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Grande/pequena x pequena/grande

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  • R Offline
    R Offline
    ruiak
    escreveu em última edição por
    #20

    e turbina grande, rotor e eixo pequenos ?

    ap 2.0 std

    10:1

    cabeçote original

    turbina master power

    quente .70 eixo 49.5

    fria .50 rotor 51.5

    [snapback]634196[/snapback]

    conheão uma pessoa que andou durante 2 anos com esse setup de turbina num ap 1.8 std … rodando com 1,5-1,7 bar numa 3e o carro era muito gostoso de andar .. a turbina enche progressivamente e durou até o motor ser feito 1.9 forjado e a pressao ter subido pra 2 bar .. dai abriu as pernas

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    • J Offline
      J Offline
      juliano lima
      escreveu em última edição por
      #21

      conheão uma pessoa que andou durante 2 anos com esse setup de turbina num ap 1.8 std … rodando com 1,5-1,7 bar numa 3e o carro era muito gostoso de andar .. a turbina enche progressivamente e durou até o motor ser feito 1.9 forjado e a pressao ter subido pra 2 bar .. dai abriu as pernas

      [snapback]634197[/snapback]

      rodo de 2e e 1,1 de pressão, não quero abusar por causa da taxa.

      realmente até agora não tive problemas.

      1 Resposta Última resposta
      • G Offline
        G Offline
        gordinho
        escreveu em última edição por
        #22

        prefiro o c? maior q a boca (quente>fria)

        [snapback]633339[/snapback]

        idem… de nada adianta ter um puta motor e uma puta turbina com uma caixa quente pequena e eixo 49,5.  sempre visando de preferencia uma exaustao de escape maior, se nao mata o motor com certeza.  []s

        [snapback]633383[/snapback]

        sim isso para carca?as quente e fira…

        mas e agora pra eixo e rotrores... no que influencia um rotor maior que o eixo... e ao contrario tb um eixo maior que um rotor???

        1 Resposta Última resposta
        • O Offline
          O Offline
          O Esmerilhador
          escreveu em última edição por
          #23

          eu usava uma apl 240 .42f/.36q no 1.6 e era uma del?cia

          1 Resposta Última resposta
          • B Offline
            B Offline
            barata_cefet
            escreveu em última edição por
            #24

            ve que gosto muda muito, eu não consegui andar 2 semanas com .42f .36q no 1.6, achava uma m*rda rs

            abraço,

            1 Resposta Última resposta
            • F Offline
              F Offline
              Flavio Cruz
              escreveu em última edição por
              #25

              eu usava uma apl 240 .42f/.36q no 1.6 e era uma del?cia

              [snapback]634578[/snapback]

              u?, entao pq trocou?

              ps: .50/.58 a minha…

              1 Resposta Última resposta
              • A Offline
                A Offline
                Adriano Sushi
                escreveu em última edição por
                #26

                gordinho, o q acaba acontecendo quando usa eixo menor q o rotor, eh q o rotor fica mt pesado pro eixo girar e acaba gerando lag…

                1 Resposta Última resposta
                • O Offline
                  O Offline
                  O Esmerilhador
                  escreveu em última edição por
                  #27

                  u?, entao pq trocou?

                  ps: .50/.58 a minha…

                  [snapback]634589[/snapback]

                  eu ja tinha comprada ela usadona ai rodei rodei começou a vazar um pouco de oleo e surgiram folgas, ai comprei essa k-16 e essa apl 240 dei para um amigo meu rodar com 1 kilo em um passat com 12 de taxa, 1 bar, comand?o, valvulas 40, 1.8, o passat tinha aqueles cambio 4 marchas curto original ninguém pegava ele rsrsrrs o passat saia pulando e engolia o cambio kkkkkk fico canhão rodou até esses dias e tirou a turbina ta toda fudida rsrsrs é uma garrett aguentou muito a turbina

                  1 Resposta Última resposta
                  • O Offline
                    O Offline
                    O Esmerilhador
                    escreveu em última edição por
                    #28

                    e ai o mais bizarro é que na lenta parado se ele começasse a acelerar 2.500 3.000 rpm o manometro ja tava marcando 0,3 0,2 de rpessão kkkkkkkkkkk era foda

                    1 Resposta Última resposta
                    • A Offline
                      A Offline
                      Adriano Sushi
                      escreveu em última edição por
                      #29

                      minha antiga config tb fazia isso, c eu bombasse no acelerador parado, subia pressão tb…

                      1 Resposta Última resposta
                      • M Offline
                        M Offline
                        Milho
                        escreveu em última edição por
                        #30

                        e por exemplo … ganhei uma garret grandona .. ela tava numa colheitadeira .. [snapback]633462[/snapback]

                        engraçado… ja vi uns 3 motores estacion?rios (geradores de energia) que usavam setup assim, uma cx quente ogro (nao sei o tamanho mas era grande) e uma fria que parecia uma apl.... :hauhau:

                        1 Resposta Última resposta
                        • P Offline
                          P Offline
                          Pearc3
                          escreveu em última edição por
                          #31

                          oque é melhor:

                          rotor e eixo grande ou tampas quente, fria maior?

                          pq tem turbina .50/.70 com rotor/eixo maior que uma 70/70

                          1 Resposta Última resposta
                          • A Offline
                            A Offline
                            Adriano Sushi
                            escreveu em última edição por
                            #32

                            rotor e eixo grande, geram uma volume maior, e caixas maiores fazem uma massa de ar maior, e mais fria… ai o ideal eh casar os tamanhos de rotor e eixo e caixas pra sua aplicação...

                            1 Resposta Última resposta
                            • D Offline
                              D Offline
                              danielparati
                              escreveu em última edição por
                              #33

                              rotor e eixo grande, geram uma volume maior, e caixas maiores fazem uma massa de ar maior, e mais fria… ai o ideal eh casar os tamanhos de rotor e eixo e caixas pra sua aplicação...

                              [snapback]634989[/snapback]

                              yyyyyyoooooooouuu mannnn

                              disse tudoooooooooo

                              nada a declarar hehehe tirou as palavras da minha boca agora hehehehehe

                              pode fechar o topico :olhos: :ppteam:

                              ja esta mais do que explicado :humpft: :humpft: :humpft:

                              1 Resposta Última resposta
                              • P Offline
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                                Pearc3
                                escreveu em última edição por
                                #34

                                agora entendi vlw pela explica?ao mano

                                :olhos:

                                1 Resposta Última resposta
                                • V Offline
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                                  Vences
                                  escreveu em última edição por
                                  #35

                                  engraçado… ja vi uns 3 motores estacion?rios (geradores de energia) que usavam setup assim, uma cx quente ogro (nao sei o tamanho mas era grande) e uma fria que parecia uma apl....  :olhos:

                                  [snapback]634800[/snapback]

                                  já parou pra pensar pq esses motores a diesel não tem válvula de al?vio ?

                                  isso se chama cortar custos. mas para não ferrar com o motor ao eliminar uma coisa importante, vc acaba o piorando em outros aspectos.

                                  bom… mas para não me chamarem de radical, pode-se dizer que se ganha muito em durabilidade com isso.

                                  []`s

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • Q Offline
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                                    quarteto
                                    escreveu em última edição por
                                    #36

                                    já parou pra pensar pq esses motores a diesel não tem válvula de al?vio ?

                                    isso se chama cortar custos. mas para não ferrar com o motor ao eliminar uma coisa importante, vc acaba o piorando em outros aspectos.

                                    bom… mas para não me chamarem de radical, pode-se dizer que se ganha muito em durabilidade com isso.

                                    []`s

                                    [snapback]635270[/snapback]

                                    não entendi…

                                    se isso se chama cortar custos e o motor é piorado em outros aspectos, pq se ganha em durabilidade, onde seria justamente o q teria mais perda?

                                    e motor a diesel, ainda mais estacion?rio, os par?metros de funcionamento são completamente diferentes...eu duvido que esse turbo sem válvula de al?vio esteja mal dimensionado para aquela aplicação...

                                    e pelo pouco q eu sei, motor a diesel dos grandes (tipo de caminhões pesados, carretas, unidades geradoras, etc.) não tám válvula de al?vio, e nem por isso h? corte de custos com piora em outros aspectos , seja lá quais eles forem...

                                    outra coisa q induz a achar que a caixa fria, ou o turbo, é pequena é que o motor é tão grande que a caixa fria parece pequena, mesmo sendo uma .72 jamanta

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • G Offline
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                                      Garcia
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                                      #37

                                      já parou pra pensar pq esses motores a diesel não tem válvula de al?vio ?

                                      isso se chama cortar custos. mas para não ferrar com o motor ao eliminar uma coisa importante, vc acaba o piorando em outros aspectos.

                                      bom… mas para não me chamarem de radical, pode-se dizer que se ganha muito em durabilidade com isso.

                                      []`s

                                      [snapback]635270[/snapback]

                                      realmente, as turbinas motores diesel não tem válvula de al?vio, prioridade…

                                      como também não tem corpo de borboleta(s).

                                      agora, cortar custosó huuuum...

                                      motores diesel aspirados não tem tb porque não precisa. o que comanda a velocidade do motor é a bomba injetora de dáesel, e não uma válvula de filzo de ar.

                                      nos diesel turbinados, existe um diafragma, parecido com um corpo de borboleta, que fica entre a turbina e o coletor. snme, funciona (mecanicamente) em conjunto com o acelerador...

                                      acelerando o motor, o diafragma abre e deixa passar ar...

                                      parando de acelerar, o diafragma fecha e diminui o fluxo de ar...

                                      curiosidade: os motores diesel são os únicos que já vêm de fábrica batendo pino ... rs...

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • V Offline
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                                        escreveu em última edição por
                                        #38

                                        não entendi…

                                        se isso se chama cortar custos e o motor é piorado em outros aspectos, pq se ganha em durabilidade, onde seria justamente o q teria mais perda?

                                        e motor a diesel, ainda mais estacion?rio, os par?metros de funcionamento são completamente diferentes...eu duvido que esse turbo sem válvula de al?vio esteja mal dimensionado para aquela aplicação...

                                        e pelo pouco q eu sei, motor a diesel dos grandes (tipo de caminhões pesados, carretas, unidades geradoras, etc.) não tám válvula de al?vio, e nem por isso h? corte de custos com piora em outros aspectos , seja lá quais eles forem...

                                        outra coisa q induz a achar que a caixa fria, ou o turbo, é pequena é que o motor é tão grande que a caixa fria parece pequena, mesmo sendo uma .72 jamanta

                                        [snapback]635278[/snapback]

                                        estava me referindo não só aos estacion?rios mas também nos de caminhões. mas como a resposta que dei foi de uma pergunta sobre estacio?rios, a culpa é minha nesse aspecto, rsrsrs

                                        veja bem. vc produz um motor pra um caminhão e quer deix?-lo mais barato sem ferrar com sua durabilidade. o que dá pra fazer ?

                                        elimine a válvula de al?vio.

                                        mas como regular a pressão então é regule-a pelo tamanho do eixo e cacacol quente. isto ?, vc configura de tal modo que nunca aquela parte fria escolhida será capaz de gerar massa/volume suficientes para fazer o eixo girar mais rápido até a rotação limite que está regulada na bomba. se o eixo não gira mais ainda então a pressão na admissão não vai subir mais.

                                        o que se tem é lag. poderia-se conseguir curvas de torque/potência bem maiores e manter-se a potência máxima desejada com uma válvula de al?vio e outra configuração quente. é esse sentido que quiz dizer com piorando o motor… piorando desempenho.

                                        mas no entanto o motor agora tem maior durabilidade, assim como o turbocompressor. e ainda garante que o dono do caminhão não tente apertar o parafuso pra render mais... tenha certeza que eles sempre querem isso. pergunte a qualquer bombista quantos deles pedem para dar mais meia voltinha no parafuso do óleo e/ou do giro.

                                        o cortar custos é claro que é uma consequência. o que se visa mesmo é durabilidade.

                                        mas aí alguém fala: o que não faz a pressão subir mais ainda é a regulagem da bomba que l? a pressão de admissão e começa a diminuir o dábito de diesel para os injetores. a mistura empobrece e a potência deixa de subir (assim como a pressão). correto. é só alterar a bomba e o seu intuito de limitar a pressão pelo gigantismo da parte quente (e/ou nanismo da parte fria) vai pro espaço

                                        em partes... consegue-se um pouco mais de desempenho sim... mas não muito. estaráamos basicamente mexendo no combustável. agora... mais ar... só mexendo no turbocompressor.

                                        como válvula de al?vio é algo que trabalha na parte quente a durabilidade é pequena. vejam que me refiro é durabilidade relativa é esses motores grandalhões. engraçado que já vi/li vólvula de al?vio antes da entrada da parte fria . um sistema que restringe o di?metro da passagem de ar para o rotor. assim, o ar ali uma momento chega a ser supersúnico e assim a vazão não aumenta. se vazão não cresce... potência também não.


                                        garcia,

                                        não falei nada de corpo de borboleta nem de válvula de prioridade.

                                        quanto é valvula que vc falou, já vi depois da turbina, e serve até onde sei para freio-motor.

                                        []?s

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                                          Garcia
                                          escreveu em última edição por
                                          #39

                                          –------

                                          garcia,

                                          não falei nada de corpo de borboleta nem de válvula de prioridade.

                                          quanto é valvula que vc falou, já vi depois da turbina, e serve até onde sei para freio-motor.

                                          []?s

                                          [snapback]635373[/snapback]

                                          basicamente sim.

                                          mas, quando vc pora de acelerar um motor, ele deixa de ser uma fonte produtora de energia e passa a ser uma fonte consumidora de energia.

                                          ps: eu sei que você não falou, apenas aproveitei a ocasião para citar isso… :ppteam:

                                          desculpe se me fiz interpretar mal...

                                          ? que, depois que eu vi uns experts (de outro fórum) falando que para turbinar um motor diesel era s? colocar um bico extra e uma bomba degete? , e acertar pela sonda tava tudo certo...

                                          :olhos:

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