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Aumentando o coletor de admissão a pressão cai ?

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    Fahrell
    escreveu em última edição por
    #19

    gaucho, vc está errado… vc estudou fisica então raciocine um pouco mais sobre o assunto que vc deve saber...

    vc está generalizando uma formula b?sica a um sistema dinamico, controlado por uma valvula de escape e com ar sendo forçado por um gerador de ar...

    pense...

    ? a mesma coisa que achar que impedancia, resistencia, reatancia indutiva e capacitiva são a mesma coisa... é querer resumir por exemplo em eletricidade tudo a lei de ohm basica... o que não é verdade...

    ah... não adianta nada vc me falar que eu uso e sei na pratica ... ninguem duvida que seu carro ande com pouca pressao... mas não passa disso... é pouca pressão... e o tamanho do coletor não tem nada a ver com isso... a nao ser que o menor estivesse restringindo absurdamente o fluxo do ar, o que eu duvido...

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    • F Offline
      F Offline
      Fahrell
      escreveu em última edição por
      #20

      bom,

      se tá difácil vamos tentar exemplificar.

      pegue 1 pneu 165/70 r13 q está cheio e c 30 psi.

      passe o volume de ar q está nesse pneu p outro na medida 235/70 r15

      será q esse pneu maior ficará cheio e c os mesmo 30 psi ?

      [snapback]633581[/snapback]

      o seu exemplo está cert?ssimo… mas não se aplica ao caso... vc está confundindo as aplicações práticas... num motor temos algo consumindo o ar continuamente numa ponta e um compressor continuamente empurrando na outra... e no meio uma valvula que regula a pressão de trabalho... o volume total da turbina até a entrada das valvulas atua como um grande capacitor de ar... se é que é possivel a comparação....

      ps. se vc já tem uma opinião enraizada a ponto de defender com unhas e dentes a mesma, pra que postou dessa forma inicialmente é pra pegar quem se manifestasse contra é ? o que parece hein ...

      1 Resposta Última resposta
      • F Offline
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        Fahrell
        escreveu em última edição por
        #21

        leia o tópico todo…......isso não é teoria

        o motor é o mesmo..........só mudamos o coletor (outro c maior volume)

        [snapback]633572[/snapback]

        ah… antes que vc fale que eu estou pegando no seu po e duvidando do que vc falou... eu não estou...

        acredito no que vc está vivenciando aí... só insisto que o motivo não tem nada a ver com o volume do coletor...

        são mil e uma vari?veis... vazamento, manometro, alguem esbarrou em algo na montagem, turbina, valvula, etc....

        por exemplo... ao mudar meu escape e turbina por outros maiores usando a mesmissima alimentacao... vindo menos pressao no mesmo manometro, o carro ainda nao conseguia alimentar direito essa pressao menor... as vari?veis são imensas

        edit* a valvula wg era outra... esqueci///

        1 Resposta Última resposta
        • G Offline
          G Offline
          Gaucho
          escreveu em última edição por
          #22

          usando a mesma valvula wastegate e a mesmissima alimentacao… alem de vir menos pressao no mesmo manometro,

          vc acabou de confirmar o q escrevó em post anterior.

          1 Resposta Última resposta
          • O Offline
            O Offline
            O Esmerilhador
            escreveu em última edição por
            #23

            pelo que eu sei, a pressão vem a mesma, o que poode acontecer é aumentar insignificamente o lag, é o mesmo caso que acontece quando colocamos um intercooler muito grande por exemplo.

            1 Resposta Última resposta
            • F Offline
              F Offline
              Fahrell
              escreveu em última edição por
              #24

              vc acabou de confirmar o q escrevó em post anterior.

              [snapback]633597[/snapback]

              não, são coisas diferentes… estava apenas ilustrando que são muitas vari?veis...

              além disso, editei... esqueci que era outra wg...

              1 Resposta Última resposta
              • F Offline
                F Offline
                Fabio Lima
                escreveu em última edição por
                #25

                a unica coisa que pode mudar é o enchimento do motor.

                mas lembre-se, nem sempre maior = melhor.

                1 Resposta Última resposta
                • F Offline
                  F Offline
                  Flavio Cruz
                  escreveu em última edição por
                  #26

                  vc está errado

                  se pressão é força sobre área…................. p=f/a

                  pressão e área são grandezas inversamente proporcionais

                  eu nao vo nem ler o resto do tópico… até pq quem manda na pressao do sistema é a alivio...

                  agora, se esses 1k vai render melhor nesse coletor ou em outro... ja sao outrops 500

                  1 Resposta Última resposta
                  • S Offline
                    S Offline
                    SemControle
                    escreveu em última edição por
                    #27

                    como no exemplo do pneu, se pegar o ar q coube no aro 13 e por no 15 nao vai encher completo, so q no caso da turbina esta enchendo e nao é akilo fixo….

                    ? a mesma coisa de encher cilindro de suspensao a ar no posto, depende da forca dos enchedores , vc enche ou nao o cilindro, pode demorar mais ou menos pela mesma forca do enchedor so q vai encher em 30min ou 2 horas.....

                    agora nesse caso da troca do coletor, se a turbina ja trabalha em overspeed e ja nao conseguia mais empurrar ar no coletor pequeno e limitava por isso em 0,6, ai vai continuar limitada no coletor grande e por ja nao encher 0,6 no pequeno nao chegara a tanto no grande pq precisaria de um pouco mais de volume pra alcancar essa pressao

                    1 Resposta Última resposta
                    • G Offline
                      G Offline
                      Gaucho
                      escreveu em última edição por
                      #28

                      o debate tá bom. :ohoh:

                      vamos montar uma pressurização saindo da turbina com 1 tubo de 2 polegadas a cada meio metro vamos aumentando o di?metro do tubo p 2,25 depois p 2,5 , 3 e 3,5 pol

                      em cada di?metro teremos uma pressão,velocidade e temperaturas diferentes do ar pressurizados.

                      concordam ?

                      1 Resposta Última resposta
                      • A Offline
                        A Offline
                        Adriano Sushi
                        escreveu em última edição por
                        #29

                        so não concordo q a pressão vai ser diferente, ja q o ar ocupa todo o volume… mas o resto concordo.

                        1 Resposta Última resposta
                        • M Offline
                          M Offline
                          marcioap
                          escreveu em última edição por
                          #30

                          eu acredito q a pressão vai ser a mesma.

                          vc não pode comparar pneu com turbina, dentro do pneu aro 13 que vc sitou, existe uma quantia x de ar pressurizado a 30psi, e pra encher o pneu 17 vc precisa mais vezes o valor de ar pra dai atingir os 30psi.

                          no turbo, si vc aumenta o coletor, pressurização e tal, como a turbina ta pegando ar de fora e mandando pra dentro, o q pode acontecer é demorar mais pra vir pressão, mais a pressão que vai vir vai ser a mesma, por que apos ela encher o coletor e tal de ar vai começar a pressurizar e quando chegar na pressão onde a wg abre, ela vai estabilizar e pronto, nao importa si tem 15cm de pressurização ou 2mts de pressurização a não ser que essa pressurização longa esteja restringindo.

                          e sobre a pressurização que começa en 2pol e vai aumentando, acredito q en toda a extenção, a pressão vai ser a mesma, o q vai mudar é volumen de ar, onde cada vez que o cano fica mais grosso, fica un volumen maior.

                          1 Resposta Última resposta
                          • M Offline
                            M Offline
                            miozao
                            escreveu em última edição por
                            #31

                            o debate tá bom. :)

                            vamos montar uma pressurização saindo da turbina com 1 tubo de 2 polegadas a cada meio metro vamos aumentando o di?metro do tubo p 2,25 depois p 2,5 , 3 e 3,5 pol

                            em cada di?metro teremos uma pressão,velocidade e temperaturas diferentes do ar pressurizados.

                            concordam ?

                            [snapback]633646[/snapback]

                            não tinha visto essa discussão, e lendo agora, chegou bem onde eu queria.

                            mau carro era assim:

                            2 e alguma coisa, com uns 50 cm…

                            agora ta assim:

                            da turbina até a tbi, em 2,5 , além de mais comprido (bem mais)

                            ai eu te pergunto: não mexi mais em nada em regulagem de pressão.

                            eu andava com 1 bar, agora está com quanto?

                            :ohoh:

                            1 Resposta Última resposta
                            • G Offline
                              G Offline
                              gordinho
                              escreveu em última edição por
                              #32

                              teoriacamente é pra ter perda de garga…

                              1 Resposta Última resposta
                              • M Offline
                                M Offline
                                miozao
                                escreveu em última edição por
                                #33

                                teoriacamente é pra ter perda de garga…

                                [snapback]633659[/snapback]

                                não baixou absolutamente nada.

                                continua dando o mesmo 1 bar :ohoh:

                                só mudou o tom do espirro, pq agora tem praticamente o dobro de ar pressurizado (em volume) ali no cano, então, antes era: tssss

                                agora ?: tssssssssssssssssssssssssss

                                eheheheh

                                1 Resposta Última resposta
                                • G Offline
                                  G Offline
                                  Gaucho
                                  escreveu em última edição por
                                  #34

                                  ai eu te pergunto:  não mexi mais em nada em regulagem de pressão.

                                  eu andava com 1 bar, agora está com quanto?

                                  :ohoh:

                                  [snapback]633657[/snapback]

                                  se vc mede a pressão dentro do coletor não mudou nada

                                  mas se medir na pressurização c certeza abaixou.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • G Offline
                                    G Offline
                                    Gaucho
                                    escreveu em última edição por
                                    #35

                                    eu acredito q a pressão vai ser a mesma.

                                    nao importa si tem 15cm de pressurização ou 2mts de pressurização

                                    se pegarmos 2 motores iguais

                                    1 c 15 de taxa (c?mara pequena) outro c 7,5 de taxa (c?mara grande)

                                    a pressão interna vai ser a mesma ?…......se medir a compressão vai dar igual ?

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • M Offline
                                      M Offline
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                                      escreveu em última edição por
                                      #36

                                      gaucho, acho que vc ta confundindo mano, tipo

                                      pressão no sistema (da boca da turbina até o cilindro), quem regula é a valvula de al?vio, ou waste gate, ou pop-off, ou qq coisa que use pra regular a pressão… e a turbina enche o trem de ar...

                                      não importa o tamanho ou a largura.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • F Offline
                                        F Offline
                                        Fahrell
                                        escreveu em última edição por
                                        #37

                                        o debate tá bom. :ohoh:

                                        vamos montar uma pressurização saindo da turbina com 1 tubo de 2 polegadas a cada meio metro vamos aumentando o di?metro do tubo p 2,25 depois p 2,5 , 3 e 3,5 pol

                                        em cada di?metro teremos uma pressão,velocidade e temperaturas diferentes do ar pressurizados.

                                        concordam ?

                                        [snapback]633646[/snapback]

                                        se vc mede a pressão dentro do coletor não mudou nada

                                        mas se medir na pressurização c certeza abaixou.

                                        [snapback]633662[/snapback]

                                        gaucho, vc está mesmo misturando as bolas, aplicando teorias b?sicas num sistema que não admitem as mesmas…

                                        primeiro, num sistema aberto, com diferentes diametros, onde o menor diametro oferece resistencia ao fluxo suficiente para gerar uma contrapressao, sim, no tubo de menor diametro teria pressao, e nos outros não... mas os valores não tem nada a ver com o que vc postou, nem com a aplicacao (motor, circuito fechado com atividade em ambas as pontas )

                                        seria mais ou menos assim... um compressor soprando num canudinho de 2mm de diametro, depois esse canudinho aumenta para 10mm e depois pra 2 polegadas... te garanto que só teria pressao na ponta desse canudinho de 2mm e a partir dai nao teria nada...

                                        num motor é diferente... já falei... tem algo comendo o ar numa ponta e algo empurrando na outra ponta do circuito... e tudo regulado por algo no meio... e a variação do volume ou seção transversal da tubulação não justifica uma diferença mensurável... a não ser que se coloque sei lá um tubo de meia polegada em alguma parte da tubulacao... aí já é restritor, o que é outra coisa... completamente diferente, mas que causa parte dos efeitos que vc está falando aqui...

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • L Offline
                                          L Offline
                                          LeonardoZ
                                          escreveu em última edição por
                                          #38

                                          ainda bato na tecla q vai marcar a mesma coisa, so vai mudar o tempo q vai levar pra chegar na mesma pressão…

                                          a referencia mudou sim, mas a wg vai receber a mesma referencia, mas com um delay maior...

                                          [snapback]633575[/snapback]

                                          tb penso assim …

                                          1 Resposta Última resposta

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