Conselhos para acertar ap aspirado
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fala buxim, cara rolou uma certa discussão online, porque um amigo meu ta fazendo o motor igual num gol caixa, então estava dando a maior força pro cara, relatando os problemas que tive, dando conselho pra ele ficar em cima, senão acontece igual aconteceu comigo, exemplo: parte eletrica, nao ligaram a luz de ré, tive que pagar o eletricista denovo. conta giros que demorou pra ser ligado, agora oc ara ja sabe como pegar o sinal. fio do som do carro, cortado, estou sem som. fio sobrando na instalação da ft. essas coisinhas sabe.
ai o cara entrou no blog e me esculaxou, rebati e grilei.
o carro continua na oficina, preço +ou- r$160 de preju + mão de obra, teve que trocar o defletor que fica naquele tunel do cambio, buxas, e minha vareta fudeu todinha, ele disse que iria desempenar, so quero ver se vai prestar. meu cambio ja nao tava bom, com vareta torta entao, deve ter ficado uma beleza.
ja fiz um pré orçamento na autoescape. relatei o caso e o povo de lá disse que quem tinha feito meu escape é melhor mudar de profissão, porque nao entende nada. o cara vai colocar a luva com parafuso, flexivel em novo local, trocar o cano, instalar o novo abafador traseiro binho, ficou na faixa de r$450, pode ficar mais caro ou barato quando deixar oc arro e ele ver realmente o que ocorreu.
mas será que o map no meu caso vai funcionar mesmo? por causa do comandão.
e tem um probleminha de espaço, onde pegar o furinho pros tubinhos, pq meu coletor é curto e no corpo de borboleta nao tem tomada.
o blog do meu amigo é esse, http://sergioredbeard.blogspot.com/
as peças devem chegar final dessa semana pra semana que vem, elas já estão no brasil, so esperando a alfandega liberar (filtro + 2 sonda wide)
nem vai dar pra aparecer em bsb
quandopegar o carro, vou anotar certinho o meu mapa que irei montar, porque se eu colocar o mapa do preparador que diz ser dos carros de corrida, vocês vão rir, consumo de 2km/l, excesso tremendo, com excesso o motor vai trabalhar em 85ºc seja com qual carga que for, enfim, isso foi alguns desaforos que ouvi no blog por causa da minha opinião.
é isso galera, por enquanto é só.
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novidades, depois de quase 2 meses parado por causa do escape e esperando a sonda chegar, peguei o carro essa semana.
fiz o escape, ficou muito bom o abafador binho.
maaaaaaaaaaaas, tem coisa errada na ie e a zica continua.
meu manometro de combustivel literalmente ficou doidão, em ml marcando 1bar e acelerando subia pra 2bar e travava em 6bar , 5,5 bar, ta doido o bicho.
pergunto: será problema realmente do manometro? dosador? bomba?
pior que nao to achando outro dosador pra testar
tem alguns macetes pra descobrir de onde é a falha?
porque antes ele variava muito mas sempre ficou entre 2,5bar a 4bar, agora depois desse tempo parado pirou de vez.
pois bem, fui mexer na ft, e o carro tá ruim de lenta, morre toda hora e no visor acusou tps 2% em ml, sendo que teria que estar em 0%. e como o carro morria toda hora e ao religar ter que digitar senha de acesso, resolvi retirar a senha pra facilitar o acerto e a agilidade, e ai deu a cagada mestre. entrei na opção, digitei a senha antiga, depois pediu pra digitar nova senha ou 0000 pra desabilitar. deixei tudo 0 e apertei o >, acusou senha desabilitada, fiz pequenas mudanças e o motor morreu, ao religar e acessar diretamente o mapa, me veio uma frase nada agradável senha incorreta , puta merda, gelei. digitei a senha antiga e nada, 0000 e nada, fudeu.
agora é perder mais tempo pra enviar a ft pra apagar tudo e zerar, com isso acabei perdendo o mapinha que fiz de leve.
então vou postar o mapa antigo que ta anotado, do mecanico. deem suas dicas pra melhorar.
vai ter azar pra pqp viu, até hoje não sei o que é dirigir o golzinho,já ta indo pra 2 anos meu.
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tabela está aqui, converti do pdf pra word pra ficar editavel.
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o sensor de ar tá lá, mas já é a 3x que queima, não sei se foi o lote do sensor, mas tem coisa errada com ele. o mesmo sensor vive queimando no carro de corrida.
ta anotado o mapa fsobral86, agora é esperar a ft chegar zerada.
vou ter que conferir se as molas de acionamento dos corpo de borboleta estão fechando todinha, ou se descalibrou por algum motivo, porque antesestava certinho, dava 0% no tps em ml e quandopeguei o carro ja acusou 2%
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o sensor de ar tá lá, mas já é a 3x que queima, não sei se foi o lote do sensor, mas tem coisa errada com ele. o mesmo sensor vive queimando no carro de corrida.
ta anotado o mapa fsobral86, agora é esperar a ft chegar zerada.
vou ter que conferir se as molas de acionamento dos corpo de borboleta estão fechando todinha, ou se descalibrou por algum motivo, porque antesestava certinho, dava 0% no tps em ml e quandopeguei o carro ja acusou 2%
e quem monta é o mesmo cara né? tanto seu carro quanto os de corrida. deve ter alguma cagada de montagem ai.
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É o mesmo sim.
acabou de sair outro aspro de rua da oficina, e o sensor do cara ficou preso em cima da flauta porque o cara usa cornetas, o meu ainda ta dentro do filtro marmita, mais protegido, mas o correto seria furar e colocar no coletor de admissão, mas no meu coletor, curto, não tem espaço pra isso.
vou comprar outro sensor, se queimar é algum pau na ligação, porque tenho minhas duvidas se realmente foi trocado o meu sensor 3x.
hoje antes de tirar a ft do carro pra enviar amanha, dei uma partida no bicho, ficou bipando calibrar tps , pelo visto o trem descalibrou nesse tempo em que ficou parado.
bem, agora uma coisa de cada vez, enquanto a ft vai pra fabrica, vou limpar o carro por dentro e instalar o novo redutor t do combustivel que vai pro manometro, quero ver se vai melhorar, esse t ganhei de um amigo e é da autometer, ou seja o tubinho que vai pro manometro é fininho, mais fino que da odg que uso, pois o mecanico queria colocar um giglezinho menor, dizendo que essa oscilação de pressão de combustivel no meu manometro é por causa da passagem do combustivel do meu t que é grande.
vou colocar, se não mudar em nada, o jeito é encostar o carro e o cara revisar tudinho essa parte de alimentação, porque sem eu saber a correta pressão de combustivel, fica dificil começar a mexer na ft.
e por enquanto levar em outra oficina, está sem cogitação $$$$.
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se o seu carro possui até 14:1 de taxa o ponto pode chegar fácil nos 35º na faixa dos 6000 rpm, ainda mais com o comando que vc usa.
faz um mapa por map e testa. usar somente o tps como parâmetro é pouco. jamais ficará bom para se usar na rua. prá pista ainda vai.
a correção por map deixará o funcionamento do motor equalizada nas cargas médias e baixas, coisa que a correção somente pelo tps não tem condição de dar. e ainda por cima fica muito mais simples esse acerto. isso sem contar na economia de combustível.
é possível até usar a lenta por map, o que deixa o motor mais estável para o uso urbano.
falo por experiência própria, pois uso em meu carro um comando de 296º e embora seja turbo, 95% do tempo ando aspirado .
com 4 borboletas seu motor deve ter um comportamento perto de um original, como se fosse uma moto esportiva 4cc, ou seja, marcha lenta perto dos 1000 rpm e um torque razoável em baixa.
se tiver interesse e hover dúvidas te explico fazer.
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anderson, eu quero ligar o map, mas o cara la teima em não usar e descarta essa opção, até o motor aspro do meu colega que acabou de sair da oficina (gol caixa 4 borboletas comando 027) o cara nao ligou o map.
já despachei a ft pra ver se tem problema e zerar, semana que vem deve chegar. chegando vou começar o acerto, meu motor tem 14,6:1 de taxa.
porque se tiver com algum pau nessa instalação, o cara vai ter que se virar pra arrumar, afinal o serviço eletrico foi pago.
depois eu vou em outro mecanico que o pessoal me recomendou aqui na cidade, e lá verei com ele a ligação do map e vacuo do dosador. mas pra isso preciso do tal $$$ que acabou, a situação apertou agora, e por enquanto terei que rodar com oc arro com o meu acerto e pelo menos o cutoff ligado também.
semana que vem tem mais noticias sobre essa novela.
mas digo uma coisa, a raiva que to passando é muito grande, vontade de voltar a ie original, tudo original e vender tudo. mas como isso é um sonho quase realizado, vou até o fim pra ver.
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anderson, eu quero ligar o map, mas o cara la teima em não usar e descarta essa opção, até o motor aspro do meu colega que acabou de sair da oficina (gol caixa 4 borboletas comando 027) o cara nao ligou o map.
já despachei a ft pra ver se tem problema e zerar, semana que vem deve chegar. chegando vou começar o acerto, meu motor tem 14,6:1 de taxa.
porque se tiver com algum pau nessa instalação, o cara vai ter que se virar pra arrumar, afinal o serviço eletrico foi pago.
depois eu vou em outro mecanico que o pessoal me recomendou aqui na cidade, e lá verei com ele a ligação do map e vacuo do dosador. mas pra isso preciso do tal $$$ que acabou, a situação apertou agora, e por enquanto terei que rodar com oc arro com o meu acerto e pelo menos o cutoff ligado também.
semana que vem tem mais noticias sobre essa novela.
mas digo uma coisa, a raiva que to passando é muito grande, vontade de voltar a ie original, tudo original e vender tudo. mas como isso é um sonho quase realizado, vou até o fim pra ver.
seu mecânico é burro. usar 4 borboletas com comando original é jogar dinheiro fora e não usar o map é falta de competência no uso da ft. 4 borboletas somente com comandos de 288º ou mais. eu cheguei a usar um comando 324 º com marcha lenta original.
bastará uma volta nesse carro quando ele estiver acertado corretamente que a raiva passa.
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isso menegotto, o anderson ja me deu as dicas de como ligar.
so tenho a duvida de como furar e prender as conexões no coletor? como faço a rosca? ou é so meter a broca? essa é minha duvida,, quero fazer sozinho pq se eu pedir pro mecanico vou ouvir na minha orelha.
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galera, ft chegou, ta na mao denovo.
ja liguei e inseri o mapa que estava antes, ou seja o mesmo mapa que postei na pagina anterior.
o problema agora é o seguinte. a primeira partida tá ótima, o carro funciona liso, sonda 0.96~1.00 em marcha lenta, giro em 1150~1100.
maaaaaaaaaaaaaaaaaaaas quando o motor esquenta o carro morre, perde a lenta.
como faço para acertar a lenta do carro com motor quente? diminui o tempo de injeção (ms) no mapa principal em 500 e 1000rpm e não adiantou, porque ele ainda ta com exceso e pensei que ele morria ou perdia a lenta devido ao excesso. acertei ou dei bobeira?
lenta no frio = perfeita
lenta quente = morre
mas agora preciso resolver a marcha lenta quente, pra assim começar o acerto com ele em movimento.
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galera, uma duvida de leigo.
a temperatura do motor tem que estabilizar em 85º, 90º sem acionamento da ventoinha?
porque, agora, estou com um problema.
fiz uns ajustes legais na ft, o motor desenvolveu bem, a sonda em ml varia 0,90 a 1,02 e acelerando com carga ele fica entre 0,75 a 0,82 (com excesso ainda), mas o probleminha é que a temperatura tá indo pras picas, bateu 120ºc na ft
o ponto nem tá agressivo, em 500rpm colquei 20º e mais injeção de combustivel pra ele nao morrer tão facil, ficou legal, mas ainda morre, com certa dificuldade.
1000rpm = 17º
1500rpm = 18º
2000rpm = 20º
2500rpm = 24º
3000rpm = 26º até 7000rpm
o que mais poderia influencia na temperatura do motor?
mandei o mapa que postei que é do meu mecanico, e mesmo com aquele mapa cheio de excesso o motor esquentou chegando a 115ºc e subindo.
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a temperatura tem que estabilizar nos 90º, com o acionamento da ventoinha.
120 º ???
marcado aonde painel ou ftech ?
se for painel , bem capaz de vc estar com junta queimada e passando pressao pro sistema de arrefecimento.
a ventoinha chega a armar ???
as mangueiras ficam duras parecendo que vao explodir ?
a parte de cima do radiador esta quente e a de baixo esta fria ?
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a temperatura tem que estabilizar nos 90º, com o acionamento da ventoinha.
120 º ???
1 - marcado aonde painel ou ftech ?
se for painel , bem capaz de vc estar com junta queimada e passando pressao pro sistema de arrefecimento.
2 - a ventoinha chega a armar ???
3 - as mangueiras ficam duras parecendo que vao explodir ?
4 - a parte de cima do radiador esta quente e a de baixo esta fria ?
1 - marcou na ft, 120ºc gravados no computador de bordo.
o painel também marcou proximo aos 120ºc
2 - ventoinha não arma.
na ft consta como não detectado. porém antes desse problema que tive com escape e todo esse tempo de carro parado, a ventoinha chegava a armar numa boa, mesmo acusando na ft que não estava conectado.
sei lá que diabos o cara fez nessa instalação. tanto é que da ultima vez, 1 dia antes do escape quebrar, tinha ido na oficina justamente reclamar sobre isso, visor da ft não consta a ventoinha (eletroventilador), mas ela estava armando e armou na minha frente.
3 - não reparei nas mangueiras, posso fazer o teste amanha.
4 - olha, a parte de cima tava quente, já a de baixo nao sei informar porque nao olhei. a de cima estava quente porque abri o capo pra ver se não era falta de agua+aditivo do radiador, mas o reservatorio esta completinho, normal.
uso junta de aço, será que queimou? quando é junta tem algum outro sintoma? tipo fumaça no escape, cheiro, algum outro detalhe?
porque acho dificil viu, o carro ficou parado muito tempo (episodio do escape, depois ft pra manutenção) so agora consegui dar uma ligada nele. nem to abusando e nem abusei de ponto e injetores sempre gordo e tirando aos poucos.
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a temperatura tem que estabilizar nos 90º, com o acionamento da ventoinha.
120 º ???
1 - marcado aonde painel ou ftech ?
se for painel , bem capaz de vc estar com junta queimada e passando pressao pro sistema de arrefecimento.
2 - a ventoinha chega a armar ???
3 - as mangueiras ficam duras parecendo que vao explodir ?
4 - a parte de cima do radiador esta quente e a de baixo esta fria ?
1 - marcou na ft, 120ºc gravados no computador de bordo.
o painel também marcou proximo aos 120ºc
2 - ventoinha não arma.
na ft consta como não detectado. porém antes desse problema que tive com escape e todo esse tempo de carro parado, a ventoinha chegava a armar numa boa, mesmo acusando na ft que não estava conectado.
sei lá que diabos o cara fez nessa instalação. tanto é que da ultima vez, 1 dia antes do escape quebrar, tinha ido na oficina justamente reclamar sobre isso, visor da ft não consta a ventoinha (eletroventilador), mas ela estava armando e armou na minha frente.
3 - não reparei nas mangueiras, posso fazer o teste amanha.
4 - olha, a parte de cima tava quente, já a de baixo nao sei informar porque nao olhei. a de cima estava quente porque abri o capo pra ver se não era falta de agua+aditivo do radiador, mas o reservatorio esta completinho, normal.
uso junta de aço, será que queimou? quando é junta tem algum outro sintoma? tipo fumaça no escape, cheiro, algum outro detalhe?
porque acho dificil viu, o carro ficou parado muito tempo (episodio do escape, depois ft pra manutenção) so agora consegui dar uma ligada nele. nem to abusando e nem abusei de ponto e injetores sempre gordo e tirando aos poucos.
zorlac,
armar a ventoinha para teste nos ap é muito facil.
tem o cebolao que fica no radiador, correto ?
se o seu carro tem ar condicionado, é um cebolao de 3 pinos se nao tiver é um de 2 pinos.
basta pegar a tomada (femea) que conecta nesse cebolao e usar um fio para ligar nas partes femeas (nao me lembro a ordem. liga uma extremidade do fio em 1 parte femea e outra extremidade na outra parte femea)
tendo o ar condicionado e a tomada sendo de 3 pinos, a ventoinha arma em duas velocidades distintas.
fazendo isso, voce sabera se a ventoinha funciona.
mas, tem que ver essa sua ligacao da fueltech.
se a fueltech nao ta detectando, é pq tem merda na ligacao (apesar dele conseguir medir a temperatura da agua).
tem certeza que voce configurou o parametro de acionamento da ventoinha ?
eu ainda aposto em junta queimada pelo excesso de temperatura.