Fiat 1050 , ohv , aspirado .
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a questão das 16 válvulas x 8 seria mais a inércia delas… como a válvula de 16v pesa menos, a tendência a flutuação é bem menor que num 8v....
sem falar no fluxo de um cabeçote fiat 16v... nunca testei em banco de fluxo, mas relatos dizem que um 8v retrabalhado ao extremo tem o mesmo fluxo do 16v sem retrabalho...
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aproveitando, eu gostaria de subir um pouco o limite de giro do meu motor, mas não sei qual mola de cabeçote utilizar. alguém sabe?
um amigo meu foi pra argentina buscar meus pistões, e dependendo poderia aproveitar e ver alguma coisa com relação a comandos e molas.
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biriba, primeiro compre os comandos… com a carta deles em mãos, vai saber exatamente o que precisa de carga nas molas... tem comando que usa a mola original
quanto aos comandos originais, não vale a pena subir muito o giro do motor, pois ele perde rendimento depois do pico de potência... no máximo umas 500rpm, rotação que as molas originais suprem perfeitamente.
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a questão das 16 válvulas x 8 seria mais a inércia delas… como a válvula de 16v pesa menos, a tendência a flutuação é bem menor que num 8v....
sem falar no fluxo de um cabeçote fiat 16v... nunca testei em banco de fluxo, mas relatos dizem que um 8v retrabalhado ao extremo tem o mesmo fluxo do 16v sem retrabalho...
o problema é a área útil dos dutos , que é muito difícil conseguir similar num 8v em relação a um 16v mesmo original . o que manda no fluxo é essa área , bem como o design dos dutos . para ter uma área equivalente a 2 valvulas de 31mm , voce precisa de uma de 43 , mais pesada e que exige maior levante , o que sempre é ruim .
porém os cabeçotes fiat , mesmo os 8v , tem um ótimo design de dutos . muito suave e o mais direto possível .
p.s - estou com um cabeçote fiasa 36,5x31 aqui para retrabalhar …
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as molas de cabeçote de fiat originais são muito boas via de regra .
nos projetos de vw a ar é melhor retrabalhar os assentos para usar molas duplas de fiasa do que trazer importadas . isso pensando em 7k+ rpm sem flutuação … todos esses fiats antigos foram dimensionados para alto giro e foram sendo amansados pela fábrica ao longo das decadas , tornando as configurações antigas até mesmo inviáveis , como o fiasa .
as originais simples do vw , que sao uma geléia , aguentam até 6k .
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fiasa seu quiser tirar umas fotos e dicas do que retrabalhar nesse cabeçote eu agradeço… nunca tive a oportunidade de ficar na frente de um banco de fluxo e testar angulos de válvulas, medidas de dutos, etc para ver o que realmente compensa fazer...
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é o que vou tentar fazer . tem algumas limitações , mas dá pra fazer alguma coisa .
os dutos de admissão são elípticos por causa de canais de retorno de óleo que ficam bem ao lado … vou desmontá-lo , analisá-lo e mandar para a banca . angulo de valvulas é difícil de alterar , mas refazendo as sedes acho que já fica melhor .
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p.s - estou com um cabeçote fiasa 36,5x31 aqui para retrabalhar …
qual cabeçote que é esse, fiasa?
é o cabeçote do palio mpi . foi o que saiu de fábrica com as maiores válvulas e por isso mesmo tinha problemas de consumo elevado e fraqueza em baixa .
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tiro as fotos sim .
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a questão das 16 válvulas x 8 seria mais a inércia delas… como a válvula de 16v pesa menos, a tendência a flutuação é bem menor que num 8v....
sem falar no fluxo de um cabeçote fiat 16v... nunca testei em banco de fluxo, mas relatos dizem que um 8v retrabalhado ao extremo tem o mesmo fluxo do 16v sem retrabalho...
o kbçote de 16v do tempra tem 20% a mais de fluxo doq o 8v.
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aproveitando, eu gostaria de subir um pouco o limite de giro do meu motor, mas não sei qual mola de cabeçote utilizar. alguém sabe?
um amigo meu foi pra argentina buscar meus pistões, e dependendo poderia aproveitar e ver alguma coisa com relação a comandos e molas.
posso te passar 2 cartas completas de comandos italianos p/ seu motor.
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o fluxo cruzado e as valvulas inclinadas mesmo no 8v ajudam muito no tempra …