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Efici?ncia volum?trica

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  • F Offline
    F Offline
    Fabio Lima
    escreveu em última edição por
    #51

    um motor de 1599 (1,6 litros) virando potência máxima a 7.500 tira exatos 160cv teoricos com bsfc de 0,5

    [snapback]220034[/snapback]

    bsfc seria eficiencia termica???

    1 Resposta Última resposta
    • O Offline
      O Offline
      overspeed
      escreveu em última edição por
      #52

      bsfc seria eficiencia termica???

      [snapback]220062[/snapback]

      best specific fuel consuption, ou seja a efici?ncia do motor em converter a energia contida na mistura em energia…. qto menor o bsfc menos eficiente e menos potência tira com a mesma qdade de ar.

      1 Resposta Última resposta
      • W Offline
        W Offline
        WEST
        escreveu em última edição por
        #53

        best specific fuel consuption, ou seja a efici?ncia do motor em converter a energia contida na mistura em energia…. qto menor o bsfc menos eficiente e menos potência tira com a mesma qdade de ar.

        [snapback]220067[/snapback]

        só complementando, na verdade o termo quer dizer brake specific fuel consumption … brake quer dizer que o valor está referenciado com a potência no eixo (bhp), medida em dinam?metro (freio).

        a potência disponível na cabeça do pistão é chamada potência indicada (ihp), e a diferença desta com a potência no eixo é a potência de atrito (fhp, friction horsepower).

        a unidade do consumo específico no sistema internacional é g/kwh, e traduz a massa de combustável necessária para gerar um determinado trabalho no eixo.

        essa medida (bfsc) já engloba o rendimento térmico (quanto da energia contida no combustável transforma-se em pressão na cabeça dos pistões) e o rendimento mecânico (quanto da energia disponível na cabeça dos pistões chega até no câmbio).

        []s

        1 Resposta Última resposta
        • ? Offline
          ? Offline
          Visitante
          escreveu em última edição por
          #54

          e como se chega a esse valor?

          1 Resposta Última resposta
          • O Offline
            O Offline
            overspeed
            escreveu em última edição por
            #55

            oh shit….de onde eu tirei best e não braked

            ainda bem que tem os amigos pra eu num mentir muito sozinho heheheheheh

            1 Resposta Última resposta
            • A Offline
              A Offline
              amarchetti
              escreveu em última edição por
              #56

              perguntinha:

              se eu gastasse minhas fichas num senhor cabeçote e coletores pra buscar os 100% de ev..

              e não sobrasse um naco pra investir na parte baixa ..deixaria meu bloco de ap 1,6 originebas…

              ainda assim alcançaria os 100% de ev..memso ao custo de maior desgaste do motor...

              estou certo?

              num bloco com curso mais longo e uma r/l não muito favorável como um ap 2.0, por exmeplo...

              eu ainda conseguiria buscar os 100% de v ou minha r/l de alguma forma me frearia esta tentaiva?

              1 Resposta Última resposta
              • O Offline
                O Offline
                overspeed
                escreveu em última edição por
                #57

                perguntinha:

                se eu gastasse minhas fichas num senhor cabeçote e coletores pra buscar os 100% de ev..

                e não sobrasse um naco pra investir na parte baixa ..deixaria meu bloco de ap 1,6 originebas…

                ainda assim alcançaria os 100% de ev..memso ao custo de maior desgaste do motor...

                estou certo?

                num bloco com curso mais longo e uma r/l não muito favorável como um ap 2.0, por exmeplo...

                eu ainda conseguiria buscar os 100% de v ou minha r/l de alguma forma  me frearia esta tentaiva?

                [snapback]220265[/snapback]

                não sei…. como tem diversos fatores envolvidos é dificil saber... mas geralmente só se atinge ev altas com altas rotações...não é uma regra....

                1 Resposta Última resposta
                • ? Offline
                  ? Offline
                  Visitante
                  escreveu em última edição por
                  #58

                  e como se chega a esse valor?

                  [snapback]220167[/snapback]

                  :hauhau:

                  1 Resposta Última resposta
                  • I Offline
                    I Offline
                    Igor Bastos
                    escreveu em última edição por
                    #59

                    eu tenho um programa aki que calcula a ve…não me pergunte como ele faz isso, é só colocar os dados que sai a ve:

                    http://www.golft.kit.net/engineve.zip

                    o vti com unichip bateu 180cv em 8500rpm, segundo o pregrama isso dá uma ve de 97.49

                    1 Resposta Última resposta
                    • ? Offline
                      ? Offline
                      Visitante
                      escreveu em última edição por
                      #60

                      opa, vou la ver.

                      1 Resposta Última resposta
                      • M Offline
                        M Offline
                        MadMaxRJ
                        escreveu em última edição por
                        #61

                        já escutei muito sobre o seguinte, o motor nunca consegue se livrar em 100% os gases queimados. portanto o motor teria que aspirar mais de 100% de mistura para ter realmente 100% de gases úteis a queima poi teriam gases na c?mara ainda que estariam ocupando espaço e sem função. fui claro é falei merda ?

                        1 Resposta Última resposta
                        • W Offline
                          W Offline
                          WEST
                          escreveu em última edição por
                          #62

                          e como se chega a esse valor?

                          [snapback]220167[/snapback]

                          pra saber mesmo, só medindo a potência e o consumo no dinam?metro…

                          1 Resposta Última resposta
                          • W Offline
                            W Offline
                            WEST
                            escreveu em última edição por
                            #63

                            não sei…. como tem diversos fatores envolvidos é dificil saber... mas geralmente só se atinge ev altas com altas rotações...não é uma regra....

                            [snapback]220266[/snapback]

                            imagino que seja pq soh em altas rotacoes os efeitos acusticos tornam-se suficientemente efetivos… quer dizer, o pistao esta se movimentando mais rapido, logo a pressao esta variando mais no cilindro e circuito de admissao, assim se tem mais o q aproveitar para dar aquela enchidinha a mais no cilindro.

                            1 Resposta Última resposta
                            • W Offline
                              W Offline
                              WEST
                              escreveu em última edição por
                              #64

                              já escutei muito sobre o seguinte, o motor nunca consegue se livrar em 100% os gases queimados. portanto o motor teria que aspirar mais de 100% de mistura para ter realmente 100% de gases úteis a queima poi teriam gases na c?mara ainda que estariam ocupando espaço e sem função. fui claro é falei merda ?

                              [snapback]220478[/snapback]

                              dependendo da situacao, consegue sim… pode ate mesmo mandar mistura fresca embora pelo escapamento.

                              agora, uma coisa q fiquei sabendo, de uma fonte quentissima, eh que os v10 de f1 chegam a 130% de ev... :hauhau: :humpft:

                              []s

                              1 Resposta Última resposta
                              • I Offline
                                I Offline
                                Igor Bastos
                                escreveu em última edição por
                                #65

                                dependendo da situacao, consegue sim… pode ate mesmo mandar mistura fresca embora pelo escapamento.

                                agora, uma coisa q fiquei sabendo, de uma fonte quentissima, eh que os v10 de f1 chegam a 130% de ev...? :hauhau:? :humpft:?

                                []s

                                [snapback]220962[/snapback]

                                pra quem pegou o programinha :ohoh: é só jogar os dados que o pessoal estima sobre esses motores que vc chega nisso:

                                ci= 183

                                rpm= 17000

                                hp= 900

                                ve= 129.9%

                                1 Resposta Última resposta
                                • M Offline
                                  M Offline
                                  Marcelo
                                  escreveu em última edição por
                                  #66

                                  eu tenho um programa aki que calcula a ve…não me pergunte como ele faz isso, é só colocar os dados que sai a ve:

                                  http://www.golft.kit.net/engineve.zip

                                  o vti com unichip bateu 180cv em 8500rpm, segundo o pregrama isso dá uma ve de 97.49

                                  [snapback]220342[/snapback]

                                  faz a mesma conta so que na rotacao de torque maximo :hauhau: :humpft:

                                  e diz quanto d

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • F Offline
                                    F Offline
                                    Fabio
                                    escreveu em última edição por
                                    #67

                                    …mais tarde ele caiu nas graças dos engenheiros da honda e aplicaram essa tecnologia nos carros (huahuahua moderação autom?tica rox ) de rua. (quando ferrari já girava seus 8/10/12 canecos a 9000 com segurança a muuuuito tempo e já ultrapassavam a barreira dos 100cv/l de velho, a marca popular dos japoneses lanãou no mercado um carrinho com 1.6l e 160cv...

                                    o 1.6 vtec de 150 hp foi lançado no crx antigo e depois foi para 160 hp/7.600 rpm no eua e 170hp/7.800 rpm no japoo. depois ainda veio o type-r 185hp/ 8.200 rpm. na época do lançamento do vti no braisl a ferrari de maior potência específica e rpm era a 348 com 5 válvulas por cilindro que tinha 320 hp em 7k rpm e 3.4. depois é que veio a 355 com 3.5 e 380hp e a f50 4.7 520hp @ 8.500 rpm.

                                    o corte da f50 eu não sei, mas da 348 que era a ferrari da época jamais era em 9k rpm e da 355 também não. o único que tenho conhecimento que chegava em 9.100 rpm era o s2000 que tinha 240 hp/8.300 rpm.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • F Offline
                                      F Offline
                                      Fabio
                                      escreveu em última edição por
                                      #68

                                      esse programinha é feito pensando em gasolina como combustável?

                                      como a taxa de compressão afeta a efici?ncia desse cálculo?

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • S Offline
                                        S Offline
                                        SeaL
                                        escreveu em última edição por
                                        #69

                                        eu amo este fórum… huauhahua :hauhau: assunto técnico não morre nunca

                                        entaum.... reafirmando o que eu disse anteriormente...

                                        duvido que a ev do vti ultrapasse 100% em condições originais...

                                        quanto ao civic com unichip ae..

                                        a potência máxima do comando original se dá em 7600 ou 7800 (puuuutz... eskeci geral ) num tem como o cara elevar o regime de rpm ganhando potência sem a instalação de uns apetrechos...

                                        eu chuto que pelo menos, polias tám... ou comando um poukinnnnho mais nervosos...

                                        fabiow mandou bem cara... :-)

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • F Offline
                                          F Offline
                                          Fabio
                                          escreveu em última edição por
                                          #70

                                          a potência ou é 160@7600 ou 170@7800, mas na curva de potência pode-se ver que depois do pico de potência a mesma começa a cair até o corte, vamos supor que o unichip até aumente a potência na rpm de potência máxima, mas jamais conseguir? deixar o pico de potência máxima em rpm acima do pico de potência máxima original, pois para isso teria que alterar a din?mica do fluxo dos gases coisa que está além do que o unichip é capaz.

                                          1 Resposta Última resposta

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