Plenum 16v gm
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resolvi começar um plenum by my self
essa e uma previa do que li e ainda estou estudando
so coloquei pra ver como ficava mas ainda falta coisa ai ver posição dos bicos
da borboleta o angulo correto da flange que vai no cabeçote
algumas informações
o diametro do duto no cabeçote vai ser 1 3/4 (to acreditando nisso como limite) porque ficou bem fino depois disso
o diametro do tubo maior e de 4 polegas o dos tubos dentro do maior são de 2polegadas
assim eles geram um angulo e 3 graus (talvez eu passe pra cinco talvez )
e tava com 20 minutos livre e fiz isso aqui oia:
ai surgiu a duvida no lance dos bicos
peço a ajuda de voces
alguem sabe esse angulo para os bicos?
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opa toda ideia e bem vinda
fiz assim afastei 30mm o ponto do centro d flange e tracei uma linha com 25graus
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qual a simulação ou teoria aplicada na criação desse projeto onde se obteve a conclusão de que o duto mais distante da borboleta estará dispondo do mesmo fluxo de ar em relação ao primeiro duto?
esse é o princípio básico de um coletor eficiênte.
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qual a simulação ou teoria aplicada na criação desse projeto onde se obteve a conclusão de que o duto mais distante da borboleta estará dispondo do mesmo fluxo de ar em relação ao primeiro duto?
esse é o princípio básico de um coletor eficiênte.
na realidade o duto mais distante tende a receber maior fluxo de ar… curioso não?? ehhee..
o fluído tende a percorrer o caminho com curvas mais suaves. se meu pitaco serve pra alguma coisa, eu diria pra vc distanciar um pouco a borboleta em relação ao duto do 1o cilindro.
ou, melhor ainda, usar um coletor original, que pro nível de potência das ruas dá e sobra...
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daniel, explique melhor o começo da sua frase
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o que acontece e que pra carros turbos a velocidade de enchimento e muito alta entuam naum se faz necessario o rebaixo da parte traseira.
vi varios estudo e revistas gringas com materias e calculos
a informação do 16v procede vou fazer ainda um cotovelo para colocar a borboleta mais distante
pensei ate em fazer uma semi esfera no fundo pra tirar o impacto do ar direto na parede
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respondi no xispid mas vou botar um link aqui tb… :-)
isso foi o fluffete que achou outra vez que a gente tava trocando uma idéia a respeito...
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eu não cheguei a trabalhar firme com análise de fluídos, o que eu estudei foi basicamente pra fechar um convênio com a parte da (ex)faculdade que trabalha com cfd
é como vc fazer dobrar uma esquina de carro… vc terá que diminuir a velocidade pra contorná-la, em compensação, uma curva aberta você faz em alta velocidade sem muitos problemas. o ar tende a ir pelo caminho mais fácil ...
na figura a zona vermelha é onde há maior perda de pressão/turbulência, justamente na parte em que a curva é mais fechada. embora esteja muuuito simplificado pra um coletor de admissão, pois nesse escoamento não há pulsos que existem dentro da admissão e modificam muito mesmo a mecânica dos fluídos, serve pra explicar o pq da diferença do 1o pro 4o cilindro.
http://www.fluent.com/about/news/newslette…1/img/a16i2.gif
se vc faz tanta questão de fabricar o coletor eu faria algumas modificações pra ficar mais parecido com isso
http://www.horsepowerfreaks.com/images/pro…takechrome1.jpg
não precisa chegar a tanto, mas acho que vai dar um up legal.
não sei quantificar o tanto de diferença em termos de torque/potência, ainda mais num turbo, mas que de migalha em migalha a galinha enxe o papo, isso é ponto pacífico
de maneira análoga, eu também tenho minhas dúvidas com um soft antigo que calcule a cilindrada teórica. são tantos fatores que influem que o algoritimo usado pelo programa pode levar a um resultado distante. no fundo o que importa de verdade é que o conjunto aguente o tranco da potência extra e o uso que o motorista faz do carro. isso com 6, 7 ou 10 de taxa e que a dirigibilidade seja a mais agradável possível. afinal, carro indomável é bonito pra mostrar pros amigos que o treco lixa de 3a, mas pra virar tempo é uma bela m
abraços
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respondi no xispid mas vou botar um link aqui tb… :-)
isso foi o fluffete que achou outra vez que a gente tava trocando uma idéia a respeito...
show
tava pensando nisso do lance dos bios maiores mesmo
mais distantes pra mistura ficar mais homogenea
legal pacas essa materia
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eu não cheguei a trabalhar firme com análise de fluídos, o que eu estudei foi basicamente pra fechar um convênio com a parte da (ex)faculdade que trabalha com cfd
pq então vc largou a engenharia sua puta véia?
na realidade, o interessante é vc afunilar o final do plenum, a fim de manter constante a vazão de ar que vai passar por cada seção da admissão. basta ver uma boa instalação de ar condicionado industrial. mesmo princípio.
mas isso é difícil de fazer utilizando tubos prontos.
o que eu mudaria ai nesse projeto seria o bocal dos dutos individuais, que avançam demais pra dentro do plenum. eu os faria bem rente à parede do plenum.
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pq então vc largou a engenharia sua puta véia?
na realidade, o interessante é vc afunilar o final do plenum, a fim de manter constante a vazão de ar que vai passar por cada seção da admissão. basta ver uma boa instalação de ar condicionado industrial. mesmo princípio.
mas isso é difícil de fazer utilizando tubos prontos.
o que eu mudaria ai nesse projeto seria o bocal dos dutos individuais, que avançam demais pra dentro do plenum. eu os faria bem rente à parede do plenum.
concordo plenumamente hehehehehehehe
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na realidade, o interessante é vc afunilar o final do plenum, a fim de manter constante a vazão de ar que vai passar por cada seção da admissão. basta ver uma boa instalação de ar condicionado industrial. mesmo princípio.
mas isso é difícil de fazer utilizando tubos prontos.
o que eu mudaria ai nesse projeto seria o bocal dos dutos individuais, que avançam demais pra dentro do plenum. eu os faria bem rente à parede do plenum.
eles parecem avançar pelo desenho
mas ali e o limite para que os airhorns não toquem nas laterais do tubo
e isso ai
a ideia de afunilar o final e para aspirados
no turbo a velocidade do ar vem maior
na verdade teria que balancear pra encher melhor o primeiro porque ele que num tem muito ar por isso tem mais uma coisa que nam coloquei ai
que antes dessa entrada tem um duto menor pra fazer esse papel
e o principio de helmholtz resonator
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eles parecem avançar pelo desenho
mas ali e o limite para que os airhorns não toquem nas laterais do tubo
e isso ai
a ideia de afunilar o final e para aspirados
no turbo a velocidade do ar vem maior
na verdade teria que balancear pra encher melhor o primeiro porque ele que num tem muito ar por isso tem mais uma coisa que nam coloquei ai
que antes dessa entrada tem um duto menor pra fazer esse papel
e o principio de helmholtz resonator
uma coisa uma coisa, outra coisa outra coisa.
o afunilamento da parte final é para justamente prover a mesma vazão de ar para cada corneta.
o princípio da ressonância tem a ver com o comprimento dos dutos, onde cada comprimento vai favorecer a um regime de rotação específico.
mas pra turbo tudo é muito mais fácil. basta não fazer um coletor errado que funciona. o difícil é dosar tudo isso pro aspirado, ai sim é arte.
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bem agora achei o ponto de equilibrio do original
ficou muito proximo do original
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cara, não me leve a mal, por favor hehe
mas se tá muito próximo ao original que vantagem maria leva nisso tudo?? vc vai gastar uma bela grana na fabricação disso ai, de repente, com o coletor original e alguns reais gastos em outras coisas você pode ter um resultado até superior e acredite, menos dor de cabeça… é uma merda fazer admissão, em especial a solda dos suportes dos bicos tem que ser muito bem feita, pq como o material deforma um pouco devido ao aumento de temperatura é f... deixá-los alinhados...
digo por conhecimento da causa
abraços
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se fosse pra gastar grana, faria uma flange pra colocar umas itb s de busa…o adaptadorzinho pra colocar os sensores originais e tal. resultado melhor e iria gastar menos. fora o projeto mais fácil.
ah, e muita gente ia comprar pois aqui no br não tem itb s para gm. o matheusc20xe vendia o kit completo de itb s por 1600 e pouco...mas o cara foi abduzido sei lá, nunca mais vi em lugar nenhum
mas ja teria um cliente aqui...se fizer para os familia 1 kkk
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cara, não me leve a mal, por favor hehe
mas se tá muito próximo ao original que vantagem maria leva nisso tudo?? vc vai gastar uma bela grana na fabricação disso ai, de repente, com o coletor original e alguns reais gastos em outras coisas você pode ter um resultado até superior e acredite, menos dor de cabeça… é uma merda fazer admissão, em especial a solda dos suportes dos bicos tem que ser muito bem feita, pq como o material deforma um pouco devido ao aumento de temperatura é f... deixá-los alinhados...
digo por conhecimento da causa
abraços
cara num tem erro pode perguntar.
coloquei somente para os passos do projetos
agora com medida original em mãos fica mais facil de saber qual distancia ideal e novo angulo para os bico manju
opa num esquenta trampo com projetos e processo a muuuuuuiiiiitttttooooo tempo
essa parte pra min e teta
e provavelmente num tenha solda ali naum
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se fosse pra gastar grana, faria uma flange pra colocar umas itb s de busa…o adaptadorzinho pra colocar os sensores originais e tal. resultado melhor e iria gastar menos. fora o projeto mais fácil.
ah, e muita gente ia comprar pois aqui no br não tem itb s para gm. o matheusc20xe vendia o kit completo de itb s por 1600 e pouco...mas o cara foi abduzido sei lá, nunca mais vi em lugar nenhum
mas ja teria um cliente aqui...se fizer para os familia 1 kkk
legal mas e turbo
teria de fazer mesmo assim um plenum reduzido
manjou
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ahh, num coloquei aqui mas o lance do originais e pra ver onde injeta na cabeça da valvula pra atomização da mistura.