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Grande/pequena x pequena/grande

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  • J Offline
    J Offline
    juliano lima
    escreveu em última edição por
    #21

    conheão uma pessoa que andou durante 2 anos com esse setup de turbina num ap 1.8 std … rodando com 1,5-1,7 bar numa 3e o carro era muito gostoso de andar .. a turbina enche progressivamente e durou até o motor ser feito 1.9 forjado e a pressao ter subido pra 2 bar .. dai abriu as pernas

    [snapback]634197[/snapback]

    rodo de 2e e 1,1 de pressão, não quero abusar por causa da taxa.

    realmente até agora não tive problemas.

    1 Resposta Última resposta
    • G Offline
      G Offline
      gordinho
      escreveu em última edição por
      #22

      prefiro o c? maior q a boca (quente>fria)

      [snapback]633339[/snapback]

      idem… de nada adianta ter um puta motor e uma puta turbina com uma caixa quente pequena e eixo 49,5.  sempre visando de preferencia uma exaustao de escape maior, se nao mata o motor com certeza.  []s

      [snapback]633383[/snapback]

      sim isso para carca?as quente e fira…

      mas e agora pra eixo e rotrores... no que influencia um rotor maior que o eixo... e ao contrario tb um eixo maior que um rotor???

      1 Resposta Última resposta
      • O Offline
        O Offline
        O Esmerilhador
        escreveu em última edição por
        #23

        eu usava uma apl 240 .42f/.36q no 1.6 e era uma del?cia

        1 Resposta Última resposta
        • B Offline
          B Offline
          barata_cefet
          escreveu em última edição por
          #24

          ve que gosto muda muito, eu não consegui andar 2 semanas com .42f .36q no 1.6, achava uma m*rda rs

          abraço,

          1 Resposta Última resposta
          • F Offline
            F Offline
            Flavio Cruz
            escreveu em última edição por
            #25

            eu usava uma apl 240 .42f/.36q no 1.6 e era uma del?cia

            [snapback]634578[/snapback]

            u?, entao pq trocou?

            ps: .50/.58 a minha…

            1 Resposta Última resposta
            • A Offline
              A Offline
              Adriano Sushi
              escreveu em última edição por
              #26

              gordinho, o q acaba acontecendo quando usa eixo menor q o rotor, eh q o rotor fica mt pesado pro eixo girar e acaba gerando lag…

              1 Resposta Última resposta
              • O Offline
                O Offline
                O Esmerilhador
                escreveu em última edição por
                #27

                u?, entao pq trocou?

                ps: .50/.58 a minha…

                [snapback]634589[/snapback]

                eu ja tinha comprada ela usadona ai rodei rodei começou a vazar um pouco de oleo e surgiram folgas, ai comprei essa k-16 e essa apl 240 dei para um amigo meu rodar com 1 kilo em um passat com 12 de taxa, 1 bar, comand?o, valvulas 40, 1.8, o passat tinha aqueles cambio 4 marchas curto original ninguém pegava ele rsrsrrs o passat saia pulando e engolia o cambio kkkkkk fico canhão rodou até esses dias e tirou a turbina ta toda fudida rsrsrs é uma garrett aguentou muito a turbina

                1 Resposta Última resposta
                • O Offline
                  O Offline
                  O Esmerilhador
                  escreveu em última edição por
                  #28

                  e ai o mais bizarro é que na lenta parado se ele começasse a acelerar 2.500 3.000 rpm o manometro ja tava marcando 0,3 0,2 de rpessão kkkkkkkkkkk era foda

                  1 Resposta Última resposta
                  • A Offline
                    A Offline
                    Adriano Sushi
                    escreveu em última edição por
                    #29

                    minha antiga config tb fazia isso, c eu bombasse no acelerador parado, subia pressão tb…

                    1 Resposta Última resposta
                    • M Offline
                      M Offline
                      Milho
                      escreveu em última edição por
                      #30

                      e por exemplo … ganhei uma garret grandona .. ela tava numa colheitadeira .. [snapback]633462[/snapback]

                      engraçado… ja vi uns 3 motores estacion?rios (geradores de energia) que usavam setup assim, uma cx quente ogro (nao sei o tamanho mas era grande) e uma fria que parecia uma apl.... :hauhau:

                      1 Resposta Última resposta
                      • P Offline
                        P Offline
                        Pearc3
                        escreveu em última edição por
                        #31

                        oque é melhor:

                        rotor e eixo grande ou tampas quente, fria maior?

                        pq tem turbina .50/.70 com rotor/eixo maior que uma 70/70

                        1 Resposta Última resposta
                        • A Offline
                          A Offline
                          Adriano Sushi
                          escreveu em última edição por
                          #32

                          rotor e eixo grande, geram uma volume maior, e caixas maiores fazem uma massa de ar maior, e mais fria… ai o ideal eh casar os tamanhos de rotor e eixo e caixas pra sua aplicação...

                          1 Resposta Última resposta
                          • D Offline
                            D Offline
                            danielparati
                            escreveu em última edição por
                            #33

                            rotor e eixo grande, geram uma volume maior, e caixas maiores fazem uma massa de ar maior, e mais fria… ai o ideal eh casar os tamanhos de rotor e eixo e caixas pra sua aplicação...

                            [snapback]634989[/snapback]

                            yyyyyyoooooooouuu mannnn

                            disse tudoooooooooo

                            nada a declarar hehehe tirou as palavras da minha boca agora hehehehehe

                            pode fechar o topico :olhos: :ppteam:

                            ja esta mais do que explicado :humpft: :humpft: :humpft:

                            1 Resposta Última resposta
                            • P Offline
                              P Offline
                              Pearc3
                              escreveu em última edição por
                              #34

                              agora entendi vlw pela explica?ao mano

                              :olhos:

                              1 Resposta Última resposta
                              • V Offline
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                                Vences
                                escreveu em última edição por
                                #35

                                engraçado… ja vi uns 3 motores estacion?rios (geradores de energia) que usavam setup assim, uma cx quente ogro (nao sei o tamanho mas era grande) e uma fria que parecia uma apl....  :olhos:

                                [snapback]634800[/snapback]

                                já parou pra pensar pq esses motores a diesel não tem válvula de al?vio ?

                                isso se chama cortar custos. mas para não ferrar com o motor ao eliminar uma coisa importante, vc acaba o piorando em outros aspectos.

                                bom… mas para não me chamarem de radical, pode-se dizer que se ganha muito em durabilidade com isso.

                                []`s

                                1 Resposta Última resposta
                                • Q Offline
                                  Q Offline
                                  quarteto
                                  escreveu em última edição por
                                  #36

                                  já parou pra pensar pq esses motores a diesel não tem válvula de al?vio ?

                                  isso se chama cortar custos. mas para não ferrar com o motor ao eliminar uma coisa importante, vc acaba o piorando em outros aspectos.

                                  bom… mas para não me chamarem de radical, pode-se dizer que se ganha muito em durabilidade com isso.

                                  []`s

                                  [snapback]635270[/snapback]

                                  não entendi…

                                  se isso se chama cortar custos e o motor é piorado em outros aspectos, pq se ganha em durabilidade, onde seria justamente o q teria mais perda?

                                  e motor a diesel, ainda mais estacion?rio, os par?metros de funcionamento são completamente diferentes...eu duvido que esse turbo sem válvula de al?vio esteja mal dimensionado para aquela aplicação...

                                  e pelo pouco q eu sei, motor a diesel dos grandes (tipo de caminhões pesados, carretas, unidades geradoras, etc.) não tám válvula de al?vio, e nem por isso h? corte de custos com piora em outros aspectos , seja lá quais eles forem...

                                  outra coisa q induz a achar que a caixa fria, ou o turbo, é pequena é que o motor é tão grande que a caixa fria parece pequena, mesmo sendo uma .72 jamanta

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • G Offline
                                    G Offline
                                    Garcia
                                    escreveu em última edição por
                                    #37

                                    já parou pra pensar pq esses motores a diesel não tem válvula de al?vio ?

                                    isso se chama cortar custos. mas para não ferrar com o motor ao eliminar uma coisa importante, vc acaba o piorando em outros aspectos.

                                    bom… mas para não me chamarem de radical, pode-se dizer que se ganha muito em durabilidade com isso.

                                    []`s

                                    [snapback]635270[/snapback]

                                    realmente, as turbinas motores diesel não tem válvula de al?vio, prioridade…

                                    como também não tem corpo de borboleta(s).

                                    agora, cortar custosó huuuum...

                                    motores diesel aspirados não tem tb porque não precisa. o que comanda a velocidade do motor é a bomba injetora de dáesel, e não uma válvula de filzo de ar.

                                    nos diesel turbinados, existe um diafragma, parecido com um corpo de borboleta, que fica entre a turbina e o coletor. snme, funciona (mecanicamente) em conjunto com o acelerador...

                                    acelerando o motor, o diafragma abre e deixa passar ar...

                                    parando de acelerar, o diafragma fecha e diminui o fluxo de ar...

                                    curiosidade: os motores diesel são os únicos que já vêm de fábrica batendo pino ... rs...

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • V Offline
                                      V Offline
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                                      escreveu em última edição por
                                      #38

                                      não entendi…

                                      se isso se chama cortar custos e o motor é piorado em outros aspectos, pq se ganha em durabilidade, onde seria justamente o q teria mais perda?

                                      e motor a diesel, ainda mais estacion?rio, os par?metros de funcionamento são completamente diferentes...eu duvido que esse turbo sem válvula de al?vio esteja mal dimensionado para aquela aplicação...

                                      e pelo pouco q eu sei, motor a diesel dos grandes (tipo de caminhões pesados, carretas, unidades geradoras, etc.) não tám válvula de al?vio, e nem por isso h? corte de custos com piora em outros aspectos , seja lá quais eles forem...

                                      outra coisa q induz a achar que a caixa fria, ou o turbo, é pequena é que o motor é tão grande que a caixa fria parece pequena, mesmo sendo uma .72 jamanta

                                      [snapback]635278[/snapback]

                                      estava me referindo não só aos estacion?rios mas também nos de caminhões. mas como a resposta que dei foi de uma pergunta sobre estacio?rios, a culpa é minha nesse aspecto, rsrsrs

                                      veja bem. vc produz um motor pra um caminhão e quer deix?-lo mais barato sem ferrar com sua durabilidade. o que dá pra fazer ?

                                      elimine a válvula de al?vio.

                                      mas como regular a pressão então é regule-a pelo tamanho do eixo e cacacol quente. isto ?, vc configura de tal modo que nunca aquela parte fria escolhida será capaz de gerar massa/volume suficientes para fazer o eixo girar mais rápido até a rotação limite que está regulada na bomba. se o eixo não gira mais ainda então a pressão na admissão não vai subir mais.

                                      o que se tem é lag. poderia-se conseguir curvas de torque/potência bem maiores e manter-se a potência máxima desejada com uma válvula de al?vio e outra configuração quente. é esse sentido que quiz dizer com piorando o motor… piorando desempenho.

                                      mas no entanto o motor agora tem maior durabilidade, assim como o turbocompressor. e ainda garante que o dono do caminhão não tente apertar o parafuso pra render mais... tenha certeza que eles sempre querem isso. pergunte a qualquer bombista quantos deles pedem para dar mais meia voltinha no parafuso do óleo e/ou do giro.

                                      o cortar custos é claro que é uma consequência. o que se visa mesmo é durabilidade.

                                      mas aí alguém fala: o que não faz a pressão subir mais ainda é a regulagem da bomba que l? a pressão de admissão e começa a diminuir o dábito de diesel para os injetores. a mistura empobrece e a potência deixa de subir (assim como a pressão). correto. é só alterar a bomba e o seu intuito de limitar a pressão pelo gigantismo da parte quente (e/ou nanismo da parte fria) vai pro espaço

                                      em partes... consegue-se um pouco mais de desempenho sim... mas não muito. estaráamos basicamente mexendo no combustável. agora... mais ar... só mexendo no turbocompressor.

                                      como válvula de al?vio é algo que trabalha na parte quente a durabilidade é pequena. vejam que me refiro é durabilidade relativa é esses motores grandalhões. engraçado que já vi/li vólvula de al?vio antes da entrada da parte fria . um sistema que restringe o di?metro da passagem de ar para o rotor. assim, o ar ali uma momento chega a ser supersúnico e assim a vazão não aumenta. se vazão não cresce... potência também não.


                                      garcia,

                                      não falei nada de corpo de borboleta nem de válvula de prioridade.

                                      quanto é valvula que vc falou, já vi depois da turbina, e serve até onde sei para freio-motor.

                                      []?s

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • G Offline
                                        G Offline
                                        Garcia
                                        escreveu em última edição por
                                        #39

                                        –------

                                        garcia,

                                        não falei nada de corpo de borboleta nem de válvula de prioridade.

                                        quanto é valvula que vc falou, já vi depois da turbina, e serve até onde sei para freio-motor.

                                        []?s

                                        [snapback]635373[/snapback]

                                        basicamente sim.

                                        mas, quando vc pora de acelerar um motor, ele deixa de ser uma fonte produtora de energia e passa a ser uma fonte consumidora de energia.

                                        ps: eu sei que você não falou, apenas aproveitei a ocasião para citar isso… :ppteam:

                                        desculpe se me fiz interpretar mal...

                                        ? que, depois que eu vi uns experts (de outro fórum) falando que para turbinar um motor diesel era s? colocar um bico extra e uma bomba degete? , e acertar pela sonda tava tudo certo...

                                        :olhos:

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                                          escreveu em última edição por
                                          #40

                                          caminhao nao é que tenha lag assim nao…

                                          no 112, pelo que me lembro, nao existe alivio, nem prioridade, nem borboleta, nada. o que tiver que encher enche, mas tb devemos considerar que esses motores nao tem uma faixa de uso tão grande quanto nos ciclos otto.

                                          a turbina enche a 1200 ~ 1500 rpm, em 2000~2500 o motor já entra em red-line.

                                          1 Resposta Última resposta

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