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Efici?ncia volum?trica

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  • S Offline
    S Offline
    SeaL
    escreveu em última edição por
    #49

    mas eu acho que o vti num alcança 100% de ev nem fudendo… não original... ou eu estou errado?

    potência específica sim... 100cv por litro... mas ev naum...

    aspro rox :hauhau:

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    • O Offline
      O Offline
      overspeed
      escreveu em última edição por
      #50

      mas eu acho que o vti num alcança 100% de ev nem fudendo… não original... ou eu estou errado?

      potência específica sim... 100cv por litro... mas ev naum...

      aspro rox :hauhau:

      [snapback]219985[/snapback]

      um motor de 1599 (1,6 litros) virando potência máxima a 7.500 tira exatos 160cv teoricos com bsfc de 0,5

      1 Resposta Última resposta
      • F Offline
        F Offline
        Fabio Lima
        escreveu em última edição por
        #51

        um motor de 1599 (1,6 litros) virando potência máxima a 7.500 tira exatos 160cv teoricos com bsfc de 0,5

        [snapback]220034[/snapback]

        bsfc seria eficiencia termica???

        1 Resposta Última resposta
        • O Offline
          O Offline
          overspeed
          escreveu em última edição por
          #52

          bsfc seria eficiencia termica???

          [snapback]220062[/snapback]

          best specific fuel consuption, ou seja a efici?ncia do motor em converter a energia contida na mistura em energia…. qto menor o bsfc menos eficiente e menos potência tira com a mesma qdade de ar.

          1 Resposta Última resposta
          • W Offline
            W Offline
            WEST
            escreveu em última edição por
            #53

            best specific fuel consuption, ou seja a efici?ncia do motor em converter a energia contida na mistura em energia…. qto menor o bsfc menos eficiente e menos potência tira com a mesma qdade de ar.

            [snapback]220067[/snapback]

            só complementando, na verdade o termo quer dizer brake specific fuel consumption … brake quer dizer que o valor está referenciado com a potência no eixo (bhp), medida em dinam?metro (freio).

            a potência disponível na cabeça do pistão é chamada potência indicada (ihp), e a diferença desta com a potência no eixo é a potência de atrito (fhp, friction horsepower).

            a unidade do consumo específico no sistema internacional é g/kwh, e traduz a massa de combustável necessária para gerar um determinado trabalho no eixo.

            essa medida (bfsc) já engloba o rendimento térmico (quanto da energia contida no combustável transforma-se em pressão na cabeça dos pistões) e o rendimento mecânico (quanto da energia disponível na cabeça dos pistões chega até no câmbio).

            []s

            1 Resposta Última resposta
            • ? Offline
              ? Offline
              Visitante
              escreveu em última edição por
              #54

              e como se chega a esse valor?

              1 Resposta Última resposta
              • O Offline
                O Offline
                overspeed
                escreveu em última edição por
                #55

                oh shit….de onde eu tirei best e não braked

                ainda bem que tem os amigos pra eu num mentir muito sozinho heheheheheh

                1 Resposta Última resposta
                • A Offline
                  A Offline
                  amarchetti
                  escreveu em última edição por
                  #56

                  perguntinha:

                  se eu gastasse minhas fichas num senhor cabeçote e coletores pra buscar os 100% de ev..

                  e não sobrasse um naco pra investir na parte baixa ..deixaria meu bloco de ap 1,6 originebas…

                  ainda assim alcançaria os 100% de ev..memso ao custo de maior desgaste do motor...

                  estou certo?

                  num bloco com curso mais longo e uma r/l não muito favorável como um ap 2.0, por exmeplo...

                  eu ainda conseguiria buscar os 100% de v ou minha r/l de alguma forma me frearia esta tentaiva?

                  1 Resposta Última resposta
                  • O Offline
                    O Offline
                    overspeed
                    escreveu em última edição por
                    #57

                    perguntinha:

                    se eu gastasse minhas fichas num senhor cabeçote e coletores pra buscar os 100% de ev..

                    e não sobrasse um naco pra investir na parte baixa ..deixaria meu bloco de ap 1,6 originebas…

                    ainda assim alcançaria os 100% de ev..memso ao custo de maior desgaste do motor...

                    estou certo?

                    num bloco com curso mais longo e uma r/l não muito favorável como um ap 2.0, por exmeplo...

                    eu ainda conseguiria buscar os 100% de v ou minha r/l de alguma forma  me frearia esta tentaiva?

                    [snapback]220265[/snapback]

                    não sei…. como tem diversos fatores envolvidos é dificil saber... mas geralmente só se atinge ev altas com altas rotações...não é uma regra....

                    1 Resposta Última resposta
                    • ? Offline
                      ? Offline
                      Visitante
                      escreveu em última edição por
                      #58

                      e como se chega a esse valor?

                      [snapback]220167[/snapback]

                      :hauhau:

                      1 Resposta Última resposta
                      • I Offline
                        I Offline
                        Igor Bastos
                        escreveu em última edição por
                        #59

                        eu tenho um programa aki que calcula a ve…não me pergunte como ele faz isso, é só colocar os dados que sai a ve:

                        http://www.golft.kit.net/engineve.zip

                        o vti com unichip bateu 180cv em 8500rpm, segundo o pregrama isso dá uma ve de 97.49

                        1 Resposta Última resposta
                        • ? Offline
                          ? Offline
                          Visitante
                          escreveu em última edição por
                          #60

                          opa, vou la ver.

                          1 Resposta Última resposta
                          • M Offline
                            M Offline
                            MadMaxRJ
                            escreveu em última edição por
                            #61

                            já escutei muito sobre o seguinte, o motor nunca consegue se livrar em 100% os gases queimados. portanto o motor teria que aspirar mais de 100% de mistura para ter realmente 100% de gases úteis a queima poi teriam gases na c?mara ainda que estariam ocupando espaço e sem função. fui claro é falei merda ?

                            1 Resposta Última resposta
                            • W Offline
                              W Offline
                              WEST
                              escreveu em última edição por
                              #62

                              e como se chega a esse valor?

                              [snapback]220167[/snapback]

                              pra saber mesmo, só medindo a potência e o consumo no dinam?metro…

                              1 Resposta Última resposta
                              • W Offline
                                W Offline
                                WEST
                                escreveu em última edição por
                                #63

                                não sei…. como tem diversos fatores envolvidos é dificil saber... mas geralmente só se atinge ev altas com altas rotações...não é uma regra....

                                [snapback]220266[/snapback]

                                imagino que seja pq soh em altas rotacoes os efeitos acusticos tornam-se suficientemente efetivos… quer dizer, o pistao esta se movimentando mais rapido, logo a pressao esta variando mais no cilindro e circuito de admissao, assim se tem mais o q aproveitar para dar aquela enchidinha a mais no cilindro.

                                1 Resposta Última resposta
                                • W Offline
                                  W Offline
                                  WEST
                                  escreveu em última edição por
                                  #64

                                  já escutei muito sobre o seguinte, o motor nunca consegue se livrar em 100% os gases queimados. portanto o motor teria que aspirar mais de 100% de mistura para ter realmente 100% de gases úteis a queima poi teriam gases na c?mara ainda que estariam ocupando espaço e sem função. fui claro é falei merda ?

                                  [snapback]220478[/snapback]

                                  dependendo da situacao, consegue sim… pode ate mesmo mandar mistura fresca embora pelo escapamento.

                                  agora, uma coisa q fiquei sabendo, de uma fonte quentissima, eh que os v10 de f1 chegam a 130% de ev... :hauhau: :humpft:

                                  []s

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • I Offline
                                    I Offline
                                    Igor Bastos
                                    escreveu em última edição por
                                    #65

                                    dependendo da situacao, consegue sim… pode ate mesmo mandar mistura fresca embora pelo escapamento.

                                    agora, uma coisa q fiquei sabendo, de uma fonte quentissima, eh que os v10 de f1 chegam a 130% de ev...? :hauhau:? :humpft:?

                                    []s

                                    [snapback]220962[/snapback]

                                    pra quem pegou o programinha :ohoh: é só jogar os dados que o pessoal estima sobre esses motores que vc chega nisso:

                                    ci= 183

                                    rpm= 17000

                                    hp= 900

                                    ve= 129.9%

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • M Offline
                                      M Offline
                                      Marcelo
                                      escreveu em última edição por
                                      #66

                                      eu tenho um programa aki que calcula a ve…não me pergunte como ele faz isso, é só colocar os dados que sai a ve:

                                      http://www.golft.kit.net/engineve.zip

                                      o vti com unichip bateu 180cv em 8500rpm, segundo o pregrama isso dá uma ve de 97.49

                                      [snapback]220342[/snapback]

                                      faz a mesma conta so que na rotacao de torque maximo :hauhau: :humpft:

                                      e diz quanto d

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • F Offline
                                        F Offline
                                        Fabio
                                        escreveu em última edição por
                                        #67

                                        …mais tarde ele caiu nas graças dos engenheiros da honda e aplicaram essa tecnologia nos carros (huahuahua moderação autom?tica rox ) de rua. (quando ferrari já girava seus 8/10/12 canecos a 9000 com segurança a muuuuito tempo e já ultrapassavam a barreira dos 100cv/l de velho, a marca popular dos japoneses lanãou no mercado um carrinho com 1.6l e 160cv...

                                        o 1.6 vtec de 150 hp foi lançado no crx antigo e depois foi para 160 hp/7.600 rpm no eua e 170hp/7.800 rpm no japoo. depois ainda veio o type-r 185hp/ 8.200 rpm. na época do lançamento do vti no braisl a ferrari de maior potência específica e rpm era a 348 com 5 válvulas por cilindro que tinha 320 hp em 7k rpm e 3.4. depois é que veio a 355 com 3.5 e 380hp e a f50 4.7 520hp @ 8.500 rpm.

                                        o corte da f50 eu não sei, mas da 348 que era a ferrari da época jamais era em 9k rpm e da 355 também não. o único que tenho conhecimento que chegava em 9.100 rpm era o s2000 que tinha 240 hp/8.300 rpm.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • F Offline
                                          F Offline
                                          Fabio
                                          escreveu em última edição por
                                          #68

                                          esse programinha é feito pensando em gasolina como combustável?

                                          como a taxa de compressão afeta a efici?ncia desse cálculo?

                                          1 Resposta Última resposta

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