Apresento meu intercooler.
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gaucho,
vc está confundido pegada com lag… lag é o tempo de resposta do turbo, por exemplo na troca de marcha...
pegada é quando que ele empurra realmente forte (dá a colada boooa no banco )
tem 1 vts de 1 amigo q mediu 195 cvs (cabeçote+ escape+ unichip)
na ponte qdo voltamos do encontro, ficamos testando os carros lado a lado na mesma marcha a partir de 1500 a 2000 giros
acompanho ele do ladinho até os 4000….......depois é tchau.
meu carro não tem esse famoso lag.................funciona como 1 aspirado forte
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tem 1 vts de 1 amigo q mediu 195 cvs (cabeçote+ escape+ unichip)
na ponte qdo voltamos do encontro, ficamos testando os carros lado a lado na mesma marcha a partir de 1500 a 2000 giros
acompanho ele do ladinho até os 4000….......depois é tchau.
meu carro não tem esse famoso lag.................funciona como 1 aspirado forte
esperado né… motores iguais potências semelhantes... depois dos 4000 é onde o turbo realmente faz a diferença e vc deixa ele pra trás... todo motor turbo tem lag, não tem jeito. mas isso não os deixam menos divertidos
uma pena que exista a inércia, do contrário era fincar o pé no acelerador e instantaneamente ver o manômetro colando nos 2kg
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aumenta o lag sim … é mais um volume extra de ar pro compressor preencher também...
gaucho,
vc está confundido pegada com lag… lag é o tempo de resposta do turbo, por exemplo na troca de marcha...
pegada é quando que ele empurra realmente forte (dá a colada boooa no banco )
p/ mim o que pode ser uma boa pegada, p/ voce pode ser ruim.
- importante q a pressão é o volume de ar admitido
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uma pena que exista a inércia, do contrário era fincar o pé no acelerador e instantaneamente ver o manômetro colando nos 2kg
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já andei em carro com turbina grande e eixo generoso que me fez perguntar o que é lag? isso existe?
da mesma forma que eu já vi gente andando em carro e achava que era uma turbininha pela pegada .
e o intercooler, tendo o mesmo diâmetro do resto da tubulação, não deve aumentar o lag.
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o intercooler dá muito mais problema quando ele é pequeno, não quando é grande…
se for maior que o necessário realmente é um volume a mais para ser pressurizado, mas num turbo de grande vazão isso enche rapidinho. piora a resposta ao acelerador? talvez, mas na maioria das vezes é pouco perceptível.
já um intercooler pequeno vai acarretar uma perda enorme de pressão (se tiver diferença maior do que 2psi entre a entrada e saída dele já tá errado) e não vai trocar calor com eficiência.
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normalmente ando c 0,6 a 0,7….........já coloquei até 1,2 p testar
nos tds corro c 0,4 a 0,5
- importante q a pressão é o volume de ar admitido
uso 11:1 de taxa
mais importante que o volume é a massa de ar admitida.
para aqueles que não podem utilizar intercooler, uma boa pedida é colocar um bico extra na pressurização pulverizando álcool. funciona bem pra baixar a temp.
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já andei em carro com turbina grande e eixo generoso que me fez perguntar o que é lag? isso existe?
da mesma forma que eu já vi gente andando em carro e achava que era uma turbininha pela pegada .
mta gente só acredita no q falamos apenas qdo conhece de perto o tal do acerto .
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eu sou um deles,já andei em ambos os casos(com lag perceptível e,nem tanto)com equipamentos bem semelhantes.vale dizer que não é regra,mas existe.
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e o intercooler, tendo o mesmo diâmetro do resto da tubulação, não deve aumentar o lag.
o interno do caracol frio é menor q 2 …....sai da turbina c uma curva de borracha 2 q vira 2,25 .........q entra num cano de 2,25 q vira 2,5 .........entra no ic c 2,5 e sai c 3 até entrar na tbi q tb é de 3 .
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caceta …
sai de 3
tenho que repensar no que vou fazer quando instalar o intercoller no monza ....
a boca de saida do seu intercoller é de 3 gaucho ?
outra dúvida ...
a ligação turbina intercoller deve ser pelo menor caminho ou pelo maior caminho é entenderam ?
tipo ... turbina / mangote / cano pequeno / mangote / intercoller ou turbina / mangote / cano lonnnnggggoooo / mangote / intercoller
porque vou ter que fazer mágica apra instalar o que eu comprei do amrcelo no monza, só tenho como passar a pressurização por um dos lados do radiador ...
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sim…......é de 3 igual a entrada da tbi
a boca de saida do seu intercoller é de 3 gaucho ?
outra dúvida …
a ligação turbina intercoller deve ser pelo menor caminho ou pelo maior caminho é entenderam ?
tipo ... turbina / mangote / cano pequeno / mangote / intercoller ou turbina / mangote / cano lonnnnggggoooo / mangote / intercoller
porque vou ter que fazer mágica apra instalar o que eu comprei do amrcelo no monza, só tenho como passar a pressurização por um dos lados do radiador ...
fiz mágica no meu tb….........passe pelo lugar + fácil (normalmente é o único lugar)
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inacreditável isso né? mas o pior é que acontece
teoricamente isso seria impossível, ou seja, precisamos arrumar novas teorias hahaha
olá amigo, não é impossível pela teoria, não.
pelo contrário, sua geladeira usa esse mesmíssimo princípio para funcionar. termodinâmica.
abraço.
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pipix e carol,
eu não estou discutindo a existência ou não do lag… ele existe e isso é fato... ou vc vai dizer que vc pisa e em 0,000001s vc tem a pressão total de trabalho????
a questão do acerto é com quanto que vem a pressão, e reduzir ao máximo esse tempo pra andar na frente, que no final é o que importa.
meus 2c
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pipix e carol,
eu não estou discutindo a existência ou não do lag… ele existe e isso é fato... ou vc vai dizer que vc pisa e em 0,000001s vc tem a pressão total de trabalho????
a questão do acerto é com quanto que vem a pressão, e reduzir ao máximo esse tempo pra andar na frente, que no final é o que importa.
meus 2c
sim, daniel, com certeza.
a intenção do meu post (e tb o do pix) é qto as lendas de q ic mata a resposta do motor.
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olá amigo, não é impossível pela teoria, não.
pelo contrário, sua geladeira usa esse mesmíssimo princípio para funcionar. termodinâmica.
sim, mas a geladeira, o freezer, o ar-condicionado etc contam com a variação na pressão (compressão e descompressão) de um gás para auxiliar o processo, sem falar que para baixar a temperatura do ar eles convertem (com perdas, obviamente) energias elétrica e mecânica no processo.
já o intercooler é simplesmente um trocador de calor ar/ar que não usa energia elétrica, não tem componentes móveis e tampouco depende de um gás para obter sucesso no processo
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sim, mas a geladeira, o freezer, o ar-condicionado etc contam com a variação na pressão (compressão e descompressão) de um gás para auxiliar o processo, sem falar que para baixar a temperatura do ar eles convertem (com perdas, obviamente) energias elétrica e mecânica no processo.
já o intercooler é simplesmente um trocador de calor ar/ar que não usa energia elétrica, não tem componentes móveis e tampouco depende de um gás para obter sucesso no processo
pois é, o gás da geladeira seria o próprio ar que entra no motor. a turbina é um compressor, pega ar na temperatura ambiente, comprime, o gás se aquece, troca calor com o ar ambiente e especificamente no caso dele, se expande, pois a tubulação da saída é de maior diâmetro que a da entrada, se resfriando. exatamente o que acontece numa geladeira.
a energia quem fornece são os gases do escape.
abraço
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sem contar que temos o ar em velocidade (normalmente bem elevada), que gera um elevado coeficiente de película, aumentando mto a troca de calor