... mas os valores não tem nada a ver com o que vc postou, nem com a aplicacao (motor, circuito fechado com atividade em ambas as pontas )

                                  seria mais ou menos assim... um compressor soprando num canudinho de 2mm de diametro, depois esse canudinho aumenta para 10mm e depois pra 2 polegadas... te garanto que só teria pressao na ponta desse canudinho de 2mm e a partir dai nao teria nada...

                                  num motor é diferente... já falei... tem algo comendo o ar numa ponta e algo empurrando na outra ponta do circuito... e tudo regulado por algo no meio... e a variação do volume ou seção transversal da tubulação não justifica uma diferença mensurável... a não ser que se coloque sei lá um tubo de meia polegada em alguma parte da tubulacao... aí já é restritor, o que é outra coisa... completamente diferente, mas que causa parte dos efeitos que vc está falando aqui...

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • L Offline
                                    L Offline
                                    LeonardoZ
                                    escreveu em última edição por
                                    #38

                                    ainda bato na tecla q vai marcar a mesma coisa, so vai mudar o tempo q vai levar pra chegar na mesma pressão…

                                    a referencia mudou sim, mas a wg vai receber a mesma referencia, mas com um delay maior...

                                    [snapback]633575[/snapback]

                                    tb penso assim …

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • M Offline
                                      M Offline
                                      miozao
                                      escreveu em última edição por
                                      #39

                                      ainda bato na tecla q vai marcar a mesma coisa, so vai mudar o tempo q vai levar pra chegar na mesma pressão…

                                      a referencia mudou sim, mas a wg vai receber a mesma referencia, mas com um delay maior...

                                      [snapback]633575[/snapback]

                                      eu agarantio que é irrisério :ohoh:

                                      a não ser, claro, se colocar uma pressurização mooooooooonstra… ehehehe

                                      no meu caso eu dobrei o tamanho e ficou a mesma coisa

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • O Offline
                                        O Offline
                                        overspeed
                                        escreveu em última edição por
                                        #40

                                        a resposta é impossivel prever sem calculos mais complexos…

                                        o motor é uma afinação, mudando o tamanho dos dutos de descarga (usando um 4x1) vc modifica a curva de torque do motor (bem como seu valor máximo)

                                        mudando os dutos de admissão tambem (usando um pleno maior ou dutos maiores ou menores, com variação de tamanho como usado no golf 1.6 com motor sr) se consegue modificar o formato e valor da curva de torque do motor.

                                        uma vez lembrado isso pensamos no sistema turbocompressor... o volume (massa de mistura queimada)por unidade de tempo e temperatura dos gases de escape são o que fazem a turbina girar, dependendo da aceleração, e velocidade que ela chega é que faz com que o compressor passe a comprimir a mistura pra dentro do motor.

                                        quando a mistura atingir uma determinada pressão em que a força da mola fechando, combinando com a força da pressão agindo sobre a área da valvula se iguala a wg abre.

                                        só que temos que pensar no total, o motor consome uma determinada massa de ar, como vc mudou (ligeiramente) o consumo mudando o coletor (tanto que mudou o regime e valor do torque gerado se fosse um motor aspro) vc muda a pressão que vai ser gerada, até proque o turbocompressor gera um fluxo de massa de ar por velocidade no eixo x pressão x efici?ncia.

                                        como vai mudar a efici?ncia adiab?tica, mudar? a temperatura tbm, fazendo com que o motor gere mais (ou menos) massaqueimada no escape por volume de tempo.

                                        em resumo... impossivel dizer, existe diversas nuances... o que posso dizer é que se mudar não será algo de grande porte (o dobro ou 50% por exemplo) mas algo na base dos 0,2~0,3bar no máximo (seja a mais ou a menos depende do efeito que o coletor terá no valor e regime de torque máximos)

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • M Offline
                                          M Offline
                                          marcioap
                                          escreveu em última edição por
                                          #41

                                          se pegarmos 2 motores iguais

                                          1 c 15 de taxa (c?mara pequena) outro c 7,5 de taxa (c?mara grande)

                                          a pressão interna vai ser a mesma ?…......se medir a compressão vai dar igual ?

                                          [snapback]633664[/snapback]

                                          gaucho, esta comparação tua ai não tem nada a ver com o tema de coletor e pressurização.

                                          logico que no motor com menos taxa a pressão interna e a compressão vai ser menor. mais ai novamente, vc tem limtação no volumen de ar que ta entrando no motor.

                                          1 Resposta Última resposta

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