Qual lubrificante usar em ap 2.0 turbo ?
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eu uso lubrax top turbo que é para motores diesel e que deve ser bem parecido ao mobil preto só que 15w40.
é mais fino e não prende o motor.
faço isso à anos e quando refiz meu motor não havia nem o menor indício de borra.
troco no máximo com 5000km ou seis meses.
lancia, se pensar bem estou dando bobeira, na iveco daily uso mobil delvac mx 15w40, que indicado para turbos-diesel.
posso axo que vou usá-lo na próxima troca.
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eu uso lubrax top turbo que é para motores diesel e que deve ser bem parecido ao mobil preto só que 15w40.
é mais fino e não prende o motor.
faço isso à anos e quando refiz meu motor não havia nem o menor indício de borra.
troco no máximo com 5000km ou seis meses.
lancia, se pensar bem estou dando bobeira, na iveco daily uso mobil delvac mx 15w40, que indicado para turbos-diesel.
posso axo que vou usá-lo na próxima troca.
caro jonas, como já disse, faço isso a anos.
mas como é mineral (não que eu acredite que isso seja pejorativo, tadinho do óleo) é imprescindível a troca com 5000km ou 6 meses.
já vi muuuito motor com borra em cima do comando de válvulas (que só dava para retirar com colherzinha de café, nem com car80 dissolvia) aparecendo usando-se os non plus ultra fodásticos sintéticos e os semi-sintéticos trocados a cada 10.000km.
aliás esta história de semi-sintético é um capítulo à parte pois subtende-se que o semi deveria vir 1/2 a 1/2 mas não.
basta uma gota (estou exagerando) colocada no frasco do óleo mineral e pronto, nasceu mais um semi-sintético que custa em média o dobro de um bom mineral.
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usei o mobil preto + militec …
posoo usar um óleo que é para motores a diesel no meu carro , ele é a allcool 2.0 ap turbo ...
achava que óleo para motores diesel era só para diesel ...
óleo automotivo é sempre óleo automotivo.
até a série api sj era tudo igual, não havia separação.
e o que os distingue hoje em dia, transformando-os em duas classes separadas é a carga de aditivos.
esta carga de aditivos que é completa para motores diesel, com bons níveis de molibdênio e tungstênio, é reduzida naquela para gasolina de modo a proteger o catalizador.
ou seja, para evitar danos numa peça que custa em média uns r$500,00, o dono do carro põe a perder um motor de r$10.000,00.
tudo pela ecologia…
agora se o carro não tem catalizador que nem os meus, de longe, óleo para motor diesel é com certeza a melhor opção.
e mesmo com catalizador devendo ser trocado a cada 10 anos, vale mais perdê-lo do que refazer o motor.
outra, o militec tão adorado por uns, fornece exatamente o que foi eliminado no óleo classificado para gasolina.
mais uma, o top turbo classe api ci-4 que mencionei acima e que eu uso também tem aprovação api sl.
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eu uso lubrax top turbo que é para motores diesel e que deve ser bem parecido ao mobil preto só que 15w40.
é mais fino e não prende o motor.
faço isso à anos e quando refiz meu motor não havia nem o menor indício de borra.
troco no máximo com 5000km ou seis meses.
na empresa, esse óleo é usado a vários anos com ótimos resultados em caminhões aspirados e turbo.
já foram abertos vários motores sem nenhuma borra.
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eu uso lubrax top turbo que é para motores diesel e que deve ser bem parecido ao mobil preto só que 15w40.
é mais fino e não prende o motor.
faço isso à anos e quando refiz meu motor não havia nem o menor indício de borra.
troco no máximo com 5000km ou seis meses.
na empresa, esse óleo é usado a vários anos com ótimos resultados em caminhões aspirados e turbo.
já foram abertos vários motores sem nenhuma borra.
exatamente, é esse o meu ponto.
e olhe que motor diesel gera sujeira que não acaba mais, especialmente pelo nível altíssimo de enxofre neste combustível(comparado com os padrões internacionais).
tem tanto enxofre que inviabiliza a venda de veículos de passeio pelas montadoras.
não é o caso das gigantescas suv que, para caminhão, falta pouco.
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mas pq se preocupar com borra em motor a alcool? esse tipo de motor não forma borra. já abri 2 motores com bem mais de 100.000km ( originais a alcool ) e estavam mais limpissimos, tanto parte de cima qto de baixo. isso que eram motores do final dos anos 80/começo dos anos 90, onde se usava oleo api sf ainda com turbo, que aquece mto o oleo, eu me procuparia mto mais em usar um oleo final w50 afim de evitar uma queda acentuada de viscosidade e consequente perca do poder de lubrificação.
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usei o mobil preto + militec …
posoo usar um óleo que é para motores a diesel no meu carro , ele é a allcool 2.0 ap turbo ...
achava que óleo para motores diesel era só para diesel ...
óleo automotivo é sempre óleo automotivo.
até a série api sj era tudo igual, não havia separação.
e o que os distingue hoje em dia, transformando-os em duas classes separadas é a carga de aditivos.
esta carga de aditivos que é completa para motores diesel, com bons níveis de molibdênio e tungstênio, é reduzida naquela para gasolina de modo a proteger o catalizador.
ou seja, para evitar danos numa peça que custa em média uns r$500,00, o dono do carro põe a perder um motor de r$10.000,00.
tudo pela ecologia…
agora se o carro não tem catalizador que nem os meus, de longe, óleo para motor diesel é com certeza a melhor opção.
e mesmo com catalizador devendo ser trocado a cada 10 anos, vale mais perdê-lo do que refazer o motor.
outra, o militec tão adorado por uns, fornece exatamente o que foi eliminado no óleo classificado para gasolina.
mais uma, o top turbo classe api ci-4 que mencionei acima e que eu uso também tem aprovação api sl.
muito obrigadu pela explicação , na próxima então usarei o top turbo , será que posso usar o top turbo + militec ?
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usei o mobil preto + militec …
posoo usar um óleo que é para motores a diesel no meu carro , ele é a allcool 2.0 ap turbo ...
achava que óleo para motores diesel era só para diesel ...
óleo automotivo é sempre óleo automotivo.
até a série api sj era tudo igual, não havia separação.
e o que os distingue hoje em dia, transformando-os em duas classes separadas é a carga de aditivos.
esta carga de aditivos que é completa para motores diesel, com bons níveis de molibdênio e tungstênio, é reduzida naquela para gasolina de modo a proteger o catalizador.
ou seja, para evitar danos numa peça que custa em média uns r$500,00, o dono do carro põe a perder um motor de r$10.000,00.
tudo pela ecologia…
agora se o carro não tem catalizador que nem os meus, de longe, óleo para motor diesel é com certeza a melhor opção.
e mesmo com catalizador devendo ser trocado a cada 10 anos, vale mais perdê-lo do que refazer o motor.
outra, o militec tão adorado por uns, fornece exatamente o que foi eliminado no óleo classificado para gasolina.
mais uma, o top turbo classe api ci-4 que mencionei acima e que eu uso também tem aprovação api sl.
muito obrigadu pela explicação , na próxima então usarei o top turbo , será que posso usar o top turbo + militec ?
seria que nem você tomar banho com dois sabonetes. qual a vantagem?
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em um motor flex é vantagem usar só alcool?
depende o resultado que espera , se for potencia , com certeza só alcoll acho eu ..
tô falando a respeito de formar borra.
a respeito de formar borra , acho que o allcool forma menas borra , motor a alcoll geralmente é mais limpoo ..