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Efici?ncia volum?trica

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    overspeed
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    #48

    aew garoto enchaqueka?… com relação ao vti... eu duvido que ele encha mais que 100%... pode chegar a uns 90... 93% de enchimento... mas 100??? hehe... na boa.... só com sobre-alimentação...

    desde quando a relação biela x vb influencia no enchimento do cilindro?

    a parte de baixo de um vti, ou seja bloco, vira, biela e pistão, é igual a de qualquer outro carro... só muda a furação dos parafusos hehehe... o que tem de optimizado ao limite é cabeçote, coletores e fluxo de gazes... ah .... o comando variável eh soh uma coqueluxe pra se ter um carro aceitável em baixa... de resto.... num muda pinda?ba nenhuma quanto a outros motores...

    não é pq se tem um motor girador ou com uma rl per-fei-ta que ele poss?i 100% de ev... ao menos não que eu saiba....

    se fosse assim, o motor 1.8 ohc do kadett teria muito mais potência do que realmente ?....

    [snapback]219796[/snapback]

    como pode obter um rendimento maior de 100% sem recorrer a sobrealimentação ?…simples os gases são ciclicamente submetidos a tração, ou seja a mistura já queimada sai com velocidade e forma um vêcuo, este vêcuo é suficientemente forte para que ajude a puxar mistura pra dentro do cilindro (que será usado no próximo ciclo), pensando assim o bombeamento dos gases se bem sincronizado faz com que a velocidade dos gases seja tão alta que ao se fechar a valvula de escape a mistura fresca continue entrado dentro do cilindro causando um enchimento maior do que o que aconteceria normalmente e com isso consegue-se encher mais de 100% do volume do cilindro.

    só que para que isto ocorra a velocidade de sa?da dos gases tem que ser bem alta, o que é atingido com rpm bem elevadas e um comando com graduação bem alta, por isso um motor sem v-tec que tenha a mesma potência especifica fica lastimóvel em baixos rpm...a algum tempo um frequentador me mandou uma pogina sobre motores opel aspirados que tiravam quase 175cv com 1.6 litros e 16v.... opa.. quase 10% a mais que um v-tec...que milagre ?ra esse ?...simples o motor ?ra feito para tirar potência máxima a 8.500rpm, então ocorria o fenomedo dos gases puxando a mistura com tal velocidade que ao se fechar a valvula de escape a mistura continuav entrando e sendo até mesmo comprimida (enchimento acima de 100%)...só que por não dispor de variação de fase, de comando, etc o torque máximo acontecia lá pelos 6.800rpm...e até os 5.000rpm tinha menso torque do que um popular (cerca de 8mkgf) o que deixaria ridiculo o uso em ruas.

    agora o que tem a parte de baixo a ver com isso ?...simples... só é possível o motor virar estes 8.000 rpm se tiver curso baixo, bielas longas e leves e for bem balanceado...e obvio...se a bomba de óleo aguentar manter o filme de óleo a estas condições (o que é algo dificil num motor projetado pra virar apenas 6.500rpm)

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    • S Offline
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      SeaL
      escreveu em última edição por
      #49

      mas eu acho que o vti num alcança 100% de ev nem fudendo… não original... ou eu estou errado?

      potência específica sim... 100cv por litro... mas ev naum...

      aspro rox :hauhau:

      1 Resposta Última resposta
      • O Offline
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        overspeed
        escreveu em última edição por
        #50

        mas eu acho que o vti num alcança 100% de ev nem fudendo… não original... ou eu estou errado?

        potência específica sim... 100cv por litro... mas ev naum...

        aspro rox :hauhau:

        [snapback]219985[/snapback]

        um motor de 1599 (1,6 litros) virando potência máxima a 7.500 tira exatos 160cv teoricos com bsfc de 0,5

        1 Resposta Última resposta
        • F Offline
          F Offline
          Fabio Lima
          escreveu em última edição por
          #51

          um motor de 1599 (1,6 litros) virando potência máxima a 7.500 tira exatos 160cv teoricos com bsfc de 0,5

          [snapback]220034[/snapback]

          bsfc seria eficiencia termica???

          1 Resposta Última resposta
          • O Offline
            O Offline
            overspeed
            escreveu em última edição por
            #52

            bsfc seria eficiencia termica???

            [snapback]220062[/snapback]

            best specific fuel consuption, ou seja a efici?ncia do motor em converter a energia contida na mistura em energia…. qto menor o bsfc menos eficiente e menos potência tira com a mesma qdade de ar.

            1 Resposta Última resposta
            • W Offline
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              WEST
              escreveu em última edição por
              #53

              best specific fuel consuption, ou seja a efici?ncia do motor em converter a energia contida na mistura em energia…. qto menor o bsfc menos eficiente e menos potência tira com a mesma qdade de ar.

              [snapback]220067[/snapback]

              só complementando, na verdade o termo quer dizer brake specific fuel consumption … brake quer dizer que o valor está referenciado com a potência no eixo (bhp), medida em dinam?metro (freio).

              a potência disponível na cabeça do pistão é chamada potência indicada (ihp), e a diferença desta com a potência no eixo é a potência de atrito (fhp, friction horsepower).

              a unidade do consumo específico no sistema internacional é g/kwh, e traduz a massa de combustável necessária para gerar um determinado trabalho no eixo.

              essa medida (bfsc) já engloba o rendimento térmico (quanto da energia contida no combustável transforma-se em pressão na cabeça dos pistões) e o rendimento mecânico (quanto da energia disponível na cabeça dos pistões chega até no câmbio).

              []s

              1 Resposta Última resposta
              • ? Offline
                ? Offline
                Visitante
                escreveu em última edição por
                #54

                e como se chega a esse valor?

                1 Resposta Última resposta
                • O Offline
                  O Offline
                  overspeed
                  escreveu em última edição por
                  #55

                  oh shit….de onde eu tirei best e não braked

                  ainda bem que tem os amigos pra eu num mentir muito sozinho heheheheheh

                  1 Resposta Última resposta
                  • A Offline
                    A Offline
                    amarchetti
                    escreveu em última edição por
                    #56

                    perguntinha:

                    se eu gastasse minhas fichas num senhor cabeçote e coletores pra buscar os 100% de ev..

                    e não sobrasse um naco pra investir na parte baixa ..deixaria meu bloco de ap 1,6 originebas…

                    ainda assim alcançaria os 100% de ev..memso ao custo de maior desgaste do motor...

                    estou certo?

                    num bloco com curso mais longo e uma r/l não muito favorável como um ap 2.0, por exmeplo...

                    eu ainda conseguiria buscar os 100% de v ou minha r/l de alguma forma me frearia esta tentaiva?

                    1 Resposta Última resposta
                    • O Offline
                      O Offline
                      overspeed
                      escreveu em última edição por
                      #57

                      perguntinha:

                      se eu gastasse minhas fichas num senhor cabeçote e coletores pra buscar os 100% de ev..

                      e não sobrasse um naco pra investir na parte baixa ..deixaria meu bloco de ap 1,6 originebas…

                      ainda assim alcançaria os 100% de ev..memso ao custo de maior desgaste do motor...

                      estou certo?

                      num bloco com curso mais longo e uma r/l não muito favorável como um ap 2.0, por exmeplo...

                      eu ainda conseguiria buscar os 100% de v ou minha r/l de alguma forma  me frearia esta tentaiva?

                      [snapback]220265[/snapback]

                      não sei…. como tem diversos fatores envolvidos é dificil saber... mas geralmente só se atinge ev altas com altas rotações...não é uma regra....

                      1 Resposta Última resposta
                      • ? Offline
                        ? Offline
                        Visitante
                        escreveu em última edição por
                        #58

                        e como se chega a esse valor?

                        [snapback]220167[/snapback]

                        :hauhau:

                        1 Resposta Última resposta
                        • I Offline
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                          Igor Bastos
                          escreveu em última edição por
                          #59

                          eu tenho um programa aki que calcula a ve…não me pergunte como ele faz isso, é só colocar os dados que sai a ve:

                          http://www.golft.kit.net/engineve.zip

                          o vti com unichip bateu 180cv em 8500rpm, segundo o pregrama isso dá uma ve de 97.49

                          1 Resposta Última resposta
                          • ? Offline
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                            Visitante
                            escreveu em última edição por
                            #60

                            opa, vou la ver.

                            1 Resposta Última resposta
                            • M Offline
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                              MadMaxRJ
                              escreveu em última edição por
                              #61

                              já escutei muito sobre o seguinte, o motor nunca consegue se livrar em 100% os gases queimados. portanto o motor teria que aspirar mais de 100% de mistura para ter realmente 100% de gases úteis a queima poi teriam gases na c?mara ainda que estariam ocupando espaço e sem função. fui claro é falei merda ?

                              1 Resposta Última resposta
                              • W Offline
                                W Offline
                                WEST
                                escreveu em última edição por
                                #62

                                e como se chega a esse valor?

                                [snapback]220167[/snapback]

                                pra saber mesmo, só medindo a potência e o consumo no dinam?metro…

                                1 Resposta Última resposta
                                • W Offline
                                  W Offline
                                  WEST
                                  escreveu em última edição por
                                  #63

                                  não sei…. como tem diversos fatores envolvidos é dificil saber... mas geralmente só se atinge ev altas com altas rotações...não é uma regra....

                                  [snapback]220266[/snapback]

                                  imagino que seja pq soh em altas rotacoes os efeitos acusticos tornam-se suficientemente efetivos… quer dizer, o pistao esta se movimentando mais rapido, logo a pressao esta variando mais no cilindro e circuito de admissao, assim se tem mais o q aproveitar para dar aquela enchidinha a mais no cilindro.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • W Offline
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                                    WEST
                                    escreveu em última edição por
                                    #64

                                    já escutei muito sobre o seguinte, o motor nunca consegue se livrar em 100% os gases queimados. portanto o motor teria que aspirar mais de 100% de mistura para ter realmente 100% de gases úteis a queima poi teriam gases na c?mara ainda que estariam ocupando espaço e sem função. fui claro é falei merda ?

                                    [snapback]220478[/snapback]

                                    dependendo da situacao, consegue sim… pode ate mesmo mandar mistura fresca embora pelo escapamento.

                                    agora, uma coisa q fiquei sabendo, de uma fonte quentissima, eh que os v10 de f1 chegam a 130% de ev... :hauhau: :humpft:

                                    []s

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • I Offline
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                                      Igor Bastos
                                      escreveu em última edição por
                                      #65

                                      dependendo da situacao, consegue sim… pode ate mesmo mandar mistura fresca embora pelo escapamento.

                                      agora, uma coisa q fiquei sabendo, de uma fonte quentissima, eh que os v10 de f1 chegam a 130% de ev...? :hauhau:? :humpft:?

                                      []s

                                      [snapback]220962[/snapback]

                                      pra quem pegou o programinha :ohoh: é só jogar os dados que o pessoal estima sobre esses motores que vc chega nisso:

                                      ci= 183

                                      rpm= 17000

                                      hp= 900

                                      ve= 129.9%

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • M Offline
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                                        Marcelo
                                        escreveu em última edição por
                                        #66

                                        eu tenho um programa aki que calcula a ve…não me pergunte como ele faz isso, é só colocar os dados que sai a ve:

                                        http://www.golft.kit.net/engineve.zip

                                        o vti com unichip bateu 180cv em 8500rpm, segundo o pregrama isso dá uma ve de 97.49

                                        [snapback]220342[/snapback]

                                        faz a mesma conta so que na rotacao de torque maximo :hauhau: :humpft:

                                        e diz quanto d

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • F Offline
                                          F Offline
                                          Fabio
                                          escreveu em última edição por
                                          #67

                                          …mais tarde ele caiu nas graças dos engenheiros da honda e aplicaram essa tecnologia nos carros (huahuahua moderação autom?tica rox ) de rua. (quando ferrari já girava seus 8/10/12 canecos a 9000 com segurança a muuuuito tempo e já ultrapassavam a barreira dos 100cv/l de velho, a marca popular dos japoneses lanãou no mercado um carrinho com 1.6l e 160cv...

                                          o 1.6 vtec de 150 hp foi lançado no crx antigo e depois foi para 160 hp/7.600 rpm no eua e 170hp/7.800 rpm no japoo. depois ainda veio o type-r 185hp/ 8.200 rpm. na época do lançamento do vti no braisl a ferrari de maior potência específica e rpm era a 348 com 5 válvulas por cilindro que tinha 320 hp em 7k rpm e 3.4. depois é que veio a 355 com 3.5 e 380hp e a f50 4.7 520hp @ 8.500 rpm.

                                          o corte da f50 eu não sei, mas da 348 que era a ferrari da época jamais era em 9k rpm e da 355 também não. o único que tenho conhecimento que chegava em 9.100 rpm era o s2000 que tinha 240 hp/8.300 rpm.

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