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Efici?ncia volum?trica

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  • O Offline
    O Offline
    overspeed
    escreveu em última edição por
    #52

    bsfc seria eficiencia termica???

    [snapback]220062[/snapback]

    best specific fuel consuption, ou seja a efici?ncia do motor em converter a energia contida na mistura em energia…. qto menor o bsfc menos eficiente e menos potência tira com a mesma qdade de ar.

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    • W Offline
      W Offline
      WEST
      escreveu em última edição por
      #53

      best specific fuel consuption, ou seja a efici?ncia do motor em converter a energia contida na mistura em energia…. qto menor o bsfc menos eficiente e menos potência tira com a mesma qdade de ar.

      [snapback]220067[/snapback]

      só complementando, na verdade o termo quer dizer brake specific fuel consumption … brake quer dizer que o valor está referenciado com a potência no eixo (bhp), medida em dinam?metro (freio).

      a potência disponível na cabeça do pistão é chamada potência indicada (ihp), e a diferença desta com a potência no eixo é a potência de atrito (fhp, friction horsepower).

      a unidade do consumo específico no sistema internacional é g/kwh, e traduz a massa de combustável necessária para gerar um determinado trabalho no eixo.

      essa medida (bfsc) já engloba o rendimento térmico (quanto da energia contida no combustável transforma-se em pressão na cabeça dos pistões) e o rendimento mecânico (quanto da energia disponível na cabeça dos pistões chega até no câmbio).

      []s

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      • ? Offline
        ? Offline
        Visitante
        escreveu em última edição por
        #54

        e como se chega a esse valor?

        1 Resposta Última resposta
        • O Offline
          O Offline
          overspeed
          escreveu em última edição por
          #55

          oh shit….de onde eu tirei best e não braked

          ainda bem que tem os amigos pra eu num mentir muito sozinho heheheheheh

          1 Resposta Última resposta
          • A Offline
            A Offline
            amarchetti
            escreveu em última edição por
            #56

            perguntinha:

            se eu gastasse minhas fichas num senhor cabeçote e coletores pra buscar os 100% de ev..

            e não sobrasse um naco pra investir na parte baixa ..deixaria meu bloco de ap 1,6 originebas…

            ainda assim alcançaria os 100% de ev..memso ao custo de maior desgaste do motor...

            estou certo?

            num bloco com curso mais longo e uma r/l não muito favorável como um ap 2.0, por exmeplo...

            eu ainda conseguiria buscar os 100% de v ou minha r/l de alguma forma me frearia esta tentaiva?

            1 Resposta Última resposta
            • O Offline
              O Offline
              overspeed
              escreveu em última edição por
              #57

              perguntinha:

              se eu gastasse minhas fichas num senhor cabeçote e coletores pra buscar os 100% de ev..

              e não sobrasse um naco pra investir na parte baixa ..deixaria meu bloco de ap 1,6 originebas…

              ainda assim alcançaria os 100% de ev..memso ao custo de maior desgaste do motor...

              estou certo?

              num bloco com curso mais longo e uma r/l não muito favorável como um ap 2.0, por exmeplo...

              eu ainda conseguiria buscar os 100% de v ou minha r/l de alguma forma  me frearia esta tentaiva?

              [snapback]220265[/snapback]

              não sei…. como tem diversos fatores envolvidos é dificil saber... mas geralmente só se atinge ev altas com altas rotações...não é uma regra....

              1 Resposta Última resposta
              • ? Offline
                ? Offline
                Visitante
                escreveu em última edição por
                #58

                e como se chega a esse valor?

                [snapback]220167[/snapback]

                :hauhau:

                1 Resposta Última resposta
                • I Offline
                  I Offline
                  Igor Bastos
                  escreveu em última edição por
                  #59

                  eu tenho um programa aki que calcula a ve…não me pergunte como ele faz isso, é só colocar os dados que sai a ve:

                  http://www.golft.kit.net/engineve.zip

                  o vti com unichip bateu 180cv em 8500rpm, segundo o pregrama isso dá uma ve de 97.49

                  1 Resposta Última resposta
                  • ? Offline
                    ? Offline
                    Visitante
                    escreveu em última edição por
                    #60

                    opa, vou la ver.

                    1 Resposta Última resposta
                    • M Offline
                      M Offline
                      MadMaxRJ
                      escreveu em última edição por
                      #61

                      já escutei muito sobre o seguinte, o motor nunca consegue se livrar em 100% os gases queimados. portanto o motor teria que aspirar mais de 100% de mistura para ter realmente 100% de gases úteis a queima poi teriam gases na c?mara ainda que estariam ocupando espaço e sem função. fui claro é falei merda ?

                      1 Resposta Última resposta
                      • W Offline
                        W Offline
                        WEST
                        escreveu em última edição por
                        #62

                        e como se chega a esse valor?

                        [snapback]220167[/snapback]

                        pra saber mesmo, só medindo a potência e o consumo no dinam?metro…

                        1 Resposta Última resposta
                        • W Offline
                          W Offline
                          WEST
                          escreveu em última edição por
                          #63

                          não sei…. como tem diversos fatores envolvidos é dificil saber... mas geralmente só se atinge ev altas com altas rotações...não é uma regra....

                          [snapback]220266[/snapback]

                          imagino que seja pq soh em altas rotacoes os efeitos acusticos tornam-se suficientemente efetivos… quer dizer, o pistao esta se movimentando mais rapido, logo a pressao esta variando mais no cilindro e circuito de admissao, assim se tem mais o q aproveitar para dar aquela enchidinha a mais no cilindro.

                          1 Resposta Última resposta
                          • W Offline
                            W Offline
                            WEST
                            escreveu em última edição por
                            #64

                            já escutei muito sobre o seguinte, o motor nunca consegue se livrar em 100% os gases queimados. portanto o motor teria que aspirar mais de 100% de mistura para ter realmente 100% de gases úteis a queima poi teriam gases na c?mara ainda que estariam ocupando espaço e sem função. fui claro é falei merda ?

                            [snapback]220478[/snapback]

                            dependendo da situacao, consegue sim… pode ate mesmo mandar mistura fresca embora pelo escapamento.

                            agora, uma coisa q fiquei sabendo, de uma fonte quentissima, eh que os v10 de f1 chegam a 130% de ev... :hauhau: :humpft:

                            []s

                            1 Resposta Última resposta
                            • I Offline
                              I Offline
                              Igor Bastos
                              escreveu em última edição por
                              #65

                              dependendo da situacao, consegue sim… pode ate mesmo mandar mistura fresca embora pelo escapamento.

                              agora, uma coisa q fiquei sabendo, de uma fonte quentissima, eh que os v10 de f1 chegam a 130% de ev...? :hauhau:? :humpft:?

                              []s

                              [snapback]220962[/snapback]

                              pra quem pegou o programinha :ohoh: é só jogar os dados que o pessoal estima sobre esses motores que vc chega nisso:

                              ci= 183

                              rpm= 17000

                              hp= 900

                              ve= 129.9%

                              1 Resposta Última resposta
                              • M Offline
                                M Offline
                                Marcelo
                                escreveu em última edição por
                                #66

                                eu tenho um programa aki que calcula a ve…não me pergunte como ele faz isso, é só colocar os dados que sai a ve:

                                http://www.golft.kit.net/engineve.zip

                                o vti com unichip bateu 180cv em 8500rpm, segundo o pregrama isso dá uma ve de 97.49

                                [snapback]220342[/snapback]

                                faz a mesma conta so que na rotacao de torque maximo :hauhau: :humpft:

                                e diz quanto d

                                1 Resposta Última resposta
                                • F Offline
                                  F Offline
                                  Fabio
                                  escreveu em última edição por
                                  #67

                                  …mais tarde ele caiu nas graças dos engenheiros da honda e aplicaram essa tecnologia nos carros (huahuahua moderação autom?tica rox ) de rua. (quando ferrari já girava seus 8/10/12 canecos a 9000 com segurança a muuuuito tempo e já ultrapassavam a barreira dos 100cv/l de velho, a marca popular dos japoneses lanãou no mercado um carrinho com 1.6l e 160cv...

                                  o 1.6 vtec de 150 hp foi lançado no crx antigo e depois foi para 160 hp/7.600 rpm no eua e 170hp/7.800 rpm no japoo. depois ainda veio o type-r 185hp/ 8.200 rpm. na época do lançamento do vti no braisl a ferrari de maior potência específica e rpm era a 348 com 5 válvulas por cilindro que tinha 320 hp em 7k rpm e 3.4. depois é que veio a 355 com 3.5 e 380hp e a f50 4.7 520hp @ 8.500 rpm.

                                  o corte da f50 eu não sei, mas da 348 que era a ferrari da época jamais era em 9k rpm e da 355 também não. o único que tenho conhecimento que chegava em 9.100 rpm era o s2000 que tinha 240 hp/8.300 rpm.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • F Offline
                                    F Offline
                                    Fabio
                                    escreveu em última edição por
                                    #68

                                    esse programinha é feito pensando em gasolina como combustável?

                                    como a taxa de compressão afeta a efici?ncia desse cálculo?

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • S Offline
                                      S Offline
                                      SeaL
                                      escreveu em última edição por
                                      #69

                                      eu amo este fórum… huauhahua :hauhau: assunto técnico não morre nunca

                                      entaum.... reafirmando o que eu disse anteriormente...

                                      duvido que a ev do vti ultrapasse 100% em condições originais...

                                      quanto ao civic com unichip ae..

                                      a potência máxima do comando original se dá em 7600 ou 7800 (puuuutz... eskeci geral ) num tem como o cara elevar o regime de rpm ganhando potência sem a instalação de uns apetrechos...

                                      eu chuto que pelo menos, polias tám... ou comando um poukinnnnho mais nervosos...

                                      fabiow mandou bem cara... :-)

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • F Offline
                                        F Offline
                                        Fabio
                                        escreveu em última edição por
                                        #70

                                        a potência ou é 160@7600 ou 170@7800, mas na curva de potência pode-se ver que depois do pico de potência a mesma começa a cair até o corte, vamos supor que o unichip até aumente a potência na rpm de potência máxima, mas jamais conseguir? deixar o pico de potência máxima em rpm acima do pico de potência máxima original, pois para isso teria que alterar a din?mica do fluxo dos gases coisa que está além do que o unichip é capaz.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • V Offline
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                                          Vicente Sprint
                                          escreveu em última edição por
                                          #71

                                          e como se chega a esse valor?

                                          [snapback]220167[/snapback]

                                          já conversamos sobre isso antes…

                                          ? simplesmente o quanto de combustável o motor consome sendo freado no dina. para iso, mede-se o combustável gasto, mantém o motor na faixa de potência determinada durante um período x e faz-se a conta.

                                          se quiser, posso catar o(s) post(s) onde eu citei isso. lembro que uma das vezes, foi qdo tentei demonstrar que um caro liso e sem engasgos , pode estar sim com problemas de homogeneidade na alimentação (no caso, acho que fal?vamos sobre o uso de hpi) e esse método seria uma das maneiras de detectar o problema.

                                          ab?

                                          1 Resposta Última resposta

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