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Saindo do forno

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  • S Offline
    S Offline
    streit
    escreveu em última edição por
    #34

    se vc tem 4 cornetas puxando ar do mesmo plano, isso gera turbulencia na parte de cima das cornetas (q fazem o efeito difusor). quando usamos uma de cada tamanho, cada uma puxa ar de um plano diferente, evitando encontro do ar admitido entre uma e outra

    no corsa, a admissão fica virada para parede de fogo, onde não existe corrente de ar para minimizar o efeito turbulencia, daí a necessidade das cornetas assimetricas.

    coisa mais sem pé nem cabeça…

    ainda por cima, vai distribuir de forma desigual a quantidade de ar que cada cilindro aspira.

    boa sorte.

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    • A Offline
      A Offline
      Anderson Torres
      escreveu em última edição por
      #35

      ficamos ate agora acertando a mbe, deu trabalho mas fizemos bastante progresso lenta em 1.300 rpm e depois de 3 mil rpm o giro sobe tão rapido q lembra motor de motos esportivas

      amanha vem a finalização :^^:

      1 Resposta Última resposta
      • C Offline
        C Offline
        celso
        escreveu em última edição por
        #36

        parabéns pelo carro :^^:

        quais foram as modificações nos freios e suspensão?

        1 Resposta Última resposta
        • M Offline
          M Offline
          Marcel_16V
          escreveu em última edição por
          #37

          phoda parabéns ae. projeto aspro de verdade, coisa linda.

          1 Resposta Última resposta
          • A Offline
            A Offline
            Anderson Torres
            escreveu em última edição por
            #38

            parabéns pelo carro :^^:

            quais foram as modificações nos freios e suspensão?

            freios de vectra e de suspensão o carro tem dois setups, um mais original para rua e um com molas e amortecedores bem mais duros e baixos, q só são usados em track day. a segunda opção é receita dos corsa de turismo mesmo, pq lá na oficina temos alguns desses.

            1 Resposta Última resposta
            • P Offline
              P Offline
              PrEsA
              escreveu em última edição por
              #39

              freios de vectra e de suspensão o carro tem dois setups, um mais original para rua e um com molas e amortecedores bem mais duros e baixos, q só são usados em track day. a segunda opção é receita dos corsa de turismo mesmo, pq lá na oficina temos alguns desses.

              pode falar um pouco mais do setup de suspo

              não consegui ainda acertar o chão do meu corsa…

              1 Resposta Última resposta
              • R Offline
                R Offline
                RoNiN
                escreveu em última edição por
                #40

                se vc tem 4 cornetas puxando ar do mesmo plano, isso gera turbulencia na parte de cima das cornetas (q fazem o efeito difusor). quando usamos uma de cada tamanho, cada uma puxa ar de um plano diferente, evitando encontro do ar admitido entre uma e outra

                no corsa, a admissão fica virada para parede de fogo, onde não existe corrente de ar para minimizar o efeito turbulencia, daí a necessidade das cornetas assimetricas.

                de onde é que tiraram isso ?

                1 Resposta Última resposta
                • A Offline
                  A Offline
                  Anderson Torres
                  escreveu em última edição por
                  #41

                  pode falar um pouco mais do setup de suspo

                  não consegui ainda acertar o chão do meu corsa…

                  de onde é que tiraram isso ?

                  em breve o dono do carro entra aqui e responde as duvidas eu estou só de fotografo e mensageiro ok? não é meu projeto :^^:

                  1 Resposta Última resposta
                  • A Offline
                    A Offline
                    Anderson Torres
                    escreveu em última edição por
                    #42

                    fotos de ontem, durante o acerto para ligar o motor, o notebook deu pau…

                    solução:

                    motor no cofre, teve q continuar com o 4x1 antigo pq o 4x2x1 não ficara pronto a tempo do track day (minha camera é um lixo):

                    1 Resposta Última resposta
                    • G Offline
                      G Offline
                      Gili
                      escreveu em última edição por
                      #43

                      hauhauahua nao é a toa que o cunha é portugues, olha o notebook dele hauahuahuahaa

                      nao me contive hauahua nem sei se foi no cunha o acerto hauhauha

                      agora, akela mangueira de agua ali do lado do 4 x 1 hein? será?

                      abs

                      1 Resposta Última resposta
                      • A Offline
                        A Offline
                        Anderson Torres
                        escreveu em última edição por
                        #44

                        a mangueira não encosta não, é que nessa foto, tinhamos acabado de por o motor no cobre. depois empurramos a mangueira diretinho. esse 4x1 ai já foi muito utilizado no outro motor 16v q tava no carro, não da nada não…

                        o acerto da injeção quem faz é o andre, dono do carro.

                        1 Resposta Última resposta
                        • G Offline
                          G Offline
                          Gili
                          escreveu em última edição por
                          #45

                          a mangueira não encosta não, é que nessa foto, tinhamos acabado de por o motor no cobre. depois empurramos a mangueira diretinho. esse 4x1 ai já foi muito utilizado no outro motor 16v q tava no carro, não da nada não…

                          o acerto da injeção quem faz é o andre, dono do carro.

                          a ta.. blz… po, perdi a piada do portugues entao.

                          sabado to la vendo esse bichinho girar muuuuuuuuuuito.

                          abs

                          1 Resposta Última resposta
                          • T Offline
                            T Offline
                            TuningBrasil
                            escreveu em última edição por
                            #46

                            pq coletor 4x2x1 num bagulho que deve girar um bocado? é receita da sbd também?

                            1 Resposta Última resposta
                            • A Offline
                              A Offline
                              Anderson Torres
                              escreveu em última edição por
                              #47

                              pq coletor 4x2x1 num bagulho que deve girar um bocado? é receita da sbd também?

                              isso o américa pagou para a sbd enviar as especificações detalhadas.

                              1 Resposta Última resposta
                              • O Offline
                                O Offline
                                overspeed
                                escreveu em última edição por
                                #48

                                o q ele tinha antes para gerar os 160 cvs ?

                                o dele eu num sei… mas andei estudando montar algo assim já a um bom tempo... pra tirar esse nivel de potência eu tinha adotado a seguinte receita:

                                parte de baixo 1.8 de montana/corsa flex

                                taxa de 12,5:1

                                4x1

                                plenum curto (tira o coletor longo na metade e faz um plenum com tbi de cerca de 50mm pelo menos- o original dos 1.8 8v é de 48mm snme)

                                já deve dar pra pelo menos chegar perto dos 160cv...

                                mas se ele tiver a receita já executada e medida e pudesse detalhar e até quem sabe passar um dinaplot a gente agradeceria e muito :^^:

                                1 Resposta Última resposta
                                • G Offline
                                  G Offline
                                  G L O C K
                                  escreveu em última edição por
                                  #49

                                  já passo para vcs, ele sempre usou bloco/vira/bielas de 1.6 …

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • S Offline
                                    S Offline
                                    Slater
                                    escreveu em última edição por
                                    #50

                                    o q houve no tdá quase não andou…

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • A Offline
                                      A Offline
                                      Anderson Torres
                                      escreveu em última edição por
                                      #51

                                      o q houve no tdá quase não andou…

                                      devido ao diluvio que caiu na quarta e quinta feira no rio, não deu para acertar a injeção e finalizar os ajustes, tentamos dar uma melhorada na pista, mas vimos q ia levar tempo e resolvemos não forçar, para fazer tudo com calma.

                                      agora temos tempo :^^:

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • R Offline
                                        R Offline
                                        rallye
                                        escreveu em última edição por
                                        #52

                                        se vc tem 4 cornetas puxando ar do mesmo plano, isso gera turbulencia na parte de cima das cornetas (q fazem o efeito difusor). quando usamos uma de cada tamanho, cada uma puxa ar de um plano diferente, evitando encontro do ar admitido entre uma e outra

                                        no corsa, a admissão fica virada para parede de fogo, onde não existe corrente de ar para minimizar o efeito turbulencia, daí a necessidade das cornetas assimetricas.

                                        pois é anderson, realmente existem carros que mesmo de fábrica possuem diferenças entre o comprimento das cornetas como no caso do xsara vts, mas isso é dentro do plenum e o fato disso ocorrer é porque no lado oposto ao da borboleta existe uma diferença de pressão e para equalizar a admissão, a ultima corneta possui comprimento menor e gradativamente a diferença é diminuida em relação a primeira corneta, mas nao aleatoriamente como nesse caso.

                                        se realmente voce tiver interesse em perguntar ao pessoal que está desenvolvendo e eles tambem tiverem interesse em responder a origem desses mod s, seja experiencia ou artigos técnicos, eu agradeceria bastante pois me interessa os resultados.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • T Offline
                                          T Offline
                                          Tio America
                                          escreveu em última edição por
                                          #53

                                          so agora que achei este tópico, eu sou o dono do carro, e ate tenho algumas informações novas.

                                          primeiro em relação ao que o carro era antigamente, eu tinha um 4x1 (não dos melhores) e fiz o esquema de usar a parte inicial do coletor do corsa gsi com um plenum no estilo mantzel power box porem mais bem feitinha, usando uma borboleta de 60mm. comandos originais e cabeçote do retrabalho. o resultado foi de pouco menos de 160 hp s vindo perto dos 7.000 rpm, porem por algum motivo (aparentamente os meus comandos eram de fiat 1.8 16v) o carro não rendia muito depois de 7.000 rpm.

                                          agora eu aproveitei e montei com as bielas e pistões forjados, a taxa foi para entre 13.5 - 14:1. os comandos são de uma prepadadora inglesa chamada sbd 284 na admissão e 278 no escape.

                                          as cornetas agora estão todas do mesmo tamanho, não tinha gostado muito da idéia de serem asimétricas tambem.

                                          o projeto todo na verdade é feito com base no kit desta empresa, a única diferenca é que ao invez de usar o kit de borboletas independentes deles (45mm) eu estou usando as borboletas de hayabusa que eu peguei com o matheusc20xe que são de 46mm. tive o cuidado de tentar manter toda as medidas dos coletores e tudo para fazer alguma coisa o meu proximo possivel do kit deles. a ecu utilizada é a mbe (mesma do kit deles).

                                          fora isto estou com o pojeto do coletor de escape deles com todas as medidas e comprimentos, porem quero acertar primeiro com o atual para poder comprar os resultados de ambos depois.

                                          o kit que eles vendem é para render na gasolina entre 180-190 hp s, com uma curva de torque ate que bem lisa, na foto abaixo mostra um resultado um pouco melhor com 196hp s:

                                          no caso eles falam destes resultados usando o cabeçote original, e comentam que pode-se obter um ganho entre 15-20hp s com trabalho de fluxo no cabeçote, é que com aumento de taxa tambem se tem um ganho, fora o fato do alcool ajudar um pouco, por isto que o anderson estimou estes 220 hp s. que considero ate uma estimativa válida.

                                          eu prefiro não ser tão otimista, apesar de saber que tem fundamento a estimativa dele, se eu conseguir 200 hp s ja fico feliz, menos do que isto é por que tem coisa errada.

                                          1 Resposta Última resposta

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