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Efici?ncia volum?trica

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  • O Offline
    O Offline
    overspeed
    escreveu em última edição por
    #55

    oh shit….de onde eu tirei best e não braked

    ainda bem que tem os amigos pra eu num mentir muito sozinho heheheheheh

    1 Resposta Última resposta
    • A Offline
      A Offline
      amarchetti
      escreveu em última edição por
      #56

      perguntinha:

      se eu gastasse minhas fichas num senhor cabeçote e coletores pra buscar os 100% de ev..

      e não sobrasse um naco pra investir na parte baixa ..deixaria meu bloco de ap 1,6 originebas…

      ainda assim alcançaria os 100% de ev..memso ao custo de maior desgaste do motor...

      estou certo?

      num bloco com curso mais longo e uma r/l não muito favorável como um ap 2.0, por exmeplo...

      eu ainda conseguiria buscar os 100% de v ou minha r/l de alguma forma me frearia esta tentaiva?

      1 Resposta Última resposta
      • O Offline
        O Offline
        overspeed
        escreveu em última edição por
        #57

        perguntinha:

        se eu gastasse minhas fichas num senhor cabeçote e coletores pra buscar os 100% de ev..

        e não sobrasse um naco pra investir na parte baixa ..deixaria meu bloco de ap 1,6 originebas…

        ainda assim alcançaria os 100% de ev..memso ao custo de maior desgaste do motor...

        estou certo?

        num bloco com curso mais longo e uma r/l não muito favorável como um ap 2.0, por exmeplo...

        eu ainda conseguiria buscar os 100% de v ou minha r/l de alguma forma  me frearia esta tentaiva?

        [snapback]220265[/snapback]

        não sei…. como tem diversos fatores envolvidos é dificil saber... mas geralmente só se atinge ev altas com altas rotações...não é uma regra....

        1 Resposta Última resposta
        • ? Offline
          ? Offline
          Visitante
          escreveu em última edição por
          #58

          e como se chega a esse valor?

          [snapback]220167[/snapback]

          :hauhau:

          1 Resposta Última resposta
          • I Offline
            I Offline
            Igor Bastos
            escreveu em última edição por
            #59

            eu tenho um programa aki que calcula a ve…não me pergunte como ele faz isso, é só colocar os dados que sai a ve:

            http://www.golft.kit.net/engineve.zip

            o vti com unichip bateu 180cv em 8500rpm, segundo o pregrama isso dá uma ve de 97.49

            1 Resposta Última resposta
            • ? Offline
              ? Offline
              Visitante
              escreveu em última edição por
              #60

              opa, vou la ver.

              1 Resposta Última resposta
              • M Offline
                M Offline
                MadMaxRJ
                escreveu em última edição por
                #61

                já escutei muito sobre o seguinte, o motor nunca consegue se livrar em 100% os gases queimados. portanto o motor teria que aspirar mais de 100% de mistura para ter realmente 100% de gases úteis a queima poi teriam gases na c?mara ainda que estariam ocupando espaço e sem função. fui claro é falei merda ?

                1 Resposta Última resposta
                • W Offline
                  W Offline
                  WEST
                  escreveu em última edição por
                  #62

                  e como se chega a esse valor?

                  [snapback]220167[/snapback]

                  pra saber mesmo, só medindo a potência e o consumo no dinam?metro…

                  1 Resposta Última resposta
                  • W Offline
                    W Offline
                    WEST
                    escreveu em última edição por
                    #63

                    não sei…. como tem diversos fatores envolvidos é dificil saber... mas geralmente só se atinge ev altas com altas rotações...não é uma regra....

                    [snapback]220266[/snapback]

                    imagino que seja pq soh em altas rotacoes os efeitos acusticos tornam-se suficientemente efetivos… quer dizer, o pistao esta se movimentando mais rapido, logo a pressao esta variando mais no cilindro e circuito de admissao, assim se tem mais o q aproveitar para dar aquela enchidinha a mais no cilindro.

                    1 Resposta Última resposta
                    • W Offline
                      W Offline
                      WEST
                      escreveu em última edição por
                      #64

                      já escutei muito sobre o seguinte, o motor nunca consegue se livrar em 100% os gases queimados. portanto o motor teria que aspirar mais de 100% de mistura para ter realmente 100% de gases úteis a queima poi teriam gases na c?mara ainda que estariam ocupando espaço e sem função. fui claro é falei merda ?

                      [snapback]220478[/snapback]

                      dependendo da situacao, consegue sim… pode ate mesmo mandar mistura fresca embora pelo escapamento.

                      agora, uma coisa q fiquei sabendo, de uma fonte quentissima, eh que os v10 de f1 chegam a 130% de ev... :hauhau: :humpft:

                      []s

                      1 Resposta Última resposta
                      • I Offline
                        I Offline
                        Igor Bastos
                        escreveu em última edição por
                        #65

                        dependendo da situacao, consegue sim… pode ate mesmo mandar mistura fresca embora pelo escapamento.

                        agora, uma coisa q fiquei sabendo, de uma fonte quentissima, eh que os v10 de f1 chegam a 130% de ev...? :hauhau:? :humpft:?

                        []s

                        [snapback]220962[/snapback]

                        pra quem pegou o programinha :ohoh: é só jogar os dados que o pessoal estima sobre esses motores que vc chega nisso:

                        ci= 183

                        rpm= 17000

                        hp= 900

                        ve= 129.9%

                        1 Resposta Última resposta
                        • M Offline
                          M Offline
                          Marcelo
                          escreveu em última edição por
                          #66

                          eu tenho um programa aki que calcula a ve…não me pergunte como ele faz isso, é só colocar os dados que sai a ve:

                          http://www.golft.kit.net/engineve.zip

                          o vti com unichip bateu 180cv em 8500rpm, segundo o pregrama isso dá uma ve de 97.49

                          [snapback]220342[/snapback]

                          faz a mesma conta so que na rotacao de torque maximo :hauhau: :humpft:

                          e diz quanto d

                          1 Resposta Última resposta
                          • F Offline
                            F Offline
                            Fabio
                            escreveu em última edição por
                            #67

                            …mais tarde ele caiu nas graças dos engenheiros da honda e aplicaram essa tecnologia nos carros (huahuahua moderação autom?tica rox ) de rua. (quando ferrari já girava seus 8/10/12 canecos a 9000 com segurança a muuuuito tempo e já ultrapassavam a barreira dos 100cv/l de velho, a marca popular dos japoneses lanãou no mercado um carrinho com 1.6l e 160cv...

                            o 1.6 vtec de 150 hp foi lançado no crx antigo e depois foi para 160 hp/7.600 rpm no eua e 170hp/7.800 rpm no japoo. depois ainda veio o type-r 185hp/ 8.200 rpm. na época do lançamento do vti no braisl a ferrari de maior potência específica e rpm era a 348 com 5 válvulas por cilindro que tinha 320 hp em 7k rpm e 3.4. depois é que veio a 355 com 3.5 e 380hp e a f50 4.7 520hp @ 8.500 rpm.

                            o corte da f50 eu não sei, mas da 348 que era a ferrari da época jamais era em 9k rpm e da 355 também não. o único que tenho conhecimento que chegava em 9.100 rpm era o s2000 que tinha 240 hp/8.300 rpm.

                            1 Resposta Última resposta
                            • F Offline
                              F Offline
                              Fabio
                              escreveu em última edição por
                              #68

                              esse programinha é feito pensando em gasolina como combustável?

                              como a taxa de compressão afeta a efici?ncia desse cálculo?

                              1 Resposta Última resposta
                              • S Offline
                                S Offline
                                SeaL
                                escreveu em última edição por
                                #69

                                eu amo este fórum… huauhahua :hauhau: assunto técnico não morre nunca

                                entaum.... reafirmando o que eu disse anteriormente...

                                duvido que a ev do vti ultrapasse 100% em condições originais...

                                quanto ao civic com unichip ae..

                                a potência máxima do comando original se dá em 7600 ou 7800 (puuuutz... eskeci geral ) num tem como o cara elevar o regime de rpm ganhando potência sem a instalação de uns apetrechos...

                                eu chuto que pelo menos, polias tám... ou comando um poukinnnnho mais nervosos...

                                fabiow mandou bem cara... :-)

                                1 Resposta Última resposta
                                • F Offline
                                  F Offline
                                  Fabio
                                  escreveu em última edição por
                                  #70

                                  a potência ou é 160@7600 ou 170@7800, mas na curva de potência pode-se ver que depois do pico de potência a mesma começa a cair até o corte, vamos supor que o unichip até aumente a potência na rpm de potência máxima, mas jamais conseguir? deixar o pico de potência máxima em rpm acima do pico de potência máxima original, pois para isso teria que alterar a din?mica do fluxo dos gases coisa que está além do que o unichip é capaz.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • V Offline
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                                    Vicente Sprint
                                    escreveu em última edição por
                                    #71

                                    e como se chega a esse valor?

                                    [snapback]220167[/snapback]

                                    já conversamos sobre isso antes…

                                    ? simplesmente o quanto de combustável o motor consome sendo freado no dina. para iso, mede-se o combustável gasto, mantém o motor na faixa de potência determinada durante um período x e faz-se a conta.

                                    se quiser, posso catar o(s) post(s) onde eu citei isso. lembro que uma das vezes, foi qdo tentei demonstrar que um caro liso e sem engasgos , pode estar sim com problemas de homogeneidade na alimentação (no caso, acho que fal?vamos sobre o uso de hpi) e esse método seria uma das maneiras de detectar o problema.

                                    ab?

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • ? Offline
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                                      #72

                                      lembro disso vicente, só não caiu a ficha de como seria medido o consumo de combustivel. seria combustivel ou energia consumida?

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • V Offline
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                                        Vicente Sprint
                                        escreveu em última edição por
                                        #73

                                        como pode obter um rendimento maior de 100% sem recorrer a sobrealimentação ?…simples os gases são ciclicamente submetidos a tração, ou seja a mistura já queimada sai com velocidade e forma um vêcuo, este vêcuo é suficientemente forte para que ajude a puxar mistura pra dentro do cilindro (que será usado no próximo ciclo), pensando assim o bombeamento dos gases se bem sincronizado faz com que a velocidade dos gases seja tão alta que ao se fechar a valvula de escape a mistura fresca continue entrado dentro do cilindro causando um enchimento maior do que o que aconteceria normalmente e com isso consegue-se encher mais de 100% do volume do cilindro.

                                        só que para que isto ocorra a velocidade de sa?da dos gases tem que ser bem alta, o que é atingido com rpm bem elevadas e um comando com graduação bem alta, por isso um motor sem v-tec que tenha a mesma potência especifica fica lastimóvel em baixos rpm...a algum tempo um frequentador me mandou uma pogina sobre motores opel aspirados que tiravam quase 175cv com 1.6 litros e 16v.... opa.. quase 10% a mais que um v-tec...que milagre ?ra esse ?...simples o motor ?ra feito para tirar potência máxima a 8.500rpm, então ocorria o fenomedo dos gases puxando a mistura com tal velocidade que ao se fechar a valvula de escape a mistura continuav entrando e sendo até mesmo comprimida (enchimento acima de 100%)...só que por não dispor de variação de fase, de comando, etc o torque máximo acontecia lá pelos 6.800rpm...e até os 5.000rpm tinha menso torque do que um popular (cerca de 8mkgf) o que deixaria ridiculo o uso em ruas.

                                        agora o que tem a parte de baixo a ver com isso ?...simples... só é possível o motor virar estes 8.000 rpm se tiver curso baixo, bielas longas e leves e for bem balanceado...e obvio...se a bomba de óleo aguentar manter o filme de óleo a estas condições (o que é algo dificil num motor projetado pra virar apenas 6.500rpm)

                                        [snapback]219906[/snapback]

                                        uma vez conversei com um ingl?s que tinha um x16xe que empurrava 215 hp e sei que a sbd tem um c16xe 1.7 que empurra mais de 260 hp aspirados

                                        o vti tb tem torque máximo acima de 7k, e não é tão tenebroso de andar… mas tem bom torque em rotações masi aixas, m função do vtec, como vc falou... sem vtec, complicado

                                        ab?

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • V Offline
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                                          Vicente Sprint
                                          escreveu em última edição por
                                          #74

                                          lembro disso vicente, só não caiu a ficha de como seria medido o consumo de combustivel. seria combustivel ou energia consumida?

                                          [snapback]221332[/snapback]

                                          consumo de combustável mesmo.

                                          com esa ferramenta, vc pode saber mais do que a potência, vc pode saber se a potência está vindo é um custo razoável em termos de combustável. fazer um motor gerar potência, não é um grande mérito. fazer ele gerar potência sem desperdi?ar, aí sim é diferente. ao meu ver, claro.

                                          ab?

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